08/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

I-ABECEDÁRIO

G

6-Genevieve Morton



.
.
VI-SEGUNDOS FATAIS
1- USINA NUCLEAR
DE FUKUSHIMA

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

G

5-Genevieve Morton



.
.
XXV -ERA UMA VEZ O ESPAÇO

2- O INFINITO DO ESPAÇO



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

G

4-Genevieve Morton



.
.
Benjamin Grant

Como é a sensação
de ver a Terra do espaço


O que os astronautas sentiram quando viram a Terra do espaço os mudou para sempre. 
O autor e artista Benjamin Grant pretende provocar esse mesmo sentimento de incrível magnitude e beleza em cada um de nós por meio de uma série de deslumbrantes imagens de satélite que mostram os efeitos do homem no planeta. 
"Se pudermos adotar uma perspectiva mais expansiva, abraçar a verdade do que está acontecendo e contemplar a saúde a longo prazo de nosso planeta, criaremos um futuro melhor, mais seguro e mais inteligente para nosso único lar", afirma Grant.

.
.

I-ABECEDÁRIO

G

3-Genevieve Morton



.

VÍTOR BENTO

.





Partidos e representação política

Os partidos políticos são a componente essencial da democracia representativa. Para disputar o poder de governar a sociedade e o Estado, organizam-se à volta de ideias, projectos e interesses, com os quais disputam a representação dos cidadãos.

Há basicamente dois tipos de partidos. Os de base mais ideológica ou programática, que privilegiam a consistência de ideias e projectos e asseguram representações mais estreitas e coesas; e aqueles em que as ideias e os projectos são mais difusos e que procuram obter uma representação política de largo espectro (social e ideológico) que lhes assegure o mais fácil acesso ao poder do Estado. A predominância dos primeiros resulta na predominância de governos de coligação, enquanto a dos segundos favorece a formação de maiorias mono-partidárias.

O marxismo-leninismo, tendo perfeita consciência desta dualidade, percebe que a prossecução dos seus desígnios requer uma direcção forte e ideologicamente muito circunscrita, mas que, enquanto a sua acção se desenrola no seio de uma "democracia burguesa", precisa de obter a mobilização voluntária do maior número possível dos cidadãos (que se não consegue com estreiteza ideológica). Desenvolveu, por isso, a doutrina do partido e da associada frente popular. O partido lidera ideologicamente, assente numa apertada organização, mas a disputa de eleições e das movimentações sociais é assegurada por uma frente mais ampla, ideologicamente mais fluida e dócil.

Quem viveu o período de 1974/75 lembrar-se-á certamente de que todos os partidos que se reclamavam do marxismo-leninismo tinham associada uma frente "popular", e que só esta, e nunca o partido, se apresenta a eleições: o PCP(R) tinha a UDP, o PCP-ML a AOC e o PCP tem tido a FEPU, a APU e a CDU.
O actual sistema partidário tem os dois tipos de partido atrás referidos. O PSD e o PS são fundamentalmente partidos interclassistas, de larga representação social e com ideologias difusas e parcialmente sobrepostas. O primeiro entre o centro e a direita moderada, o segundo entre o centro e a esquerda moderada. O CDS e o PCP (tirada a capa eleitoral), por outro lado, asseguram representações mais circunscritas e consistentes, o primeiro de quadros, classe média e média alta, o segundo de classes média e média baixa, composta sobretudo por trabalhadores por conta de outrem. O BE, a mais recente entrada no leque de partidos com representação parlamentar, também é de definição social e ideológica mais circunscrita e consistente, embora com interessantes inovações que não cabe aqui desenvolver.

O centro - fundamental para a formação de maiorias - é, portanto, disputado por dois partidos de largo espectro e que, em grande medida, se sobrepõem ideológica e socialmente (até na semelhança das designações). São, por isso, os dois partidos que têm alternado no governo, ora sozinhos ora liderando coligações.

Até às eleições de 2015, o leque de coligações possíveis era relativamente limitado, dada a informal delimitação do "arco da governação", que excluía deste os dois partidos da ponta esquerda eleitoral.
Essa delimitação, "anulando" governativamente a extrema-esquerda eleitoral, realinhava o centro governativo com o centro político, perante um eleitorado cuja "distribuição natural" é enviesada à esquerda (o seu centro está à esquerda do centro político, como mostram recorrentes maiorias eleitorais de esquerda). O PS, nessas condições, era constrangido a aliciar o eleitorado do centro-direita e a governar mais ao centro, se quisesse assegurar representação suficiente para alcançar as rédeas do governo.

