06/05/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
LIX~MEGA FÁBRICAS
5-INDUSTRIA AUTOMÓVEL
O futuro do carro



FONTE: ꧁Discovery Channel꧂
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
49.2-𝑪𝑨𝑻𝑨𝑹𝑰𝑵𝑨 𝑫𝑬 𝑨𝑹𝑨𝑮𝑨̃𝑶
"𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝐻𝐸𝑁𝑅𝐼𝑄𝑈𝐸 𝑉𝐼𝐼𝐼"

FONTE:Canal História e Tu .

CARLOS BRANCO

 .




Operações psicológicas 

e a Ucrânia

A Ucrânia é um Estado onde prevalecem oligarcas poderosos e interferências externas constantes, com um sistema político eleitoral precário, acossado por milícias extremistas armadas de cunho racial-nacionalista.

O desconhecimento é frequentemente a base das grandes certezas. A concordância de ocasião com o facto de a verdade ser a primeira vítima da guerra não nos defende. A moldagem de atitudes e comportamentos das audiências, levada a cabo pelos especialistas em operações psicológicas utilizados pelos litigantes, é mesmo algo real.

Isso aplica-se à guerra e ao modo como as partes envolvidas num conflito se esforçam por captar aderentes. Não há grupo social que lhes escape, independentemente do nível de literacia e da classe social. Não é por acaso que os litigantes contratam empresas de relações públicas para propagarem argumentos, premissas e perspetivas que lhes sejam favoráveis.

Os muçulmanos e croatas bósnios recorreram intensamente a empresas de relações públicas, atores incontornáveis e centrais no planeamento e execução de operações psicológicas. Certamente é o que sucede agora na Ucrânia. Mais de 150 empresas de relações públicas, milhares de especialistas, dezenas de agências noticiosas, meios de comunicação de prestígio, canais Telegram, contas no Twitter, bem como os meios de comunicação social participam na formatação das opiniões públicas.

Quando James Harff, diretor da Ruder Finn, uma empresa de relações públicas norte-americana contratada pelos governos da Croácia (agosto 1991) e da Bósnia-Herzegovina (junho 1992) e, mais tarde, pelos separatistas albaneses da província sérvia do Kosovo (outubro 1992), foi questionado sobre qual o feito de que mais se orgulhava, respondeu: “Colocar a opinião pública judaica do nosso lado [croata e muçulmano]… havia todas as razões para que intelectuais e organizações judaicas fossem hostis aos croatas e muçulmanos.

O nosso desafio era reverter esta atitude. E nós fizemos isso magistralmente. Foi um tremendo golpe…”. Sem dúvida. Organizações judaicas chegaram a organizar uma manifestação em Nova Iorque contra os “nazis sérvios”, por acaso o único grupo étnico da região que, durante a Segunda Guerra Mundial, combateu as forças do Eixo, enquanto croatas e muçulmanos foram muito para além do colaboracionismo, perpetrando massacres e assassinatos dos outros grupos étnicos, com os sérvios à cabeça.

As operações psicológicas produziram efeitos. Nos anos 90 colocaram largos setores da opinião pública europeia, nomeadamente intelectuais de esquerda, ou seja, quem tinha, em princípio, mais razões ideológicas para fazer oposição, ao lado e a defender quem no terreno saudava com o braço direito esticado ou mantinha relações promíscuas com a Al Qaeda. Ingenuamente, as questões geopolíticas associadas e causadoras do conflito foram menosprezadas, com o contributo ativo dos “temas e mensagens” criadas e desenvolvidas por spin doctors.

Esta prática repete-se hoje. No conflito da Ucrânia a manobra psicológica existe, e é intensa e capaz. Os operadores de operações psicológicas têm feito prevalecer “explicações” para o conflito, que apesar de apelativas, pouco ou nada explicam, escamoteiam as suas causas e marginalizam o discurso racional e analítico. Como sejam, por exemplo, apresentar um confronto (de great power politics) que recorre a uma proxy war (na Ucrânia), como uma guerra entre democracias e autocracias, ou como um ato tresloucado de um líder russo que sonha com a reconstituição do antigo império soviético.

Equações em que se tem de estar do lado dos “bons” para não se ser empurrado para o lado dos torpes e torcionários. Uma postura kafkiana que reduz o debate a níveis extremamente perigosos, envolvendo insultos e acusações provocatórias.

Nenhuma daquelas categorias explica seja o que for. A Ucrânia é um Estado onde prevalecem oligarcas poderosos e interferências externas constantes, com um sistema político eleitoral precário, acossado por milícias extremistas armadas de cunho racial-nacionalista, onde prospera a corrupção, a perseguição, o medo, o assassinato político, a ilegalização de partidos, o controlo da comunicação social e a reabilitação histórica de líderes nazis.

