10/10/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


.
132-FUTURANDO

Como é viver na Estação Espacial Internacional/2


Como é viver no espaço: A astronauta Samantha Cristoforetti, que já participou de uma missão na Estação Espacial Internacional e fará sua segunda viagem ao espaço em 2022, conta como é a vida longe do planeta Terra. Ela explia quais foram os maiores desafios, como a experiência mudou a sua vida e ainda relata algumas peculiaridades da vida no espaço.

Poluição luminosa, os impactos na natureza e as possíveis soluções - Causa da morte de insetos, a poluição luminosa é caracterizada pelo excesso de luz artificial em locais onde ela nem é tao necessária – ou, se necessária, não em quantidade indiscriminada. Um observador de estrelas da Alemanha luta para amenizar o problema. Entenda melhor os impactos desse problema e a busca de formas para resolvê-lo.

Como a poeira se forma - Você pode limpar a casa, mas pouco tempo depois ela está empoeirada. Mas afinal, de onde vem a poeira? Fenômenos da natureza são responsáveis por cera de 80% da poeira. Mas, nas cidades, ela também vem muito do tráfego.

Pandemia acelera a digitalização de obras de arte - Instituições alemãs estão digitalizando seus acervos de arte, criando cópias tridimensionais das obras. Logo essas cópias vão estar disponíveis para pesquisadores do mundo todo, além de permitir informações contextuais sobre as peças. O processo já vinha sendo pensado, mas foi acelerado com a pandemia.

FONTE:DW Brasil

 .

Como estɑdo islɑ̂mico chegou em Moçɑmbique



FONTE:   Eu Afro

.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

𝔼𝕤𝕥𝕖𝕛𝕒 𝕡𝕖𝕣𝕥𝕠 𝕕𝕖 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕒 𝕗𝕒𝕫 𝕤𝕖𝕟𝕥𝕚𝕣 𝕚𝕟𝕔𝕣𝕚́𝕧𝕖𝕝


.
.
"Hey Deer!"


  CGMeetup
.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

ℙ𝕣𝕒𝕥𝕚𝕢𝕦𝕖 𝕠 𝕓𝕖𝕞-𝕞𝕖-𝕢𝕦𝕖𝕣𝕠


.
.

Keila Neves

Redes sociais
o maior shopping
a céu aberto


Keila Neves tem 29 anos, é casada com o estrategista Júnior Neves, atualmente está atuando como Growth Marketing em redes sociais (especialista em crescimento de redes sociais – Social Media), empresária, mentora de 14 mil alunos, escritora e CEO da empresa XBranding.
.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

𝕋𝕠𝕞𝕖 𝕔𝕦𝕚𝕕𝕒𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕧𝕒𝕫𝕚𝕠 
𝕕𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕠𝕔𝕦𝕡𝕒𝕕𝕒 𝕕𝕖𝕞𝕒𝕚𝕤


.

BERNARDO IVO CRUZ

 .




E agora, Varsóvia?

Na semana passada escrevi nas páginas deste jornal que o princípio do primado do direito europeu sobre os direitos nacionais - ou seja, quando uma lei nacional é contrária à lei europeia, esta tem primazia sobre aquela - é uma das bases do Mercado Único Europeu e que todos os Estados membros da UE sabem-no e sabiam-no quando aderiram à UE. E argumentei que a decisão que se aguardava sobre a relação entre a legislação nacional e a legislação europeia por parte do Tribunal Constitucional da Polónia, poderia colocar em causa os fundamentos da União Europeia.

Passada uma semana, o Tribunal Constitucional da Polónia declarou por larguíssima maioria que o primado do direito da União Europeia sobre o direito nacional não se aplica à Polónia. Ou seja, o Tribunal Constitucional colocou Varsóvia à margem dos tratados internacionais que a Polónia aceitou de forma soberana e livre. Aliás, as violações dos tratados por parte da Polónia e da Hungria têm sido tão flagrantes que a União suspendeu o financiamento dos respetivos Planos de Recuperação e Resiliência (as bazucas de Varsóvia e Budapeste).

Se até agora Varsóvia estava sob escrutínio da Comissão e do Parlamento Europeu por violação da independência dos seus próprios tribunais, agora põem em causa um dos mecanismos fundamentais da própria União Europeia e se a decisão do Tribunal Constitucional da Polónia fosse seguida por outros Estados membros, a UE como a conhecemos deixaria de existir.

