09/07/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
LUGAR DE CULTO



.
.

51-SUBTILEZAS
O EFEITO PLACEBO



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.

1-ENGENHO


COREOGRAFIA DE

Felix Rucket




O Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural - unidade da Secretaria de Cultura. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Arraiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho e Claudio Bernardo, entre outros. Hoje, o BTCA conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. A direção artística é de Antrifo Sanches.


 FONTE: Balé Teatro Castro Alves

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Fundos comunitários na região 
Centro com taxa de execução de 15%

O Programa Operacional Centro 2020 está com uma taxa de execução de menos de metade da registada no período homólogo do quadro comunitário anterior.

O Programa Operacional Centro 2020 está com uma taxa de execução de 15% dos fundos comunitários, menos de metade da taxa registada no período homólogo do quadro comunitário anterior, informou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. 
.
EMPREENDEDORISMO DE VERÃO

No quadro comunitário anterior (2008-2013), o programa operacional regional do Centro registava, por esta altura, uma taxa de execução de 35%, sendo que a diferença se explica pelo prolongamento do quadro anterior, que apenas foi concluído em 2015, e por um “arranque muito lento do Portugal 2020”, disse a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.

No entanto, a responsável não está preocupada, recordando que o atraso no arranque do atual quadro é generalizado na Europa, sendo que, no contexto europeu, Portugal “é dos países com melhor execução”. 
 No entanto, será necessário retirar “lições para os pós-2020”, garantindo maior celeridade na aplicação do próximo quadro, nomeadamente no processo de designação das autoridades gestoras dos fundos, cujo processo demorou “ano e meio”. 
 “A transição [entre quadros] tem de ser muito mais rápida”, defendeu. 
 Segundo Ana Abrunhosa, o Programa Centro 2020 conta com uma taxa de compromisso de investimento de 54% dos fundos disponíveis – na sua perspetiva, uma taxa “elevada” -, esperando que ao longo deste ano se acelere a taxa de execução e que esta se aproxime da taxa de compromisso.

No entanto, nos apoios para as empresas da região Centro, a história é diferente, estando todos os fundos já comprometidos e com uma taxa de execução de 40%, salientou a responsável, que falava aos jornalistas em Coimbra, no final da reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Centro 2020, que aprovou por unanimidade a reprogramação dos fundos. 
Perante a necessidade de afetar mais fundos para apoiar as empresas, foi definido um reforço de 210 milhões de euros para essa área. 
Esse valor foi retirado da verba disponível para os instrumentos financeiros, que a CCDRC tinha disponibilizado para facilitar empréstimos às empresas, face às restrições que se sentiam na concessão de crédito por parte da banca. No entanto, como a situação se alterou, “a procura desses instrumentos é baixa”, aclarou. 
De acordo com Ana Abrunhosa, além do aumento de verba para as empresas, foi também reforçado em 250 milhões de euros o investimento de proximidade (educação, saúde, promoção turística, entre outras áreas), disponibilizados mais 45 milhões de euros para zonas industriais e reforçada a verba para o setor da ciência em 30 milhões de euros.

* Parece-nos bem que a senhora D. Ana Abrunhosa não esteja preocupada já que a taxa de execução do  seu salário deve estar pelo menos  a 100%. O resto espelha a face normal do tuga empreendedor.

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/188


ÁBACO

Como Usar e Como Funciona


FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
CEMGFA aponta Navio Polivalente Logístico, 
patrulhas e veículos como prioridades

Um Navio Polivalente Logístico, mais navios patrulha, helicópteros para a Força Aérea e veículos de transporte para o Exército são as prioridades para o reequipamento militar, defendeu hoje o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA), Silva Ribeiro. 
.
NEGOCIANTE POLIVALENTE
"Evidentemente que isso é uma decisão política, mas do ponto de vista operacional, a mim parece-me que o Navio Polivalente Logístico, mais navios patrulhas, helicópteros para a Força Aérea e também mais veículos", são os equipamentos prioritários para as Forças Armadas (FA), disse à Lusa o almirante António Silva Ribeiro.

