28/06/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

65-Futurando

.

65-FUTURANDO
Segurança alimentar para além da pandemia:
O papel fundamental dos insectos


01:12 A importância dos insectos no cultivo de plantas alimentícias. Muitas frutas e legumes ricos em nutrientes só se reproduzem graças à ajuda dos polinizadores. As abelhas são as mais conhecidas por esse trabalho, mas muitos outros insectos são imprescindíveis. O problema é que a monocultura e o uso de agro-tóxicos prejudicam esses animais.

04:27 No Marrocos, insectos ajudam a elevar o rendimento de colheitas, proporcionando mais lucros e reduzindo o uso de produtos químicos no campo. Além do cultivo principal, outras plantas são adicionadas para atrair insectos polinizadores. Trata-se de um método simples chamado FAP, sigla em inglês para Agricultura com Polinizadores Alternativos.

09:46 Conheça o Polarstern, um navio de pesquisa preso no meio de geleiras do Árctico. Os cientistas a bordo se aventuram para reunir dados sobre a região, uma das mais afectadas pelas mudanças climáticas. Com equipamentos e estações de medição, eles monitorizam 100 parâmetros continuamente para ajudar a prever o futuro do local.

15:00 Saiba por que Plutão não é mais considerado um planeta. Conheça os critérios definidos pela União Astronómica Internacional que fizeram com que Plutão fosse rebaixado para a categoria de planeta anão em 2006. A decisão é polémica e divide opiniões.

18:01 Com muitas pessoas utilizando a internet com mais frequência e maior intensidade, será que a infraestrutura para oferecer o serviço vai dar conta? Kalinka Castelo Branco, professora e cientista do departamento de Sistemas de Computação da USP, fala sobre esse tema.


FONTE: DW Brasil

.
.
5-MINIMALISMO
Um documentário sobre as coisas importantes



FONTE:  Felipe Cordeiro

.
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
𝔸 𝕟𝕒𝕥𝕦𝕣𝕖𝕫𝕒 𝕥𝕖𝕞 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕥𝕦𝕕𝕠 𝕠 𝕤𝕖𝕦 𝕠𝕓𝕛𝕖𝕔𝕥𝕚𝕧𝕠 


.
.
Fantasia Disney

Sinfonía No. 6 en Fa mayor opus 68
"Pastoral" Part 2


Ludwig van Beethoven

..
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
"𝔼𝕦 𝕤𝕠𝕦 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖𝕦 𝕗𝕒𝕔̧𝕠 𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖𝕦 𝕕𝕚𝕘𝕠" 


.
.
Joaquim Alves Gaspar

Seria a Terra redonda em 1500


É oficial da Armada, licenciado em Ciências Militares Navais, especialista em navegação marítima, engenheiro hidrógrafo, Master of Science em Oceanografia Física e pós-graduado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. 
Prestou serviço no Instituto Hidrográfico e foi professor da Escola Naval, onde leccionou Navegação, Meteorologia Náutica, Oceanografia e Hidrografia. 
É ainda membro da Secção de Geografia Matemática e Cartografia, da Sociedade de Geografia de Lisboa, e da Comissão Digital Technologies in Cartographic Heritage, da Associação Cartográfica Internacional.
.
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
𝔸 𝕕𝕦́𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕖́ 𝕠 𝕡𝕣𝕚𝕟𝕔𝕚́𝕡𝕚𝕠 𝕕𝕒 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕕𝕠𝕣𝕚𝕒 



PAULO CARMONA

.







Com papas e bolos…

Temos a alegria da bola na zona dos infetados, mas não há data certa para o início das aulas, muito menos começarem mais cedo com um plano de recuperação, não se conhecem critérios de desdobramento de turmas, se é tudo presencial, nada.

A FRASE...

"Macron dá luz verde ao desconfinamento total e anuncia plano para a economia."
Jornal de Negócios, 22 de junho de 2020

A ANÁLISE...

No 3.º aniversário dos incêndios e mortes em Pedrógão Grande, tivemos uma grande cerimónia de anúncio formal da final da Champions em Lisboa. Não foi para anunciar um grande investimento criador de riqueza, um novo hospital há muito prometido ou o desconfinamento total e o regresso a uma vida normalizada, mas cautelosa, como anunciou o Presidente Macron em França, sozinho. Nem para mostrar que Pedrógão, o pinhal de Leiria ou o interior do país estão muito diferentes e mais resistentes a um incêndio, conforme prometido pelo PM, porque isso não acontece, está tudo igual.

É uma medida do país que temos, quando o Estado, através das suas mais altas individualidades, fica extasiado e feliz com um evento que junta 8 equipas em 7 jogos, sem público, sem efeito real na economia via turismo. Porque se tiverem público, duas semanas depois dum campeonato nacional jogado em estádios desertos, com problemas crescentes de contágio em Lisboa, andam a gozar com o pagode. Diz o Presidente que é uma divulgação extraordinária da cidade de Lisboa e isso justifica a pompa e a alegria… na pequenez.

Temos a alegria da bola na zona dos infetados, mas não há data certa para o início das aulas, muito menos começarem mais cedo com um plano de recuperação, não se conhecem critérios de desdobramento de turmas, se é tudo presencial, nada. Apenas promessas de computadores para o online e que ficarão por aí, promessas. As escolas privadas que conheço têm plano de recuperação, começam mais cedo e preocupam-se com os alunos, mas apenas em benefício de quem tem dinheiro para as pagar. O elevador social da educação em Portugal apenas desce.