O apagamento formal daquela delimitação, com a formação da chamada "geringonça" e a inclusão da ponta esquerda eleitoral no "arco da governação", realinhou o centro governativo com o centro eleitoral, desviando-o para a esquerda do centro político. E o PS, quebrado o tabu das alianças à sua esquerda, aumentou significativamente as condições para ser governo em diversas circunstâncias, pelo que tenderá a recentrar a sua governação também mais à esquerda.

O que deixa ao PSD um dilema: ou pretende manter-se como partido de largo espectro e nesse caso terá de ir disputar eleitorado mais à esquerda do que lhe era habitual (para encurtar o espaço do PS); ou se assume como um polo alternativo ao PS, ideologicamente diferenciado, promovendo uma bipolarização do regime (a que "apela" a alteração de natureza provocada pela abertura governativa à esquerda), e arriscando estreitar a sua representação eleitoral.

No primeiro caso, terá de governar mais à esquerda, fazendo jus ao epíteto social-democrata, acabando por se tornar um segundo partido de centro-esquerda (que não vejo como se poderá manter no PPE) e abrir espaço ao aparecimento de um novo partido à sua direita mais circunscrito ideologicamente. No segundo caso, rarefará as possibilidades (mais imediatas) de ser governo, mas poderá ajudar, com o tempo e a persistência de uma proposta política diferenciada da do PS, a realinhar a distribuição do eleitorado mais ao centro político (como é normal no resto da Europa). A escolha não será fácil e a base de dependentes do Estado é demasiado grande para encorajar experiências programáticas mais liberalizantes e menos estatizantes.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
06/10/17

.
.


1376.UNIÃO



EUROPEIA


NINGUÉM ME PASSA CARTÃO


.
.

I-ABECEDÁRIO

G

2-Genevieve Morton



.
.


I-O FUTURO ENERGÉTICO

4- O PLANETA ENERGÉTICO

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


XXIX-VISITA GUIADA

Ao Palácio de Belém/5
LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

I-ABECEDÁRIO

G

1-Genevieve Morton



.
.
Berlinner Philharmoniker
A NIGHT AT THE BARE MOUNTAIN

Modest Músorgski

.
.
HOJE NO 
"EXPRESSO"

Dicas de poupança.
 Oferecemos o IVA? 
Não se deixe enganar!

É cíclico. Quase todos os meses, há um supermercado, hipermercado, loja ou oficina que numa data específica oferece o IVA, como se fosse um desconto ou promoção espetacular. Mas será assim tão bom?

Quando ouvimos na publicidade que oferecem o IVA, pensamos o quê?
- “23% de desconto! Vamos aproveitar para fazer as compras que preciso, em quantidade”.
 .
ME ENGANA QUE EU GOSTO
 Bem, não é exatamente assim. Esta dica é matemática pura. Se as contas com percentagens não são um segredo para si, pode passar à frente. Isto é apenas para os mais distraídos.

Primeiro. Quem paga o IVA não são as empresas. Somos nós. Eles compram o produto que lhes interessa vender e acrescentam ao preço deles 23%, que é o IVA que depois nós, consumidores, pagamos e que o hiper/supermercado faz o favor de receber da nossa parte para logo a seguir entregar ao Estado.

Vamos a um exemplo. Uma coisa custa 1 euro. Se oferecem o IVA, quanto é que eu vou pagar? 77 cêntimos (1 euro–23 cêntimos)? ERRADO!

Porque, para um produto custar 1 euro na caixa registadora, ele vai render ao supermercado 81 cêntimos. 81 cêntimos mais 23% é que dá 1 euro. Se tem dúvidas, teste na sua máquina de calcular no telemóvel.

Agora imagine que planeia comprar um produto que custa 30 euros a pensar que vai poupar 23%. Vai pensar: 30 euros menos 23% dá 23,10 euros. Errado. Vai poupar, sim, mas vai pagar muito mais do que isso. Na caixa vai pagar 24,39 euros. Porque 24,39 euros mais 23% é que dá os 30 euros.
Mas há mais…

É que os supermercados contam com a nossa cabeça a marcar os 23%. Mas a maior parte dos produtos de alimentação e afins têm o IVA a 6% ou a 13%. Ou seja, o que estão a oferecer nessa categoria é um desconto “ridículo” - e se calhar estamos a comprar em quantidade pensando que vamos comprar leite (se estiver incluído na promoção – às vezes não está) com 23% de desconto (o que seria ótimo). 

