01/03/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.



.
48-FUTURANDO
Pesquisadores brasileiros
na Alemanha



01:59 Esta semana o Futurando está mais que especial. Vamos apresentar a rotina e a história de pesquisadores brasileiros que estão na Alemanha contribuindo para a evolução da ciência do Brasil, mas com o suporte técnico e académico estrangeiro. O primeiro exemplo é o recém-nomeado professor da Universidade de Bonn Bernardo Franklin. Ele estuda a comunicação das células do nosso sangue. Bernardo conta com uma verba milionária para isso e tem ao lado uma equipe que ele mesmo formou.

06:45 Em Berlim encontramos a Angélica Sousa, que estuda formas de identificar e intervir nos primeiros sinais de perda de memória em pacientes com Alzheimer. Apesar de ter feito amigos e admirar a vida na Alemanha, ela não tem dúvidas quando questionada sobre o retorno ao Brasil: "quero levar de volta para o Brasil a contribuição que eu recebi".

Angélica tem no marido, Nelson Sousa, um companheiro de vida e de trabalho. Nelson incentiva a esposa e fez questão de acompanhá-la durante a estadia na Europa. E ele veio pesquisar também, só que na área de linguística. Nelson propõe uma nova forma de análise da fala humana.

13:26 O Futurando também vai apresentar um brasileiro de coração, o herpetologista Mirco Solé. Mirco é natural de Barcelona, na Espanha, mas tem pelo Brasil um carinho de mais de década. Ele é professor na Universidade de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia, e ganhou uma bolsa da Fundação Humboldt para pesquisar em Bonn. Mirco está projectando mapas de aumento de temperatura e os impactos sobre os anfíbios. "Queremos entender onde estão as limitações fisiológicas dessas espécies. Quanto de aumento de temperatura eles iriam suportar antes de morrer", diz

18:01 Para fechar essa edição a conversa foi com a Camila Jericó Daminello, que faz parte do projeto Plan Smart. O objectivo do Plan Smart é transformar o rio Lahn em um rio sustentável. Porém, considerando todas as pessoas que se relacionam com o rio de alguma forma. "Eu estou aprendendo como a sociedade, a comunidade e os diferentes grupos se conversam e colaboram com o governo para que a decisão seja tomada de forma colectiva", conta.

FONTE: DW Brasil

.
.
III- G Σ́ N I O S
3-
𝓕𝓻𝓪𝓷𝓬𝓲𝓼 𝓒𝓻𝓲𝓬𝓴,
𝓙𝓪𝓶𝓮𝓼 𝓓. 𝓦𝓪𝓽𝓼𝓸𝓷,
𝓡𝓸𝓼𝓪𝓵𝓲𝓷𝓭 𝓕𝓻𝓪𝓷𝓴𝓵𝓲𝓷,
𝓜𝓪𝓾𝓻𝓲𝓬𝓮 𝓦𝓲𝓵𝓴𝓲𝓷𝓼,
𝓕𝓻𝓮𝓭 𝓗𝓸𝔂𝓵𝓮



FONTE:   DocumentariosCiencia

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
𝔸𝕞𝕚𝕘𝕒 𝕖́ 𝕒𝕢𝕦𝕖𝕝𝕒 𝕕𝕚𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕖 𝕢𝕦𝕖𝕞 
𝕡𝕠𝕕𝕖𝕞𝕠𝕤 𝕡𝕖𝕟𝕤𝕒𝕣 𝕖𝕞 𝕧𝕠𝕫 𝕒𝕝𝕥𝕒 


.
.