A aquisição de um Navio Polivalente Logístico foi um projeto que acabou por ficar para trás em 2015. Segundo o almirante Silva Ribeiro, um navio daquele tipo serviria os três ramos das Forças Armadas, sendo útil não apenas para a projeção de forças militares e equipamentos, mas também noutro tipo de operações, enquadrando-se nas missões atuais das FA.

* A opção tem lógica, pretende-se um negócio limpo!

.
.
XXIII- MEGA MÁQUINAS

2-SUBMARINO
USS PENSYLVANIA



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

HOJE NO 
"i"

OCDE
Portugal regressa aos valores da recessão

A economia portuguesa continua a abrandar. De acordo com os dados da OCDE, em maio, esta trajetória descendente no ritmo de crescimento foi mais forte.

A análise da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra que o índice compósito se situou em 99,30 pontos no mês em questão. No fundo, falamos do nível mais baixo desde setembro de 2013, uma altura em que Portugal passava por um período de recessão.
 .
Mais: o resultado do mês de maio vem traduzir-se no nono mês consecutivo de quedas. Desde que Portugal começou a perder terreno, destaca-se a descida em termos homólogos: 1,44%.

Já no contexto geral pode dizer-se que os países da OCDE estão a ter um crescimento estável. Nota apenas para um abrandamento na Zona Euro, onde se inclui França, Itália e Alemanha.

Novo máximo histórico. Dívida pública sobe, sobe sem parar
Portugal voltou a atingir um máximo histórico mas, desta vez, não é bom sinal. A dívida pública portuguesa aumentou 300 milhões de euros em maio, atingindo assim os 250,3 mil milhões de euros.

“Em maio de 2018, a dívida pública situou-se em 250,3 mil milhões de euros, refletindo um aumento de 0,3 mil milhões de euros nos empréstimos relativamente ao final de abril”, evidencia o Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), divulgado na semana passada.

Falamos de um valor que ainda é mais elevado do que quando soaram as campainhas de alarme, em agosto passado, altura em que o endividamento atingiu os 250,296 mil milhões de euros.
“Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 1,1 mil milhões de euros, tendo a dívida pública líquida de depósitos registado um acréscimo de 1,4 mil milhões de euros em relação ao mês anterior”, revela o regulador, deixando claro que assim, e quando subtraídos os ativos de depósitos das administrações públicas, a dívida líquida atingiu o valor que se transforma agora em novo máximo histórico.

Olhando para o mês anterior, pode dizer-se que a dívida pública também tinha subido pois, em abril, a dívida portuguesa cresceu 4,3 mil milhões de euros em relação a março, mês em que era de 245,3 mil milhões, ou seja, 126,4% do produto interno bruto (PIB).

As previsões do governo apontam para que, no final deste ano, o rácio diminua para 122,2%, mas as contas começam a complicar-se. O valor dos primeiros três meses deste ano mostra que vamos acima dos 125,7% de dezembro de 2017.

Ainda assim, é de notar que para junho se espera uma redução, uma vez que foram abatidos 6,6 mil milhões de euros de uma linha de obrigações que atingiu a maturidade.

Governo quer melhoria
Inicialmente, a promessa de Mário Centeno apontava, em agosto, para um rácio da dívida pública igual a 127,7%, mas o executivo de António Costa acabou por prever um resultado ainda mais ambicioso. A justificar esta previsão estava o facto de a economia ter crescido acima do esperado e de as contas públicas apontarem para saldos primários positivos.

A questão da dívida pública continuou a ganhar especial importância tendo em conta que o aumento que se registou durante o mês de agosto superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros, atingindo assim um valor histórico – um aumento que ficou conhecido apenas alguns dias depois de Mário Centeno ter prometido que a dívida pública iria ter, ainda este ano, a maior redução dos últimos 19 anos.

“Vai reduzir-se, isso é uma certeza. A própria S&P já faz referência a isso”, começou por dizer. “No fim do ano prevemos ter a dívida pública em 127,7% do PIB. Em relação ao final do ano passado será a maior redução em 19 anos da dívida pública em percentagem do PIB”, sublinhou o ministro Mário Centeno.