Para terem uma ideia: um pacote de leite que custe 46 cêntimos, com a oferta do IVA fica “apenas” a 43 cêntimos (o IVA é só de 6%). Só 3 cêntimos mais barato. Há descontos de 10% ou 15% quase de 15 em 15 dias em vários sítios. Não precisa de ir a correr atrás deste IVA.

Então como é que eu faço a conta para não ser enganado?
Simples. Quando estiver em frente ao produto, basta abrir a calculadora do telemóvel, pegar no valor do produto em promoção e dividi-lo por 1,23 (se o IVA for de 23%), 1,13 (se o IVA for de 13%) ou 1,06 (se o IVA for de 6%). O resultado que der, é o valor REAL que vai pagar na caixa. É o valor sem o IVA.

Um exemplo: um pequeno eletrodoméstico que custe 45 euros custará quanto com a oferta do IVA? A conta correta é 45:1,23 = 36,59 euros. É este o valor real que vai pagar.
A conta errada seria 45 euros–23% = 34,65 euros (o IVA não é subtraído ao valor total, porque o valor de venda atual já inclui o IVA). São quase 2 euros de diferença. Agora imagine que é uma compra de 400, 500 euros ou mais (eletrodomésticos ou mobílias).

Estas promoções não têm nada de ilegal. Até podem ser boas. Mas tem de ter consciência do valor de poupança real que representam - e não uma poupança imaginária que depois não se concretiza.

Não se deixe enganar. Todas as promoções são boas se as soubermos avaliar e aproveitarmos as que realmente interessam.

*  Aldrabosices marketeiras.

.
.

I . O MUNDO SEM NINGUÉM 

5- A vida depois das Pessoas 


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portuguesa Joana Schenker 
campeã mundial de bodyboard

A portuguesa Joana Schenker sagrou-se, este domingo, campeã mundial de bodyboard, apesar de ter sido eliminada nos quartos de final do Nazaré Pro, sétima e penúltima etapa do circuito mundial.
 .
Na Praia do Norte, na Nazaré, Joana Schenker caiu nos quartos de final, mas mesmo assim conseguiu festejar em casa o título mundial.

Sete dias depois de ter completado 30 anos, Joana Schenker tornou-se na primeira portuguesa a sagrar-se campeã do circuito profissional mundial, depois de já, este ano, ter vencido o circuito europeu pela quarta vez.

"Não tenho palavras para descrever este momento. Ainda não caí em mim. É incrível", disse Joana Schenker, em declarações à assessoria de imprensa da Câmara Municipal da Nazaré.

De acordo com a algarvia, este é "um objetivo máximo de qualquer atleta, e que só se consegue após muito trabalho, feito ao longo de muitos meses".

"Obrigada a todos, nomeadamente à minha família. É indescritível o que sinto com este título que conquistou", disse.

Teresa Almeida, atleta da Nazaré, terminou no quinto posto, numa prova ganha pela japonesa Ayaka Suzuki, que derrotou na final a compatriota Sari Ohhara, repetindo o título de 2015.

* Sr.  Presidente esta jovem mulher portuguesa merece uma medalha.

.
.

A PME que cresceu a proteger ideias e vidas



FONTE: EURONEWS

.
.
ESTA SEMANA NA 
"EXAME INFORMÁTICA"
Ikea tem laboratório
 a produzir a comida do futuro

A cadeia sueca Ikea revelou o Lokal, um laboratório inovador que recorre a hidroponia para produzir a comida que vamos comer no futuro. O destaque é que este método é três vezes mais rápido que as técnicas atuais.

A Ikea pretende que todos possamos produzir os nossos frescos, mesmo sem ter luz do Sol ou acesso a solos. A solução passa por uma mini-quinta vertical que recorre a sistemas de hidroponia para o crescimento dos alimentos. As plantações são mantidas em água, com a quantidade correta de nutrientes, dentro de uma caixa com o clima controlado. 
 .
NO IKEA? JAMAIS!
Há ainda luzes LED que simulam o estímulo da luz solar e que permitem colheitas três vezes mais rápidas do que permitem os métodos tradicionais. De acordo com a Cnet, este método usa 90% menos água, cria menos resíduos e elimina a necessidade de plantações ao ar livre, expostas ao Sol.

O próximo desenvolvimento da Ikea passa por integrar o laboratório da Space10 com os assistentes pessoais inteligentes como o Google Home. Dessa forma, os sensores e a Inteligência Artificial recolhem dados, analisam-nos e usam essa informação para proceder a otimizações.

A inovação foi apresentada durante o London Design Festival e foram servidas mais de duas mil saladas produzidas desta forma. A cem desses visitantes, foi apresentado um inquérito de satisfação e 90% responderam que era “deliciosa”, havendo apenas um que não gostou.

* Quando elaborarem cozido à portuguesa, chispalhada ou polvo à  lagareiro aceitaremos conversar, antes disso a comida Ikea saberá a madeira prensada.

.
.
A versão verdadeira da
LENDA DAS SETE CIDADES



FONTE: helfimed

.
.

ESTA SEMANA NA 
"SÁBADO"
"Sexo e droga ilimitada" 
em pacote de viagem causa polémica

A empresa Good Girls Company criou a experiência "Ilha do Sexo", onde até 30 homens poderão passar três noites numa ilha privada com 60 prostitutas. Mas será legal?
.

Há um pacote de viagens eróticas na Colômbia que está a causar polémica - até o Youtube proibiu o respectivo vídeo publicitário na sua plataforma. A empresa Good Girls Company criou a experiência "Ilha do Sexo", onde até 30 homens poderão passar três noites numa ilha privada, localizada perto da costa de Cartagena, que está povoada com 60 prostitutas.

Há quatro tipos de pacotes para esta viagem, onde os preços variam entre 599 dólares e 1499 dólares. O pacote mais caro inclui serviços sexuais (tais como um ménage à trois) e golf. Segundo o site oficial da empresa colombiana, todos os itinerário já têm refeições - com bar aberto -, viagens e transferes incluídos. Além disso, a Good Girls Company garante que o serviço tem "uma mente aberta" no que toca à droga.

A pergunta que se coloca é: será este serviço legal? A prostituição é legal na Colômbia, mas o proxenetismo é ilegal. Ou seja, a legalidade deste pacote é, por enquanto, desconhecida.

O vídeo publicitário causou polémica no Youtube, que o removeu por ir contra os termos e condições da plataforma.

* Uma sexualidade bem resolvida e prazeirosa não implica a existência de amor mas tem ética muito própria. 
O conteúdo da notícia é um deboche muito do agrado de machos frustrados e de virilidade duvidosa, elas coitadas, são profissionais duma tristeza enorme que é a prostituição.

.
.
Cães ajudam no tratamento 
de soldados australianos



* Milhares de soldados portugueses estiveram envolvidos de 1962 a 1974 numa tenebrosa guerra colonial de mobilização obrigatória em África e o apoio terapeutico que tiveram em relação a traumas psicológicos eram electrochoques e drogas com fartura. Há milhares de ex-militares portugueses que nunca vão recuperar do que sofreram em termos emocionais.
Ficamos contentes por agora as opções serem muito melhores e utilizarem animais de companhia.


FONTE: AFPBrasil

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Mulheres vão receber
 o mesmo que os homens

Acordo histórico atingido na Noruega: as mulheres vão passar a receber, na seleção, a mesma quantia que os homens.
.

O valor pago às jogadoras vai passar de uma verba €330 mil para €640 mil. Este montante final contará com uma contribuição de €60 mil da parte dos homens, através de receitas de publicidade.

«A Noruega é um país onde a igualdade é muito importante. Acredito que seja algo inédito e essencial para o país e para o desporto. Devemos ser o único país onde homens e mulheres são tratados igualmente», afirmou o presidente da associação nacional de jogadores, Joachim Walltin.


* Na Noruega só o clima de extremos e a comida mal cozinhada nos desagradam, do que mais gostamos e respeitamos é o povo.

.
.

Rissóis de Carne


De: Saborintenso
.
.

ESTA SEMANA NO
"SOL"

Os quase Nobéis de Portugal: 
conheça os dez portugueses que estiveram nomeados para os prémios

Todos os anos há quem acredite que é desta que António Lobo Antunes vence o Nobel da Literatura. 
 .

