11/09/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .

𐌓ᚱ𐌏𐌓𐌏𐌔𐌕𐌀 𐌆ᚢ𐌃𐌄𐌂𐌄ᚢ𐌕𐌄
 

 
 
 FONTE:  Phantasmagoria
 .
.
REALEZA BRITÂNICA

Ana Bolena/2


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/108
ARRANHA CÉUS 
BRASIL/25
Os maiores arranha-céus em construção

 
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)


 
FONTE:  Urbana-03/09/25

RENATO SOEIRO

 .





O Coliseu é nosso?
Com que direito?

Esta improvável vitória é agora um símbolo e um património da nossa cidade e da nossa região. Um povo que se soube mobilizar, unir e bater o pé.

𝖥𝖾𝗓 𝗇𝗈 𝖽𝗂𝖺 𝟩 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗍𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈 𝟥𝟢 𝖺𝗇𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾, 𝖾𝗆 𝟩 𝖽𝖾 𝖲𝖾𝗍𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈 𝖽𝖾 𝟣𝟫𝟫𝟧, 𝗎𝗆 𝖾𝗇𝗈𝗋𝗆𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝗓𝗈𝗎 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾 𝖺 𝗋𝖾𝗀𝗂𝖺̃𝗈 𝖾𝗆 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗌𝖺 𝖽𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖽𝗈 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺 𝖺 𝗌𝖾𝗋 𝗏𝖾𝗇𝖽𝗂𝖽𝗈 𝖺̀ 𝖨𝖴𝖱𝖣 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝖺𝗇𝗁𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝗈𝗌 𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗍𝖾𝗇𝖼𝗂𝖺. 𝖤𝗌𝗍𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈, 𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗀𝗇𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 “𝖳𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎”, 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗋𝖺 𝗈 𝗇𝗈𝗆𝖾 𝖽𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝗉𝗋𝗈𝗆𝗈𝗍𝗈𝗋𝖺, 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗂𝗓𝗈𝗎-𝗌𝖾 𝗇𝖺 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝟦 𝖽𝖾 𝖠𝗀𝗈𝗌𝗍𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖯𝖴́𝖡𝖫𝖨𝖢𝖮 𝗋𝖾𝖼𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝗈𝗎 𝗇𝖺𝗌 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝗉𝖺́𝗀𝗂𝗇𝖺𝗌.

𝖥𝗂𝗓𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗆𝗈𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺𝗌 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗏𝖺𝗋𝗂𝖺𝖽𝖺𝗌, 𝗍𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖼𝗁𝖾𝗀𝖺𝗋 𝖺𝗈 𝗆𝖺𝗂𝗈𝗋 𝗇𝗎́𝗆𝖾𝗋𝗈 𝖽𝖾 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌: 𝖾𝗇𝗏𝗂𝖺́𝗆𝗈𝗌 𝗆𝗂𝗅𝗁𝖺𝗋𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺𝗂𝗌-𝖼𝗈𝗇𝗏𝗂𝗍𝖾 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾𝗂𝗈, 𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗆𝗈𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾𝗏𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 𝖾 𝖺𝗍𝖾́ 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗋𝗎ı́𝗆𝗈𝗌 𝗎𝗆 𝗌𝗍𝖺𝗇𝖽 𝗇𝖺 𝖯𝗋𝖺𝖼̧𝖺 𝖽𝖺 𝖫𝗂𝖻𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝗆𝖺𝗍𝖾𝗋𝗂𝖺𝗂𝗌 𝗁𝗂𝗌𝗍𝗈́𝗋𝗂𝖼𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎, 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝖽𝗂𝗏𝗎𝗅𝗀𝖺𝗏𝖺 𝖺 𝗅𝗎𝗍𝖺 𝖾 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗌𝖾 𝗉𝗈𝖽𝗂𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝖻𝗂𝗅𝗁𝖾𝗍𝖾.