Marcelo desvaloriza subida da dívida
Marcelo Rebelo de Sousa reagiu à subida da dívida pública portuguesa e garante que é preciso confiar que vai descer daqui a uns meses. O Presidente da República entende que se deve relativizar os dados avançados pelo Banco de Portugal (BdP) e garante que, “quando for a altura do reembolso, daqui por uns meses, desce o montante da dívida. Perguntar-se-á: mas por que é que não se espera por essa altura para ir contrair dívida para reciclar e substituir a anterior? Porque se pensa que, neste momento, é preferível ir ao mercado a esperar por outros momentos”.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, “há uma época do ano” em que a entidade que emite a dívida entende “que se deve ir ao mercado”. Algo que acontece “ou porque as condições são muito boas - e de facto os números de hoje são simpáticos - ou porque teme que as condições piorem”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.

* Portugal não muda a menos que se acabe com o crédito ao consumo/consumismo !

.

RICARDO MIGUEL OLIVEIRA

.





Saber retribuir

Ir às comunidades não é turismo, “feição” que a política moribunda não capta

Falar dos políticos e perguntar aos partidos de que lado estão, se cúmplices das grandes causas ou entretidos com os seus interesses mesquinhos, é tempo perdido. Confundem apelos à coerência com ameaças e a representatividade legitimada com a patetice atrevida. Em vez da leitura séria de documentos dedicam-se à deturpação desenfreada, como se tresler desse votos. Preferem fazer títulos, cartazes, likes e comentários arruaceiros do que pactuar com a verdade. Perante poderes assim, preocupantemente moribundos, viremo-nos pois para o essencial que, mesmo não estando por perto, exige dedicação.

É o Presidente da República quem exorta a tamanha postura. Quando esteve recentemente em Washington, Marcelo Rebelo de Sousa notou que “a mudança em algumas feições da concretização da política externa portuguesa”, sustentada na apetência lusa para ser ponte, deve contagiar quem vê para além do óbvio. A receita é simples. Mesmo que alguns fiquem com saudades repentinas e inexplicáveis, os líderes responsáveis estão obrigados a “mais contactos internacionais”, com “visitas de trabalho mais numerosas, mais intensas e mais curtas”, tanto mais que Portugal tem “comunidades poderosas” um pouco por todo o lado.

Não fazemos por menos. O DIÁRIO tem missão informativa alicerçada na defesa dos interesses dos madeirenses e afirma-se como porta voz dos princípios e valores por estes aceites onde quer que se encontrem. Também por isso sempre olhou para as comunidades espalhadas pelo Mundo com atenção e respeito, acarinhando a diversidade, projectando os bem sucedidos e ajudando os mais necessitados.

Nos últimos tempos não tem sido fácil dizer olhos nos olhos, sobretudo na Venezuela, que estamos eternamente gratos pela capacidade de trabalho dos nossos emigrantes e pelo empenho na preservação das referências e que estamos sempre por perto, disponíveis para sermos aliados dos legítimos projectos de vida. Estivemos mais ausentes do que é habitual pelas razões que todos conhecem, mas também porque concentramos forças no apoio e acolhimento das centenas de emigrantes que foram chegando à ilha, determinados em começar uma nova aventura porque fartos da fatalidade, da insegurança, da fome, da incompreensão e das inúmeras perdas.

Na semana passada voltamos. Para levar esperança. Para manifestar solidariedade. Para reafirmar e partilhar a elevada estima por uma comunidade por vezes incompreendida. Para ouvir o que lhes ia na alma. Para encorajar os resistentes. Para retribuir o que muitos já deram a toda uma Região onde têm a origem, a família e os investimentos.

A grandeza desta gente toca quem tem valores que não se trocam pelas circunstâncias e lá fomos de novo porque é nas horas difíceis que importa deixar uma palavra amiga, um abraço reconfortante e um incentivo ao altruísmo. Temos orgulho na obra pessoal e colectiva que todos ergueram naquele País e, sem medo do imprevisto, decidimos arriscar.

