17/11/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

 ..

XXXIX-OS RIOS E A VIDA
3- RIO VOUGA
Ver Sever (do Vouga)/2
(Horizontes da Memória)
O Rio que a caminho do mar
dá o nome a urbes importantes




FONTE:   História de Portugal JHS

.
.
UFEG
  Runway graduate
Cyber Angels
Roots of the future
2021
.



FONTE:   fashion cine
.

 .

ᙓᕈꙆᙅᙓᙁƮᖇO

𝟐𝟒𝐡 𝐞𝐦 𝐖𝐮𝐡𝐚𝐧/3


𝒩𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒹𝑜𝒸𝓊𝓂𝑒𝓃𝓉𝒶́𝓇𝒾𝑜 𝓅𝓇𝑜𝒹𝓊𝓏𝒾𝒹𝑜 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝒞𝒢𝒯𝒩 - 𝒞𝒽𝒾𝓃𝒶 𝒢𝓁𝑜𝒷𝒶𝓁 𝒯𝑒𝓁𝑒𝓋𝒾𝓈𝒾𝑜𝓃 𝒩𝑒𝓉𝓌𝑜𝓇𝓀, 𝓈𝒶𝒾𝒷𝒶 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓈𝑜𝒷𝓇𝑒 𝑜 𝒾𝓃𝒾́𝒸𝒾𝑜 𝒹𝒶 𝒸𝓇𝒾𝓈𝑒 𝒹𝑒 𝓈𝒶𝓊́𝒹𝑒 𝓅𝓊́𝒷𝓁𝒾𝒸𝒶 𝓃𝒶 𝒞𝒽𝒾𝓃𝒶 𝓆𝓊𝑒 𝓈𝑒 𝓉𝓇𝒶𝓃𝓈𝒻𝑜𝓇𝓂𝑜𝓊 𝓃𝓊𝓂𝒶 𝓅𝒶𝓃𝒹𝑒𝓂𝒾𝒶: 𝑜 𝒞𝒪𝒱ℐ𝒟-𝟷𝟿.

𝒪 𝓃𝑜𝓋𝑜 𝒸𝑜𝓇𝑜𝓃𝒶𝓋𝒾́𝓇𝓊𝓈 𝒸𝑜𝓂𝑒𝒸̧𝑜𝓊 𝒶 𝒸𝒾𝓇𝒸𝓊𝓁𝒶𝓇 𝒹𝓊𝓇𝒶𝓃𝓉𝑒 𝒶 𝓉𝑒𝓂𝓅𝑜𝓇𝒶𝒹𝒶 𝒹𝑒 𝓋𝒾𝒶𝑔𝑒𝓃𝓈 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝒶𝒹𝒶 𝓃𝒶 𝒞𝒽𝒾𝓃𝒶, 𝓃𝒶 𝓆𝓊𝒶𝓁 𝓂𝒾𝓁𝒽𝑜̃𝑒𝓈 𝓋𝒾𝓈𝒾𝓉𝒶𝓂 𝓈𝓊𝒶𝓈 𝒻𝒶𝓂𝒾́𝓁𝒾𝒶𝓈 𝓃𝑜 𝒻𝑒𝓇𝒾𝒶𝒹𝑜 𝒹𝑜 𝒜𝓃𝑜 𝒩𝑜𝓋𝑜 ℒ𝓊𝓃𝒶𝓇. ℰ𝓂 𝓂𝑒𝒾𝑜 𝒶𝑜 𝒸𝓇𝑒𝓈𝒸𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒹𝒶 𝑒𝓅𝒾𝒹𝑒𝓂𝒾𝒶, 𝓊𝓂𝒶 𝒲𝓊𝒽𝒶𝓃 𝓈𝒾𝓉𝒾𝒶𝒹𝒶 𝓈𝑒 𝓂𝑜𝒷𝒾𝓁𝒾𝓏𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓈𝒶𝓁𝓋𝒶𝓇 𝒶𝓆𝓊𝑒𝓁𝑒𝓈 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝓃𝑜 𝑒𝓅𝒾𝒸𝑒𝓃𝓉𝓇𝑜 𝒹𝒶 𝑒𝓂𝑒𝓇𝑔𝑒̂𝓃𝒸𝒾𝒶. 𝒩𝓊𝓂𝒶 𝓂𝒶𝓃𝑜𝒷𝓇𝒶 𝓈𝑒𝓂 𝓅𝓇𝑒𝒸𝑒𝒹𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈, 𝒶 𝒞𝒽𝒾𝓃𝒶 𝒾𝓈𝑜𝓁𝑜𝓊 𝒶 𝑔𝓇𝒶𝓃𝒹𝑒 𝓂𝑒𝓉𝓇𝑜́𝓅𝑜𝓁𝑒 𝓃𝒶 𝑒𝓈𝓅𝑒𝓇𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝒹𝑒 𝒾𝓂𝓅𝑒𝒹𝒾𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝓈𝓈𝑒𝓂𝒾𝓃𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝓋𝒾́𝓇𝓊𝓈.


