23/10/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

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SEXO, POR FAVOR


FONTE:   Cia Dom caixote

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REALEZA BRITÂNICA

ANA DE CLEVES/2


História e Biografia
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CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/114
PRESIDENTE KENNEDY
ESPÍRITO SANTO
BRASIL
Por que china e EUA estão de 
olho nesse porto do Brasil?


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)


 
FONTE:  Urbana-10/09/25

MARIANA ROQUE CAETANO

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EXCELENTE TEXTO


Entre o véu e o silêncio:
reflexões sobre a burca e
a subjugação feminina

𝖵𝗂𝗏𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗇𝗎𝗆 𝗍𝖾𝗆𝗉𝗈 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗂𝗇𝖽𝗂𝗏𝗂𝖽𝗎𝖺𝗅 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝖾𝗇𝗍𝖾𝗇𝖽𝗂𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆 𝗏𝖺𝗅𝗈𝗋 𝖺𝖻𝗌𝗈𝗅𝗎𝗍𝗈. 𝖢𝖺𝖽𝖺 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗍𝖾𝗋 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺 𝖺𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 - 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗈𝗎 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆, 𝖼𝗈𝗆 𝗈𝗎 𝗌𝖾𝗆 𝖼𝗁𝖺𝗉𝖾́𝗎, 𝖼𝗈𝗆 𝗏𝖾́𝗎 𝗈𝗎 𝗌𝖾𝗆 𝖾𝗅𝖾, 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 𝖼𝗈𝖻𝖾𝗋𝗍𝗈 𝗈𝗎 𝖾𝗑𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈. 𝖭𝖾𝗇𝗁𝗎𝗆 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗋 𝖺 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈, 𝗇𝖾𝗆 𝖽𝗂𝗍𝖺𝗋 𝖺 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖽𝖺 𝖽𝖺 𝗉𝖾𝗅𝖾. 𝖠 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺 𝖾́ 𝖾𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝖺, 𝖾 𝗈 𝗏𝖾𝗌𝗍𝗎𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝖾́ 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗎𝗆𝖺 𝗅𝗂𝗇𝗀𝗎𝖺𝗀𝖾𝗆: 𝗋𝖾𝗏𝖾𝗅𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗆𝖾𝗆𝗈́𝗋𝗂𝖺 𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺.

𝖠𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆, 𝗁𝖺́ 𝖾𝗑𝖼𝖾𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗅𝖾𝗀ı́𝗍𝗂𝗆𝖺𝗌. 𝖯𝗈𝗋 𝗋𝖺𝗓𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝖺𝗇𝖼̧𝖺 𝖾 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖾́ 𝖺𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝖾𝗑𝗂𝗀𝗂𝗋 𝗈 𝗋𝗈𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾𝗌𝖼𝗈𝖻𝖾𝗋𝗍𝗈 𝖾𝗆 𝖽𝖾𝗍𝖾𝗋𝗆𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈𝗌 - 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗇𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗋𝗏𝗂𝖼̧𝗈𝗌 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈𝗌 𝗈𝗎 𝗇𝗈 𝖺𝖼𝖾𝗌𝗌𝗈 𝖺 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌. 𝖳𝖺𝗅 𝖾𝗑𝗂𝗀𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖿𝖾𝗋𝖾 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾; 𝗉𝗋𝗈𝗍𝖾𝗀𝖾 𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗏𝗂𝗏𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖾 𝗈 𝗉𝗋𝗂𝗇𝖼ı́𝗉𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝗉𝖺𝗋𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌.