A Academia Sueca só revela os nomeados depois de passarem 50 anos, por isso talvez ainda demore para saber quão perto o escritor português esteve de ganhar. Egas Moniz e Saramago fizeram história com os seus nomes inscritos no rol de laureados, mas até hoje são conhecidas dez figuras da vida portuguesa que também estiveram na corrida. Alguns são nomes esquecidos, outros vingaram na memória coletiva.

Aldo Castellani
O médico do rei italiano Humberto II, exilado em Portugal em 1946, fez carreira no Instituto de Medicina Tropical. Recebeu quatro nomeações para o Nobel da Medicina em 1953.

António de Sousa Pereira
Cirurgião e 11.º reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira foi endossado para Nobel da Medicina pelo pediatra António de Almeida Garrett, também em 1953.

João da Câmara 
Escritor e jornalista, foi nomeado para o Nobel da Literatura em 1901, na primeira edição deste prémio, arrebatado pelo francês Sully Prudhomme. Indicou-o o presidente da Academia Portuguesa das Ciências Joachim Coelho de Carvalho, pela obra Meia Noite, de 1900.

João Bonança
Foi o segundo português nomeado para o Nobel da Literatura, em 1907. A recomendação veio de Teófilo Braga, pela obra História Da Luzitânia E Da Ibéria Desde Os Tempos Primitivos Ao Estabelecimento Definitivo Do Domínio Romano.

António Correia de Oliveira
A sua obra mais famosa é Ladainha (1897). Teve 14 nomeações para o Nobel da Literatura desde 1933 mas nunca ganhou. Foi indicado por António de Almeida Garrett, mas também por estrangeiros bem posicionados, como Knut Hammarskjöld, membro da Academia Sueca.

Maria Madalena Martel Patrício
É a única portuguesa na lista. Entre 1934 e 1944, somou 14 nomeações para o Nobel da Literatura, indicada por Bento Carqueja e António Pereira Forjaz. Em Pombal há uma rua com o seu nome.

Teixeira de Pascoaes
O poeta do saudosismo foi nomeado para o Nobel da Literatura em 1942, 1943, 1944, 1947 e 1948, sempre por João António de Mascarenhas Júdice, visconde de Lagoa e membro da Academia Portuguesa na secção de Humanidades. O arquivo do comité Nobel não revela as obras em causa.

Júlio Dantas
Foi nomeado em 1950 para o Nobel da Literatura, endossado pela Academia de Ciências de Lisboa. Nesta altura, já tinha feito diversas missões diplomáticas. Escritor e médico, assinou várias peças de teatro, mas ficou na memória pela sátira que lhe dedicou Almada Negreiros, o Manifesto Anti-Dantas, contra uma geração de académicos parados no tempo.

Miguel Torga
Foi um dos últimos nomes tornados públicos pela organização dos Prémios Nobel. Entre 1959 e 1966, granjeou sete nomeações. Apenas uma partiu de um português: Hernâni Cidade, crítico literário e então professor de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. Lá fora, foi referenciado por Jean-Baptiste Aquarone, professor de Língua Portuguesa na Universidade de Montpellier, e Geram Hammarström, professor de fonética na Universidade de Uppsala.

Sebastião Magalhães Lima
Entre os nomes até aqui conhecidos, é único português nomeado ao Nobel da Paz. Republicano e fundador do jornal O Século, foi endossado em 1909 pelo jornalista, e na altura deputado Feio Terenas. Pacifista e histórico maçom, fundara em 1899 a Liga Portuguesa da Paz. A nona edição do Nobel da Paz viria a distinguir Auguste Beernaert, ex-primeiro ministro belga. M.F.R.

* Portugueses honrados e heróis.

.

MARKETING

.




.
.
.
1391
Senso d'hoje
MARIA FILOMENA MÓNICA  
DOUTORADA EM SOCIOLOGIA 
INVESTIGADORA 
"O cancro provoca muita chatice"


* Excerto de grande e imperdível entrevista da primeira  mulher portuguesa doutorada em sociologia, na redacção do jornal digital OBSERVADOR efectuada por JOSÉ MANUEL FERNANDES.

** MARIA FILOMENA MÓNICA sempre teve o nosso maior respeito pela sua enorme coerência, pelas palavras desassombradas que escreve  ou diz sem receio de nada, magnífica cidadã portuguesa.

.

ESCOLHAS DE DOMINGO

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS








.
.


PORQUE SOMOS

UMA GRAÇA


.
.

BOM DOMINGO


.