16/07/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

52-SUBTILEZAS
JÁ VIU UM CÉREBRO?


RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.

2-ENGENHO


COREOGRAFIA DE

Felix Rucket






O Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural - unidade da Secretaria de Cultura. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Arraiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho e Claudio Bernardo, entre outros. Hoje, o BTCA conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. A direção artística é de Antrifo Sanches.


 FONTE: Balé Teatro Castro Alves

.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Maus comportamentos estão 
.a fazer aumentar o cancro de pele

Os maus comportamentos humanos são responsáveis pelo aumento do cancro de pele, que mata anualmente 250 portugueses, disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), Osvaldo Correia.
 .

"Estimamos que haja 12 mil novos casos de cancro de pele este ano em Portugal e mil serão de melanoma", o tipo de cancro mais mortal, salientou o especialista, em Coimbra, numa ação de formação para mais de mais de meia centena de trabalhadores de uma empresa nacional que operam ao ar livre.

Segundo Osvaldo Correia, os melanomas correspondem a entre 05 a 10% de todos os cancros de pele, mas representam três quartos das mortes registadas anualmente no país.

Só a adoção de medidas preventivas, acrescenta, poderá evitar o aumento significativo de cancros de pele que se verifica em Portugal e na Europa, em resultado de comportamentos negligentes na relação com o sol.

Os trabalhadores ao ar livre, como os agricultores e os desportistas, devem ter cuidados acrescidos, que passam pela utilização de protetor solar acima do fator 30, chapéu com abas, vestuário de manga cumprida e óculos escuros com proteção 100% contra raios ultra violeta A e B.

"É preciso estimular vivamente o uso de chapéu que cubra adequadamente as orelhas, porque nas orelhas, no nariz e nos lábios temos muito cancro de pele, que atingem os praticantes de desporto e as profissões ao ar livre", sublinhou.

De acordo com Osvaldo Correia, "o importante é a prevenção primária e assumir cuidados de saber conviver com o sol, não só na praia, mas também na serra, no trabalho e no desporto ao ar livre, seja à semana como ao fim de semana".

"As pessoas não julguem que, pelo facto de estar calor, vão ficar com mais calor vestindo-se, porque as pessoas que são nativas do deserto andam cobertas, as únicas que não andam são os turistas", salientou.

O presidente da APCC salienta que, além da morte, os cancros de pele provocam danos físicos e psicológicos, e cicatrizes deformantes no corpo humano.

No âmbito da responsabilidade social das empresas, o especialista Osvaldo Correia aconselha as administrações a disponibilizarem aos trabalhadores equipamentos de proteção e protetores solares.

Neste verão, a associação promove uma campanha de alerta em relação aos cuidados a ter com o sol em férias e no trabalho, que vai percorrer o país este mês, norte a sul, do litoral ao interior, junto de praias marítimas e fluviais, bem como locais de trabalho ao ar livre, nomeadamente da construção civil e da agricultura.

* Os "tugas" e as "tugas" sabem mais que os médicos....

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/189

Adição e Subtração

Usando um Ábaco



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Fundos piscam olho a casas dos idosos acenando com usufruto e renda vitalícia

Nova solução de negócio já fez caminho em França e investidores começam a olhar para mercado português.

A ‘moda’ vem de França e está a ganhar cada vez mais seguidores em Portugal, havendo já quem comece a estudá-la como uma nova forma de vender ou rentabilizar os imóveis. Em causa está a venda com reserva de usufruto da casa em troca, não do pagamento integral do valor acordado pela venda, mas de uma espécie de prestação mensal (acordada) que se mantém até ao final da vida. O desenho deste tipo de negócio faz com que as pessoas idosas sejam o interlocutor privilegiado de quem quer comprar.
.
A venda com reserva de usufruto vitalício não é exatamente uma novidade, ainda que não seja muito usada. A diferença da nova solução está na forma como o rendimento chega à conta do usufrutuário, ou sejam, de quem vende mas mantém o direito de viver na casa até querer sair ou até morrer. 

No modelo usado em França, os compradores são habitualmente fundos de investimento imobiliário que acordam com o vendedor o pagamento de uma determinada quantia mensal, calculada em função do valor do imóvel e da esperança média de vida da pessoa. “É uma forma de as pessoas mais idosas terem aqui um complemento de rendimento”, refere um especialista nesta área que prefere não ser identificado.

Quem segue de perto o mercado imobiliário não tem dúvidas de que esta solução será uma das tendências do futuro e acredita também que o dinamismo vivido pelo mercado português acabará por funcionar como uma espécie de íman para esta nova modalidade.

Se a utilização da casa como uma espécie de complemento de rendimento é apontada como uma das vantagens deste negócio, também há quem lhe reconheça algumas fragilidades, sobretudo quando quem vende com usufruto tem herdeiros diretos.

“Tendo em conta a forma como os preços têm evoluído, as novas gerações apenas conseguirão ter acesso a casas nos centros de Lisboa e do Porto ou nas zonas mais nobres destas cidades se herdarem imóveis nesses locais”, precisa um agente imobiliário, para acrescentar que, se os ativos passarem à morte dos pais para terceiros, dificilmente os filhos terão rendimento para comprar casa com uma localização semelhante.

Em termos de negócio, o mesmo agente concorda, contudo, que pode ser uma boa opção, tendo em conta a valorização que os imóveis têm vivido nestes últimos anos. Seja como for, e ao contrário do que sucede quando a venda com reserva de usufruto é acompanhada do pagamento integral e imediato do imóvel, neste novo modelo, não há ainda certezas sobre a forma como este rendimento deve ser declarado e tributado.

A questão fiscal é uma das que está a ser estudada uma vez que há já quem esteja interessado em importar para Portugal este novo modelo de negócio. As dúvidas são várias e dizem respeito, por exemplo, à forma como o valor mensal que é recebido pelo usufrutuário deve ser tratado, se como uma mais-valia de venda de imóveis e tributado como tal ou não.

Mais simples e com regras fiscais definidas é a venda com usufruto em que o pagamento é feito no ato da transação. Neste caso, o valor acordado é considerado e tributado como uma mais-valia. Outra das diferenças é a forma de fazer as contas: neste caso, a percentagem que o vendedor/usufrutuário receberá com a venda da casa será tanto mais alta quanto mais idade tiver.

No caso da renda mensal, a idade também é um dos fatores de negociação a ter em conta, sendo esta mais alta se o vendedor tiver mais idade.

* Há 50 anos alguns "cangalheiros" precorriam as enfermarias dos hospitais para tirar as "medidas" aos futuros defuntos, às vezes levavam porrada dos familiares. Hoje os "fundos" fazem velórios às casas dos que estão a caminho do jardim das tabuletas, a intenção é a mesma, negócio a qualquer preço.

.
.
XXIII- MEGA MÁQUINAS

3-SUBMARINO
USS PENSYLVANIA



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
HOJE NO
"DESTAK"
Morreu o jornalista e escritor 
Altino do Tojal, 
autor de "Os Putos"

O escritor e jornalista Altino do Tojal morreu no domingo à noite, aos 78 anos, em Brunhais, Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, disse hoje à Lusa fonte da família, acrescentando que as cerimónias fúnebres se realizam na quarta-feira. 
 .
De acordo com a mesma fonte, o velório do autor de "Os Putos" inicia-se na quarta-feira, às 11:00, e o funeral realiza-se no mesmo dia, às 15 horas, na Igreja de Sobradelo da Goma, Póvoa de Lanhoso.

A fonte familiar indicou ainda que o corpo do escritor seguirá depois para o Porto, para ser cremado, "como era a sua vontade". 

* Morreu um Homem, que  o Homem se chore.

.

MAFALDA ANJOS

.





O diabo 
sai da garrafa no outono

Depois de se vender a ideia de paraíso, como é que agora se vai explicar que afinal as nuvens nunca se foram embora e que a folga orçamental teve muito de acaso conjuntural?

Gozem bem as férias que em setembro vem aí o diabo”, terá dito por esta altura, há dois anos, Pedro Passos Coelho. Aproveitando a deixa magnífica, António Costa apressou-se logo em afirmar, de sorriso na cara, que “felizmente o diabo já lá vai”, confiante no virar definitivo da página da austeridade, ou disso fazendo--nos crer. Durante dois anos, fez bem o papel de declarar que o papão estava bem longe e que o bicho mau não nos ia comer. Estávamos a salvo de entidades que nos levariam para dificuldades e bancarrota. Tão bem feito foi o papel, que quase todos se convenceram por cá de que a coisa não dava apenas para safar durante uns tempos, mas sim que isto ia, afinal, extraordinariamente bem – um mar de rosas económico e orçamental, com milhões de turistas e muito investimento, onde nos iríamos banhar alegre e eternamente. Depois de anos de desesperança, foi fácil desejar e acreditar num cenário paradisíaco.