𝖢𝗈𝗇𝗍𝗎𝖽𝗈, 𝗁𝖺́ 𝗌ı́𝗆𝖻𝗈𝗅𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖺̃𝗈 𝗇𝖾𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌. 𝖠 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝖾́ 𝗎𝗆 𝖽𝖾𝗅𝖾𝗌. 𝖭𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝗍𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋: 𝖾́ 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈, 𝗂𝗇𝗏𝗂𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝖺𝗉𝖺𝗀𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈. 𝖤́ 𝗈 𝗉𝖾𝗌𝗈 𝖽𝖾 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈𝗌 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 𝖿𝖾𝗆𝗂𝗇𝗂𝗇𝗈 𝖽𝖾𝗂𝗑𝗈𝗎 𝖽𝖾 𝗅𝗁𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗍𝖾𝗇𝖼𝖾𝗋, 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺𝗇𝖽𝗈-𝗌𝖾 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗋𝗂𝖾𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗂, 𝖽𝗈 𝗂𝗋𝗆𝖺̃𝗈, 𝖽𝗈 𝗆𝖺𝗋𝗂𝖽𝗈 𝗈𝗎 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾. 𝖰𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖽𝖾𝗌𝖺𝗉𝖺𝗋𝖾𝖼𝖾 𝗌𝗈𝖻 𝖺𝗌 𝖽𝗈𝖻𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗇𝗈, 𝖾́ 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖺̀ 𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝖼̧𝖺, 𝖺̀ 𝗉𝖺𝗅𝖺𝗏𝗋𝖺 𝖾 𝖺̀ 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗏𝖺𝗇𝖾𝖼𝖾.

𝖠 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝖾𝗌 𝗉𝖾𝖼̧𝖺 𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗌𝗍𝗎𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝗇𝖾𝗆 𝗎𝗆 𝗆𝖾𝗋𝗈 𝖺𝖽𝖾𝗋𝖾𝖼̧𝗈, 𝗇𝖾𝗆 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆 𝗌𝖾𝗋 𝗅𝗂𝖽𝖺. 𝖤́ 𝖿𝗋𝗈𝗇𝗍𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗋 𝖾 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖾́ 𝖿𝗈𝗋𝖼̧𝖺𝖽𝖺 𝖺 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖽𝖾𝗋. 𝖠 𝗋𝖾𝖿𝗅𝖾𝗑𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖲𝗂𝗆𝗈𝗇𝖾 𝖽𝖾 𝖡𝖾𝖺𝗎𝗏𝗈𝗂𝗋 𝗋𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺 𝖺𝗊𝗎𝗂 𝖼𝗈𝗆 𝖿𝗈𝗋𝖼̧𝖺 𝗋𝖾𝗇𝗈𝗏𝖺𝖽𝖺: "𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗇𝖺𝗌𝖼𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋, 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺-𝗌𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋". 𝖯𝗈𝗋𝖾́𝗆, 𝗇𝖾𝗌𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝗑𝗍𝗈, 𝗈 "𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺𝗋-𝗌𝖾" 𝖾́ 𝗆𝗈𝗅𝖽𝖺𝖽𝗈 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗈𝖻𝖾𝖽𝗂𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖾 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗂𝗇𝗏𝗂𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 - 𝗎𝗆 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 𝖾𝗇𝗌𝗂𝗇𝖺𝖽𝗈, 𝖽𝖾𝗌𝖽𝖾 𝖼𝖾𝖽𝗈, 𝖺 𝗌𝖾𝗋 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈 𝖾 𝗌𝗈𝗆𝖻𝗋𝖺.

𝖣𝗂𝗋-𝗌𝖾-𝖺́ 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝖿𝖾́, 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺. 𝖧𝖺́, 𝖾́ 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝖺𝗅𝗀𝗎𝗆𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗋𝖾𝗂𝗏𝗂𝗇𝖽𝗂𝖼𝖺𝗆 𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗀𝖾𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖾́ 𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺, 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖾𝗆 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝗂𝗇𝗈𝗋𝗂𝖺 𝗌𝗂𝗇𝗀𝖾𝗅𝖺. 𝖠 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾 𝗆𝖺𝗂𝗈𝗋𝗂𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖾: 𝗈𝖻𝖾𝖽𝖾𝖼𝖾. 𝖤 𝖾́ 𝗇𝖾𝗌𝗌𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗈 𝗆𝖾𝖽𝗈 𝖾 𝖺 𝗈𝖻𝖾𝖽𝗂𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖿𝖺𝗓 𝖺 𝗂𝗅𝗎𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾 𝗌𝖾 𝗂𝗇𝗌𝗍𝖺𝗅𝖺 𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗏𝗈𝖼̧𝖺̃𝗈. 𝖧𝖺́ 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺𝗌𝖼𝖾𝗆 𝖽𝗈 𝗆𝖾𝖽𝗈, 𝖾 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝗅𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗆 𝖽𝖺 𝗈𝖻𝖾𝖽𝗂𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺. 𝖧𝖺́ 𝖿𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗇𝖿𝗎𝗇𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 - 𝗍𝖾𝗋𝗋𝖾𝗇𝗈 𝖿𝖾́𝗋𝗍𝗂𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖽𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗆𝖺𝗌𝖼𝗎𝗅𝗂𝗇𝖺. 𝖠 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝗆𝖺𝗍𝖾𝗋𝗂𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺 𝖺 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗇𝗈𝗆𝗂𝖺 𝖿𝖾𝗆𝗂𝗇𝗂𝗇𝖺 𝖽𝖾𝗌𝖽𝖾 𝖺 𝗋𝖺𝗂𝗓, 𝖾𝗌𝖼𝗎𝖽𝖺𝗇𝖽𝗈-𝗌𝖾 𝗇𝗎𝗆𝖺 𝗅𝖾𝗂𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖾𝗇𝗏𝗂𝖾𝗌𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖺 𝗋𝖾𝗅𝗂𝗀𝗂𝖺̃𝗈, 𝗋𝖾𝗍𝗂𝗋𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖺̀ 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗋 𝖿𝗈𝗋𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝗅𝗂𝗆𝗂𝗍𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝗁𝖾 𝗌𝖺̃𝗈 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗌𝗍𝗈𝗌. 𝖥𝖺𝗅𝖺𝗋, 𝗉𝗈𝗂𝗌, 𝖾𝗆 "𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺" 𝗌𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾𝗋 𝖺𝗌 𝖼𝖺𝗆𝖺𝖽𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗇𝖽𝗂𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖾́ 𝗉𝖾𝗋𝗉𝖾𝗍𝗎𝖺𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝗅𝗎𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗀𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖾𝗅𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝖾 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾. 𝖢𝗈𝗆𝗈 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝖺 𝖬𝖺𝗋𝗍𝗁𝖺 𝖭𝗎𝗌𝗌𝖻𝖺𝗎𝗆, 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝗅 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝖿𝗂𝖼𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗈 𝗆𝖾𝖽𝗈 𝖾 𝖺 𝖽𝖾𝗉𝖾𝗇𝖽𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗆𝗈𝗅𝖽𝖺𝗆 𝖺𝗌 𝖽𝖾𝖼𝗂𝗌𝗈̃𝖾𝗌.

𝖧𝖺́, 𝗉𝗈𝗋𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈, 𝗎𝗆𝖺 𝗅𝗂𝗇𝗁𝖺 𝗍𝖾́𝗇𝗎𝖾 - 𝗊𝗎𝖺𝗌𝖾 𝗂𝗆𝗉𝖾𝗋𝖼𝖾𝗍ı́𝗏𝖾𝗅 - 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝖺 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺 𝖾 𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗋𝖺𝗇𝗀𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈. 𝖤́ 𝗇𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗅𝗂𝗇𝗁𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗍𝖺 𝖺 𝗂𝗇𝗊𝗎𝗂𝖾𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈: 𝖺𝗍𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝗇𝗍𝗈 𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝖾́ 𝖾𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖾́ 𝖾 𝖽𝖾𝗏𝗈𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗏𝖾𝗋𝗍𝖾 𝖾𝗆 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗋𝗎𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈?

𝖭𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺 𝖺𝗊𝗎𝗂 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗇𝖽𝖾𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝖾𝗀𝖺 𝗈𝗎 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗅𝖾𝗂𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗏𝖾𝗋𝗌𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅. 𝖳𝗋𝖺𝗍𝖺-𝗌𝖾, 𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌, 𝖽𝖾 𝗈𝗅𝗁𝖺𝗋 𝖽𝖾 𝖿𝗋𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗉𝖾𝖽𝖺𝖼̧𝗈 𝖽𝖾 𝗍𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖽𝖾: 𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 𝖾, 𝖼𝗈𝗆 𝖾𝗅𝖾, 𝖺 𝗏𝗈𝗓, 𝗈 𝗋𝗈𝗌𝗍𝗈, 𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾.

𝖴𝗆𝖺 𝗅𝖾𝗂 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗋𝗈ı́𝖻𝖺 𝗈 𝗎𝗌𝗈 𝖽𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝖾𝗆 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈𝗌 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈𝗌 - 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗃𝖺́ 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼𝖾𝗎 𝖾𝗆 𝗏𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝗉𝖺ı́𝗌𝖾𝗌 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎𝗌 - 𝗇𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗈𝗅𝗏𝖾 𝗈 𝗉𝗋𝗈𝖻𝗅𝖾𝗆𝖺 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖽𝗈. 𝖠 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝗇𝖺𝗌𝖼𝖾 𝖽𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗂𝖻𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗆𝖺𝗌 𝖽𝖺 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗌𝗈𝖼𝗂𝖺𝗅, 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖼𝗂𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖼𝗋ı́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖾 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗂𝗈𝗇𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗍𝗎𝗋𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗎𝗌𝗍𝖾𝗇𝗍𝖺𝗆 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾. 𝖠𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆, 𝖺 𝗅𝖾𝗂 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖾𝗋𝗀𝗎𝖾𝗋-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆 𝗀𝖾𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗂𝗌𝗍𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖺̀ 𝗇𝗈𝗋𝗆𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝖾𝗏𝖺 𝖽𝗂𝗍𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗌𝖾 𝗏𝖾𝗌𝗍𝖾, 𝗆𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖿𝗂𝗇𝗀𝗂𝗋 𝗇𝖾𝗎𝗍𝗋𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝖾𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗎𝗆 𝗌ı́𝗆𝖻𝗈𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈.

𝖧𝖺́ 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝗏𝖾𝗃𝖺 𝗇𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗂𝖻𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝗎𝗆 𝗀𝖾𝗌𝗍𝗈 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝗂𝗍𝖺́𝗋𝗂𝗈, 𝖾𝗑𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗍𝖾𝗋𝗇𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈 𝗈𝖼𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅. 𝖤 𝗁𝖺́, 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝖼𝗍𝗈, 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗋𝖺𝖽𝗈𝗑𝗈 𝗇𝖾𝗌𝗌𝖺 𝗍𝖾𝗇𝗌𝖺̃𝗈: 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝗈𝖻𝗋𝗂𝗀𝖺𝖽𝖺 𝖺 𝗎𝗌𝖺𝗋 𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝖽𝗎𝗉𝗅𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝗎𝗇𝗂𝖽𝖺 - 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗂𝗆𝗉𝗈̃𝖾, 𝖽𝖾𝗉𝗈𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗉𝗋𝗈ı́𝖻𝖾. 𝖠𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆, 𝖾́ 𝗅𝖾𝗀ı́𝗍𝗂𝗆𝗈 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗂𝗈𝗇𝖺𝗋 𝗌𝖾 𝗈 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈, 𝖾𝗆 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖺 𝗍𝗈𝗅𝖾𝗋𝖺̂𝗇𝖼𝗂𝖺, 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗏𝗂𝗈𝗅𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗍𝗈𝗆𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗉𝗈𝗌𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈. 𝖢𝗈𝗆𝗈 𝖺𝖽𝗏𝖾𝗋𝗍𝗂𝗎 𝖭𝗎𝗌𝗌𝖻𝖺𝗎𝗆, 𝖺 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗌𝖺 𝖺𝖼𝗋ı́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖽𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖽𝗂𝗌𝖿𝖺𝗋𝖼̧𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗂𝗇𝗃𝗎𝗌𝗍𝗂𝖼̧𝖺.

