23/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
SOGRA-4

.
14-SUBTILEZAS
O MONGE E O EXECUTIVO

por JAMES C.HUNTER


RESUMO ANIMADO


FONTE: IlustradaMente

.
.
JEWELS
RUBIS/1
GEORGE BALANCHINE
Mariinsky Ballet



FONTE: EuroArtsChannel


.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
APAV diz que acórdão da Relação 
do Porto sobre violência doméstica 
é "iníquo e perigoso"

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) considerou hoje que o acórdão judicial que minimiza a violência doméstica contra uma mulher, alicerçado em censura moral, é "iníquo e perigoso" porque legitima atos violentos.
.
"A fundamentação subjacente a esta decisão judicial, para além de iníqua, é perigosa, na medida em que, ao manifestar compreensão perante atos violentos tão graves, legitima de algum modo comportamentos futuros de idêntica natureza", referiu a APAV, num comunicado enviado à Lusa.

A APAV frisou que esta decisão é um "fator de risco" que não pode ser subestimado porque não se trata da mera opinião de um cidadão, manifestada num círculo de amigos ou nas redes sociais, mas trata-se do exercício da função jurisdicional por um órgão de soberania do Estado, o que reveste esta situação de "extrema gravidade".

*  As imbecilidades são iníquas e perigosas.

.
.

MINUTOS DE

CIÊNCIA/155

Nikola Tesla
e o
Museu of Broken Relationships


Procópio no Mundo

 FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"i"
Há um parque de diversões português entre os melhores do mundo

Com base nas avaliações dos utilizadores, o TripAdvisor selecionou os 25 melhores parques de diversões do mundo

Portugal tem um parque temático entre os 25 melhores do mundo segundo o site de viagens TripAdvisor. O Zoo Marine, no Algarve, aparece em 24º lugar do raking criado com base nas avaliações feitas por milhares de utilizadores.
.
Os dois primeiros lugares vão diretamente para Orlando, Estados Unidos da América, com O Universal a ganhar a medalha de ouro e o Discovery Cove a ficar no segundo lugar. Em terceiro está o Europa Park, na Alemanha.

Os estúdios Disney, o Universal Studios, o Sea World, são alguns dos mais conhecidos parques temáticos que fazem parte da lista apresentada pelo TripAdvisor. Quase todos têm em comum montanhas-russas, percursos radicais ou assustadores e espaços de diversão destinada a toda a família.

Este prémio foi criado em 2002 e, como se lê no site, pretende premiar "o melhor dos melhores no que respeita ao serviço, à qualidade e à satisfação do cliente, desde hotéis e alojamentos a destinos, atrações e até marcas e produtos"

* Atendendo que  por todo o mundo há milhões de parques de diversões este 24º lugar tem sabor a primeiro.

.
.
XIV-MEGA MÁQUINAS

3- WILLIAMS F-1


*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Cristiano Ronaldo eleito pela 5.ª vez
 o melhor jogador do mundo

Cristiano Ronaldo foi distinguido, em Londres, como o melhor jogador do mundo na época 2016/17 pela quinta vez na sua carreira, na gala The Best, organizada pela FIFA. 
 .

CR7 repete, assim, o prémio recebido no ano passado e superou a concorrência de Messi e Neymar. Ao serviço do Real Madrid, o internacional português venceu o campeonato espanhol, Liga dos Campeões, Supertaça europeia, Supertaça espanhola e Mundial de Clubes, tendo também sido o melhor marcador na liga milionária, com 12 golos.

Desta forma, Ronaldo iguala o registo de Leo Messi, grande rival do português que também tem cinco distinções ao longo da carreira.

* Numa profissão tão difícil como a de futebolista só podemos estar felizes por uma vedeta destas ser portuguesa e cantar "HERÓIS DO MAR..."

.

ANA SÁ LOPES

.




As coisas estão mais 
complicadas para Costa

O governo Costa faz em novembro dois anos

O Presidente da República fez, na noite de terça-feira, o melhor discurso que alguma vez foi feito no passado recente, em Portugal, por um chefe do Estado. Exatamente porque demonstrou, para quem ainda tinha dúvidas, para que serve um chefe de Estado. Vamos lá fazer o exercício de pensar que os 107 mortos dos incêndios mais as desastradas intervenções de Constança, Costa e Jorge Gomes se tinham passado em 2004 durante o governo Santana Lopes – o Presidente da República não teria esperado por esse inverno de 2004 para dissolver o parlamento. Teria tomado a decisão logo em outubro.

António Costa sobreviveu politicamente aos incêndios de Pedrógão Grande, como o prova a extraordinária vitória que obteve nas eleições autárquicas. Mas vai ser mais difícil uma reconciliação popular depois do que se passou no domingo. Apesar de ontem, na Assembleia da República, António Costa parecer ter interiorizado algumas das lições da véspera da comunicação ao país de Marcelo – e a sua performance no debate parlamentar, despojado da arrogância e autossuficiência que o caracterizam, foi indiscutivelmente boa –, as coisas tornaram-se mais complicadas doravante.

Se havia um antes e um depois de Pedrógão Grande, a fronteira agora aumentou substancialmente.
António Costa tem o problema de outros tantos primeiros-ministros que o precederam – Passos Coelho, Sócrates, Cavaco Silva, por exemplo, eram também profundamente teimosos e incapazes, a partir de um certo momento, de estabelecer uma relação com o mundo das pessoas normais.
A cápsula do poder tende a capturar a melhor das inteligências – e Costa é profundamente inteligente, ao ponto de ontem ter conseguido recuar no estado de dissociação da realidade que estava a revelar relativamente aos horríveis fogos de domingo.

O governo Costa faz em novembro dois anos. É menos do que governou Sócrates, Cavaco ou Passos Coelho. E nenhum deles, a começar por Sócrates, foi fustigado, num período tão curto, por um Presidente da República da maneira que Costa foi. Se isso lhe vai servir para adquirir uma qualidade que não lhe assiste – alguma humildade –, não se sabe. A bolha do poder e o permanente contacto com yes men não ajudam a um melhor programa.

IN "i"
19/10/17

.
.


1391.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS
Rede que lavava dinheiro com ajuda de bancários com penas até 12 anos

O Tribunal Central de Lisboa condenou, esta segunda-feira, a penas efetivas, até 12 anos de prisão, cinco de 31 arguidos acusados de associação criminosa, corrupção e lavagem de 150 milhões de euros, provenientes sobretudo do tráfico internacional de droga.

Além das cinco penas efetivas - de 12 anos, 8 anos, 7 anos e 5 meses e duas de 5 anos e 6 meses -- o coletivo de juízes aplicou 13 penas suspensas até cinco anos, duas das quais a funcionários do banco BIC, e absolveu oito dos arguidos, três deles também funcionários desta instituição bancária.
.
AS FASES DA LAVAGEM

As duas empresas constituídas arguidas, Money One-Sociedade de Pagamento e Câmbios e a Transfex-Instituição de Pagamentos, foram condenadas a pagar 240 mil e 144 mil euros, respetivamente.

No início do julgamento, que arrancou em janeiro deste ano, o tribunal separou três dos 31 arguidos deste processo para serem julgados à parte.

José Martins, considerado pelo coletivo de juízes como o líder desta rede criminosa, foi absolvido de alguns dos crimes pelos quais estava acusado, mas condenado por branqueamento de capitais, associação criminosa, corrupção ativa, corrupção ativa no setor privado e falsificação de documento a uma pena única de 12 anos de prisão, tendo o tribunal mantido a medida de coação de prisão preventiva.
O processo tinha inicialmente 29 arguidos singulares e duas sociedades - Money One-Sociedade de Pagamento e Câmbios e Transfex-Instituição de Pagamentos -, e José Martins, administrador e cidadão brasileiro, que está em prisão preventiva desde abril de 2015.
A acusação do Ministério Público (MP) diz que, por iniciativa de José Martins, titular de um cargo de direção numa sociedade de transferência de fundos (Money One), foi criado um grupo por si liderado e a que aderiram dois outros arguidos, sócios de outra sociedade com o mesmo objeto (Transfex). A esta última sociedade foram sucessivamente aderindo os restantes arguidos.
De acordo com o MP, os arguidos tinham como finalidade proceder ao branqueamento de quantias em dinheiro provenientes de atividades criminosas altamente organizadas (como tráfico de estupefacientes) de forma a esconder a sua origem e a integrar essas quantias no sistema financeiro legal.
O dinheiro ilícito, proveniente de vários países europeus, era acondicionado em malas e sacos e depois trazido para Portugal em carrinhas. O transporte terrestre era feito por alguns dos arguidos no processo.
A alegada rede criminosa, segundo a acusação, utilizava sociedades de fachada e contas em nome de terceiros de boa-fé como forma de dissimular a sua atividade criminosa, com âmbito transnacional, e que era suscetível de colocar em risco a estabilidade do sistema financeiro e os interesses dos particulares.
O grupo, que integrava vários cidadãos brasileiros, sete bancários e um advogado português, entre outros, esteve ativo desde finais de 2012 e até abril de 2015, período durante o qual terá realizado a lavagem de pelo menos 150 milhões de euros.
A certa altura, os valores recolhidos pela empresa de fachada Money One eram posteriormente depositados em instituições bancárias, onde a empresa abriu contas em várias moedas, ou seja, no Barclays, BIC, Novo Banco (ex-BES), Millenium BCP, BPI, CGD e Montepio.
"Os valores envolvidos neste esquema chegam a ser obscenos", sublinhou o presidente do coletivo de juízes no final da leitura do acórdão, admitindo que as penas "são pesadas" e "exemplares", mas sustentou que é necessário passar uma mensagem de que este tipo de condutas "não é admissível".

À saída do Campus da Justiça, Paulo Farinha Alves, advogado de José Martins, disse que vai analisar o acórdão, o qual respeita, mas discorda, admitindo que vai recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa.

* Porque é que os vígaros recorrem sempre das sentenças que lhes são atribuídas?

.
.

O Túmulo Escondido do Rei Antíoco /2


.
.
IRÃO
8-UMA VISÃO DIFERENTE


FONTE: GLOBO REPORTER

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
"Darknet" usada em Portugal 
para o tráfico de droga

As redes encriptadas na internet, conhecidas como "darknet", estão a ser usadas para o tráfico de droga em Portugal, nomeadamente de novas substâncias psicoativas e de opiáceos de síntese, disse o diretor-geral do SICAD.
.
A "darknet" é um dos temas que serão debatidos na segunda Conferência Europeia sobre Comportamentos Aditivos e Dependências, que decorre entre terça e quinta-feira, em Lisboa, tal como os últimos desenvolvimentos em relação às drogas ilícitas, o álcool, o tabaco, o jogo e a internet.

João Goulão, diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), sublinhou a importância deste evento, que contará com 1.200 participantes de 71 países.

O especialista sublinhou a abrangência de temas que serão discutidos nesta conferência, entre os quais a "darknet", que consiste em redes encriptadas na internet utilizadas para, entre outras coisas, traficar droga.

Esta área, "relativamente emergente" em Portugal, está já a merecer a atenção das autoridades judiciárias, pelo que João Goulão sublinha a importância da troca de experiências, nomeadamente com especialistas de países onde o fenómeno tem maior expressão.

A conferência "Lisbon Addictions 2017", coorganizada pelo SICAD, a revista Addiction, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA) e a International Society of Addiction Journal Editors (ISAJE), vai ter quatro temas: "Da ciência para a política e da política para a ciência", "avaliando dependências --- uma questão de escala", "limites da adição" e "futuros desafios nas dependências".

Matérias como a epidemiologia, as políticas públicas, a investigação clínica, a psicofarmacologia e as ciências sociais e comportamentais serão igualmente discutidas no evento que contará com a participação de organizações internacionais como as Nações Unidas, o Conselho da Europa e a Comissão Europeia.

* Temos de estar alerta, o efeito destruidor da droga é 50 vezes maior que a destruição causada pelos incêndios deste ano.

.
.

Pasión Vega

Garganta con arena


.
.

HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Ofo.
A líder chinesa das bicicletas partilhadas
.vem para Portugal

Portugal torna-se assim no 16º país onde a startup chinesa marca presença.

Portugal torna-se assim no 16º país onde a startup chinesa marca presença. Fundada em 2014, a ofo está hoje avaliada em mil milhões de dólares, cerca de 850 milhões de euros e tem mais de 62 milhões de utilizadores em todo o mundo. 
 .

A apresentação será feita pelo Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo Chefe do Gabinete de Operações da ofo, Zhang Yanqi, que também vai estar presente na Web Summit, no início de novembro.

Portugal torna-se assim no 16º país onde a startup chinesa marca presença. Fundada em 2014, a ofo está hoje avaliada em mil milhões de dólares, cerca de 850 milhões de euros e tem mais de 62 milhões de utilizadores em todo o mundo. A apresentação será feita pelo Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo Chefe do Gabinete de Operações da ofo, Zhang Yanqi, que também vai estar presente na Web Summit, no início de novembro.

* Oxalá seja um sucesso.

.
.


Portugal bem português

I-Sabia que...

7-A CENOURA



8-A BATATA DOCE



9-O ABACATE



* Esta é uma série pelo o nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: RTV Agronegócio

.
.


UNICEF

7 mil recém-nascidos  
morrem por dia no mundo



 58 % dos quase 600 mil 
refugiados rohingya são 
crianças



FONTE: EFE BRASIL

.
.
CRIPTOGRAFIA

Demonstração Máquina Enigma 
Museu da UFRGS 



FONTE:  Museu da UFRGS

.
.
A CIDADE QUE O FUTURO
NOS RESERVA



* Obrigado GILDA pelo envio

.
.
96-NO GINÁSIO
TREINO FUNCIONAL
COM HALTERES



COM PROFESSORA LIRA BUENO

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.
.
1406
Senso d'hoje
MARIANA MORTÁGUA
PEDRO MOTA SOARES
DEPUTADA À A.R. - BE
DEPUTADO À A.R. - CDS/PP
"ORÇAMENTO DE ESTADO 2018"



FONTE: Conexão Cultural & Social

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
A DANÇA DO ALBATROZ


.
.

BOM DIA


.
.


57-CINEMA
FORA "D'ORAS"

I-OS BÓRGIAS



FONTE: Petronio Filho

.