10/02/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .

 .

ᒐᙀⱿꙆᗣ ᙏᗣᖇƮᙃᗣⱿ
Nem o céu é limite


 
Título original: BOTÃO DOURADO DO JÚRI PARA A LUZIA MARTDAZ! 



FONTE:  Got Talent Portugal- 09/012/25

 .

AOS VISITADORES

Recebemos várias comunicações de que as postagens vídeos inseridas hoje no blogue não abriam.
Fomos verificar e relatamos o que está a acontecer:
No Firefox não abrem até às 17h00, no Google não abrem até às 14h00.
Este precalço não é da nossa responsabilidade é da entidade global gestora, mas apresentamos as nossas desculpas pelo insólito.

A REDACÇÃO

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/521
FUNÇÃO MODULAR
MÓDULO DUM NÚMERO REAL

Definição Geométrica e Algébrica
Aula 1 de 5




* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.



LXXXIII-MEGA MÁQUINAS
6- HX81 ELEFANTE

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:WELT Documentación

LUÍS TAVARES BRAVO

 .



Quem mais pode ser
a fábrica do mundo?

A China é, desde há várias décadas, a chamada fábrica do mundo. E este é um fator geopolítico preponderante que tem levantado inclusivamente alertas sobre a excessiva dependência do ocidente do gigante asiático, e sobre o que poderia acontecer se esta cadeia sucumbisse por alguma razão, e qual o impacto sistémico que poderia ter sobre a economia mundial. Hoje, muita da narrativa política norte americana passa por trazer a produção para casa. Diversificar da dependência chinesa, e em certa medida evitar que esta se transforme de forma efetiva em mais do que a maior fábrica do mundo, mas também na maior potência tecnológica e industrial, superando os Estados Unidos. E, numa primeira frente, procuram-se alternativas, para evitar a excessiva dependência. Mas estas são poucas e limitadas para os novos desafios industriais.

Numa primeira reflexão, é preciso dizer que o caminho do sucesso não foi trilhado de forma rápida, nem fácil. Levou várias gerações até que a China se transformasse no que é hoje. E investimento sério e coordenado – onde também a mão de ferro de um regime, que nunca transitou para uma democracia, ajudou a criar. Durante anos, o país criou desta forma o ecossistema de produção ideal próspero que incluía infraestruturas fiáveis, fornecimento eficiente e acesso a financiamento.

Em segundo lugar, para além do tempo que investiu a construir este ecossistema, o gigante asiático é também um dos poucos países que também é rico em recursos naturais essenciais. A conjugação destes fatores ajudou as empresas a subir na cadeia de valor, desde a produção de roupas e brinquedos até telemóveis e veículos elétricos. A China concebeu as suas redes de produção para aproveitar ao máximo a sua força de trabalho. Ou seja, o que inicialmente começou por ser visto como um país de grande e mão-de-obra acessível, transformou-se num mercado apetecível, e capaz de produzir com qualidade também para fora de portas. Afinal, a mão-de-obra de baixo custo é abundante em muitas partes do mundo, desde África até à América do Sul – mas estas têm falhado em tornarem-se centros de produção, e dificilmente serão capazes de o fazer no curto prazo.

Por fim, e em face da polarização comercial, dos receios causados durante a pandemia, e aumento significativo das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos – as quais a Europa provavelmente acabará por acompanhar – os países e as grandes economias estão cada vez mais a adotar uma estratégia de diversificação. A chamada estratégia de “China mais um” está a conquistar adeptos, mas é muito complexa de materializar no curto prazo. No entanto, países como Índia ou México estão na primeira linha para o papel de diversificação das principais economias ocidentais, mas mais por questões de proximidade geopolítica, do que de economia e infraestrutura, onde claramente estão ainda a uma larga distância de poder substituir a China no papel de fábrica do mundo. No entanto, e como os desenvolvimentos dos anos recentes demonstram relativamente à Rússia, ficar em situação de elevada dependência de uma só nação constitui uma fragilidade. É preciso começar. Afinal, seja no mundo dos ativos financeiros ou na geopolítica, a diversificação é a chave principal de uma gestão equilibrada.

* Economista, e Presidente do Internacional Affairs Network

 .

 

3966.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
ELEIÇÕES
Scholz diz que a UE pode agir
"numa hora" se trump impuser
direitos aduaneiros ao bloco



FONTE:   Euronews- 10/02/25
 

NR: Agora que trump abriu ontem um balcão místico na sala oval para apear "jc" da paternidade divina em proveito próprio, é bom que os dirigentes europeus falem grosso já, senão vão passar a piar fininho até ao fim do mandato

 .

41. Viagens Maravilhosas
de Comboio
41.1- UZBEQUISTÃO
De Samarcanda a Tashkent


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 

 
 FONTE: Voyages du bout du monde..
.
Filipe Maia
Todo o tempo do mundo


.
.
 
Portugal bem português

XXIX-O FUTURO DO PAÍS
5- A REVOLUÇÃO DA ENERGIA LIMPA


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

FONTE:  ffmspt



** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



AMÉRICA
A Sαɢα doѕ EUA
5.7-Gυerrα Cιvιl


FONTE:Diego Bolsoni
.
As Aventuras de
Richard Rasmussen

A TARTARUGA DE COURO


Richard Rasmussen
.

 

VIANA DO CASTELO
(ANTIGA VIANA
DA FOZ DO LIMA)
IGREJA E HOSPITAL DA MISERICÓRDIA
JÓIA DO BARROCO 
GRANDE IMPORTÂNCIA
NA PRESTAÇÃO DE
CUIDADOS DE SAUDE
PROJECTO ARQUITECTÓNICO
DE JOÃO JÁCOME LUNA
CONSTRUIDA NO SÉCULO XVI
ÓRGÃO DE TUBOS FEITO POR
 LOURENÇO DA CONCEIÇÃO
Classificado como
Monumento Nacional desde 1910
𝔓𝔬𝔯𝔱𝔲𝔤𝔞𝔩 𝔅𝔬𝔫𝔦𝔱𝔬-035


* Filmado, editado, narrado e escrito por Carlos de Figueiredo.


FONTE:  À Descoberta de Portugal-Um site que é um exemplo de rigor e sobriedade

 .

𐌅𐌀Ⴭ𐌄ᛖ 𐌃𐌏𐌔 ꓦ𐌄𐌋ዞ𐌏𐌔
Ⳙᛖ 𐌔Ⳙ𐌁 𐌓ᚱ𐌏𐌃Ⳙ𐌕𐌏
MISERÁVEIS 
 

 
Título original: Lares fiscalizados sem condições para estarem abertos
 

FONTE:  Fala Portugal - 07/02/25


NR: O velho é um ser humano não pode ser uma mercadoria, não importa o percurso que teve, quando se chega a velho o resto da vida tem de ter sol. Os miseráveis que encafuam velhos em currais que parecem casas deviam viver algemados para sempre. Os familiares miseráveis que concordam com este fim de vida para os seus velhos também.
Em Portugal há lares muito bons, não são precisos outros.
.
VULCÃO SUBMARINO HAVAÍ/2


UNIVERSO TERRA
.

 .

ᚱⳘ𐌆 ᚱ𐌏𐌂ዞ𐌀

 .


4066
Senso d'hoje
BÁRBARA BRANCO
ACTRIZ PORTUGUESA
TEATRO, TV E CINEMA
#EM 40 MINUTOS#
Só agora é que estou 
a encontrar a liberdade
 a fazer o que faço




* Entrevista conduzida por JOÃO COSTA E SILVA 

FONTE:  Observador-09/02/25
.

Rollie Brincando



.
.

BOM DIA


.