FONTE:   Jornalismo TV Cultura

.

VÍTOR ROSA

 .



O desporto ou a libertação 

controlada das emoções

O livro de Norbert Elias e Eric Dunning, Quest for Excitement, foi publicado em 1986, mas a sua história começa muitos anos mais cedo. Em 1954, Elias tem 57 anos. Foge de uma Alemanha nazi em 1933. Depois de ter passado uns meses em Paris, vai se instalar em Londres. Em termos profissionais, vai ter posições precárias. Foi assistente de investigação na London School of Economics, vive de cursos para adultos que dá na Universidade de Londres e de sessões de terapia de grupo, que dirige no quadro do Group Analytic Society, formada por alguns psiquiatras.

Depois de uns anos difíceis, vai receber duas propostas para leitor em sociologia, de Leicester e de Leeds. Optou por Leicester. Em 1962, com a sua reforma, vai trocar Inglaterra pelo Gana, onde durante dois anos será professor de sociologia, na Universidade de Acra. Os seus pares consideravam que o seu pensamento centrado nos processos sociais de longa duração era marginal. Isso não estava na moda na época. Um dos seus alunos, Eric Dunning, vai propor a Elias para se trabalhar sobre o desporto e o lazer. Este objeto de estudo também não era fácil nos anos 1950, dado não ter legitimidade sociológica. Elias refere “quando nós começámos a refletir sobre a questão que nos interessava, a sociologia do desporto ainda estava nos seus inícios. Eu lembro-me que nos perguntámos se o desporto, entre outros o futebol, poderia ser considerado um objeto de pesquisa digno das ciências sociais, e em particular uma tese no âmbito das Artes”.

Só depois de alguns anos de ter regressado do Gana, é que Elias começou a publicar sozinho ou, a maior parte das vezes, em colaboração com Eric Dunning, textos sobre o desporto. Os textos que integram Quest for Excitement colocam em perspetiva o que constitui o desporto moderno e quais são as suas especificidades: a diminuição da violência, a existência de regras escritas e uniformes, codificando as práticas desportivas, a autonomia do jogo, relativamente aos confrontos guerreiros ou rituais.

Elias e Dunning vão romper três perspetivas que fundavam os estudos consagrados aos jogos e aos desportos: 1) colocar todos os desportos contemporâneos numa genealogia de longa duração, que encontram os seus antepassados mais ou menos diretos; 2) supor que todas as sociedades desenvolveram, de forma semelhante, as suas atividades e o tempo das práticas desportivas; 3) relacionar as razões das condutas, tidas como comparáveis através do espaço e do tempo, com as disposições psicológicas universais.

