12/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

PREVENINDO A DOENÇA DO ALEMÃO 

.

 

XLIII-OS RIOS E A VIDA
3- O MOLDAVA
O rio de Ouro
Selva da Bohemia



(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

PAOLA ESTEFANIA
Full Show
MIAMI-USA
2023.

FONTE: Marco Castro.

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

8-รคย́๔є


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)


Todo mundo sabe que praticar exercícios, alimentar-se bem e fazer exames regularmente é bom para a saúde. O que pouca gente sabe é que a matemática é uma das principais disciplinas por trás das ciências ligadas à saúde. O professor Leo Akio conversa com o cardiologista Evandro Tinoco e com o professor de educação física Anderson Ribeiro para investigar os padrões e as unidades de medida usadas para avaliar a saúde humana. E aproveita para fazer seus exames e garantir que está tudo em ordem..


FONTE:   Prof. Leo Akio.

VIRIATO SOROMENHO MARQUES

 .




Motins no jardim europeu 

Os motins em França só nos próximos anos poderão ser claramente compreendidos. A resposta incendiou-se nas ruas, depois do assassinato de um jovem de ascendência magrebina, num controlo policial, evocando o episódio que levou às 19 noites de violência, no outono de 2005, quando a convulsão se espalhou da periferia de Paris a outras cidades gaulesas. Mas o protesto violento não é exclusivo de jovens de minorias étnicas, como é demonstrado pelas cenas de pilhagem iniciadas pelos coletes amarelos" (gilets jaunes) contra a carestia dos combustíveis, no final de 2018, ou, mais recentemente, no descontentamento, nem sempre cordato, contra o protelar na idade da reforma. Agora, todavia, a destruição foi muito mais extensa. Dos carros, às lojas, escolas, bibliotecas, câmaras, nada escapou à fúria de manifestantes, ainda mais jovens do que os de 2005. Mas, talvez a maior diferença consista em perceber que a pulsão da vingança cega parece ter subjugado o desejo de justiça. Aparentemente, e não apenas em França, os obstáculos de uma realidade dolorosa e imperfeita aparecem como intransponíveis. A descrença na possibilidade de uma política transformadora incendeia ainda mais a guerra social de baixa intensidade em que o país parece ter mergulhado.

Tudo o que acontece em França nunca fica apenas em França. Estas revoltas ocorrem na fase mais sombria da "construção europeia" (talvez seja mais rigoroso falar em "desconstrução"). Depois da pandemia, a liderança da UE e da maioria dos governos nacionais errou completamente na resposta ao desafio decisivo representado pela invasão russa da Ucrânia. Os mesmos líderes europeus que deixaram acumular a tempestade crescente a leste, sobretudo depois de 2014, aceitaram sem pestanejar o papel de meros escudeiros da confessada estratégia americana, que visa aproveitar o sacrifício do povo ucraniano para sangrar a Rússia. Todo o esforço de décadas para construir uma personalidade europeia própria, diversa dos EUA, foi deitado por terra aos olhos do Sul Global. O Presidente Macron, da herança gaullista apenas conservou o narcisismo presidencialista. Esqueceu o legado da história francesa que, desde a derrota frente à Prússia em 1870, estabeleceu uma interdependência entre a "grandeza da França" e as fronteiras de "uma Europa do Atlântico aos Urais". As bandeiras identitárias europeias estão caídas no pântano do presente. O estado social está em recuo. O pacto ecológico foi uma das vítimas da estupidez das sanções, que visando Moscovo, acabaram por matar a "transição energética". Com ou sem inflação, o que aparece adiante é o empobrecimento estrutural dos europeus. A novidade política da União consiste em transferir verbas astronómicas dos contribuintes europeus para o complexo militar-industrial dos EUA... A Alemanha, o país mais humilhado desde que a guerra começou, não pode substituir facilmente o súbito défice energético que sofreu, nem os mercados que se encolhem. A recessão germânica significará menos orçamento europeu, e uma locomotiva avariada para o conjunto europeu. A UE, para citar o patético Josep Borrell, é um jardim, mas de promessas murchas, sobrevivendo num niilismo sem memória e vazio de futuro. Sem uma Europa capaz de ser rosto de esperança, até o desespero parece credível. É cada vez mais provável que a extrema-direita nacionalista -- empurrada mais pela física do que pela política -- acabe por franquear as portas do palácio do Eliseu e da chancelaria junto ao Spree.

* Professor universitário

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 08/06/23.

 .



3404.UNIÃO


EUROPEIA

"Lei de Recuperação da Natureza"
Greta Thunberg junta-se
 à polémica sobre a nova lei


Notícias falsas, sonhos utópicos
e o Pai Natal




FONTE:   Euronews - 11/07/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
166-ᴄᴏຕɪɗα ᴘᴏɗє αᴜຕєηᴛαя α ᴄᴏηғɪαηᴄ̧α є αᴘяᴏxɪຕαя ᴘєѕѕᴏαѕ


FONTE:Universo da Psicologia


.
99-HORIZONTES DA MEMÓRIA
99.4-História Concisa Do Brasil


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Fatma Said
Masr Heya Ommi


.

 .

ē¢ ค́fri¢/24

RDC

RIO CONGO

A luta contra a poluição



FONTE:  DW Português para África - Outubro de 2021.

 .

Lσηgενιδαδε 

 Dεsαfισs Σcσησ́mιcσs ε Sσcιαιs/4


FONTE:  ffmspt.

 .

OH COMADRE MARIA BENTA

 O PAÍS ESTÁ MELHOR?

Ƥσятυgυєѕєѕ ѕєм cαραcιɗαɗє ραяα ραgαя яєfєιçσ̃єѕ cσмρƖєтαѕ



FONTE:  Fala Portugal.



O Ƥαίѕ ση∂є мαιѕ Ƈнσνє ησ Mυη∂σ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 

EXPERIMENTE PORTUGAL


 * Ainda ontem ZÉ, noticiaram que a UCRÂNIA só pode entrar para a NATO quando controlar a corrupção. Quererá isto dizer que os governos dos outros países da NATO exercem controlo sobre a corrupção, isto é, gerem-na?.

 .


3487
Senso d'hoje
INÊS AMARAL
PSICÓLOGA CLÍNICA PSICÓLOGA EM EDUCAÇÃO
GRADUADA EM NEUROPSICOLOGIA
ENTREVISTA
ANTÓNIO RAMINHOS
HUMORISTA 
YOU TUBER
#SOMOS TODOS MALUCOS# 
AGORAFOBIA
o medo de não ter saída






FONTE:   António Raminhos -24/05/23.
.

O Banho do Guinea Pig


.
.
BOM DIA

.