22/04/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

.

.
XIX-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- TANGAS E ENGANOS
1.11 - A valsa do ponto (Ġ)


 
FONTE:  ARTE.tv Documentales.- Libres!

 .

ꁝꏂꂵꄲꋪꋪꄲ꒐꒯ꋬꇙ ꒯ꏂ ꒯ꏂ꒤ꇙ

PASTOR ADÉLIO



FONTE:   Márcio Américo.

.
6-SISTEMA NERVOSO
7.2. MAPA MENTAL
7.2.1- DIVISÕES ANATÓMICAS


(PRÓXIMO SÁBADO COM NOVO TEMA)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑟𝑔𝑒́𝑙𝑖𝑎

FONTE:Nerdologia

RAUL M. BRAGA PIRES

 .




Eid Moubarak

Muito provavelmente hoje será o dia de Eid, de Festa, do fim do mês de Ramadão, terminando assim 30 dias certos de jejum, em nome de Deus. Digo muito provavelmente porque quem manda é a lua e é provável que a Lua Nova não tenha aparecido/sido avistada ontem e isso aconteça esta noite. Na verdade, com toda a tecnologia actual esta questão já não se coloca. No entanto, a Lei Islâmica, com 15 séculos, precaveu-se desde o início destes imprevistos. Apesar de raramente o céu estar nublado na Península Arábica, o que esta lei diz é que em caso de não avistamento da lua, a partir do 30º dia de jejum (sobretudo por via de céu nublado, há mil anos se o céu estivesse limpo em Meca, poderia não estar em Deli, não havendo também forma rápida de o comunicar), "os nublados", ao quarto dia, declarariam o fim do Ramadão, mesmo sem terem avistado a Lua Nova. Seria lógico que assim fosse.

A vida dos muçulmanos, neste capítulo está muito mais facilitada pelas novas tecnologias que "preveem o futuro". Precisamente por isso, os sectores mais radicais do Islão colocam os meteorologistas na categoria de feiticeiros e bruxos! Porquê? Porque fazem uma previsão para o futuro (com base na tecnologia disponível), sem no fim rematarem o "amanhã o céu estará nublado (ou limpo)", com um "se Deus quiser", já que o Criador tudo pode, não estando refém de uma qualquer "adivinhação" projectada pelas criaturas que em tudo dependem Dele. Ou seja, já teve mais lógica esta postura, precisamente quando o céu estava limpo em Meca e não em Deli e a primeira não tinha possibilidade de comunicar com a segunda em tempo útil, como agora.

Novidade a registar neste Ramadão do ano 1444 da Hégira, foi o facto de todos os países magrebinos e árabes terem começado o jejum exactamente no mesmo dia. Não se trata de facto estranho, mas antes um sintoma de certo apaziguamento ideológico no seio de parte da Ummah, a Nação Islâmica. Porquê? Porque o registo ao longo dos últimos anos, por razões políticas, tem marcado uma competição/rivalidade entre a chamada "lua saudita" (dos lugares santos) e as "luas regionais" (politizadas para dividir a Ummah). A Argélia sempre teve como registo nunca começar o jejum no mesmo dia que Marrocos. Depois havia ainda a "lua de Kadhafi", que obrigava os líbios a começarem o jejum num dia também diferente dos de Marrocos e Argélia. Em Espaço Lusófono, Moçambique mantém esta "divisão das luas", graças à proximidade e dependências que várias comunidades de diferentes províncias têm da pujante, organizada e endinheirada África do Sul, mecenas de várias mesquitas/comunidades moçambicanas, forçando-as assim a seguirem a "lua regional sul-africana" e não a "lua saudita".

Estas divisões nesta África mantêm-se, contrariando assim a Sul, o verificado apaziguamento ideológico a norte. Das razões para este apaziguamento, muito provavelmente terão a ver com um efeito positivo junto das populações, a partir do "lastro de pornografia ideológica" deixado pela Al-Qaeda e Estado Islâmico nos últimos anos. Ou seja, as populações perceberam na prática que não era aquilo que queriam para as suas vidas/países, percebendo também que unidos são mais fortes e capazes de combater estas seitas islâmicas que apresentam alternativas a partir de interpretações próprias e erróneas dos textos sagrados. Moçambique, com a guerra em curso em Cabo Delgado, precisamente contra uma destas seitas, ainda não percebeu que esta luta só será completamente ganha, quando unidos rejeitarem estas divisões prosaicas e lunares, promovidas a partir do mimbar, do púlpito, de uma mesquita qualquer!

