01/01/2014

.


QUESTÕES


A 2014


21. As exportações vão aumentar? 
por Rui Neves

Exportar, exportar, exportar. O crescimento de Portugal continua assente nas mãos das empresas viradas para o exterior. Uma tendência cada vez mais forte no tecido empresarial nacional. Todos os indicadores apontam para um aumento das exportações em 2014. 
 .
O Banco de Portugal reviu recentemente em alta, de 0,3% para 0,8%, as suas previsões relativas ao crescimento do PIB nacional no próximo ano, estimando que as exportações irão crescer 5,5% em 2014 – valor que, apesar de tudo, traduz um abrandamento face aos 5,9% previstos para o fecho do ano em curso. 

"As projecções apontam para um crescimento robusto das exportações, traduzindo um perfil de aceleração da procura externa", enfatiza o banco central. Por outro lado, os principais mercados de destino dos produtos nacionais – com Espanha, Alemanha e França à cabeça – deverão reforçar significativamente as suas compras ao exterior.

Nos últimos cinco anos, apesar do total de empresas com actividade comercial ter recuado 9,5%, o número de empresas exportadoras aumentou 12%, de acordo com um estudo da Informa D&B. Foram 43.430 as empresas que registaram vendas ao exterior em 2012, o que corresponde a 17% do total, totalizando um volume de exportação de 57,4 mil milhões de euros. As exportações deste núcleo empresarial representam 21% da sua facturação, mais quatro pontos percentuais do que em 2007.

Dado curioso, ainda segundo a Informa D&B: 4% das empresas exportadoras são "start-up" e mais de 10% das surgidas em 2012 são exportadoras. Há vez mais empresas "nascidas para exportar", numa dinâmica exportadora com margem de crescimento.


IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13

.

Sem comentários: