14/11/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


ENGENHARIA DE TOPO/47
47.3-Industria Humana-Aço


FONTE:Daniel Colle

.

 .

IV-Q̷

5- ᚣ Ⳗᛜᚱᚢᚣᚧᚣ ᚧᛊ Ⲕᛊᚢᚣᛊ




FONTE:   Web Series
.
O Encanto do Azul Profundo
América do Sul/1


Canal Sepulcro Lírico
.

NUNO SERRA

 .



 Tudo, em alguns lados,
ao mesmo tempo

A tese simplista da mera "falta de casas" não colhe. Em Portugal, o número de alojamentos e de famílias aumentou apenas 1,8% e 2,6% entre 2011 e 2021, enquanto os preços das casas registaram uma variação de 99,6%. Mas a direita é teimosa e continua a defender mais construção, redução de impostos, agilização dos processos de licenciamento e aumento dos apoios fiscais à promoção privada.

Face à crise de habitação que Portugal atravessa, à semelhança da generalidade dos países europeus (e não só), e de modo a evitar a adoção de quaisquer medidas de regulação favoráveis aos direitos de cidadania, a nossa direita política, e muitos dos agentes do setor, tem procurado defender a tese de que o problema é apenas de "falta de casas", bastando, portanto, construir mais. O que leva, em termos de propostas concretas, à defesa de medidas como a redução de impostos, a agilização dos processos de licenciamento e o aumento dos apoios fiscais à promoção privada.

Assim, quando confrontados com os efeitos das novas procuras especulativas na subida dos preços da habitação, indissociáveis da "transformação das casas num negócio", como assinalou Sam Tsemberis (criador do modelo Housing First) em entrevista recente ao Diário de Notícias, a direita política e agentes do setor imobiliário e do turismo procuram desvalorizar esses fatores, alegando, de forma sistemática, que os mesmos têm um peso residual. Isto é, que não é nestas novas procuras, associadas ao investimento estrangeiro e ao aumento do Alojamento Local, a par da procura de imóveis na lógica especulativa, que deve ser encontrada a razão de ser da atual crise de habitação.

O problema é, desde logo, que a tese simplista da mera "falta de casas" não colhe. De facto, tanto em Portugal como na generalidade dos países europeus, o número de famílias e de alojamentos pouco se alterou na última década, tendo o Índice de Preços da Habitação disparado e afastado do nível de rendimentos médios das famílias, que estagnaram. De facto, enquanto em Portugal o número de alojamentos e de famílias aumentou apenas 1,8% e 2,6%, entre 2011 e 2021, os preços da habitação registaram uma variação de 99,6% no mesmo período. E na Europa a evolução é idêntica: o número de alojamentos e de famílias aumentou 4,1% e 2,5%, tendo o Índice de Preços da Habitação registado uma variação mais expressiva, em torno dos 27%.

O segundo problema da tese da "falta de casas", a que se recorre para desvalorizar as novas procuras, de natureza especulativa, que encaram a habitação como um simples "ativo financeiro", é que não atende à incidência territorial cumulativa dos investimentos imobiliários em questão. Isto é, apresenta o peso relativo do Alojamento Local e dos investimentos imobiliários no seu todo, como se a sua incidência fosse homogénea no território. O que está longe de ser assim.

De facto, como ilustram os mapas, a título exemplificativo, verifica-se uma concentração do investimento imobiliário estrangeiro (aferido aqui através dos dados da procura de crédito à habitação por não residentes), em que se destacam os distritos de Lisboa, Faro, Porto e Setúbal. Do mesmo modo, é também nestas regiões que se concentra a oferta total de Alojamento Local (78% da qual localizada nas NUT que correspondem às áreas metropolitanas e no Algarve). E, por último, quando analisamos a intensidade do número de transações de imóveis, que reflete o dinamismo do mercado de compra e venda nos últimos anos, que inclui as operações de natureza especulativa, é também nestas regiões que encontramos os valores mais expressivos.