O cenário idílico manteve-se até agora, quando António Costa e Mário Centeno começaram finalmente a emendar a mão ao discurso vitorioso. Isto vai bem mas não dá para regabofes, tenham lá calma que o diabo já lá vai mas pode voltar se começarmos a fazer disparates, alertam agora. “Não temos dinheiro!”, disse alto e bom som o primeiro-ministro a quem quiser ouvir, cara apontada à sua esquerda. Não que tenha sido acometido por um assomo de lucidez economicista ditada por uma nova realidade que entretanto descobriu, mas antes porque se iniciam as dores de cabeça da preparação do Orçamento do Estado para o próximo ano, e o discurso dos parceiros de geringonça começou, com seria de esperar, a mudar drasticamente de tom. Se isto vai bem, vamos lá então fazer com que vá bem para todos: as folgas orçamentais são para gastar e os problemas para resolver, exigem.

“Não há dinheiro para a saúde, para a escola pública, para as infraestruturas, para a defesa dos serviços públicos. Não há dinheiro ou estão a ir buscar onde não devem?”, perguntou há dias Jerónimo de Sousa, exigindo que o PS seja capaz de sacudir “essa política de direita”. O Bloco de Esquerda também engrossou a voz, dizendo que antes do Orçamento em outubro há a discussão do pacote laboral em setembro, e aí não aceitarão nada menos do que “parar com o empobrecimento, e repor salários e pensões”. Começou o jogo político de esticar a corda até ao limite (há quem lhe chame ultimatum), mas outra coisa não seria admissível aos dois partidos sem que o seu eleitorado não lhes viesse cobrar isso adiante em eleições.

Depois de se vender a ideia de paraíso, como é que agora se vai explicar que afinal as nuvens nunca se foram embora e que a folga orçamental teve muito de acaso conjuntural? É que grande parte destes bons resultados – um défice de 0,9% do PIB, um desemprego em mínimos desde 2008 e previsões de chegada a 2020 com excedentes orçamentais estruturais 
– foi conseguida por influência do ciclo económico benevolente, mais do que pelos cortes que o Governo fez ou pelo que deixou de gastar. Mas promover isso seria desvirtuar méritos próprios e o discurso do “milagre económico” foi empolado, dentro e fora, como se não houvesse amanhã e a dívida pública não continuasse a tocar máximos históricos 
– 250,3 mil milhões de euros.

Faz-me lembrar a velha lenda brasileira do Familiá, o diabinho familiar que vive dentro de uma garrafa e atende ao dono com riquezas quando este abre a garrafa e lhe pede desejos. Lá pelo outono – quando apertarem as negociações, para convencer agora a opinião pública e a esquerda de que o dinheiro não dá para tudo –, vai mesmo ser preciso tirar o diabo da garrafa. E, já agora, pedir-lhe um desejo bem chorudo.

IN "VISÃO"
12/07/18

.
.


1608.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"i"
Mourinho. 
Contratação de Ronaldo "é um tiro 
em todos os aspetos"

Em entrevista à rádio italiana Tele Radio Stereo, Mourinho comentou a tranferência de Ronaldo para a Juventus

José Mourinho falou acerca da transferência de Ronaldo para a Juventus e afirmou que a contratação do internacional português foi um “golpe de mercado” por parte do clube italiano, que fará agora com que a Série A se torne “num dos mais importantes campeonatos do mundo”.
.
"Todo o mundo vai ver a liga por causa de Ronaldo (…) Veem a Premier League porque é a melhor do mundo e a liga espanhola por causa de Messi. Neste momento, a Série A tornou-se num dos mais importantes campeonatos do mundo. Parabéns à Juventus pelo golpe de mercado, que é de futebol, publicidade e marketing. É um tiro em todos os aspetos", disse o treinador do Manchester United em entrevista à rádio italiana Tele Radio Stereo.

O técnico português, que já treinou o Inter de Milão, entre 2008 e 2010, deixou ainda um conselho para os restantes clubes da Série A, afirmando que os ”clubes como Inter, Milão ou Roma não podem aceitar, passivamente, que a Juventus se torne mais forte com Ronaldo e que continue a ganhar e a ganhar. Têm de encontrar motivações nesta operação e isso pode ser um salto de qualidade no campeonato".

* Andrea Agnelli, não brinca em serviço!

