06/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXII- SEGUNDOS FATAIS
1- Cerco a Waco



FONTE:   Felipe Schmidt 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
6-Viktoriya Evseeva



.
.

III -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

2- HERON DE ALEXANDRIA


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
5-Valentina Feula


.
.
Raíssa Müller

Da loucura de sonhar
ao desafio de conquistar



Raíssa fala sobre como criou uma técnica para conter o derramamento de óleo e como a sua inquietude e curiosidade a ajudaram na concretização dos seus sonhos.
.
.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
4-Valeria Dmitrienko


.

RITA ALMEIDA DE CARVALHO

.






Arquivos particulares e
 responsabilidade pública

Se, dada a sua extensão e importância, os arquivos de âmbito estatal estão mais expostos ao escrutínio público, os arquivos privados merecem também a nossa atenção.

A 15 de Setembro de 2014 o Jornal de Notícias divulgava que o Estado português tinha "mais de cinco mil quilómetros (como ir do Porto a Moscovo) de arquivos por organizar". Nem tudo deve ser conservado, mas é necessário conhecer o valor informativo, a relevância enquanto prova factual e a importância histórica desta documentação para se determinar o seu destino final. A entidade responsável por definir os critérios de arquivo dos documentos produzidos pela administração pública, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tem dedicado parte substancial dos seus esforços a esta tarefa. Os arquivos privados também estão sujeitos às normas emanadas da DGLAB, que deve ainda apreciar as regras de acesso estabelecidas pelos seus proprietários para posterior homologação pela respectiva tutela governamental.

Dada a sua extensão e importância, os arquivos estatais estão muito expostos ao escrutínio público, porém alguns arquivos privados merecem a nossa particular atenção, nomeadamente, o Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares e o Arquivo Ephemera, biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira.

O arquivo da Fundação Mário Soares (FMS), que foi pioneiro na adopção de soluções de digitalização e disponibilização de documentos online, tem hoje à sua guarda uma quantidade impressionante de acervos de opositores ao Estado Novo e de dirigentes de Movimentos Nacionalistas Africanos e de Timor-Leste, inventariados e disponíveis ao público. Também se deve a este arquivo o projecto Casa Comum, uma plataforma agregadora de informação que é hoje o maior repositório digital de documentação em língua portuguesa.

Com a morte de Mário Soares em 2017, o futuro do arquivo tornou-se incerto e recentemente o jornal PÚBLICO noticiou que se pondera o seu desmantelamento, sendo provável que muitos dos fundos documentais venham a ser incorporados na Torre do Tombo ou sejam devolvidos aos proprietários, que os colocaram à guarda da FMS a troco do tratamento e da disponibilização pública das suas colecções. Estima-se que mais de 90% dos documentos do arquivo da fundação estejam nesta última situação, incluindo o arquivo pessoal de Mário Soares. Se os dirigentes da FMS optarem pelo desmembramento do arquivo, os responsáveis pela política nacional de arquivos devem contribuir para assegurar a sua integridade. Tal não quer dizer que a DGLAB deva incorporá-lo na Torre do Tombo, pois a vocação deste organismo é guardar documentos produzidos pelos organismos centrais do Estado. Mas há alternativas, como a sua integração na estrutura de arquivos da Câmara Municipal de Lisboa, mantendo-se o funcionamento nas actuais instalações.

Também o Ephemera, arquivo privado que reúne documentação para a história dos movimentos sociais, requer cuidados. Trata-se de uma colecção constituída por materiais herdados, adquiridos e doados, cujo conteúdo Pacheco Pereira tem vindo a divulgar através de diversas iniciativas de que se destaca a criação de um website, um programa de televisão e várias publicações. Porém, o acesso público a este arquivo não tem sido garantido nem mesmo a investigadores. Para prestar um serviço público não basta proclamar o ser cada vez "mais público" o acesso a estes "arquivos privados" nem mesmo utilizar como epígrafe no website a afirmação de Samuel Johnson — "the two offices of memory are collection and distribution"; é necessário que o serviço seja de facto público.

Outra questão que se coloca relativamente ao Ephemera é a de saber o que lhe irá suceder no futuro. Seria desejável que se evitasse algo semelhante ao que ocorre actualmente com o arquivo da FMS. Tal poderia ser acautelado se a colecção fosse integrada num arquivo verdadeiramente vocacionado para o serviço público, alinhado com os procedimentos definidos nacional e internacionalmente para o tratamento documental, que garantisse a sua consulta a todos os interessados, e com financiamento dedicado ao seu tratamento, estudo e disseminação. Para este efeito, talvez não fosse descabido apoiarmos Pacheco Pereira na constituição de um fundo.