Votos de Eid Moubarak, Festa Abençoada a todos os muçulmanos, independentemente da lua que seguem. Bem-hajam e percebam o óbvio, por favor

* Politólogo/arabista www.maghreb-machrek.pt

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 21/04/23.

  .

3326.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
GEORGIA MELONI
Seis meses na chefia do governo 
 
da líder do "irmãos de Itália"
 
.

 .
FONTE: euronews
NR: Nenhuma pessoa de direita nos engana seja mulher ou homem, priviligia sempre a desigualdade social com base em falácias religiosas. Deve estar à espera do momento adequado para agir contra os mais fracos.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

౹-രԼવಲ౹൹౹ട੮രട ໓ഠ ॽരടടര໓ഠ

ALƐISƬƐR ƇROƜLƐƳ


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

FONTE:   Alquimia das Artes 

NR: Mais ficção ao sábado para aliviar as tensões oriundas da disparatada "ditadura rosa" e dos castrantes e seculares monoteísmos..

 .

LXXVII -VIDA SELVAGEM
6- A MÃE JAVALI
ÁFRICA PERIGOSA





FONTE:  Wade Puett.
.
Santiago Hassam
Lua


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.

 


200-UM POEMA POR SEMANA
SUPERTRAMP
THE LOGICAL SONG



Há 44 anos, a banda britânica, Supertramp descreveu, de forma precisa e poética, a nossa passagem da infância para a vida adulta e, principalmente, profetizou o que estamos vivenciando hoje, em pleno século XXI.

Interpretado por
SUPERTRAMP


* Bem haja por esta obra prima JVA.

 .

Mɑis ɳσites eɱ ɓɾɑɳcσ ɗσ ʠʋe sσɳɧσs cσɾ-ɗe-ɾσsɑ


FONTE:   Fala Portugal.

 .

𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨𝐯𝐞́𝐫𝐬𝐢𝐚 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐧𝐞𝐠𝐨́𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐦𝐨𝐬𝐜𝐨𝐯𝐨 𝐝𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐨 𝐚𝐜𝐭𝐮𝐚𝐥 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐨 𝐢𝐧𝐠𝐥𝐞̂𝐬


Título original: POLÉMICA por los NEGOCIOS con MOSCÚ de la empresa de la MUJER del MINISTRO de FINANZAS inglés

O chanceler britânico do Tesouro, Rishi Sunak, foi questionado sobre a situação fiscal de sua esposa, Akshata Murthy. Murthy não tem domicílio no Reino Unido, pelo que beneficia de excessos fiscais. 

Murthy escolheu residir na Índia, evitando impostos no Reino Unido sobre os dividendos que recebe de sua participação na empresa de seu pai, o bilionário Narayana Murthy. A porta-voz de Murthy negou essas alegações, dizendo que Murthy paga seus impostos devidos e acrescentando que “ela é cidadã da Índia, o país de seu nascimento e a casa de seus pais. 

A Índia não permite que seus cidadãos tenham cidadania de outro país simultaneamente. Portanto, sob a lei do Reino Unido, é considerado não domiciliado para fins fiscais do Reino Unido."

FONTE:  RTVE Noticias- 07/04/22

NR: Certamente todos perceberam que o ministro das Finanças do Reino Unido em Abril de 2022 é o actual primeiro ministro, com a mesma mulher e com os negócios continuados com putin, amigo do primeiro ministro da Índia país onde Akshata Murthy é cidadã. Genial e democrático..

 .

59-ADEGA SUPERIOR

VINHO ARTESANAL

13-A vinificação Integral


14-Engarrafamento




* RICARDO e MONIQUE dois excelentes explicadores

FONTE:   Vinho de Porão..

 .

 JOSÉ PACHECO PEREIRA

As ɑcusɑçσ̃es siƞistɾɑs ɗe Lulɑ ɗɑ Silνɑ ʄɑzeɱ cσɱ que ƞɑ̃σ pσssɑ seɾ ɾecebiɗσ seɱ pɾσtestσ ƞσ 25 ɗe Abɾil


 

 FONTE:.

 .


3406
Senso d'hoje
NUNO MARKL
HUMORISTA, LOCUTOR
APRESENTADOR DE TV
ESCRITOR E ARGUMENTISTA
ENTREVISTA
CATARINA MARTINS
LÍDER DEMISSIONÁRIA DO
BLOCO DE ESQUERDA
PODCAST #CONTRA REGRA#
Como é que o homem que 
mordeu o cão acaba a defender 
os direitos dos animais?
 


FONTE:  Contra Regra.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA

.