30/07/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


54-SUBTILEZAS
Distorções cognitivas



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.

4-ENGENHO


COREOGRAFIA DE

Felix Rucket




O Balé Teatro Castro Alves é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado e mantida pela Fundação Cultural - unidade da Secretaria de Cultura. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arrieta, Oscar Arraiz, Guilherme Botelho, Tíndaro Silvano, Mario Nascimento, Ismael Ivo, Henrique Rodovalho e Claudio Bernardo, entre outros. Hoje, o BTCA conta com mais de 50 montagens em seu repertório, sendo uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional. A direção artística é de Antrifo Sanches.


 FONTE: Balé Teatro Castro Alves

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/191

Geometria Plana, Perímetro,
Área, Percentagem, Decimais
e Frações Equivalentes

FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
XXIV- MEGA MÁQUINAS

1-KAWASAKI
PAIXÃO SOBRE RODAS



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Turbo.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..

ÂNGELA MARQUES

.






A falta que a Internet faz

"A meio da conversa, e ainda que a partir de diferentes latitudes, atropelámo-nos para dizer o mesmo: aqueles três dias estavam a saber a seis. "É que quase não tenho wi-fi", ouvi. "Eu praticamente não tenho rede", respondi."

A casa tinha um quintal do tipo "eu desisto", uma sala com tecto de telhas mais velhas do que o sol e dois quartos com cara de casulo. Quando as seis da tarde de domingo chegaram a casa à boleia de um passeio pela costa, o galo (também havia um galo) cantou: era hora da sesta. Com as tradições alentejanas debaixo de olho, decidi que ia dormir até entediar o corpo. Entediado, ele então haveria de cutucar o estômago para o jantar. Recolhi.

Já tricotava lã de mil carneiros quando o telemóvel tocou. Tocou alto, tocou forte, tocou escondido mas tocou certo - eram notícias de longe. Enquanto fazia o caminho entre a cama e o sofá onde o diabo tinha ficado esquecido, pensei que já mal me lembrava daquele toque. Naqueles dias, o que eu mais tinha exigido do meu telemóvel tinha sido que tirasse boas fotografias. Cumprindo, ele tornara-se invisível.

Lancei-me para o apanhar antes que se calasse, escolhendo ignorar que todas as chamadas podem ser devolvidas. Atendi a tempo (e com isso nada ganhei, se descontarmos a vitória num desafio auto-imposto). Do lado de lá, as notícias vinham como vêm quando são boas, aos pulos, e a conversa despertou-me. Eram histórias de dias fáceis e de noites sem fim nem frio nem futuro. Eram histórias de um refém da felicidade a viver o síndrome de Estocolmo com tudo aquilo a que tinha direito.

A meio da conversa, e ainda que a partir de diferentes latitudes, atropelámo-nos para dizer o mesmo: aqueles três dias estavam a saber a seis. "É que quase não tenho wi-fi", ouvi. "Eu praticamente não tenho rede", respondi. Então concordámos em concordar: estávamos a precisar de desligar. Em paz, desligámos.

Quando nos voltarmos a ver - no meio da guerra, na nossa relação Bluetooth -, já teremos toda a rede do mundo. Claro, o tempo passará a correr - que fazer? Para brindarmos ao tempo em que três dias eram seis, vou mostrar-lhe este texto. Para isso só tenho de descobrir se este hotel em que me encontro agora - sem quintal, telhas, casulos ou galos - ao menos tem wi-fi.

IN "SÁBADO"
27/07718

.
.


1622.UNIÃO



EUROPEIA



.
Os Grandes Egípcios

O Mistério de Tutankamon/2


Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
IV-A Casa e a Cidade
1. A invenção da cidade



Estando, todos nós, mergulhados em arquitetura (boa ou má, não há construção que não tenha a sua arquitetura); sendo a arquitetura uma das disciplinas em que os portugueses mais têm marcado pontos internacionalmente; sendo a arquitetura uma das atividades que mais polémica gera no espaço público é particularmente relevante a produção da série A CASA E A CIDADE. Uma encomenda da RTP2, com a Parceria da Ordem dos Arquitetos, à Produtora Pop Filmes. Em seis episódios, de 30 minutos cada um, são tratados seis temas nevrálgicos que explicam, de forma simples e direta, as implicações da arquitetura nas nossas vidas e as implicações dos nossos valores e comportamentos na arquitetura. A partir de uma ideia original da Professora de Arquitetura Ana Tostões e com o acompanhamento científico dos arquitetos Ricardo Carvalho e Nuno Grande, que desenharam os guiões e escolheram o elenco de entrevistados, Graça Castanheira realiza uma série inteligente e inteligível, elegante e pedagógica.