Independentemente das soluções adoptadas, tanto o arquivo da Fundação Mário Soares como o de Pacheco Pereira são fundamentais para a compreensão da história contemporânea pelo que requerem a atenção imediata dos responsáveis políticos.

* Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

IN "PÚBLICO"
05/01/19

.
.


1783.UNIÃO



EUROPEIA




.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
3-Vanessa Williams


.
.
4-Los mas pobres de entre los pobres



FONTE:  documentales100

.
.

LI- VISITA GUIADA

3- Palácio da Brejoeira
MONÇÃO - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
2-Vanessa Chromik


.
.
Sumi Jo

Bell Song


Leo Delibes - Opera Lakme

.
.

III-ABECEDÁRIO

V
PRETO E BRANCO
1-Valentina Zeliaeva



.
.


4-OS INCRÉDULOS



The Unbelievers é um documentário que segue os famosos cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss em várias palestras públicas, de modo a promover a racionalidade e a salientar a importância que a ciência tem no mundo moderno.

O documentário inclui entrevistas com alguns famosos: Stephen Hawking, Ayaan Hirsi Ali, Sam Harris, David Silverman, Ricky Gervais, Woody Allen, Cameron Diaz, Sarah Silverman, Bill Pullman, Bill Maher, Stephen Colbert, Tim Minchin, Eddie Izzard, Penn Jillette, James Randi, James Morrison, Michael Shermer, Ian McEwan, entre vários outros.



FONTE:  Maykon Weschenfelder


* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Estas são as manobras mais 
arriscadas nas estradas portuguesas



FONTE:  Observador

.
.

Governo Bolsonaro não tem agenda



* Para Maria Brandão Tavares de Almeida, cientista política da Universidade de São Paulo, o governo de Jair Bolsonaro não tem uma agenda, a não ser na economia, que é ultraliberal . O secretário-executivo da ONG Observatório do Clima, Carlos Rittl, diz que o novo governo adota medidas contrárias à questão ambiental.


FONTE:  afpbr

.
.
TIME



* Obrigado ANTÓNIO por este TEMPO


.
.

Pernil Assado


De:    Hoje em Dia
.
.
SABER NÃO OCUPA LUGAR/2






.
.


1845
Senso d'hoje
ANTÓNIO VITORINO
DIRECTOR GERAL DA "IOM"*
"O crescimento da vaga populista 
 vai de par com o retrocesso 
 da cooperação internacional"



 * Organização Internacional das Nações Unidas para as Migrações


 FONTE: euronews

.
.
ANIMAL TV

CERVO-ALMISCARADO



  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.
.


74-CINEMA
FORA "D'ORAS"
XXIV-NINFOMANÍACA


ÚLTIMO EPISÓDO
(PRÓXIMO FORA-DE-HORAS A 11/01/19)

SINOPSE
Numa noite com neve, Seligman (Stellan Skarsgård), um bacharel de meia-idade, encontra no beco atrás de seu apartamento Joe (Charlotte Gainsbourg), uma ninfomaníaca auto-diagnosticado, recém espancada e deitada no chão, e decide ajudá-la. Em sua casa escuta atentamente enquanto Joe relata sua história cheia de acontecimentos de sua vida libidinosa. Seligman, um homem altamente educado mas clausurado, conecta e analisa as histórias de Joe com o que tem de conhecimento. O passatempo favorito de Seligman para ler é sobre a pesca com mosca, ele tem o anzol de pesca na parede e com este assunto sua conversação começa. Ao longo da história, ele associa muito do que ela experimentou com métodos da pesca.

ELENCO
Ninfomaníaca (em inglês: Nymphomaniac) é um filme de 2013 escrito e dirigido por Lars von Trier. A produção é interpretada por Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Christian Slater, Jamie Bell, Uma Thurman, Willem Dafoe e Connie Nielsen. O filme originalmente deveria ser apenas uma obra completa, mas, devido à sua duração de várias horas, Trier tomou a decisão de dividir o projeto em dois filmes separados.

Ninfomaníaca é o terceiro filme da "trilogia da depressão", segundo Lars von Trier, sendo precedido pelos também filmes de Trier, o Anticristo, de 2009, e Melancolia, de 2011, ambos os filmes tendo como protagonista a atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta a protagonista de Ninfomaníaca.

A primeira parte do filme divide-se em 5 capítulos:
.