No reino da lógica e da política, haveria uma resposta óbvia: se a Polónia recusa um dos mais importantes e estruturantes princípios do funcionamento da UE, princípio esse que aceitou de forma soberana e livre quando aderiu à União Europeia, não está a cumprir as suas obrigações internacionais e deve tirar as consequências. E se não o fizer, Bruxelas deveria fazê-lo por Varsóvia.

Só que a União não funciona com base na lógica nem na política. A UE é uma organização normativa que trabalha com base no direito. Como disse na semana passada, "tudo o que a União Europeia faz, diz e decide baseia-se nos termos do tratado" e os tratados têm um mecanismo que permite a um Estado membro sair pelo seu pé (quem não se lembra do Brexit?) mas não tem nenhum mecanismo que permita expulsar um país, mesmo que esse país viole as suas obrigações mais básicas. O máximo que a UE pode fazer, de acordo com os tratados, é suspender os direitos de quem violar os seus princípios e, mesmo assim, o sistema tem sido incapaz de dar resposta às queixas constantes contra a Hungria e a Polónia.

Embora seja possível recorrer a outras fontes de direito internacional para tentar ultrapassar o problema criado pela decisão do Tribunal Constitucional da Polónia, a verdade é que a União Europeia não tem um mecanismo próprio e expedito para garantir que os seus princípios fundamentais são respeitados pelos Estados membros. Se há coisa que ficou clara durante as negociações do Brexit é que o funcionamento do Mercado Único é fundamental para a existência da União Europeia e, mais relevante e urgente, se a UE quer continuar a existir não pode permitir que os tratados sejam violados.

Hoje coloca-se a questão de saber o que irá Varsóvia fazer. Mas amanhã coloca-se outra questão mais importante: o que fará Bruxelas?

* Investigador associado do CIEP / Universidade Católica Portuguesa

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 09/10/21

.

 .

 

2774.UNIÃO

EUROPEIA

 
CHÉQUIA
Reviravolta nas eleições checas
Partido de polémico primeiro-ministro 
 suplantado na recta final da contagem




FONTE:  euronews

.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

𝕄𝕦𝕕𝕖-𝕤𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕦𝕞 𝕝𝕦𝕘𝕒𝕣 𝕔𝕙𝕒𝕞𝕒𝕕𝕠
 "𝕔𝕦𝕚𝕕𝕒𝕣 𝕕𝕖 𝕤𝕚 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕒"


.

 .

4-ƐXƤƐƊIƇ̧ÃO ƜHISƘƳ




FONTE:   Renato Neves
.
.
LXXV-VISITA GUIADA


Museu do Dinheiro/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

ℕ𝕒̃𝕠 𝕕𝕖𝕚𝕩𝕖 𝕒𝕤 𝕕𝕠𝕣𝕖𝕤 𝕒̀ 𝕓𝕖𝕚𝕣𝕒-𝕞𝕒𝕣, 
 𝕡𝕠𝕚𝕤 𝕒𝕤 𝕠𝕟𝕕𝕒𝕤 𝕥𝕣𝕒𝕫𝕖𝕞 𝕕𝕖 𝕧𝕠𝕝𝕥𝕒


.
.
Luciano Pavarotti e Sting

Panis Angelicus


.


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

𝔼́ 𝕕𝕚𝕗𝕚́𝕔𝕚𝕝, 𝕞𝕒𝕤 𝕧𝕠𝕔𝕖̂ 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕣𝕖𝕔𝕚𝕤𝕒 𝕖𝕟𝕗𝕣𝕖𝕟𝕥𝕒𝕣 
 𝕥𝕦𝕕𝕠 𝕤𝕠𝕫𝕚𝕟𝕙𝕒. ℙ𝕖𝕔̧𝕒 𝕒𝕛𝕦𝕕𝕒


.