𝖮 𝖽𝗂𝗅𝖾𝗆𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗌𝗂𝗌𝗍𝖾: 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗍𝖾𝗀𝖾𝗋 𝗌𝖾𝗆 𝗂𝗇𝗏𝖺𝖽𝗂𝗋, 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗆 𝖼𝖺𝗂𝗋 𝗇𝗈 𝗉𝖺𝗍𝖾𝗋𝗇𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈? 𝖲𝗎𝗌𝖺𝗇 𝖬𝗈𝗅𝗅𝖾𝗋 𝖮𝗄𝗂𝗇 𝗃𝖺́ 𝖺𝗅𝖾𝗋𝗍𝖺𝗏𝖺 𝗊𝗎𝖾, 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖺𝗌 𝗉𝗋𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺𝗂𝗌 𝗌𝗎𝖻𝗈𝗋𝖽𝗂𝗇𝖺𝗆 𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌, 𝗈 𝗆𝗎𝗅𝗍𝗂𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖽𝖾𝗂𝗑𝖺 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝗍𝖺𝖽𝗈𝗋 𝖾 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺-𝗌𝖾 𝖼𝗎́𝗆𝗉𝗅𝗂𝖼𝖾 𝖽𝖺 𝗈𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌, 𝖾𝗆 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖺 𝗍𝗈𝗅𝖾𝗋𝖺̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅, 𝗉𝖺𝖼𝗍𝗎𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝗏𝗂𝗈𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗌𝗂𝗆𝖻𝗈́𝗅𝗂𝖼𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗂𝗅𝖾𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗈 𝖿𝖾𝗆𝗂𝗇𝗂𝗇𝗈. 𝖰𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗌𝖾𝗋𝗏𝖾 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖼𝗎𝗅𝗉𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝗋𝗈𝗍𝖾𝗀𝖾 𝗃𝖺́ 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝖺 𝖽𝗂𝗏𝖾𝗋𝗌𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 - 𝖾́ 𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋. 𝖤 𝗍𝗈𝗅𝖾𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝗂𝗇𝗍𝗈𝗅𝖾𝗋𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝖾́ 𝗉𝖾𝗋𝗉𝖾𝗍𝗎𝖺𝗋 𝗈 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈.

𝖭𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗂𝗀𝗇𝗈𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝗍𝖺𝗋 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗋 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈 𝗉𝖺𝖽𝗋𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗌𝗍𝗎𝖺́𝗋𝗂𝗈, 𝗆𝖺𝗌 𝖽𝖾𝗏𝗈𝗅𝗏𝖾𝗋 𝖺̀𝗌 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖺 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺: 𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝖼𝗈𝖻𝗋𝗂𝗋-𝗌𝖾 𝗉𝗈𝗋 𝖿𝖾́ 𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝗆𝖾𝖽𝗈; 𝖽𝖾 𝗆𝗈𝗌𝗍𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝗋𝗈𝗌𝗍𝗈 𝗌𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖼𝖾𝗂𝗈 𝖽𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺𝗌; 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝖽𝗈𝗇𝖺 𝖽𝗈 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈 - 𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝗂𝗌𝗂𝗈𝗇𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌, 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗈𝗎 𝖽𝗈𝗎𝗍𝗋𝗂𝗇𝖺𝗌, 𝗇𝖾𝗆 𝗌𝗎𝖻𝗃𝗎𝗀𝖺𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖽𝗈𝗆ı́𝗇𝗂𝗈 𝗆𝖺𝗌𝖼𝗎𝗅𝗂𝗇𝗈 𝗈𝗎 𝗉𝗈𝗋 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝗉𝗋𝖾𝗍𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝗂𝗌𝗍𝗈𝗋𝖼𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖽𝖺 𝗋𝖾𝗅𝗂𝗀𝗂𝖺̃𝗈.

𝖬𝖺𝗌 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗌𝖺𝖻𝖾𝗆𝗈𝗌 (𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗂𝗀𝗇𝗈𝗋𝖺𝗋) 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝖾𝗌 𝗉𝖾𝖼̧𝖺 𝖽𝖾 𝗍𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝗈𝗎 "𝗆𝗈𝖽𝖾𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗌𝗍𝗎𝖺́𝗋𝗂𝗈". 𝖤́ 𝗎𝗆 𝖾𝗌𝗉𝖾𝗅𝗁𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗋𝖾𝖿𝗅𝖾𝗍𝖾 𝖺𝗌 𝖿𝗂𝗌𝗌𝗎𝗋𝖺𝗌 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾 𝗈𝗉𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺̃𝗈, 𝖿𝖾́ 𝖾 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈, 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖾 𝗌𝗂𝗅𝖾𝗇𝖼𝗂𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈. 𝖳𝖺𝗅𝗏𝖾𝗓 𝗇𝗈𝗌 𝗂𝗇𝖼𝗈𝗆𝗈𝖽𝖾 𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗇𝗈𝗌 𝗈𝖻𝗋𝗂𝗀𝖺 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝖿𝗋𝗈𝗇𝗍𝖺𝗋 𝗈𝗌 𝗅𝗂𝗆𝗂𝗍𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖾 𝗈 𝗂𝗇ı́𝖼𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗂𝗏𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾.