Capítulo 1. O Compleat Angler

Inspirado por uma pesca com mosca no gancho na parede atrás dela e do amor de de Seligman por Izaak Walton pelo livro de The Compleat Angler, Joe abre sua história, falando sobre sua fascinação sexual precoce durante sua primeira infância. Seu pai (Christian Slater) é um médico amante da árvore que ele adora, enquanto sua mãe (Connie Nielsen) é, como Joe a descreve, "uma cadela fria". Na adolescência (Stacy Martin), ela perde sua virgindade para um jovem arbitrário chamado Jerôme (Shia LaBeouf). Este primeiro encontro, que termina com Jerôme casualmente deixando-a para consertar o seu ciclomotor, deixa-a decepcionada, enquanto Seligman observa que a combinação do número de vezes que Jerôme a penetrou.
Vários anos depois, Joe se envolve em um concurso com sua amiga B (Sophie Kennedy Clark) durante uma viagem de trem; qualquer das duas mulheres que tiverem relações sexuais com a maioria dos passageiros pela chegada do trem na estação ganha um saco de doces de chocolate. Depois de ter relações sexuais no banheiro com vários dos homens que ela se depara, Joe vence por realizar um golpe de trabalho em um passageiro em um carro de primeira classe, S (Jens Albinus). S é um homem casado que resiste a ambos os avanços dela e B, mas, em última instância Joe força-se sobre ele. Joe diz a Seligman que seu encontro com S é a primeira de muitas coisas terríveis que ela fez, mas ele acusa sua acusação. 
.

Capítulo 2. Jerôme

Sobre rugelach e uma discussão sobre a falta de masculinidade em homens usando bolo garfos para comer pastelaria, Joe fala sobre suas primeiras experiências com amor real, algo que ela descarta como "luxúria com ciúme acrescentado". Joe assume mais amantes como ela, B, e vários amigos criam um clube, "The Little Flock", dedicado a libertar-se da fixação da sociedade no amor. Joe eventualmente deixa depois que todos os outros membros acabam desenvolvendo apegos sérios a suas conquistas. Como um jovem adulto, Joe cai fora da escola de medicina e encontra trabalho como secretário em uma empresa de impressão. Seu primeiro empregador não é outro senão Jerôme. Enquanto as intenções sexuais estão claramente em sua mente, ela se encontra evitando seus avanços e dormindo com outros colegas de trabalho, frustrando-o. Quando Joe finalmente percebe que ela desenvolveu sentimentos por Jerôme, ela escreve-lhe uma carta. No entanto, ela é tarde demais, como deixou junto com a secretária ciumenta do seu tio, Liz (Felicity Gilbert), que estava plenamente consciente dos sentimentos de Joe. Ela é imediatamente demitida por seu tio (Jesper Christensen), o verdadeiro dono da empresa, por sua falta de experiência e volta a sua ninfomania, apesar de um anseio por Jerôme.
.

Capítulo 3. Sra. H

Em uma ocasião com um de seus amantes, H (Hugo Speer), Joe inadvertidamente causa o conflito que o faz deixar sua esposa para ela. A aflita Sra. H (Uma Thurman) chega e demoniza os dois na frente de seus filhos, embora Joe afirma no presente que isso mal a afetou. A situação torna-se então mais embaraçosa quando o próximo amante de Joe, A (Cyron Melville), chega à casa e encontra-se no meio do colapso mental da Sra. H. A família finalmente sai, mas não antes que a Sra. H lacerasse verbalmente Joe, dá um tapa no seu agora ex-marido e deixa o apartamento lamentando. 
.

Capítulo 4. Delírio

Uma conversa sobre Edgar Allan Poe e sua morte de delirium tremens lembra Joe da última vez que ela viu seu pai. Ela é a única a visitá-lo no hospital quando ele morre de câncer. O pai de Joe pede-lhe para não caluniar a mãe, que tem medo de hospitais, por não estar ao seu lado, explicando que eles disseram adeus. Joe é uma testemunha em primeira mão como seu pai se deteriora em ataques de espasmos violentos, delírios e gritos pela sua esposa. Para tirar sua mente do sofrimento de seu pai, Joe tem relações sexuais com várias pessoas no hospital. Quando ele finalmente morre, Joe fica sexualmente excitada, com uma gota de fluido vaginal correndo pela coxa enquanto ela fica na frente do corpo. 
.

Capítulo 5. A Escola do Órgão Pequeno

Depois que Seligman explica como ele sente que Bach aperfeiçoou a polifonia, Joe usa seu exemplo para falar sobre três amantes que levam ao seu "cantus firmus". A "voz de baixo", F (Nicolas Bro) é um homem tenro, mas previsível que coloca suas necessidades sexuais acima da sua própria. A "segunda voz", G (Christian Gade Bjerrum), emociona Joe por causa de seu controle animalista na cama. Durante um dos passeios regulares de Joe no parque local, Jerôme a encontra depois de se separar de Liz, uma coincidência, Seligman encontra absurdo, e abraçam. Enquanto os dois se envolvem em sexo autenticamente apaixonado - ao lado das experiências de Joe com F e G - Joe fica emocionalmente perturbado quando descobre que ela não pode mais "sentir nada". 

Texto explicativo: WIKIPÉDIA


FONTE:  Morsolino Walker

NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.