.
.
II-A Casa e a Cidade
1.O sentido do Bairro

Estando, todos nós, mergulhados em arquitetura (boa ou má, não há construção que não tenha a sua arquitetura); sendo a arquitetura uma das disciplinas em que os portugueses mais têm marcado pontos internacionalmente; sendo a arquitetura uma das atividades que mais polémica gera no espaço público é particularmente relevante a produção da série A CASA E A CIDADE. Uma encomenda da RTP2, com a Parceria da Ordem dos Arquitetos, à Produtora Pop Filmes. Em seis episódios, de 30 minutos cada um, são tratados seis temas nevrálgicos que explicam, de forma simples e direta, as implicações da arquitetura nas nossas vidas e as implicações dos nossos valores e comportamentos na arquitetura. A partir de uma ideia original da Professora de Arquitetura Ana Tostões e com o acompanhamento científico dos arquitetos Ricardo Carvalho e Nuno Grande, que desenharam os guiões e escolheram o elenco de entrevistados, Graça Castanheira realiza uma série inteligente e inteligível, elegante e pedagógica.


FONTE:  Reabi(li)tar
Publicado a 04/11/2013 no "youtube"

NR:  Para mais fácil visionamento decidiu a redacção do blogue dividir cada episódio em duas partes.

.
.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Quarto título para Djokovic 
em Wimbledon

Novak Djokovic conquistou, este domingo, o torneio de Wimbledon pela quarta vez na carreira, superando na final o sul-africano Kevin Anderson.
 .
O sérvio precisou apenas de três sets, decididos em duas horas e 18 minutos, pelos parciais de 6-2, 6-2 e 7-6 (7/3), para voltar a festejar na relva londrina, onde já erguera o `caneco´ em 2011, 2014 e 2015.

Com a conquista do seu 13.º major, Djokovic salta do 21.º lugar do ranking mundial para a 10.ª posição.

* Seja qual for o lugar que ocupe no ranking é sempre um senhor.


.
.
Paloma San Basilio

Por Ti Volaré


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
BPI vende quarteirão na baixa 
de Lisboa por 66 milhões de euros

O Fundo de Pensões do BPI vendeu um quarteirão na baixa de Lisboa a um fundo de investimento, num negócio de cerca de 66 milhões de euros, informou em comunicado a empresa JLL, que intermediou a operação.

O novo proprietário é um fundo gerido pela Norfin, uma empresa portuguesa de gestão de fundos de investimento imobiliário, que adquiriu o conjunto de imóveis por um valor acima de 66 milhões de euros.
 .

Os cinco edifícios em causa são delimitados por quatro das mais importantes ruas da baixa de Lisboa - Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua do Comércio e Rua de São Julião -, segundo a mesma fonte, com uma área bruta de construção de 11.100 metros quadrados.

Quatro dos cinco edifícios são ocupados atualmente pelo BPI.

O BPI já tinha dado a indicação de concentrar as suas operações, atualmente em várias instalações, tanto em Lisboa como no Porto.

O BPI é, desde início de 2017, controlado pelo grupo bancário espanhol Caixabank.

* Com estes negócios até parece que Portugal não é um país falido.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/4
5-Divulgação e
Investigação Científica



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

.. . .
.
INDIGNEM-SE
Casal homossexual é chicoteado
 84 vezes na Indonésia 




FONTE: EFE BRASIL

.
.

Os filhotes de pássaros 

que morrem de fome com 

estômagos cheios de plástico




FONTE: BBC News Brasil


.
.
CPLP atrai interesse de 
Reino Unido e França



FONTE: EURONEWS

.
.
134-NO GINÁSIO
Treino Fácil para Aumentar   
o Bumbum Rápido/3



COM PROFESSORA DANIELLA DIAS

* Importante é não parar. Dividimos estes 25 minutos de cultura física em 3 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora Daniella Dias tem arcaboiço para muito mais, que inveja. Se ao fim dos 3 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1672
Senso d'hoje
MARISA MATIAS
EURODEPUTADA
BLOCO DE ESQUERDA
"Às Voltas com a UE?"


* A eurodeputada responde em forma de vídeo  a perguntas que os  cidadãos queiram formular-lhe através das redes sociais. Este vídeo é de 05/07.


 FONTE: Marisa Matias

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
Gatinho carinhoso


.
.
BOM DIA


.
.

13-TEATRO
FORA "D'ORAS"
II-ORGANO DE LUZ
51º Festival Merida



Organo de Luz, concierto dramatizado sobre el mito de Prometeo 
COMPANHIA: La Fura dels Baus (Carlos Padrissa) 
Orquesta de Extremadura (Jesús Amigo)

.