06/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
.
XIX-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- TANGAS E ENGANOS
1.13 - NO SEX!
 .




FONTE:  ARTE.tv Documentales.- Libres!
.

11-SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO
18- CLÍNICA CONJUGADA
18.8.2- ANATOMIA PALPATÓRIA
A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO
O SEU GUIA DESDE A ANATOMIA 
TEÓRICA ATÉ À PRÁTICA
 
 
(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

𝐶𝑟𝑖𝑝𝑡𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎

FONTE:Nerdologia

EDUARDO BARROSO

 .




Respeitar os doentes,
sempre

Primeiro, não fazer mal..."

(Atribuído a Hipócrates, 460 aC.)

Num interessante livro, que na tradução portuguesa, tem o título Não faças mal, Henry Marsh, um grande neurocirurgião inglês, faz uma reflexão sobre os erros, a culpa e o lado humano da medicina. Talvez demasiado auto-crítico, e até demasiado pessimista, começando logo com uma citação de René Leriche, retirada da obra La philosophie de la chirurgie de 1951 que passo a transcrever: "Todos os cirurgiões trazem dentro de si um pequeno cemitério aonde vão rezar, de tempos a tempos -- um local de amargura e remorsos, onde têm de encontrar uma explicação para as suas falhas". Percebo no entanto a razão que o levou a escrever este magnifico livro, que Ian McEwan, grande escritor britânico, classificou de assombroso e o The Independent "uma visão fascinante sobre o que é desempenhar o papel de Deus". Para alguém como ele, que sabe melhor do que ninguém que salvou, ou melhorou milhares de vidas, fazer uma reflexão onde se concentra sobretudo sobre aquelas em que não o conseguiu fazer, corresponde a uma necessidade imperiosa de ajustar contas com a vida. De ficar bem com a sua consciência. Como eu o percebo. Eu faço parte daqueles cirurgiões que trago dentro de mim um pequeno cemitério, onde vou rezar de tempos a tempos, e tento encontrar uma explicação para as minhas falhas. Nem sempre um efeito adverso que na sua forma mais grave pode resultar na morte de um doente, resulta de erros ou falhas, mas não deixam de ser um local de amargura e remorsos, como diz René Leriche.

A primeira preocupação de qualquer médico é não fazer mal, o que para os cirurgiões tem um significado ainda maior. Nós, cirurgiões, que para podermos ser úteis e eficazes, temos sempre de começar por agredir. E a pior coisa que podemos fazer é agredir sabendo que não havia indicação para o fazer, operar sabendo que não havia indicação, ou pior ainda, sabendo, ou tendo dúvidas, que não tínhamos competência para o fazer. Destas duas horríveis situações, que revelam um total desrespeito pelos doentes, tenho a consciência completamente tranquila. Posso ter-me enganado com uma indicação que pensava correta mas que acabou por não se confirmar, mas NUNCA operei ou propus operar nenhum doente, em que soubesse à partida não haver indicação. E sempre fui muito crítico em relação às minhas competências específicas, NUNCA me propus fazer uma operação onde sequer suspeitasse não ser competente. Quando fiz a minha primeira transplantação hepática na vida, estava completamente convencido que me tinha preparado intensamente para isso, mas não deixou de ser um enorme risco para o doente.

Mesmo estando preparado para fazer determinadas intervenções, mesmo tendo corrido tudo bem e não se ter cometido qualquer erro, as complicações acontecem, e os doentes sofrem e podem até morrer. E é difícil viver com isso, a vida profissional de Henry Marsh é a prova disso.

Por isso sou um defensor acérrimo dos Centros de Referência, onde podemos à partida, tentar garantir as melhores condições para podermos vencer certas batalhas, certas doenças muito graves. Com isso garantimos sempre sucessos? Garantimos não haver nunca complicações? Impossível, garantimos apenas total respeito pelos nossos doentes, e isso, acreditem meus caros leitores, faz-nos poder adormecer com a consciência tranquila, às vezes, no meu caso, com a ajuda de um comprimido e com as lágrimas nos olhos.