𝖥𝗈𝗂 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖽𝗂𝗓𝖾𝗋 𝗎𝗆 𝗍𝗈𝗍𝖺𝗅 𝖾̂𝗑𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖻𝗂𝗅𝗁𝖾𝗍𝖾𝗂𝗋𝖺. 𝖣𝗈𝗌 𝟥𝟢𝟣𝟨 𝗅𝗎𝗀𝖺𝗋𝖾𝗌, 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝗂𝗇𝗎𝗍𝗂𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝗈𝗌 𝟨 𝗉𝗈𝗋 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺 𝖽𝖺 𝗂𝗇𝗌𝗍𝖺𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖼𝖺̂𝗆𝖺𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖺 𝖱𝖳𝖯 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗀𝗋𝖺𝗏𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖾 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝗏𝖾𝗇𝖽𝗂𝖽𝗈𝗌 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈𝗌 𝟥𝟢𝟣𝟢. 𝖥𝖾𝖼𝗁𝖺𝖽𝖺𝗌 𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖺𝗌, 𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾𝗀𝗈𝗎-𝗆𝖾 𝟩 𝗆𝗂𝗅𝗁𝗈̃𝖾𝗌, 𝟣𝟪𝟩 𝗆𝗂𝗅 𝖾 𝟩𝟧𝟢 𝖾𝗌𝖼𝗎𝖽𝗈𝗌. 𝖴𝗆𝖺 𝖻𝗈𝖺 𝖺𝗃𝗎𝖽𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝖼𝖺𝗎𝗌𝖺, 𝗆𝖺𝗌 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗅𝗈𝗇𝗀𝖾 𝖽𝗈 𝗇𝖾𝖼𝖾𝗌𝗌𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝖾𝖽𝗂𝖿ı́𝖼𝗂𝗈.

𝖭𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈, 𝗇𝖺 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗍𝗈𝖽𝖺 𝖺 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗃𝗎𝖽𝗈𝗎. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗉𝖺𝗀𝖺́𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗈𝗌 𝖺𝗋𝗍𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 - 𝖾 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈𝗌 - 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗂𝗓𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖺𝖼𝗍𝗎𝖺𝗋 𝗏𝗈𝗅𝗎𝗇𝗍𝖺́𝗋𝗂𝖺 𝖾 𝗆𝗂𝗅𝗂𝗍𝖺𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝖽𝖾𝗌𝖽𝖾 𝖺 𝖺𝖻𝖾𝗋𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖣. 𝖧𝖾𝗅𝖾𝗇𝖺 𝖲𝖺́ 𝖾 𝖢𝗈𝗌𝗍𝖺, 𝗉𝗂𝖺𝗇𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖺𝗀𝗋𝖺𝖽𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺 𝗍𝗈𝖼𝖺𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝟣𝟫𝟦𝟣 𝗇𝖺 𝗂𝗇𝖺𝗎𝗀𝗎𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎, 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈 𝖿𝖾𝖼𝗁𝗈, 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝖯𝖾𝖽𝗋𝗈 𝖠𝖻𝗋𝗎𝗇𝗁𝗈𝗌𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗎𝖻𝗂𝗎 𝖺𝗈 𝗉𝖺𝗅𝖼𝗈 𝗃𝖺́ 𝖽𝖾𝗉𝗈𝗂𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝖽𝗎𝖺𝗌 𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗇𝗁𝖺̃, 𝖺𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖻𝗋𝗂𝗆𝗈𝗌 𝖺𝗌 𝗉𝗈𝗋𝗍𝖺𝗌 𝖾 𝖽𝖾𝗂𝗑𝖺𝗆𝗈𝗌 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖺𝗋 𝗍𝗈𝖽𝖺 𝖺 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺 𝗇𝖺 𝗋𝗎𝖺 𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗌𝗍𝗂𝗋 𝖺𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝗆𝗂𝗍𝗂𝖽𝗈 𝗇𝗎𝗆 𝖾́𝖼𝗋𝖺𝗇 𝗀𝗂𝗀𝖺𝗇𝗍𝖾. 𝖤 𝗂𝗌𝗍𝗈 𝗇𝗎𝗆𝖺 𝗇𝗈𝗂𝗍𝖾 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝗂𝗇𝗍𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗌𝖾𝗑𝗍𝖺, 𝖽𝗂𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈. 𝖮 𝖲𝖾́𝗋𝗀𝗂𝗈 𝖦𝗈𝖽𝗂𝗇𝗁𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗈𝗅𝗏𝖾𝗎 𝖿𝖺𝗓𝖾𝗋 𝗆𝖺𝗅𝖺𝖻𝖺𝗋𝗂𝗌𝗆𝗈 𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝖼𝖺𝗇𝗍𝖺𝗋, 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗈𝗌 𝗍𝖾𝗆𝗉𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝖼𝗋𝗂𝖺𝗇𝖼̧𝖺 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝗏𝗂𝗇𝗁𝖺 𝖺𝗈 𝖼𝗂𝗋𝖼𝗈 𝗇𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎.