𝖠 𝗉𝗋𝗈𝗂𝖻𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗅𝖾𝗀𝖺𝗅 𝖾́, 𝗍𝖺𝗅𝗏𝖾𝗓, 𝗎𝗆 𝖾𝖼𝗈 𝗂𝗆𝗉𝖾𝗋𝖿𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗂𝗇𝗌𝗎𝗋𝗀𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈: 𝗂𝗇𝗌𝗎𝖿𝗂𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝗉𝖺𝗋𝖺𝖽𝗈𝗑𝖺𝗅, 𝗆𝖺𝗌 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆 𝗌𝗂𝗇𝗍𝗈𝗆𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖼𝗎𝗌𝖺 𝖺𝗈 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈. 𝖯𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺́ 𝗆𝗈𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖾́ 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖼𝗎́𝗆𝗉𝗅𝗂𝖼𝖾 𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖾𝗋𝗋𝗈 𝖽𝖺 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝗏𝖾𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈. 𝖲𝖾𝗋𝗂𝖺 𝗂𝗇𝖼𝗈𝖾𝗋𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗎𝗆 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗂𝗆𝗉𝗎𝗌𝖾𝗌𝗌𝖾 𝖺 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝗋 𝖽𝗈𝗌 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺̃𝗈𝗌 - 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗋 𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾́, 𝖾𝗆 𝗌𝗂 𝗆𝖾𝗌𝗆𝖺, 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈. 𝖢𝗈𝗇𝗍𝗎𝖽𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖺𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗅𝖾𝗀𝗂𝗍𝗂𝗆𝖾 𝖺 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖾𝗆 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗆𝖺𝗌𝖼𝖺𝗋𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗏𝗈𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝖺𝗉𝗈𝗂𝖺𝖽𝖺 𝗇𝗎𝗆𝖺 𝗌𝗎𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾, 𝗇𝗈 𝖿𝗎𝗇𝖽𝗈, 𝗉𝖾𝗋𝗉𝖾𝗍𝗎𝖺 𝖺 𝖽𝗈𝗆𝗂𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝖺𝗍𝗋𝗂𝖺𝗋𝖼𝖺𝗅.

𝖠 𝗌𝗈𝖼𝗂𝖾𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗏𝖾 𝖺𝖿𝗂𝗋𝗆𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝖼𝗅𝖺𝗋𝖾𝗓𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝖻𝗎𝗋𝖼𝖺, 𝖾𝗇𝗊𝗎𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗌ı́𝗆𝖻𝗈𝗅𝗈, 𝖿𝖾𝗋𝖾 𝖺 𝖽𝗂𝗀𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗉𝖾𝗍𝗎𝖺 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗂𝗇𝖿𝖾𝗋𝗂𝗈𝗋𝗂𝗓𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗍𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝗌𝗂, 𝗆𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗍𝗎𝖽𝗈 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗅𝖾 𝗋𝖾𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺: 𝗈 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈, 𝗈 𝖺𝗉𝖺𝗀𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝖺 𝖺𝗎𝗌𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺. 𝖤𝗌𝗌𝖾 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈 𝖾́ 𝗈 𝖾𝖼𝗈 𝖽𝖾 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗍𝗋𝗂𝖺𝗋𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾𝗌𝗍𝗂𝖽𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝖾́.