Estes dois autores sublinham as diferenças que separam os desportos dos jogos tradicionais, mesmo se eles têm em comum certos gestos. O desporto moderno criou espaços e tempos que lhe são próprios. Os estádios, os ginásios, os velódromos, etc. São locais específicos que cantonam o exercício e o espetáculo desportivo. Para Elias, o conceito chave que permite dar conta da aparição do desporto, pensado na descontinuidade dos confrontos antigos, é o da libertação do controle das emoções. Existe também uma pacificação do espaço social. Ao colocarem o desporto nas mutações das formas de competição pelo poder político, os controles exercidos sobre a violência e a estrutura da personalidade, estes dois autores tornaram o desporto um observatório privilegiado das evoluções de longa duração nas sociedades ocidentais. E, como diz Elias, “o conhecimento do desporto é a chave do conhecimento da sociedade”. O desporto, como instituição é o produto de corte histórico. Ele surge na Inglaterra, local clássico do modo de produção capitalista, e da era industrial moderna. Assume uma significação diferente segundo as classes sociais. O desporto é o produto da diminuição do tempo de trabalho, da urbanização e da modernização dos transportes.

* Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa

IN "A BOLA" - 11/11/21

.

 .



2811.UNIÃO


EUROPEIA


POLÓNIA

QUE JUSTIÇA?
Justiça europeia coloca em causa
  sistema de nomeação de juízes polacos



FONTE:   euronews

.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
80-ɑƒɑsɩɑ ɗɛ ɓɽɔƈɑ: ƈɑusɑs,
sɩɲʈɔmɑs ɛ ɗɩɑɠɲɔ́sʈɩƈɔ


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
79-HORIZONTES DA MEMÓRIA
79.3-Boa Terra, Melhor Gente


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Antonina

"Smoke Gets in Your Eyes"


The Voice Portugal 2021-Prova Cega

.

 .

4-Uмα ɗαѕ мαιѕ вєƖαѕ є мαιѕ ɗєтαƖнαɗαѕ

мαqυєтєѕ ɗє cσмвσισѕ єм єѕcαƖα HO



* Onde pode encontrar um modelo ferroviário alemão com comboios prototípicos, com uma catenária funcional e com sinais ferroviários correctos? Não na Alemanha! Encontrará isso no maravilhoso modelo ferroviário de Cristóbal Miranda construído em escala HO - localizado em Santiago do Chile na América do Sul. 

 Este belo modelo de caminho-de-ferro é chamado “Estação Central de Neupreussen”. Cristóbal e os seus amigos da Alemanha construíram este modelo de caminho-de-ferro com dimensões de 2,60 x 1,95 metros, que representa uma paisagem alemã perto da fronteira da Áustria e da República Checa. O nome “Neupreussen” deriva do edifício da estação principal, que foi construído em estilo prussiano. 
 
A via utilizada na maquete ferroviária é feita pela Roco, Peco, Atlas e Piko (Código 100). Os comboios-modelo são controlados pelo sistema digital “Roco Z 21”. Além disso, existem descodificadores especiais feitos pela Zimo, ESU, Uhlenbrock e Kuehn. A maquete de comboios é controlada por microcomputadores Arduino. Estes computadores tratam do controlo do tráfego: São utilizados como caixa de sinais, como controlador de comutação e como detector de ocupação de via. 
 
A maquete tem uma grande estação principal com cinco vias para comboios de passageiros e três vias para comboios de mercadorias. Há também uma pequena estação de triagem e um depósito de locomotivas - mas ambas estão actualmente em construção. A via férrea é electrificada com uma catenária original alemã, de modo a que as locomotivas eléctricas possam circular com os pantógrafos levantados. 
 
Os edifícios são feitos por Auhagen, Kibri, Vollmer e Faller. Há mais duas estações no modelo de comboio: “Blumenfeld” e “Flughafen” (Aeroporto) onde chegam e partem comboios regionais, comboios locais e comboios pendulares. A estação do aeroporto é construída no subsolo. 