𝖠𝗍𝖾́ 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝖺 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝗋𝗂𝗀𝗈𝗋𝗈𝗌𝖺 𝖲𝗈𝖼𝗂𝖾𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖯𝗈𝗋𝗍𝗎𝗀𝗎𝖾𝗌𝖺 𝖽𝖾 𝖠𝗎𝗍𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖽𝖾𝖼𝗂𝖽𝗂𝗎 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖿𝗂𝖼𝖺𝗋𝗂𝖺 𝗂𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺 𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗀𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋, 𝖺𝗍𝖾𝗇𝖽𝖾𝗇𝖽𝗈 𝖺̀ 𝖿𝗂𝗇𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈: 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖺𝗋 𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎, 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗈 𝗇𝖾𝗀𝗈́𝖼𝗂𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖨𝖴𝖱𝖣.

𝖭𝗈 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝗏𝖺𝗅𝗈, 𝗎𝗆𝖺 𝗇𝗈𝗏𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖺𝖻𝗌𝗈𝗅𝗎𝗍𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈𝗌 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗇𝗈𝗏𝗈𝗌 𝖾 𝗎𝗆 𝗆𝗈𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗋𝖽𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗇𝗈𝗌𝗍𝖺́𝗅𝗀𝗂𝖼𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈𝗌 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗏𝖾𝗅𝗁𝗈𝗌: 𝗋𝖾𝖺𝖻𝗋𝗂𝗆𝗈𝗌 𝖺 “𝖺𝖽𝖾𝗀𝖺 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗈𝗇𝖺𝗅” 𝖽𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎, 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺 𝖿𝖾𝖼𝗁𝖺𝖽𝖺 𝗁𝖺́ 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗍𝖾𝗆𝗉𝗈 𝖾 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗇𝖾𝗆 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗌𝖺𝖻𝗂𝖺𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝗂𝖺. 𝖭𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈, 𝗇𝗈 𝖲𝖺𝗅𝖺̃𝗈 𝖩𝖺𝗋𝖽𝗂𝗆, 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝖺𝗉𝗈𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝖢𝗈𝗈𝗉𝖾𝗋𝖺𝗍𝗂𝗏𝖺 𝖠́𝗋𝗏𝗈𝗋𝖾, 𝖿𝗂𝗓𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗎𝗆𝖺 𝗏𝖾𝗇𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗈𝖻𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖺𝗋𝗍𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗇𝗀𝖺𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖿𝗎𝗇𝖽𝗈𝗌.

“𝖮 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾́ 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈” 𝖿𝗈𝗂 𝗈 𝗌𝗅𝗈𝗀𝖺𝗇 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝖼𝗈𝗈𝗎 𝗍𝗈𝖽𝖺 𝖺 𝗇𝗈𝗂𝗍𝖾 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗌𝖺𝗅𝖺, 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝗎𝗆𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗅𝖺𝗏𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝖺𝗋𝗍𝗂𝗌𝗍𝖺, 𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝖾𝗅𝖾𝗌 𝗊𝗎𝗂𝗌𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗎𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖺 𝗉𝖺𝗅𝖺𝗏𝗋𝖺, 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗅𝖾́𝗆 𝖽𝖾 𝖼𝖺𝗇𝗍𝖺𝗋 𝖾 𝗍𝗈𝖼𝖺𝗋.

𝖬𝖺𝗌 𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝗌𝖾𝗋 𝗈𝗎 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾𝗋 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈 𝗃𝖺́ 𝗍𝗂𝗇𝗁𝖺 𝖽𝖺𝖽𝗈 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝖺𝗅𝖺𝗋 𝗇𝗈𝗌 𝖽𝗂𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗇𝗍𝖾𝖼𝖾𝖽𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗈 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺́𝖼𝗎𝗅𝗈. 𝖣𝖾 𝖿𝖺𝖼𝗍𝗈, 𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾𝗋𝖺 𝗉𝗋𝗈𝗉𝗋𝗂𝖾𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝗋𝗂𝗏𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝖺𝗇𝗁𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝗈𝗌. 𝖭𝗎𝗆𝖺 𝗈𝗉𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗀𝖾𝗌𝗍𝖺̃𝗈 𝖺𝖻𝗌𝗈𝗅𝗎𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗇𝗈𝗋𝗆𝖺𝗅 𝗇𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺̂𝗆𝖾𝗍𝗋𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝗌𝖾𝖼𝗍𝗈𝗋, 𝖺𝗅𝗂𝖾𝗇𝖺𝗋 𝗎𝗆 𝖺𝖼𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖺𝖿𝖺𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗋𝖾 𝖻𝗎𝗌𝗂𝗇𝖾𝗌𝗌 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝖺𝗇𝗁𝗂𝖺, 𝖺𝗂𝗇𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝖼𝗂𝗆𝖺 𝗎𝗆 𝖺𝖼𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝖺𝗏𝖺 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 𝖾 𝗉𝗈𝗎𝖼𝖺 𝗈𝗎 𝗇𝖾𝗇𝗁𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝗇𝗍𝖺𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗉𝖺𝗋𝖾𝖼𝗂𝖺 𝗌𝖾𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖽𝖾𝖼𝗂𝗌𝖺̃𝗈 𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝖾𝗌, 𝖽𝖾 𝖺𝖻𝗌𝗈𝗅𝗎𝗍𝗈 𝖻𝗈𝗆 𝗌𝖾𝗇𝗌𝗈.