𝖠 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝗏𝗂𝗋𝖺́ 𝖽𝖺 𝗅𝖾𝗂, 𝗆𝖺𝗌 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖼𝗂𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 - 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗋𝖺𝗀𝖾𝗆 𝖽𝖾 𝗈𝗅𝗁𝖺𝗋 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖽𝖾𝗇𝗍𝗋𝗈 𝖾 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾𝗋 𝖺𝗌 𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗍𝗎𝗋𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗏𝗂𝗌ı́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗉𝖾𝗍𝗎𝖺𝗆 𝖺 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈. 𝖠𝗂𝗇𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆, 𝗁𝖺́ 𝗌ı́𝗆𝖻𝗈𝗅𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗋𝖾𝖼𝗂𝗌𝖺𝗆 𝗌𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌, 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝖼𝖺𝖽𝖺 𝗌𝗂𝗅𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖼𝖾𝗂𝗍𝖺𝗆𝗈𝗌 𝖾́ 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗎𝗆 𝗇𝗈́ 𝖺𝗉𝖾𝗋𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗇𝖺 𝗀𝖺𝗋𝗀𝖺𝗇𝗍𝖺 𝖽𝖺 𝗅𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾. 𝖤𝗌𝗍𝖾 𝖽𝖾𝖻𝖺𝗍𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗅ı́𝗍𝗂𝖼𝗈: 𝖾́ 𝗉𝗋𝗈𝖿𝗎𝗇𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗁𝗎𝗆𝖺𝗇𝗈. 𝖤́ 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗈 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝗂𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝗋𝗈𝗌𝗍𝗈, 𝖼𝗈𝗆 𝖼𝗈𝗋𝗉𝗈, 𝖼𝗈𝗆 𝗏𝗈𝗓. 𝖤́ 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖽𝗂𝗀𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗌𝗍𝗎𝗋𝖺𝗋 𝗇𝖾𝗆 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗇𝖽𝖾𝗋.

𝖤𝗇𝗊𝗎𝖺𝗇𝗍𝗈 𝗁𝗈𝗎𝗏𝖾𝗋 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾, 𝖾𝗆 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖺 𝖿𝖾́ 𝗈𝗎 𝖽𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝗌𝗌𝖺𝗆 𝖾𝗌𝖼𝗈𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗆𝗈𝗌𝗍𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝗋𝗈𝗌𝗍𝗈, 𝗇𝖾𝗆 𝖺𝖿𝗂𝗋𝗆𝖺𝗋 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗏𝗈𝗓, 𝗇𝖾𝗇𝗁𝗎𝗆𝖺 𝗌𝗈𝖼𝗂𝖾𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗋𝖺́, 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝖼𝗁𝖺𝗆𝖺𝗋-𝗌𝖾 𝗅𝗂𝗏𝗋𝖾.

* Juiza de Direito

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"- 23/10/25 .


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LABORINHO LÚCIO
UM HERÓI PORTUGUÊS



Álvaro Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, morreu durante a madrugada desta quinta-feira, aos 83 anos, a notícia foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira. Entre 1990 e 1996, exerceu funções como secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. Entre 2003 e 2006, foi ministro da República para os Açores, durante o mandato de Jorge Sampaio. Ao longo da carreira, destacou-se pela intensa atividade cívica e académica, sendo autor de livros sobre justiça, direitos humanos e cidadania, e membro de associações como a APAV e a CRESCER-SER. Ocupou ainda cargos como Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, Procurador-Geral-Adjunto da República, e diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários. Laborinho Lúcio foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e da Ordem de S. Raimundo de Peñaforte, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade do Minho e, em 2023, foi distinguido com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Presidente dɑ Repúblicɑ 
evocɑ Lɑborinho Lúcio

23 de outubro de 2025 
O Presidente dɑ Repúblicɑ mɑnifestɑ ɑ profundɑ consternɑçɑ̃o pelɑ morte do Juiz Conselheiro Jubilɑdo Ɑ́lvɑro Lɑborinho Lúcio, figurɑ cimeirɑ no domínio dɑ Justiçɑ. 
Lɑborinho Lúcio esteve sempre ɑ̀ frente do seu tempo, ɑliɑvɑ ɑs suɑs ímpɑres quɑlidɑdes profissionɑis ɑ umɑ culturɑ humɑnísticɑ, ɑ umɑ éticɑ cívicɑ e ɑ um elevɑdo sentido de serviço ɑo Pɑís. 
Ecuménico nɑ suɑ personɑlidɑde e nɑ suɑ projeçɑ̃o nɑ sociedɑde portuguesɑ, influenciou sucessivɑs gerɑções de juristɑs, sempre com trɑto ɑfɑ́vel e enleɑnte. 
Ɑo longo dɑ suɑ vidɑ exerceu elevɑdos cɑrgos ɑo serviço de Portugɑl, nomeɑdɑmente Ministro dɑ Justiçɑ, Ministro dɑ Repúblicɑ pɑrɑ os Ɑçores, Deputɑdo, Diretor do Centro de Estudos Judiciɑ́rios. 
Sempre nɑ defesɑ dos direitos humɑnos, sempre nɑ procurɑ permɑnente dɑ defesɑ intrɑnsigente dos direitos dɑs criɑnçɑs em todɑs ɑs suɑs dimensões. 
O Presidente dɑ Repúblicɑ, que perdeu hoje um ɑmigo, ɑpresentɑ ɑ̀ suɑ Fɑmíliɑ, ɑo Supremo Tribunɑl de Justiçɑ e ɑos ɑmigos de Lɑborinho Lúcio ɑs mɑis sentidɑs condolênciɑs.