Estamos a falar, portanto, de novas procuras de habitação que se instalaram na última década, e em particular a partir de 2013, momento em que os preços da habitação iniciam a vertigem de subida e começam a "descolar" dos rendimentos das famílias. Novas procuras que surgem de forma quase simultânea e com uma incidência territorial cumulativa muito clara, contribuindo para explicar que seja nas áreas metropolitanas e no Algarve que os preços mais sobem (sem que, também aqui, a evolução do número de famílias e de alojamentos explique essa subida). Novas procuras que, por último, tendem a puxar para cima os valores médios de venda e de arrendamento.

Também na habitação, o liberalismo é o problema e não a solução.

* Geógrafo, coautor do blogue Ladrões de Bicicletas e membro da direção da revista Manifesto.

IN "SETENTA E QUATRO" - 09/11/23.

 .


3524.UNIÃO


EUROPEIA


ÁUSTRIA
LGBTQIA+
O país vai indemnizar homossexuais 
perseguidos por leis discriminatórias.

FONTE:  AFP Português -13/11/23

NR: Impensável, um país do ocidente europeu, membro da UE, aplicava punições a cidadãos por não se identificarem como heterossexuais ou cisgéneros, era CRIME. A orientação sexual é assunto privado de cada um! É só neste assunto que a Áustria tem vivido na idade das trevas ou há mais?

putin  HUYLO

 putin é um canalha.


457-BEBERICANDO




COMO FAZER
"ABSOLUT TÓNICA"

FONTE:Mundo dos Drinks

Ibrahim Ferrer - Perfídia

.
Ibrahim Ferrer

Perfídia


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
169-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/23


FONTE:Webspoon World

 .

XXVIX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

II- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
4-Progressivo versus Punk




FONTE:   Pedro Ramos..
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
.
197) A RESPOSTA de
Almodóvar a Brokeback Mountain:
ESTRANHA FORMA DE VIDA


 FONTE:  EntrePlanos
.

 .

ERA VITORIANA

A VIDA SOMBRIA DOS ORFÃOS




FONTE:  Diário de Biologia & História.


329-SUBTILEZAS

O QUE É FRAGILIDADE BRANCA?


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/9

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 

𝔄𝔫𝔞 𝔐𝔞𝔯𝔨𝔩 

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ (cσιѕα яαяα)

ADELAIDE CABETE


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem sem ter alguma coisa a ver com o partido "que mais parece uma cloaca acústica"..

 .

 𝕊𝕦𝕘𝕖𝕤𝕥𝕠̃𝕖𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒 𝕣𝕖𝕟𝕠𝕧𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕕𝕠𝕤 𝕒𝕡𝕠𝕤𝕖𝕟𝕥𝕠𝕤 𝕕𝕠𝕤 "𝕔𝕙𝕖𝕗𝕖𝕤 𝕕𝕖 𝕘𝕒𝕓𝕚𝕟𝕖𝕥𝕖" 𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕚𝕟𝕚𝕤𝕥𝕣𝕠𝕤 𝕕𝕠 𝕡𝕣𝕠́𝕩𝕚𝕞𝕠 𝕘𝕠𝕧𝕖𝕣𝕟𝕠


 * Belas obras de arquitectura de interiores BRUNO!.

 


3612
Senso d'hoje
ÁLVARO
SANTOS PEREIRA
EX-MINISTRO DO GOVERNO
DE PASSOS COELHO
MARGARIDA MANO
PRESIDENTE DA
TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL
#JUSTIÇA CEGA#
A DEMISSÃO DO PRIMEIRO-MINISTRO





* Programa "JUSTIÇA CEGA" com moderação dos jornalistas LUÍS SOARES E LUÍS ROSA

FONTE:  Observador -13/11/23.
.
7 Espécies de Formigas


.
.

BOM DIA


.