25/01/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
2- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
2.3-Sexualidade e
orientação sexual na escola
por CLÁUDIA LOPES



* Compreender o conceito de sexualidade em sua relação com a educação é urgente para romper com concepções falsas sobre o assunto. Nesta série de dois vídeos, abordo o assunto na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural de Vigotski. No primeiro vídeo, faço uma discussão mais teórica sobre o conceito de sexualidade, gênero e orientação sexual, e no segundo, discorro sobre a orientação sexual na escola, a partir dos PCN Orientação Sexual, de 1998.

FONTE: 
  Claudia Lopes  

.
.
Que História É Essa, Porchat?

Glória Maria e o
velhinho salvo no Himalaia


.

8-SISTEMA NERVOSO
8.1-REGULAÇÃO NEUROENDÓCRINA
8.1.2- Células Neurosecretoras
 (continua)


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.

ᕼᗩᙅKᙓᗩᑎᗪO O ᙏᙀᑎᗪO



FONTE:  Nerdologia 
.

TERESA TEIXEIRA LOPO

.







Esclerose lateral amiotrófica: 
morrer devagar cada dia, sem 
direito a escolher uma boa morte

O diagnóstico de sobrevida, tal como a doença, é implacável: metade dos doentes têm uma esperança de vida a rondar os três anos; os restantes podem esperar viver entre cinco a dez anos. Peter Frates, que lançou o Ice Bucket Challenge, viveu sete anos.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença inflamatória degenerativa caracterizada por paralisia muscular progressiva e irreversível. Como consequência, e simplificando, os músculos que permitem realizar os mais variados movimentos vão ficando fracos até ficarem inertes: os dos antebraços, ombros, membros inferiores, os que permitem mastigar e engolir, falar e respirar. Ficámos a saber mais sobre a ELA com Pete Frates, o homem que lançou ao mundo o desafio do balde com água gelada (ou Ice Bucket Challenge como ficou conhecido), em que muitos de nós, e muitos dos que chamamos pelo epíteto de “famosos”, participaram.

O diagnóstico de sobrevida, tal como a doença, é implacável: metade dos doentes têm uma esperança de vida a rondar os três anos; os restantes podem esperar viver entre cinco a dez anos. Peter Frates viveu sete anos. Morreu em 2019.

Eu voltei a ouvir falar da doença quando um amigo, num dos almoços que fazíamos para falar e rir das coisas da vida, me disse que tinha sido diagnosticado com ELA. Na altura, há três anos e uns quantos meses, só coxeava de uma das pernas. Hoje não mexe nenhuma delas, nem os braços. Tem duas cuidadoras que se revezam durante o dia e sobra-lhe a autonomia que a fala, apesar de arrastada, ainda lhe permite. Em breve, só lhe restará o rodar dos olhos para comunicar com o mundo. E, depois, nada.

Quando conversámos sobre como resolveria esse futuro, que se vislumbrava de sofrimento, sem autonomia e sem esperança, disse-me, com aquele misto de humildade e determinação que o caracteriza, que nessa espera ia tentar fechar as gavetas da vida que ainda estavam abertas. Pensei se isto me serviria estando em iguais circunstâncias. E concluí que não. Que gostaria de ter o direito de decidir quando morrer, fosse o direito a uma morte medicamente assistida ou à eutanásia — do grego euthanasía, que significa, justamente, morte sem sofrimento, sendo que as diferenças entre ambas foram assinaladas aqui e aqui.

Essa opção, de escolher morrer, não será para ninguém leviana, nem tão pouco pode ser ajuizada como sendo a de uma saída fácil, ou só a dos desprovidos de fé. Não há, de um lado, o grupo dos que aceitam viver com a sorte da agonia que lhes calhou e, do outro, o grupo dos que desperdiçam o bem que é a vida. Não se opõe à existência de cuidados paliativos, nem ao trabalho de associações como a APELA. Mas deve opor-se não só à vantagem dos que se podem deslocar à Suíça para morrer com a ajuda da Dignitas, mas, também, ao preconceito e ao moralismo.

Em 2018 foram apresentados pelo BE, PAN, PEV e PS quatro projectos de lei sobre a morte medicamente assistida que, em comum, propunham a despenalização dos profissionais de saúde que acedessem, ou facilitassem, a administração do fármaco letal. Os quatro projectos de lei foram chumbadosPS, BE e PAN voltaram a apresentar novos projectos de lei. Adicionalmente, dois dos novos partidos que conseguiram assento parlamentar nesta legislatura, a Iniciativa Liberal e o LIVRE, têm o tema inscrito nos seus programas.

Espero que a Assembleia da República volte, como se noticiou, a debater e a decidir pela liberdade de cada um escolher, em consciência e com escrutínio, o seu destino.

Estive com o meu amigo esta semana. Disse-me que já tinha conseguido fechar as tais gavetas. Resta-lhe, agora, uma espera dolorosa. Tinha como lema “as coisas valem pelo que custam”. Lema esse que a vida se encarregou de levar, sem compaixão, à letra.

* Socióloga e investigadora bolseira

IN "PÚBLICO"
23/01/20

.
.


2164.UNIÃO



EUROPEIA



E OS EUROPEUS PREFEREM....

.
.
A̷ R̷e̷l̷i̷g̷i̷ã̷o̷ e̷ o̷ M̷e̷d̷o̷ d̷a̷ M̷o̷r̷t̷e̷




FONTE:   O Covil de Jack


.

XLVII-VIDA SELVAGEM
3- ANACONDA
(SUCURI VERDE)
ASSASSINA SILENCIOSA




FONTE:   Marcos santos 

.
.
Marisa Liz e Sebastião Oliveira

“Smile ”


.

33-UM POEMA POR SEMANA - ALEXANDRE O'NEILL

.

33-UM POEMA POR SEMANA

ALEXANDRE O'NEILL


PORTUGAL


dito por

RUI SPRANGER


.
.ᖇᕮᖴᒪᕮ᙭ÕᕮS
POR QUE NÃO TRATAMOS A CIÊNCIA 
COMO TRATAMOS A ARTE?

𝑨𝒍𝒃𝒆𝒓𝒕𝒐 𝑺𝒂𝒂
𝑷𝒓𝒐𝒇𝒆𝒔𝒔𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝒇𝒊́𝒔𝒊𝒄𝒂 𝒆 𝒎𝒂𝒕𝒆𝒎𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂



FONTE:  Casa do Saber
.
.

Dᴇsᴇʀᴛɪғɪᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏs sᴏʟᴏs ɴᴀ UE
ᴊᴀ́ sᴇ sᴇɴᴛᴇ ɴᴏ ᴄᴇɴᴛʀᴏ ᴅᴀ Hᴜɴɢʀɪᴀ



FONTE:  euronews
.
.
Lixo a céu aberto, crianças que
 se automutilam e violência sexual 
 em campos de refugiados gregos



FONTE:  Observador

.
.
NA COZINHA/88
41-RECEITA ILUSTRADA



.
.


. 2226
Senso d'hoje
ANA GOMES
EX-EURODEPUTADA
ACTIVISTA ANTI CORRUPÇÃO
LUANDA LEAKS
"Os políticos, os mesmos que tentavam intimidar-me e dizer que eu era antipatriótica, bom, hoje suponho que estão muito aflitos e eu tudo farei para que estejam mais aflitos".


FONTE:  Correio da Madeira

.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.
.

BOM DIA


.