A Família Addams/1


  Douglas Figueiredo

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
𝔸𝕤 𝕒𝕞𝕚𝕘𝕒𝕤 𝕞𝕦𝕝𝕥𝕚𝕡𝕝𝕚𝕔𝕒𝕞 𝕒𝕝𝕖𝕘𝕣𝕚𝕒𝕤 
𝕖 𝕕𝕚𝕧𝕚𝕕𝕖𝕞 𝕥𝕣𝕚𝕤𝕥𝕖𝕫𝕒𝕤 


.
.
Desafio em Dose Dupla
1.1- No Calor Do Deserto



Canal Godeleiro

..
.
Maira Habimorad

Futuro do Trabalho

o que não muda



Em meio a tantas discussões sobre o que o futuro da trabalho reserva, Maira Habimorad conta o que não vai mudar. 
Tem 18 anos de experiência no Grupo Cia de Talentos liderando os negócios de recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores em toda a América Latina.
.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
𝔸 𝕒𝕞𝕚𝕫𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕒𝕝𝕞𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕕𝕠𝕚𝕤 𝕔𝕠𝕣𝕡𝕠𝕤


.

INÊS CARDOSO

.





O chumbo de Vitalino

Deve ser humilhante, para alguém que de coração aberto confessou ter andado 40 anos a preparar-se "para ser juiz do Tribunal Constitucional", ver o Parlamento chumbar o seu nome de forma categórica.

Tão categórica que a lista, que carecia de uma maioria de dois terços para a eleição, não conseguiu sequer convencer toda a bancada do PS, o partido responsável pela proposta. São 108 os deputados socialistas, mas os nomes para o TC obtiveram apenas 93 votos favoráveis.

Vitalino Canas, conotado não apenas com José Sócrates mas também com o mundo dos negócios, recebeu neste caso um cartão vermelho que vale a pena aplaudir. Não especificamente pelas amizades passadas ou presentes de Vitalino, mas porque a importância do Tribunal Constitucional não se compadece com ligações políticas perigosas.

Trata-se de um tribunal superior, de cujas decisões não há recurso, com uma intervenção relevante em situações de conflitualidade política (como se viu durante o período de resgate financeiro) e um papel ativo na fiscalização dos partidos. Ser juiz do Tribunal Constitucional, ao contrário do que afirmou Vitalino Canas, deveria ser muito mais do que "um bocadinho diferente" de exercer funções políticas.

Em segundo lugar, porque casos graves como o que recentemente envolveu o juiz Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, minam por completo a confiança na Justiça e restaurá-la é absolutamente vital.

Há ainda uma terceira lição que o PS deve retirar. A tentação da autossuficiência paga-se caro. Há decisões demasiado importantes para não serem devidamente negociadas e houve avisos mais do que evidentes do que iria ser a votação.

Espantoso, para usar o adjetivo escolhido pela líder da bancada socialista, é reagir com ar ofendido ao funcionamento democrático do Parlamento. Espantoso, ainda recorrendo ao adjetivo de Ana Catarina Mendes, é invocar "acordos de cavalheiros" em decisões de sentido único. A palavra negociar tem mudado, e muito, no dicionário do PS.

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
29/02/20

.
.


2200.UNIÃO



EUROPEIA



.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
𝔼́ 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕧𝕖𝕣𝕘𝕠𝕟𝕙𝕠𝕤𝕠 𝕕𝕖𝕤𝕔𝕠𝕟𝕗𝕚𝕒𝕣-𝕤𝕖 𝕕𝕒𝕤 
𝕒𝕞𝕚𝕘𝕒𝕤  𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖𝕣 𝕡𝕠𝕣 𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕖𝕟𝕘𝕒𝕟𝕒𝕕𝕒


.
.
V-𝒜𝑒𝓇𝑜𝓅𝑜𝓇𝓉𝑜 𝒞𝑜𝓁𝑜̂𝓂𝒷𝒾𝒶/4



O El Dorado é o principal terminal aéreo da Colômbia, por onde passam milhões de pessoas todo ano. Tráfico de drogas e pessoas, deportação de criminosos e emergências médicas são apenas alguns dos casos que os agentes da segurança enfrentam todos os dias.


FONTE:  JP Moura
.
.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
ℕ𝕖𝕟𝕙𝕦𝕞 𝕘𝕖𝕤𝕥𝕠 𝕕𝕦𝕞𝕒 𝕒𝕞𝕚𝕘𝕒, 
𝕡𝕠𝕣 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕚𝕟𝕤𝕚𝕘𝕟𝕚𝕗𝕚𝕔𝕒𝕟𝕥𝕖 
𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖𝕛𝕒, 𝕖́ 𝕕𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕕𝕚𝕔̧𝕒𝕕𝕠



.
.