* Estranhamente não existe nas fontes onde recolhemos a informação que vos apresentamos o vídeo do episódio nº3, iremos envidar esforços para o encontrar


FONTE:  Reabi(li)tar
Publicado a 25/11/2013 no "youtube"

NR:  Para mais fácil visionamento decidiu a redacção do blogue dividir cada episódio em duas partes.

.
.
.

AMMAR 808


.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/5
2-A Pesca Longínqua e
a Indústria do Bacalhau



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

.. . .
.

Palestiniana que agrediu soldados 
israelitas deixa a prisão




FONTE:  afpbr

.
.

Como o adolescente mais gordo
do mundo conseguiu perder 
um terço de seu peso 




FONTE:  BBC News Brasil

.
.
Redes de pesca fantasmas
 devastam oceanos



FONTE:   ONU Brasil

.
.
136-NO GINÁSIO
[Exercícios de Baixo Impacto]   
Emagrecer e Tonificar o Corpo/2



COM PROFESSOR DJAN ANDRADE

* Importante é não parar. Dividimos estes 20 minutos de cultura física em 2 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que o professor Djan Andrade teve o máximo cuidado no vídeo que elaborou. Se ao fim dos 2 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


* Estas excelentes aulas de educação física fazem a partir de hoje um intervalo até ao início de Setembro

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1686
Senso d'hoje
HUGO RODRIGUES
MÉDICO PEDIATRA
"Até ao um ano de idade
é profundamente errado
dar doces às crianças"



FONTE:   TVI - programa "A TARDE É SUA"

.
.
Pteropus


Os maiores morcegos do mundo

.
.

BOM DIA


.
.


69-CINEMA
FORA "D'ORAS"
III-O IMPÉRIO DOS
SENTIDOS



(IMAGENS DE SEXO EXPLÍCITO)


SINOPSE
Do cineasta japonês Nagisa Oshima, O Império dos Sentidos é um dos mais controversos filmes da história do cinema, que esteve proibido em vários países. 

Sada (Eiko Matsuda), uma antiga geisha, envolve-se numa relação amorosa com o seu atual patrão Kichizo. A sua paixão depressa se transforma numa extrema obsessão pelo prazer onde não existem limites para alcançar o êxtase. Num gesto último de posse absoluta, Sado estrangula e castra o seu amante. 

Do cineasta japonês Nagisa Oshima (1932-2013), Império dos Sentidos é um dos mais controversos filmes da história do cinema, que esteve proibido em vários países. Com um forte conteúdo sexual, o filme é baseado numa história verídica, ocorrida no Japão antes da Segunda Guerra Mundial, de um amor obsessivo e fatal. Nagisa Oshima assinou o seu primeiro filme em 1959, quando Mizoguchi já tinha falecido e Ozu estava quase a chegar ao fim da sua carreira. 

O seu cinema, que em pouco tempo passou para o seu direto controlo em termos de produção, marca o surgimento de uma nova geração no cinema nipónico, com uma visão muito mais agressiva, irónica e desmistificadora da realidade, de que ele é um dos mais notáveis representantes. 

Antes de O Império dos Sentidos, que data de 1976, Oshima já tinha assinado 22 filmes dos quais muito poucos eram conhecidos no Ocidente. A polémica e o escândalo que o filme provocou, acabaram por criar primeiro curiosidade e depois surpresa pela sua fascinante e importante obra. O Império dos Sentidos é uma história de amor e morte, entre um homem e uma mulher no Japão dos anos trinta, vagamente inspirada em factos reais. 

Porém, Oshima rompe, com delirante ousadia, as fronteiras da mera história de "amor louco" e transforma um caso de "amantes malditos" num prodigioso filme de sexo, erotismo, desejo, prazer, sangue, sofrimento e morte, que andam sempre associados às grandes histórias de amor.


* Não encontrámos versão deste filme legendado ou dobrado em língua portuguesa

.