Em Maio já tínhamos ido sentir de perto a dor de um povo amargurado, para levar ao mundo retratos de uma Venezuela em agonia. Sem filtros, nem preconceitos. O jornalista Nicolau Fernandes tem contado com mestria que por aquelas bandas sinuosas não há silêncio. “Tudo é um grito” presente nas histórias que tem escrito. E há um que continua a ecoar. Houve quem dissesse: “Não se esqueçam de nós!”.

Não nos esquecemos. Não podemos ignorar gente que vive e, em muitos casos, sobrevive, “com dificuldades, muita imaginação e sentido do desenrasque que nunca perdeu, agora com o engenho e arte ainda mais aguçados pelas muitas carências”.

É com emoção que agradecemos a forma amiga como nos acolheram num regresso entusiasmado. Quem ali concretizou sonhos merece o melhor. Não prometemos o que não depende de nós, mas garantimos que podem contar com o nosso empenho para que nunca vos falte o que vos torna dignos.

IN "DIÁRIO  DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
08/07/18

.
.


1601.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"A BOLA"
Van Uytvanck causa furor dentro
 e fora dos courts

Tem 24 anos, ocupa o 47.º lugar do ranking mundial e está a destacar-se no torneio de Wimbledon, no qual já eliminou a espanhola Garbiñe Muguruza (3.ª) e a estónia Anett Kontaveit (27.ª), qualificando-se para os oitavos de final da competição.
.
O AMOR É BONITO
Mas Alison Van Uytvanck, assim se chama a tenista belga, também está a ser notícia por ter assumido recentemente a sua homossexualidade, logo depois de vencer o torneio de Budapeste, em março passado.

Agora em Wimbledon, Van Uytvanck, livre de qualquer complexo, age com toda a naturalidade e até tem festejado com um beijo na sua companheira, a também tenista Greet Minnem, de 20 anos.

As perguntas surgiram no final do jogo com Anett Kontaveit e Van Uytvanck não teve qualquer problema em comentar. «Não acho que me sinta mais livre agora, apenas decidimos não manter isso apenas para nós, pois sentimo-nos verdadeiramente felizes. É igual entre um homem e uma mulher, acho que não nos devemos envergonhar. Não tenho qualquer doença, sinto-me bem, apenas isso», explicou.

* Nem  mais, orientação sexual não é doença.

.
.

Quem Construiu as Catacumbas/4


Fonte: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
I-A Casa e a Cidade
2.O sentido da Casa


Estando, todos nós, mergulhados em arquitetura (boa ou má, não há construção que não tenha a sua arquitetura); sendo a arquitetura uma das disciplinas em que os portugueses mais têm marcado pontos internacionalmente; sendo a arquitetura uma das atividades que mais polémica gera no espaço público é particularmente relevante a produção da série A CASA E A CIDADE. Uma encomenda da RTP2, com a Parceria da Ordem dos Arquitetos, à Produtora Pop Filmes. Em seis episódios, de 30 minutos cada um, são tratados seis temas nevrálgicos que explicam, de forma simples e direta, as implicações da arquitetura nas nossas vidas e as implicações dos nossos valores e comportamentos na arquitetura. A partir de uma ideia original da Professora de Arquitetura Ana Tostões e com o acompanhamento científico dos arquitetos Ricardo Carvalho e Nuno Grande, que desenharam os guiões e escolheram o elenco de entrevistados, Graça Castanheira realiza uma série inteligente e inteligível, elegante e pedagógica.


FONTE:  Reabi(li)tar
Publicado a 04/11/2013 no "youtube"

NR:  Para mais fácil visionamento decidiu a redacção do blogue dividir cada episódio em duas partes.

.
.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
GNR e PSP lançam operação para deter mais suspeitos da invasão em Alcochete

A GNR e a PSP lançaram, esta segunda-feira, uma nova operação para deter os restantes suspeitos da invasão à Academia do Sporting, em Alcochete.