XXXVIII-VISITA GUIADA

Às 5 (cinco) Igrejas no Chiado/1

LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Sean Jackson

Toccata and Fugue in D minor



J. S. Bach

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝐸𝒩𝒯𝑅𝐸 𝒜𝑀𝐼𝒢𝒜𝒮
ℕ𝕒𝕕𝕒 𝕙𝕒́ 𝕕𝕖 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕡𝕖𝕣𝕚𝕘𝕠𝕤𝕠 
𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕒𝕞𝕚𝕘𝕒 𝕚𝕘𝕟𝕠𝕣𝕒𝕟𝕥𝕖; 
 𝕄𝕒𝕚𝕤 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕤𝕒́𝕓𝕚𝕒 𝕚𝕟𝕚𝕞𝕚𝕘𝕒



.

6.1-Ivan Capelatto

.
6-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
6.1-𝓞 𝓪𝓶𝓸𝓻 𝓷𝓪 𝓮𝓻𝓪 
𝓭𝓪 𝓼𝓸𝓫𝓻𝓮𝓬𝓪𝓻𝓰𝓪
Ivan Capelatto


(CONTINUA PRÓXIMO DOMINGO)

*Poetas, religiosos e filósofos estão sempre tentando compreender o amor. 

Neste Café Filosófico, o psicoterapeuta Ivan Capelatto fala do amor a partir de um outro ponto de vista. Quais são as bases psíquicas do amor? Como é possível amar numa sociedade que contribui para uma crescente anestesia de nossas emoções? 

Para o psicoterapeuta Ivan Capelatto, o amor está presente nas diversas fases do desenvolvimento humano. No mundo ideal, deveríamos ir do amor narcísico, em que a criança pequena necessita de alguém para garantir a sobrevivência, até o amor da maturidade, em que temos prazer em cuidar do outro. Mas apenas poucas pessoas alcançam o amor da maturidade. No mundo real, a maioria encontra problemas pelo caminho. 

FONTE:  Café Filosófico CPFL

..
.
“Espero que minha escola volte 
a ser o que era antes da guerra.”



FONTE:  ONU Brasil
.
.
𝐅𝐨𝐫𝐜̧𝐚𝐬 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐦 𝐦𝐞𝐝𝐚𝐥𝐡𝐚
𝐝𝐚 𝐎𝐍𝐔 𝐧𝐚 𝐑𝐞𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨-𝐀𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚𝐧𝐚



FONTE: Observador

.
.
ᑭIO TᕮᑎᕮᗷᖇOSO
Os arquivos secretos do papado de Pio XII



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
Salada de maionese de abacate


Canal da Bela
.
.
CORONA VÍRUS



* Obrigado ALEX por este humor just in time

.
.
. 2262
Senso d'hoje
HELENE SANDBU RYENG
ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO
FUNCIONÁRIA DA UNICEF
Pede ajuda para as crianças- 
-soldados do Sudão do Sul




FONTE:  euronews

.
.

ANIMAL TV

MÃO-PELADA


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


. .

.

93-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱𝐼𝐼𝐼-A cαѕα ∂σѕ єѕριяιтσѕ




𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝒜 𝓃𝒶𝓇𝓇𝒶𝓉𝒾𝓋𝒶 𝑒́ 𝒸𝑒𝓃𝓉𝓇𝒶𝒹𝒶 𝓃𝒶 𝓋𝒾𝒹𝒶 𝒹𝒶 𝒻𝒶𝓂𝒾́𝓁𝒾𝒶 𝒯𝓇𝓊𝑒𝒷𝒶 𝑒 𝒶𝒸𝑜𝓂𝓅𝒶𝓃𝒽𝒶 𝓉𝓇𝑒̂𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝓊𝒶𝓈 𝑔𝑒𝓇𝒶𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝓅𝑜𝓇 𝓂𝑒𝒾𝑜 𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓇𝓈𝑜𝓃𝒶𝑔𝑒𝓃𝓈 𝒻𝑒𝓂𝒾𝓃𝒾𝓃𝒶𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓃𝒸𝒶𝓇𝓃𝒶𝓂 𝑜 𝓁𝓊𝑔𝒶𝓇 𝒹𝑒 𝓂𝒶̃𝑒, 𝒹𝑒 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶 𝑒 𝒹𝑒 𝓃𝑒𝓉𝒶, 𝓅𝑒𝓇𝒸𝑜𝓇𝓇𝑒𝓃𝒹𝑜 𝓆𝓊𝒶𝓈𝑒 𝓉𝑜𝒹𝑜 𝑜 𝓈𝑒́𝒸𝓊𝓁𝑜 𝒳𝒳..

𝒪 𝒹𝓇𝒶𝓂𝒶 𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶-𝓈𝑒 𝓃𝓊𝓂 𝓅𝒶𝒾́𝓈 𝒾𝓃𝑜𝓂𝒾𝓃𝒶𝒹𝑜 𝑒 𝒻𝒾𝒸𝓉𝒾́𝒸𝒾𝑜, 𝓅𝑜𝓇𝑒́𝓂 𝒸𝑜𝓂 𝓅𝓇𝑜𝓅𝑜́𝓈𝒾𝓉𝒶 𝑒 𝑒𝓍𝓅𝓁𝒾́𝒸𝒾𝓉𝒶 𝓈𝑒𝓂𝑒𝓁𝒽𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒞𝒽𝒾𝓁𝑒, 𝑒𝓈𝓅𝑒𝒸𝒾𝒶𝓁𝓂𝑒𝓃𝓉𝑒 𝓃𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝒸𝑜𝓂𝓅𝑜𝓈𝒾𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓈𝑜́𝒸𝒾𝑜-𝑒𝒸𝑜𝓃𝑜́𝓂𝒾𝒸𝒶 𝑒 𝒸𝑜𝓃𝓋𝓊𝓁𝓈𝑜̃𝑒𝓈 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝑜 𝓁𝒶𝓉𝒾𝒻𝓊́𝓃𝒹𝒾𝑜 𝑒 𝑜 𝑔𝑜𝓁𝓅𝑒 𝓂𝒾𝓁𝒾𝓉𝒶𝓇 𝒹𝑒 𝟣𝟫𝟩𝟥.

𝒢𝓇𝒶𝓃𝒹𝑒 𝓅𝒶𝓇𝓉𝑒 𝒹𝒶𝓈 𝒸𝑒𝓃𝒶𝓈 𝒻𝑜𝒾 𝒻𝒾𝓁𝓂𝒶𝒹𝒶 𝓃𝒶 𝒟𝒾𝓃𝒶𝓂𝒶𝓇𝒸𝒶, 𝑒𝓂 𝐿𝒾𝓈𝒷𝑜𝒶 𝑒 𝒞𝑒𝓇𝒸𝒶𝓁 𝒹𝑜 𝒜𝓁𝑒𝓃𝓉𝑒𝒿𝑜

𝒜𝓁𝑒́𝓂 𝒹𝒾𝓈𝓈𝑜, 𝒶 𝑒𝓈𝒸𝓇𝒾𝓉𝑜𝓇𝒶 𝒷𝒶𝓈𝑒𝑜𝓊-𝓈𝑒 𝓃𝒶 𝒽𝒾𝓈𝓉𝑜́𝓇𝒾𝒶 𝒹𝑒 𝓈𝓊𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶 𝒻𝒶𝓂𝒾́𝓁𝒾𝒶, 𝒶̀ 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝒶𝒹𝒾𝒸𝒾𝑜𝓃𝑜𝓊 𝒶𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝑒 𝓅𝑒𝓇𝓈𝑜𝓃𝒶𝑔𝑒𝓃𝓈 𝒻𝒾𝒸𝓉𝒾́𝒸𝒾𝑜𝓈, 𝓆𝓊𝑒 𝒹𝒶̃𝑜 𝑔𝓇𝒶𝓃𝒹𝑒 𝓇𝒾𝓆𝓊𝑒𝓏𝒶 𝑒 𝒹𝓇𝒶𝓂𝒶𝓉𝒾𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝑒 𝒶̀ 𝒽𝒾𝓈𝓉𝑜́𝓇𝒾𝒶.

