28/09/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 

.

XXXVI-OS RIOS E A VIDA
 4-RIO EBRO
Navarra, Zaragoza y Tarragona




FONTE:  Ceibe.

 

BLACK TAPE PROJECT/2
SIMM WEEK
FAENA FORUM
2022




FONTE:  Black Tape Project BTS.

 .

VIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

5 - APOLÓNIO E AS CÓNICAS
 

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

O "APOLÓNIO" não é fácil mas suscita curiosidade. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de sete, coisa pouca... 

SÉRGIO DUNDÃO

 .



Os seis efeitos
nas eleições de 
2022 em Angola

O primeiro efeito é o fim da maioria qualificada do MPLA. O que significa que nenhum partido consegue per se realizar uma revisão da Constituição e que a UNITA passou a ter o poder de vetar qualquer projecto de alteração constitucional.

A última crónica relativamente às eleições gerais angolanas obriga-nos a analisar os efeitos dessas eleições no sistema de governo e de partido, dentro de uma lógica funcional e de interdependência dos subsistemas do sistema político, como nos ensinam David Easton e Dieter Nohlen.

O primeiro efeito é o fim da maioria qualificada do MPLA. O que significa que nenhum partido consegue per se realizar uma revisão da Constituição e que a UNITA passou a ter o poder de vetar qualquer projecto de alteração constitucional, o que não sucedia desde as eleições de 1992. À luz da CRA de 2010, são necessários dois terços dos deputados em efectividade de funções para promover alterações ao texto constitucional, precisamente 147 deputados num parlamento com 220 assentos.

O segundo efeito diz respeito ao efeito multiplicador. A UNITA passou a poder indicar mais representantes em inúmeros órgãos públicos, como a Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana, a Comissão Nacional Eleitoral e o Tribunal Constitucional (TCA). Todavia, o MPLA indicará mais membros nesses órgãos, porque conserva a maioria absoluta.

O terceiro efeito está relacionado com o impacto nos partidos. Os partidos APN e P-NJANGO serão extintos porque na legislação angolana prevê-se que “os partidos que ficam abaixo dos 0,5% de votos devem ser extintos por decisão do TCA”. Apenas cinco partidos conseguiram garantir representação parlamentar, sendo que os três pequenos partidos elegeram todos os deputados (dois para cada) no círculo nacional. Ainda assim, somente o MPLA e a UNITA constituirão grupos parlamentares. O MPLA e a UNITA concentraram 97,3% da representação dos 220 deputados, sendo que ambos obtiveram 95,4% e 100% deputados do círculo nacional e provincial, respectivamente.

O quarto efeito prende-se com o duplo círculo. O MPLA, com 51,17% dos votos, conseguiu uma representação de 124 (56,36% dos deputados). Conquistou um bónus de 5,19% de representação, que se traduziu em mais 11 deputados. Se fosse retirado o efeito do duplo círculo, o MPLA teria apenas 113 deputados. A UNITA, com 43,95% dos votos, ficou com 90 deputados, quando deveria ter obtido 97 deputados. O PRS teve dois deputados quando poderia eleger três deputados.

A CASA-CE elegeria dois deputados, enquanto a APN e o P-NJANGO conseguiriam eleger um deputado, respectivamente. Os restantes partidos (FNLA e PHA) manteriam, cada um, os seus dois deputados. Alterações representativas demonstram o forte impacto do duplo círculo no sistema eleitoral angolano, conforme explicado na minha obra Sistema Eleitoral Angolano e Eleições em Contexto de Pós-guerra: Um Estudo das Eleições de 2008, 2012 e 2017.

O quinto efeito diz respeito ao efeito do sistema de lista fechada que gera um privilégio a favor dos cabeças-de-lista dos 5 partidos angolanos com representação parlamentar. Os seus cabeças-de-lista, depois de derrotados do apuramento presidencial, consagraram-se como deputados, o que não sucedeu, com João Lourenço e Esperança da Costa, números 1 e 2, respectivamente, da lista do MPLA. Mas, por exemplo, Adalberto da Costa Júnior e Abel Chivukuvuku são agora deputados quando concorreram para os cargos de Presidente da República e Vice-Presidente da República, respectivamente.