 No mundo em miniatura de Neupreussen, existem comboios expressos alemães populares, por exemplo Eurocity e Intercity. Devido à proximidade fictícia da fronteira checa e austríaca, vemos também comboios dos caminhos-de-ferro federais austríacos (ÖBB) e dos caminhos-de-ferro checos (České Dráhy). Finalmente, vemos uma mistura de comboios regionais alemães, comboios de carga austríacos e comboios expresso checos.

FONTE:  PILENTUM

** Fascinam-nos maquetes plenas de "vida". Seja sensível a esta obra de arte que  editamos em quatro quartas-feiras seguidas  e à mesma hora, este é o último vídeo.

.

 .

 𝓐 𝓜𝓪𝓲𝓸𝓻 𝓕𝓵𝓸𝓻 𝓭𝓸 𝓜𝓾𝓷𝓭𝓸

 𝗝𝗢𝗦𝗘́ 𝗦𝗔𝗥𝗔𝗠𝗔𝗚𝗢

 1-ⲆⲚꓖⲞⳐⲆ


 FONTE: Camões I.P.

 * A nossa modesta homenagem a JOSÉ SARAMAGO

 .

 .

ƊOƇ̧URA RƐLIƓIOSA


Título original: Câmera registra bomba explodindo táxi em frente a hospital de Liverpool

FONTE:   BBC News Brasil

.



Ⲇ⳽ ⲣⲉ⳽⳽ⲟⲇ⳽ ⲙⲇⲓ⳽ ⲅⲓⲥⲇ⳽ 𝖽ⲟ ⲙⳙⲛ𝖽ⲟ 1987 - 2021

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

𝛴𝑆𝑃𝛴𝐶𝑇𝛤𝛳 𝑃𝛳𝐿𝐼́𝑇𝐼𝐶𝛳


.

.

2887
Senso d'hoje
JOSÉ PEDRO CERDEIRA
DOCENTE UNIVERSITÁRO
DOUTOR EM PSICILOGIA SOCIAL
LEONOR ROSA
ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
A confiança nos meios de comunicação



Este canal é um projeto de comunicação, que tem como principal objetivo a divulgação e promoção de conhecimentos científicos, nas diferentes áreas do conhecimento. Por outro lado, este projeto tem como finalidade dotar e inserir os estudantes de Comunicação, nomeadamente, alunos/as da Licenciatura de Comunicação Social e Licenciatura de Comunicação e Design Multimédia num contexto prático no que se refere ao desenvolvimento e aplicação dos conceitos e conteúdos desenvolvidos em ambiente académico da Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, no âmbito das seguintes Unidades Curriculares: 
Cibercultura 
Guionismo 
Multimédia 
Cultura dos Novos Média 
Atelier de Comunicação e 
Redes Sociais Introdução à Produção Audiovisual


FONTE:  CAUSA-EFEITOS
.
.
Nugget e a escada


.
.

BOM DIA

.

115-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒱𝐼- 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚
𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑓𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜
𝐷𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜


SINOPSE
𝐷𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑜𝑠 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒. 𝑃𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑖𝑚𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚 – 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝐹𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎, 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑆𝑒𝑞𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑏𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑟𝑖𝑧𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑒𝑚 𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑛𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑢𝑛𝑑𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑔𝑖𝑟𝑙𝑠 𝑏𝑎𝑛𝑑 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑎-𝐴𝑠 𝐷𝑜𝑐𝑒 : 𝐵𝑎́𝑟𝑏𝑎𝑟𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑛𝑐𝑜, 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜, 𝐴𝑛𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝐿𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜.𝐴𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒́𝑟𝑝𝑟𝑒𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑡𝑒𝑠𝑡𝑒𝑚𝑢𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑣𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑒𝑛𝑠𝑎𝑖𝑜𝑠 𝑒 𝑐𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎𝑠 𝑎𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑛𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑟𝑜𝑑𝑎𝑔𝑒𝑚.

FONTE:RTP