𝒮𝒶̃𝑜 𝓉𝓇𝑒̂𝓈 𝓅𝓇𝑜𝓉𝒶𝑔𝑜𝓃𝒾𝓈𝓉𝒶𝓈, 𝒶𝓈 𝓉𝓇𝑒̂𝓈 𝑔𝑒𝓇𝒶𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝓂𝓊𝓁𝒽𝑒𝓇𝑒𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝒶̃𝑜 𝒶 𝒷𝒶𝓈𝑒 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝑜 𝒶𝒸𝑜𝓂𝓅𝒶𝓃𝒽𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝒶 𝓈𝓊𝒸𝑒𝓈𝓈𝒶̃𝑜 𝑔𝑒𝓇𝒶𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓁 𝒹𝒶 𝓃𝒶𝓇𝓇𝒶𝓉𝒾𝓋𝒶; 𝓉𝑜𝒹𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓂 𝓋𝒾𝒹𝒶𝓈 𝒹𝒾𝒻𝒾́𝒸𝑒𝒾𝓈 𝑒 𝒶𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝓂𝒶𝓇𝒸𝒶𝓃𝓉𝑒𝓈 𝑒 𝓉𝓇𝒶𝓊𝓂𝒶́𝓉𝒾𝒸𝑜𝓈: 𝒞𝓁𝒶𝓇𝒶, 𝒶 "𝒸𝓁𝒶𝓇𝒾𝓋𝒾𝒹𝑒𝓃𝓉𝑒", 𝓈𝓊𝒶 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶 𝐵𝓁𝒶𝓃𝒸𝒶 𝑒 𝒶 𝓃𝑒𝓉𝒶 𝒜𝓁𝒷𝒶, 𝓆𝓊𝑒 𝑒́ 𝑜 𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇-𝑒𝑔𝑜 𝒹𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶 𝐼𝓈𝒶𝒷𝑒𝓁.

𝐸𝓈𝓈𝒶𝓈 𝓂𝓊𝓁𝒽𝑒𝓇𝑒𝓈, 𝒻𝑒𝓂𝒾𝓃𝒾𝓃𝒶𝓈 𝑒 𝒻𝑜𝓇𝓉𝑒𝓈, 𝑒𝓃𝒻𝓇𝑒𝓃𝓉𝒶𝓂 𝒸𝑜𝓂 𝒸𝑜𝓇𝒶𝑔𝑒𝓂 𝒶𝓈 𝓅𝒶𝒾𝓍𝑜̃𝑒𝓈, 𝑜𝓈 𝒹𝓇𝒶𝓂𝒶𝓈 𝒻𝒶𝓂𝒾𝓁𝒾𝒶𝓇𝑒𝓈 𝑒 𝑜𝓈 𝒶𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝓉𝓊𝓇𝒷𝓊𝓁𝑒𝓃𝓉𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓈𝓊𝒶𝓈 𝑒́𝓅𝑜𝒸𝒶𝓈.
𝒜𝓈 𝓋𝒾𝓋𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶𝓈 𝑒 𝒹𝒾𝒻𝒾𝒸𝓊𝓁𝒹𝒶𝒹𝑒𝓈 𝓅𝒶𝓈𝓈𝒶𝒹𝒶𝓈 𝓅𝑜𝓇 𝒸𝒶𝒹𝒶 𝓊𝓂𝒶 𝒹𝑒𝓁𝒶𝓈 𝓃𝒶̃𝑜 𝓈𝑒 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓂𝓅𝑒𝓂 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒹𝒶𝓇 𝒾𝓃𝒾́𝒸𝒾𝑜 𝒶 𝓊𝓂 𝓃𝑜𝓋𝑜 𝒸𝒾𝒸𝓁𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝓈𝑒𝑔𝓊𝒾𝓃𝓉𝑒, 𝓂𝒶𝓈 𝓈𝒾𝓂 𝓈𝑒 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒𝓅𝑜̃𝑒𝓂 𝑒 𝑒𝒸𝑜𝒶𝓂 𝑒𝓂 𝓊𝓂𝒶 𝓁𝒾𝑔𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝓂𝒶𝓉𝑒𝓇𝓃𝒶𝓁, 𝑒𝓈𝓅𝒾𝓇𝒾𝓉𝓊𝒶𝓁 𝑒𝓃𝓉𝓇𝑒 𝒶𝓈 𝑔𝑒𝓇𝒶𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈. 