Na saúde pública, como o SNS não dá para tudo, fecha quase em exclusivo para a covid-19. O fantasma de Pedrógão na saúde, com visões de pessoas infetadas a morrer por falta de assistência, secundarizou as outras doenças. Assim, em três meses foram adiadas 1,4 milhões de consultas médicas, 51 mil cirurgias, das quais 2.500 de doentes com cancro que já estavam em listas de espera, isto para os mais pobres da nossa sociedade que não têm ADSE ou seguros de saúde. O Estado contratualizar com privados minorar o sofrimento dos pobres? Nem pensar, dirá o Bloco. Aguentem! A ideologia fala mais alto.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
25/06/20
.

.


2314.UNIÃO



EUROPEIA



.
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
𝕊𝕖𝕟𝕥𝕚𝕣 𝕡𝕣𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕟𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕗𝕒𝕫  
 𝕥𝕠𝕣𝕟𝕒 𝕠 𝕥𝕣𝕒𝕓𝕒𝕝𝕙𝕠 𝕡𝕖𝕣𝕗𝕖𝕚𝕥𝕠


.
.
I-Ciência vs terrorismo
2-Bioterrorismo




FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XLVI-VISITA GUIADA

Casa de Serralves/1

PORTO - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
𝕆 𝕤𝕖𝕘𝕣𝕖𝕕𝕠 𝕕𝕠 𝕤𝕦𝕔𝕖𝕤𝕤𝕠 𝕖́ 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕣  
 𝕒𝕝𝕘𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕤𝕒𝕓𝕖


.
.

Luciano Pavarotti

Nessun Dorma


Giacomo Puccini

.
..
𝐴𝑅𝐼𝑆𝑇𝑂𝑇𝐸́𝐿𝐼𝐶𝐴𝑆
𝔸 𝕔𝕦𝕝𝕥𝕦𝕣𝕒 𝕖́ 𝕠 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣 𝕔𝕠𝕟𝕗𝕠𝕣𝕥𝕠 
 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒 𝕧𝕖𝕝𝕙𝕚𝕔𝕖



.

9.3- Maria Homem / Contardo Calligaris

.
9-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
9.3- 𝓖𝓮́𝓷𝓮𝓻𝓸, 𝓼𝓮𝔁𝓾𝓪𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮, 
   𝓶𝓪𝓽𝓮𝓻𝓷𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓮 𝓯𝓮𝓶𝓲𝓷𝓲𝓼𝓶𝓸
Maria Homem
Contardo Calligaris



* Ao longo da história, a mulher sofre discriminações de diversas ordens: na questão profissional, salarial, sexual, amorosa, familiar, vida pública e privada. Mas de onde vem esta cultura que coloca a mulher sempre em segundo plano? 

Temas como o feminismo, sexualidade e discussões sobre gênero surgem hoje com força, causando polémica e fazendo-se presentes nas redes sociais, nas ruas e nos divãs. Um olhar da psicanálise ajuda-nos a compreender o que perturba e está por trás desse incómodo.

FONTE:  Café Filosófico CPFL

.
.
14-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆

𝐺𝑒𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑚 𝑐𝑟𝑖𝑠𝑒 𝑒𝑚𝑜𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙



FONTE:Dra Luciana Herrero

.
.
Trabalhadores do sexo querem 
voltar ao activo em Amesterdão



FONTE:   euronews
.
.
Gangues rivais e zonas interditas. Macacos 
tomaram conta de uma cidade tailandesa



FONTE:  Observador
.
.

Quiche de Cogumelos e Espinafres



  Momentos Doces e Salgados
.
.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODO


.

2381 - DÁRIO GUERREIRO



2381
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO
HUMORISTA
BLOGGER
MÚSICA PIMBA-COMO ASSIM?



FONTE:  Môce dum Cabréste
.
.

NOTÍCIA ANIMAL

GIRAFA BRANCA, CERVO-RATO
LOBO GOT e ARRAIA ROSA


  ANIMAL TV


.
.

BOM DOMINGO


..

98-CINEMA FORA "D'ORAS"



98-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼 -ⲂⲆⲊⲦⲆ




Sιɴopѕe:

Slım é umα dedıcαdα gαrçonete que tem suα vıdα trαnsformαdα por completo αpós se cαsαr com Mıtch, um empresάrıo mılıonάrıo. Elα deıxα o trαbαlho e se αdequα α umα trαnquılα vıdα com αs posses do mαrıdo.
Entretαnto, logo Slım percebe que seu mαrıdo nα̃o tem nαdα de perfeıto, αbusαndo delα cαdα vez mαıs. 
Cαnsαdα, Slım decıde ır emborα, juntαmente com Grαcıe, suα fılhα de 5 αnos, pαrα um lugαr onde possα recomeçαr suα vıdα. 
Porém, Mıtch pαrte em suα buscα e voltα α αmeαçά-lα, fαzendo com que Slım tenhα que se prepαrαr fı́sıcα e mentαlmente pαrα confrontά-lo e pôr um fım nαs αmeαçαs.

Eleɴco:


Jennıfer Lopez.....Slım

Bıllч Cαmpbell.....Mıtch Hıller

Julıette Leɯıs.....Gınnч

Dαn Futtermαn......Joe

Tessα Allen........Grαcıe



FONTE:Eu sou o Brandão