Os militares e os agentes já detiveram perto de uma dezena de indivíduos, em bairros da Grande Lisboa, esta segunda-feira.
.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, a investigação, que já levou à detenção e prisão preventiva de 27 outros arguidos, entre estes Fernando Mendes, antigo líder da Juve Leo, conseguiu identificar todos os indivíduos que invadiram a Academia e agrediram jogadores e equipa técnica.

Ainda segundo foi possível apurar, as forças de segurança estão a realizar buscas em várias zonas da Grande Lisboa, como na margem sul, na Moita ou Baixa da Banheira.

A 4 de junho, já tinha sido detido Fernando Mendes, suspeito de ser o mandante do ataque, a 15 de maio, assim como três outros indivíduos. No dia da invasão, a GNR já tinha detido em flagrante delito 23 suspeitos.

A operação está a ser coordenada pelo Ministério Público. Em causa estão crimes de introdução de lugar vedado ao público, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada, sequestro, dano com violência, detenção de arma proibida agravada, incêndio florestal, resistência e coação sobre funcionário e terrorismo.

* Viva o "Estado de Direito".

.
.

Eivør

Trøllabundin


. .
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Costa afirma que relações com Angola atravessam “momento auspicioso”

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola atravessam agora "um momento auspicioso" com as autoridades dos dois países a retomarem as visitas oficiais de alto nível.
 .
Esta posição foi transmitida pelo líder do executivo português na rede social "Twitter", depois de ter estado reunido, em Lisboa, com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto - encontro que durou cerca de uma hora.

"Recebi o ministro das Relações Exteriores de Angola num momento auspicioso para o relacionamento entre os nossos países com o retomar das visitas de alto nível. A minha visita a Angola renovará o dinamismo dos laços que unem Portugal e Angola, os nossos povos e empresas", escreveu o primeiro-ministro.

Hoje, no início da reunião, António Costa recebeu do ministro das Relações Exteriores de Angola uma carta do presidente angolano, João Lourenço, que disse traduzir "um sinal das boas relações" entre os dois países.

Aproveitando a presença da comunicação social para a recolha de imagens no início da reunião, o ministro das Reações Exteriores de Angola anunciou que era portador de uma carta do chefe de Estado angolano, João Lourenço, destinada ao primeiro-ministro português.

António Costa recebeu o envelope fechado, em formato A4, tendo Manuel Domingos Augusto adiantado logo uma explicação para este ato diplomático: "É um sinal das boas relações" entre os dois países, disse.

Manuel Domingos Augusto foi recebido à entrada para a reunião com António Costa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, por volta das 12:00.

No final deste encontro, não foram prestadas declarações nem pelo primeiro-ministro português, nem pelo titular da pasta dos Negócios Estrangeiros de Angola.

António Costa, que esteve em Moçambique entre quarta e sexta-feira da semana passada, deverá realizar uma visita oficial a Angola ainda durante este ano.

* Que belo "auspício" o actual governo relacionar-se com criminosos.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/4
4-Divulgação e
Investigação Científica



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

.. . .
.
 Lula da Silva
Tribunal ordena libertação 



FONTE: EURONEWS

.
.
Venezuelanos deixam histórias  
de fome e pobreza  para
recomeçar a vida no Rio



FONTE:ONU Brasil

.
.

COMO É NO PARLAMENTO PORTUGUÊS?

A MALA



Obrigado ROBERTO pelo envio.

.
.
133-NO GINÁSIO
Treino Fácil para Aumentar   
o Bumbum Rápido/2



COM PROFESSORA DANIELLA DIAS

* Importante é não parar. Dividimos estes 25 minutos de cultura física em 3 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora Daniella Dias tem arcaboiço para muito mais, que inveja. Se ao fim dos 3 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1665
Senso d'hoje
GUILHERME LEITE
PRODUTOR DE TV
HUMORISTA, ACTOR
"O SACANA"
.


FONTE: Saloia TV


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Carpas Nishikigoi


.
.

BOM DIA


.