29-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
29.1-𝓐 𝓱𝓲𝓼𝓽𝓸́𝓻𝓲𝓪 𝓭𝓪 𝓮𝓭𝓾𝓬𝓪𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓭𝓸𝓼 𝓯𝓲𝓵𝓱𝓸𝓼
Rosely Sayão


FONTE:Café Filosófico CPFL


  𝑆𝐴𝑈́𝐷𝐸 𝑀𝐸𝑁𝑇𝐴𝐿, ℎ𝑜𝑗𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑎

ℚ𝕦𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕒𝕤 𝕔𝕠𝕚𝕤𝕒𝕤 𝕟𝕒̃𝕠 𝕒𝕟𝕕𝕒𝕞 𝕓𝕖𝕞 𝕟𝕒  
𝕤𝕦𝕒 𝕔𝕒𝕓𝕖𝕔̧𝕒, 𝕟𝕒̃𝕠 𝕒𝕟𝕕𝕒𝕞 𝕓𝕖𝕞 𝕖𝕞 𝕝𝕦𝕘𝕒𝕣 𝕟𝕖𝕟𝕙𝕦𝕞


.
81-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑀𝑖𝑛𝘩𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜𝑟𝑖𝑎 - 𝑆𝑒𝑥𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑜́𝑠-𝑝𝑎𝑟𝑡𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

O̷ M̷E̷L̷G̷A̷ E̷ O̷ R̷O̷S̷A̷

Circunforâneo
PSD irrita António Costa no Parlamento


FONTE:   Renascença

* 𝓐𝓵𝓰𝓾𝓮́𝓶 𝓷𝓸 𝓟𝓢𝓓 𝓪𝓽𝓲𝓻𝓸𝓾 𝓸 𝓭𝓮𝓹𝓾𝓽𝓪𝓭𝓸 𝓒𝓸𝓮𝓵𝓱𝓸 𝓛𝓲𝓶𝓪 𝓹𝓪𝓻𝓪 𝓪 𝓯𝓸𝓰𝓾𝓮𝓲𝓻𝓪 𝓺𝓾𝓪𝓵 𝓙𝓸𝓪𝓷𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓓'𝓐𝓻𝓬. 𝓠𝓾𝓮𝓶 𝓺𝓾𝓲𝓼𝓮𝓻 𝓬𝓸𝓷𝓯𝓻𝓸𝓷𝓽𝓪𝓻-𝓼𝓮 𝓬𝓸𝓶 𝓸 𝓹𝓻𝓲𝓶𝓮𝓲𝓻𝓸-𝓶𝓲𝓷𝓲𝓼𝓽𝓻𝓸 𝓽𝓮𝓶 𝓭𝓮 𝓬𝓸𝓶𝓮𝓻 𝓶𝓾𝓲𝓽𝓪 𝓪𝓵𝓯𝓪𝓻𝓻𝓸𝓫𝓪 𝓮 𝓷𝓪𝓬𝓸𝓼 𝓭𝓮 𝓮𝓷𝓽𝓻𝓮𝓶𝓮𝓪𝓭𝓪.

𝓐𝓷𝓽𝓸́𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓸𝓼𝓽𝓪 𝓮́ 𝓭𝓮 𝓼𝓮𝓶𝓹𝓻𝓮 𝓸 𝓬𝓱𝓮𝓯𝓮 𝓭𝓮 𝓰𝓸𝓿𝓮𝓻𝓷𝓸 𝓮𝓶 𝓟𝓸𝓻𝓽𝓾𝓰𝓪𝓵 𝓬𝓸𝓶 𝓶𝓪𝓲𝓼 𝓬𝓪𝓹𝓪𝓬𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓭𝓮 𝓮𝓷𝓯𝓻𝓮𝓷𝓽𝓪𝓻 𝓪𝓽𝓪𝓺𝓾𝓮𝓼 𝓹𝓮𝓼𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓺𝓾𝓪𝓷𝓽𝓸 𝓶𝓪𝓲𝓼 𝓸 𝓭𝓮 𝓾𝓶𝓪 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓵𝓲𝓷𝓱𝓪 𝓮𝓶 𝓪𝓹𝓾𝓻𝓸𝓼. 𝓟𝓪𝓻𝓪 𝓺𝓾𝓮𝓶 𝓷𝓪̃𝓸 𝓼𝓪𝓫𝓮 𝓮𝓵𝓮 𝓵𝓮𝓿𝓪 𝓪 𝓶𝓪𝓽𝓮́𝓻𝓲𝓪 𝓫𝓮𝓶 𝓮𝓼𝓽𝓾𝓭𝓪𝓭𝓪 𝓮 𝓹𝓸𝓼𝓼𝓾𝓲𝓭𝓸𝓻 𝓭𝓮 𝓰𝓻𝓪𝓷𝓭𝓮 𝓲𝓷𝓽𝓮𝓵𝓲𝓰𝓮̂𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓹𝓪𝓹𝓪 𝓺𝓾𝓪𝓵𝓺𝓾𝓮𝓻 𝓮𝓶𝓹𝓻𝓮𝓰𝓪𝓭𝓸𝓽𝓮 𝓭𝓪 𝓹𝓸𝓵𝓲𝓽𝓲𝓬𝓪.