Sei que tive falhas, estive longe de ser infalível, encontrei eu sempre uma explicação para as minhas falhas? Vou seguir o exemplo de Henry Marsh, talvez em Outubro possa contar-vos, com total transparência, um trajecto de vida enquanto médico cirurgião. Não vou ser masoquista, reportar apenas eventuais falhas ou inêxitos, e esconder-vos as coisas boas, felizmente em muito maior número, mas espero que desse trajecto ressalte sempre, mas sempre, o enorme respeito, a enorme consideração que tive pelos meus doentes.

* Médico cirurgião

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 06/05/23.

.



3340.UNIÃO


EUROPEIA


Remus Li-Kuo Chen
Representante de Taiwan para a UE 
"É uma questão de vida ou de
morte para o nosso povo" 


 

FONTE:   euronews - 05/05/23
 
NR: Dramática a vida daquele povo insular. O "ping" está à espreita.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

 

3-രԼવಲ౹൹౹ട੮രട ໓ഠ ॽരടടര໓ഠ

ƇARL JUƝƓ
O Alquimista que transcendeu
a Psicologia


(CONCLUI HOJE)

FONTE:   Alquimia das Artes 

NR: Mais ficção ao sábado para aliviar as tensões oriundas da disparatada "ditadura rosa" e dos castrantes e seculares monoteísmos..

 .

LXXVIII -VIDA SELVAGEM
1- ÚLTIMOS PRIMATAS
MEXICANOS
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS




FONTE:   Documentales Paleotube
.
Laura Rodrigues
People Help the People


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.

202-UM POEMA POR SEMANA
ALICE
NETO DE SOUSA
MARÇO


Interpretado por
Alice Neto de Sousa


FONTE:   50anos25abril

 ..

 5U!C!́D!0 P3RF3!70

 5373 4N05 P4R4 3V!74R D35457R3 C1!M4́7!C0


 FONTE:   Portugal no Ar..

 .

𝗦𝗘 𝗘𝗠 𝗩𝗘𝗭 𝗗𝗘 𝗣𝗔𝗡𝗧𝗨𝗙𝗔𝗦 𝗔𝗡𝗗𝗔𝗦𝗦𝗘𝗠 𝗗𝗘 𝗧𝗔𝗠𝗔𝗡𝗖𝗢𝗦 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗙𝗔𝗥𝗧𝗔 𝗘𝗥𝗔 𝗔 𝗩𝗜𝗟𝗔𝗡𝗔𝗚𝗘𝗠

Operação Viajar sem Pressa 11 mortos



FONTE:   Fala Portugal .

.
60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ ŦєггคzⱿ

1- O VINHO NA ÉPOCA DE JESUS





FONTE:   Vinhos de Bicicleta.

 .

JOÃO FALCATO SIMÕES DEPUTADO CADEIRANTE 2016

Esᴛʀᴇɪᴀ ᴅᴀ ᴘʟᴀᴛᴀғᴏʀᴍᴀ ᴇʟᴇᴠᴀᴛᴏ́ʀɪᴀ ɴᴀ ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

PRESIDENTE EDUARDO FERRO RODRIGUES MINISTRO DO PLANEAMENTO E INFRAESTRURAS PEDRO MARQUES


* NR: Isto parece uma peça informativa gisada no covil da extrema direita e que agora no rodapé os lideres vociferariam contra o PS, a Geringonça porque à extrema direita interessa ser boatifundiária.

Mas não, o vídeo é real, a plataforma funcionou bem mas a cadeira não estava travada, é como não usar cinto nos automóveis e bater com a armação no parabrisas. Criámos um 'frisson' para alegrar o seu sábado. E sugerir-lhe que não dê crédito ao boato..


3420
Senso d'hoje
JOSÉ VIEIRA DA SILVA
DIRIGENTE NACIONAL DO P.S.
EX-MINISTRO DO TRABALHO
MARIA LOPES,
SUSANA
MADUREIRA MARTINS
ENTREVISTAM PARA
PÚBLICO E RENASCENÇA
RECADO A MARCELO 
Dissolução “não é assunto de
 política corrente; é excepção”







* Programa "HORA DA VERDADE

FONTE:  PÚBLICO - 04/05/23..
.

A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.
.

BOM DIA


.