20/07/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XVII~MEGA FÁBRICAS
4-CARROS DE COMBATE
A INCÊNDIOS

FONTE:  Socorro193

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES
1- AVISTAMENTOS MÚLTIPLOS


Fonte: Levy Mac
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
XII-ARMAS E TÁCTICAS
2-Descolagem Vertical

FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

ANA SOUSA DIAS

.






O austríaco 
que perdeu as raízes

Era uma vez um homem que morreu de desgosto. Em rigor, a morte aconteceu na sequência de uma pneumonia, resultante em larga medida de um alcoolismo voraz. Mas o rigor vai buscar dados a situações demasiado concretas e muitas vezes esconde o essencial. No caso de Joseph Roth, austríaco que perdeu as raízes, basta ler qualquer livro por ele escrito para perceber que o álcool era uma maneira de escapar à dureza das perdas sucessivas.

Foi um jornalista de grande prestígio e muito bem pago, no Neue Berliner Zeitung e no Frankfurter Zeitung que o pôs a viajar pelo mundo. Antes, tinha assinado como Roth Vermelho no jornal Vorwärts, do SPD alemão, o mesmo onde escreveram Engels e Trotsky.

Quando escrevi que era austríaco, estava a remeter para o tempo em que nasceu, em 1894, quando ainda existia o Império Austro-Húngaro. Roth escreveu em 1932 uma obra-prima - A Marcha de Radetzky - publicada em Portugal há três meses na Nova Vega. É uma saga familiar que acompanha três gerações de homens do mundo de Francisco José até ao colapso do império.

Desta obra diz o amigo Stefan Zweig, como ele judeu errante, que "era um livro de despedida, melancólico e profético, como sempre são os livros dos verdadeiros poetas". Num texto deste escritor, usado na edição portuguesa à maneira de prefácio, lê-se: "No mais pequeno dos seus atos, nas suas afirmações, nos seus escritos, sentia-se uma bondade irresistível e inesquecível, a grandiosa tendência russa para se prodigalizar sem medida."

Não posso aqui explicar a Marcha de Radetzky, a música marcial que Johann Strauss compôs em homenagem ao vencedor da batalha de Custoza. A escolha deste tema, que vai surgindo ao longo do livro, tem múltiplos significados, por nascer da primeira revolta dos "italianos", isto é, da cidade de Milão, apoiada pelo rei da Sardenha, contra a ocupação austríaca do império. Tornou-se depois uma espécie de hino da Áustria e é tocada todos os anos no concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmónica de Viena. Como explicar? Não posso usar aqui a partitura, com notas a subir e a descer nas cinco linhas da pauta, e se escrever tararan tararan tararantantan não dá para perceber, acho eu.
As três gerações dos Trotta seguem o declínio fatal do império, um tempo vivido por Roth. Em 1916, ele foi voluntariamente combater na frente na Grande Guerra, e isso deu-lhe um conhecimento profundo do mundo militar. Perdeu a nacionalidade de austro-húngaro, nascido na cidade de Lviv, hoje Ucrânia. Voltou a perdê-la, de outra forma, quando viu nascer o nazismo e se radicou em Paris.

Perdeu cedo a mulher, para a esquizofrenia. Joseph já tinha morrido quando ela foi levada para Auschwitz onde foi assassinada. O escritor não chegou a ver a Segunda Guerra, pois morreu a alguns meses do início formal do conflito, mas pressentiu o que ia acontecer e sofreu profundamente. Foi um sofrimento pessoal, porque os livros foram queimados e o seu nome riscado, mas o que mais o transtornou, segundo Zweig, "foi ver o princípio do Mal, o ódio, a violência, a mentira, ver o Anticristo, segundo as suas palavras, triunfar no mundo".

Ainda não li o livro todo, porque vou ter pena de arrumá-lo na estante. Tenho onze páginas para saborear. Sei que até ao fim vou encontrar uma impiedosa ironia neste retrato psicológico de um império que já deixou de existir mas ainda assobia para o lado, divertindo-se em casinos improvisados, festas e valsas, jogos militares caóticos, protocolos imperiais, enquanto as revoltas, as greves e os nacionalismos sobem de tom.

Talvez seja sempre assim, a irresponsabilidade festiva antes do colapso. E a melancolia amargurada dos que veem no presente os sinais do futuro.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
19/07/18

.
.


1612.UNIÃO



EUROPEIA





VIII-A BÍBLIA PROÍBIDA

2-Profecias finais 



FONTE: 
1-HISTORY
2-Universo do Documentário


...
.
ITEMS a NÃO COMPRAR
na Wish.com!(FRAUDE)



FONTE:  Nuno Agonia

.
.

Céline Dion

Alone


.
.
I-Isto é Impossível?!
5.Controlo da Mente



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
LIBÉRIA
Um legado de paz


FONTE: ONU Brasil

.
.
MUNDIAL 2018
Fãs e assédio: o outro lado da festa



FONTE: euronews

.
.

O PROLETÁRIO



FONTE: Mxyzptlk

.
.
O açúcar escondido
 no que comemos 

Sabe bem, não sabe? Aliás, sabe mesmo muito bem. É doce e as papilas gustativas ficam tão contentes quando pomos na boca coisas com açúcar. 

É doce, é verdade, mas também é um perigo para a sua saúde. Há até quem lhe chame um veneno. Um doce veneno. Um veneno que se esconde na maioria dos alimentos que consome todos os dias. Por isso, é preciso cuidado. O seu corpo, os seus dentes, o seu coração, e a sua cabeça podem sofrer com doses exageradas de açúcar a circular dentro de si. Nada de exageros. 

Já ouviu falar em diabetes, em tensão arterial elevada que põe o coração aos pulos, em acidentes cardiovasculares? Pois, o açúcar pode causar estes problemas e até complicações mais graves como um enfarte ou um acidente vascular cerebral. O açúcar faz mal aos dentes, provoca cáries, e engorda. 

Para ter uma ideia, quando o açúcar chega ao fígado é convertido em gordura e isso pode trazer complicações para a saúde. O corpo ganha quilos a mais, a obesidade não é nada aconselhável na tua idade, os valores do colesterol podem subir, o que não é nada bom. O açúcar tem um papel importante na alimentação, é verdade, mas não se pode exagerar. E é essencial saber por onde ele anda. 

Quer ver quanto açúcar existe em muitos alimentos que consome com frequência? 

 *Cada cubo tem 4 gramas de açúcar















 



FONTE: "JORNAL DE NOTÍCIAS"


.
.


1676
Senso d'hoje
LEANDRO KARNAL
HISTORIADOR BRASILEIRO
 PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
"A propaganda funciona
como qualquer prostituta



FONTE: Território Conhecimento


.
.

CUIDANDO DE GORILAS ORFÃOS


.
.

BOM DIA


.
.

13-TEATRO
FORA "D'ORAS"
VI-ORGANO DE LUZ
51º Festival Merida



Organo de Luz, concierto dramatizado sobre el mito de Prometeo 
COMPANHIA: La Fura dels Baus (Carlos Padrissa) 
Orquesta de Extremadura (Jesús Amigo)

.