𝓒𝓸𝓷𝓿𝓮́𝓶 𝓻𝓮𝓵𝓮𝓶𝓫𝓻𝓪𝓻 𝓺𝓾𝓮 𝓷𝓪̃𝓸 𝓰𝓸𝓼𝓽𝓪𝓶𝓸𝓼 𝓷𝓮𝓶 𝓾𝓶 𝓫𝓸𝓬𝓪𝓭𝓲𝓷𝓱𝓸 𝓭𝓸 𝓢𝓮𝓬𝓻𝓮𝓽𝓪́𝓻𝓲𝓸-𝓰𝓮𝓻𝓪𝓵 𝓭𝓸 𝓟𝓢, 𝓷𝓮𝓶 𝓭𝓸 𝓟𝓻𝓲𝓶𝓮𝓲𝓻𝓸-𝓶𝓲𝓷𝓲𝓼𝓽𝓻𝓸, 𝓶𝓪𝓼 𝓮́ 𝓲𝓶𝓫𝓪𝓽𝓲́𝓿𝓮𝓵 𝓷𝓪 𝓪𝓻𝓰𝓾𝓶𝓮𝓷𝓽𝓪𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓹𝓸𝓵𝓲́𝓽𝓲𝓬𝓪 𝓮 𝓷𝓪 𝓪𝓻𝓻𝓸𝓰𝓪̂𝓷𝓬𝓲𝓪 𝓺𝓾𝓪𝓷𝓭𝓸 𝓮́ 𝓹𝓻𝓮𝓬𝓲𝓼𝓪.

𝓢𝓸́ 𝓷𝓪̃𝓸 𝓬𝓱𝓮𝓰𝓪 𝓹𝓪𝓻𝓪 𝓸𝓼 𝓹𝓮𝓷𝓼𝓲𝓸𝓷𝓲𝓼𝓽𝓪𝓼 𝓭𝓮𝓼𝓽𝓮 𝓫𝓵𝓸𝓰𝓾𝓮 𝓹𝓸𝓻𝓺𝓾𝓮 𝓷𝓪̃𝓸 𝓵𝓱𝓮 𝓭𝓪𝓶𝓸𝓼 𝓽𝓻𝓸𝓬𝓸.

.

 .

𝗜́𝗡𝗗𝗜𝗔

Aѕ ѕolυçõeѕ ѕιмpleѕ pαrα ɴα̃o 'мorrer de cαlor'


FONTE:   BBC News Brasil

.

.

Pica-Pau de Atum


SaborIntenso
.

 .

FALTA A 3ª DOSE


.

.
2849
Senso d'hoje
JOSÉ MANUEL PUREZA
DEPUTADO À A.R.
BLOCO DE ESQUERDA
Conhecer a verdade da violência 
 policial e contra polícias é
uma exigência da democracia




FONTE:   EsquerdaNet
.
.
ANIMAL TV

BRIGAS ENTRE
CROCODILOS E TUBARÕES


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO

.


114-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒱𝐼𝐼 - 𝑃𝑜𝑑𝑒𝑟 𝑒 𝑇𝑟𝑎𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐴𝑝𝑜́𝑠 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑖𝑛𝑓𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑛𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝐸𝑠𝑐𝑜́𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠𝑠𝑢𝑚𝑖𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑟𝑜𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐽𝑜𝑣𝑒𝑚, 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎̃ 𝑒 𝑖𝑛𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑒𝑙𝑎 𝑣𝑎𝑖 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑜𝑠. 𝑇𝑟𝑎𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑖-𝑖𝑛𝑖𝑚𝑖𝑔𝑎, 𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼. 𝐸𝑛𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑀𝑎𝑟𝑦 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎́-𝑙𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑦𝑙𝑒
𝐾𝑒𝑣𝑖𝑛 𝑀𝑐𝑘𝑖𝑑𝑑
𝐶𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 𝑀𝑐𝑐𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐𝑘
𝐶𝑙𝑒𝑚𝑒𝑛𝑐𝑒 𝑃𝑜𝑒𝑠𝑦
𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝐹𝑎𝑠𝑠𝑏𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟
𝐶𝑎𝑟𝑚𝑒𝑛 𝑈𝑛𝑔𝑢𝑟𝑒𝑎𝑛𝑢

FONTE: Land Walker