𝓔𝓛𝓔𝓝𝓒𝓞:

𝑀𝑒𝓇𝓎𝓁 𝒮𝓉𝓇𝑒𝑒𝓅 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒞𝓁𝒶𝓇𝒶 𝒹𝑒𝓁 𝒱𝒶𝓁𝓁𝑒 𝒯𝓇𝓊𝑒𝒷𝒶  
𝒢𝓁𝑒𝓃𝓃 𝒞𝓁𝑜𝓈𝑒 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝐹𝑒́𝓇𝓊𝓁𝒶 𝒯𝓇𝓊𝑒𝒷𝒶  
𝒥𝑒𝓇𝑒𝓂𝓎 𝐼𝓇𝑜𝓃𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝐸𝓈𝓉𝑒𝒷𝒶𝓃 𝒯𝓇𝓊𝑒𝒷𝒶  
𝒲𝒾𝓃𝑜𝓃𝒶 𝑅𝓎𝒹𝑒𝓇 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝐵𝓁𝒶𝓃𝒸𝒶 𝒯𝓇𝓊𝑒𝒷𝒶  
𝒜𝓃𝓉𝑜𝓃𝒾𝑜 𝐵𝒶𝓃𝒹𝑒𝓇𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒫𝑒𝒹𝓇𝑜 𝒯𝑒𝓇𝒸𝑒𝓇𝑜 𝒢𝒶𝓇𝒸𝒾́𝒶  
𝒱𝒶𝓃𝑒𝓈𝓈𝒶 𝑅𝑒𝒹𝑔𝓇𝒶𝓋𝑒 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒩𝒾́𝓋𝑒𝒶 𝒹𝑒𝓁 𝒱𝒶𝓁𝓁𝑒  
𝒜𝓇𝓂𝒾𝓃 𝑀𝓊𝑒𝓁𝓁𝑒𝓇-𝒮𝓉𝒶𝒽𝓁 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒮𝑒𝓋𝑒𝓇𝑜 𝒹𝑒𝓁 𝒱𝒶𝓁𝓁𝑒  
𝑀𝒶𝓇𝒾𝒶 𝒞𝑜𝓃𝒸𝒽𝒾𝓉𝒶 𝒜𝓁𝑜𝓃𝓈𝑜 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒯𝓇𝒶𝓃𝓈𝒾𝓉𝑜  
𝒥𝒶𝓃 𝒩𝒾𝓀𝓁𝒶𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒞𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒥𝑒𝒶𝓃 𝒹𝑒 𝒮𝒶𝓉𝒾𝑔𝓃𝓎  
𝒱𝒾𝓃𝒸𝑒𝓃𝓉 𝒢𝒶𝓁𝓁𝑜 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝐸𝓈𝓉𝑒𝒷𝒶𝓃 𝒢𝒶𝓇𝒸𝒾𝒶  
𝒯𝑒𝓇𝒾 𝒫𝑜𝓁𝑜 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝑅𝑜𝓈𝒶 𝒹𝑒𝓁 𝒱𝒶𝓁𝓁𝑒 
𝒢𝓇𝒶𝒸𝑒 𝒢𝓊𝓂𝓂𝑒𝓇 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝒿𝑜𝓋𝑒𝓂 𝒞𝓁𝒶𝓇𝒶

FONTE: Betty Niza