Em 2021, o presidente da república ucraniana promulgou a “Lei dos Povos Autóctones”, que divide a população ucraniana em duas categorias, algo muito contrastante com os “valores ocidentais”. Ou seja, em matéria de regime político dir-se-ia que a Ucrânia se assemelha muito à Rússia, mas para pior.

Seguindo o princípio de que o inimigo do meu inimigo é meu amigo, como no passado, em que Washington se aliou às forças mais obscurantistas da América Central e do Sul para derrubar governos democraticamente eleitos que não lhe eram politicamente favoráveis, também na Ucrânia, Washington não teve pudor em se aliar aos seguidores de Stepan Bandera, cujos dirigentes apelam ao bombardeamento nuclear de Moscovo.

Entretanto, na região mais ocidental da Eurásia, a intransigente defesa da “democracia” ucraniana justifica a libertação da dependência do gás russo, em troca pela dependência do gás americano mais caro do que o russo, viabilizando uma indústria, que não fosse esta guerra dificilmente atingiria o break even, de modo a salvar os bancos que a financiaram.

Assim se perderão vantagens competitivas relativamente às economias asiáticas, correndo-se o risco de um mix fatal: armamentismo, hiperinflação, depressão económica e classes médias desesperadas. Para não falar da impossibilidade de aceder a matérias-primas fundamentais para o seu desenvolvimento, de que a Rússia é um importante produtor mundial, e que escasseiam na região mais ocidental da eurásia. Tudo por causa da adesão da Ucrânia à NATO e da sua neutralidade estratégica, algo para o qual Kissinger, entre outros, já tinha avisado há algumas décadas.

Como no conflito da Bósnia, em que a Europa desconsiderou, e de certo modo legitimou, a promiscuidade muçulmana bósnia com o fundamentalismo terrorista muçulmano, também se verifica agora na Ucrânia o branqueamento e a vulgarização de forças neonazis, que florescem não só na Ucrânia, mas por toda a Europa, não escapando Portugal a essa rede. Mais uma vez, largos setores sociais estão a ser levados na torrente informacional ao ponto de alguns legitimarem e validarem a associação e aliança com as forças mais obscurantistas da sociedade ucraniana.

Alguma imprensa nacional já se atreveu a apresentar os militantes Azov como heróis libertários. A mesma lógica justificou a libertação de um neonazi português das suas responsabilidades judiciais, para ir em “ação humanitária” combater na Ucrânia. Isto ocorre em Portugal, 48 anos depois do 25 de Abril. Está a acontecer, e à vista de todos. Não poderão ser evocadas desculpas se vier a ser tarde demais.

* Major general e investigador

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 05/05/22.

.



2978.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
PEDALAR ALÉM FRONTEIRAS
 O maior produtor de bicicletas




FONTE:   Fala Portugal.

.
36-Falsidade.com

36.8 O Advogado do Diabo
.
Redmi Watch 2 Lite
COM GPS!!


FONTE:   Cymye

.
.
D.A.M.A

O que lá vai


.
.
Mundo Visto de Cima

Islândia/1


Amazônia Travel Web Tv
.

 .

ENQUANTO ISSO MORRE-SE DE FOME
Aviões comerciais mais 
luxuosos do mundo!



FONTE:  Aviões e Músicas.

 .

𝐋𝐀𝐒𝐓𝐈𝐌𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐏𝐎𝐑𝐐𝐔𝐄 𝐄́
𝐍𝐎𝐓𝐈𝐂𝐈𝐀𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐓𝐀 𝐄 𝐋𝐄́𝐒𝐁𝐈𝐂𝐀,
𝐄𝐗𝐔𝐋𝐓𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐏𝐎𝐑 𝐒𝐄𝐑 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑


Título original: Primeira mulher negra e abertamente lésbica como porta-voz da Casa Branca 


FONTE:   AFP .

 .

 "꒒꒐ꋊꍌ꒤ꋬ꒯ꄲ"



FONTE:   Universo dos Curtas..

 .

É CEDO!


.

 ..

3057
Senso d'hoje
GUY  VERHOFSTADT
EURODEPUTADO BELGA
PARTIDO LIBERAIS E DEMOCRATAS FLAMENGOS
Uma das principais propostas é 
acabar com o direito de veto na UE




FONTE:   euronews.
.
Quando ninguém olha!


.
.
Mimi, Kuku e amigo


.
.

BOM DIA

.
.

32 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼𝐼- 2 Aຕoɾᥱ⳽


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑓𝑜̂𝑙𝑒𝑔𝑜, 𝐽𝑜𝑎̃𝑜, 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎, 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑒, 𝑎𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐴𝑛𝑎. 𝑇𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑗𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙𝘩𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑐𝑡𝑜 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑎𝑝𝑖𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝐴 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑒 𝐵𝑒𝑡𝑜, 𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑠.

𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑖𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑎́𝑢𝑑𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑑𝑖𝑚𝑎
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐷𝑖𝑑𝑒𝑙𝑒𝑡

undefined

FONTE: Tiago Santos