O sexto e último efeito relaciona-se com a representação feminina. O PHA foi único partido como uma candidata presidencial (eleita deputada), e o MPLA apresentou uma candidata à vice-presidência, tendo sido eleita para este cargo. Foram eleitas 73 mulheres, representando 33,2% dos deputados. O MPLA continua a ser o partido que mais elege mulheres, com 62 (36 através do círculo nacional e 26 no provincial).

* Investigador

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 25/09/22.

  .

3121.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
Vitória de Giorgia Meloni ameaça 
o direito ao aborto em Itália



FONTE:  euronews

NR: A ameaça é mais vasta que a IVG, os governos de direita são exímios em usurpar direitos aos cidadãos e os que mais sofrem são os seus votantes. 
Para a direita o ódio é o objectivo, o verdadeiro negócio!

putin  HUYLO

putin é um canalha

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
125 -Eɠoᥴᥱᥒtɾɩ⳽ຕo ɩᥒƒᥲᥒtɩꙆ


 
FONTE:Universo da Psicologia TV

.
90-HORIZONTES DA MEMÓRIA
90.4- A Sedução Do Sotavento


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Victoria Shpak

Oh in the Cherry Orchard


The Voice Portugal 2022 - Prova Cegas

.

.

36- DEDAN KIMATHI
O heróico combatente da liberdade
QUÉNIA



 
FONTE:  DW Português para África.

 .

 I- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

2- гєรร๏ภค̂ภςเค 

 


* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero:
Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano:
Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic:
Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres:
Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro:
Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta:
Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire:
Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE: Brasil Paralelo.

 .

Mudança para o mercado

regulado do gás natural


FONTE:  Fala Portugal.



Iмρσятα̂ηcια ∂α cσηѕєяναçα̃σ ∂αѕ ƒℓσяєѕтαѕ

FONTE:Leonardo Chaúque

 .

 PEDIDO PƲŊGEŊTE DE CIDADÃ REBOLEIRA


 

 * Oh Fatotas como nos sensibiliza o sofrimento desta jovem senhora, fervente de energia e pecado....

 ..

3201
Senso d'hoje
MARIANA SANCHES
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS-WASHINGTON
Por que EUA estão observando 
de perto eleição no Brasil




FONTE:   BBC News Brasil.
.

Preguiças Bébés


.
.

BOM DIA

.

126-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳-Umᥲ Noιtᥱ Forᥲ do Pᥲᥣᥲ́ᥴιo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑑𝑖𝑎 𝟾 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝟷𝟿𝟺𝟻 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑁𝑎 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐵𝑢𝑐𝑘𝑖𝑛𝑔𝘩𝑎𝑚, 𝑒𝑚 𝐿𝑜𝑛𝑑𝑟𝑒𝑠 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢́𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑙𝑒𝑏𝑟𝑎𝑟. 𝐸𝑚 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑎𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑠𝑡𝑒𝑗𝑜𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑒𝑡 𝑒 𝑎 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼𝐼 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑚 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒. 𝑁𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑚𝑜𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑛𝑜𝑛𝑖𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜.


ELENCO:

𝑆𝑎𝑟𝑎𝘩 𝐺𝑎𝑑𝑜𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐵𝑒𝑙 𝑃𝑜𝑤𝑙𝑒𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑖𝑑𝑎
𝐸𝑚𝑖𝑙𝑦 𝑊𝑎𝑡𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝑅𝑢𝑝𝑒𝑟𝑡 𝐸𝑣𝑒𝑟𝑒𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑉𝐼



FONTE:Ana Paula Cavalcanti

Apple, Google e Microsoft prestam homenagens à Rainha Elizabeth II | Mundo  Conectado