NR/1: É uma tristeza, em dois dias Portugal perdeu dois heróis nacionais sem nunca o desejarem ser. Cada um com caminhos diferentes com a seriedade de quem quer fazer bem, de quem se preocupa com os outros.
O que ontem escrevemos sobre Francisco Pinto Balsemão serve para ambos, vamos recordar:

NR/2: ÁLVARO LABORINHO LÚCIO teve sempre a diginidade de não ser pacóvio, nunca se assustou com escapes de motoretas, nunca disse que vivia numa casa com 30m2, nunca fingiu ter sofrido um atentado num hospital, nunca foi à festa dos hamburgueres nunca precisou de coach religioso. A grande diferença era ser muito inteligente.
Era dos poucos políticos portugueses que não queria nada com labregos popularuchos!

putin  HUYLO

putin é um canalha


Trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
Agora também activo russo
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𝒳𝐿𝒱𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

12-Uмα нorα de мoмeɴтoѕ ιɴcrίveιѕ ɴo oceαɴo


Deѕde cαçαdαѕ ѕυвαqυάтιcαѕ α вαleιαѕ dαɴçαɴтeѕ, αqυι eѕтα̃o αlɢυɴѕ doѕ ɴoѕѕoѕ мoмeɴтoѕ ғαvorιтoѕ ɴo oceαɴo.

FONTE:BBC Earth
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Martinho da Vila

O Pequeno Burguês


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ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
47.2-Fɾiɑs cσɱσ ɠelσ 🔨🔥🔪💃👭

77-Como se preparar para fazer o papanicolau


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
𝟷𝟽-𝒞𝑜𝓃𝓈𝓉𝓇𝓊𝒾𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂 𝐼𝓂𝓅𝑒́𝓇𝒾𝑜
𝟷𝟽.𝟹-𝒩𝓊́𝒷𝒾𝒶 𝓊𝓂 𝑅𝑒𝒾𝓃𝑜 𝐸𝓈𝓆𝓊𝑒𝒸𝒾𝒹𝑜


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa
 
Para cozer os miolos/432

Um bocadinho de
serviço público




FONTE:   bruttosuave.

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POSTAL DO DIA
pσɾ LUÍS OSÓRIO
16/10/25
UM SEGREDO
PARA VENCER IDIOTAS
UMA BOA VACINA




FONTE:   Antena 1


GUILHERME LEITE
 
Burka?
E porque não bigamia?
 



FONTE: Saloia TV-21/10/25.
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4305
Senso d'hoje
PAULA CARDOSO
PEDRO TADEU
NUNO 
RAMOS DE ALMEIDA
JORNALISTAS PORTUGUESES
#OS COMENTADORES#
ESQUERDA 
ENTRA EM MODO ZARAGATA



* Daniel Oliveira defende que Bloco e PCP estão condenados a não ter futuro se não aceitarem participar numa reconfiguração da esquerda. Francisco Rodrigues dos Santos acha que José Luís Carneiro podia assinar o Orçamento do Estado de Luís Montenegro. Martim Avilez Figueiredo aplaude a ideia de tirar do Orçamento medidas polémicas para depois serem aprovadas em diplomas seguintes. 

FONTE:  AbrilAbril- 20/10/25.
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BOM DIA

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