𝖠 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗂𝗋 𝖺̀ 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝟦 𝖽𝖾 𝖠𝗀𝗈𝗌𝗍𝗈, 𝗆𝗎𝗂𝗍𝖺 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝗂𝗇𝖼𝗅𝗎𝗂𝗇𝖽𝗈 𝖾𝗆𝗂𝗇𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝗃𝗎𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗅𝖾𝖼𝗍𝗎𝖺𝗂𝗌, 𝗂𝗇𝗌𝗎𝗅𝗍𝖺𝗋𝖺𝗆 𝗈𝗌 𝗆𝖺𝗇𝗂𝖿𝖾𝗌𝗍𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗂𝗈𝗇𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝗉𝗋𝖾𝗌𝗎𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗇𝗈𝗌 𝗂𝗆𝗂𝗌𝖼𝗎𝗂𝗋𝗆𝗈𝗌 𝗇𝗎𝗆 𝗇𝖾𝗀𝗈́𝖼𝗂𝗈 𝗉𝗋𝗂𝗏𝖺𝖽𝗈, 𝗇𝗈 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍ı́𝗇𝗁𝖺𝗆𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗍𝗂𝖽𝗈𝗌 𝗇𝖾𝗆 𝖺𝖼𝗁𝖺𝖽𝗈𝗌. 𝖢𝗈𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝗂𝗓ı́𝖺𝗆𝗈𝗌 “𝖮 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾́ 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈”?

𝖨𝗇𝗍𝖾𝗋𝖾𝗌𝗌𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝖺̃𝗈 𝗍𝖾𝗈́𝗋𝗂𝖼𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗃𝗎𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌. 𝖧𝗈𝗎𝗏𝖾, 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗎𝖽𝗈, 𝗎𝗆 𝗃𝗎𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺, 𝗉𝗈𝗎𝖼𝗈 𝗉𝗋𝖺𝗍𝗂𝖼𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖺𝗌 𝖺𝗋𝗍𝖾𝗌 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗈𝖿ı́𝖼𝗂𝗈 𝖾 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝗂𝖽𝗈 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗂𝗇𝖼𝗎𝗋𝗌𝖺̃𝗈 𝗇𝖺𝗌 𝖺𝗋𝗍𝖾𝗌 𝗉𝗈𝖾́𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖾 𝗇𝗈 𝗃𝗈𝗋𝗇𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝗁𝖾𝗌 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝖽𝖾𝗎 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆: “𝖧𝖺́ 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗆, 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌 𝖾𝗑𝖼𝖾𝗌𝗌𝗂𝗏𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖺𝗊𝗎𝗂𝗅𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋𝖺𝗆 𝗇𝖺𝗌 𝖿𝖺𝖼𝗎𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾𝗌 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖣𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖤𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝖽𝖾 𝖣𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖼𝗁𝖺𝗆𝖺𝖽𝖺 𝗅𝖾𝗂 𝖽𝖺 𝗈𝖿𝖾𝗋𝗍𝖺 𝖾 𝖽𝖺 𝗉𝗋𝗈𝖼𝗎𝗋𝖺. 𝖲𝗈́ 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺́ 𝗉𝗈𝗋 𝖺𝗊𝗎𝗂, 𝗇𝗈 𝗎𝗇𝖺̂𝗇𝗂𝗆𝖾 “𝖮 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾́ 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈!”, 𝗀𝗋𝗂𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗇𝖺 𝗋𝗎𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾, 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈, 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝖾𝗋𝖼𝖾𝖻𝖾 𝗇𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝖥𝗂𝗇𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗌 𝗇𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺 𝖻𝗂𝖻𝗅𝗂𝗈𝗍𝖾𝖼𝖺, 𝗎𝗆𝖺 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗋𝖺𝗓𝗈𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗋𝖺𝗓𝖺̃𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝗉𝗋𝖾𝗇𝖽𝖾 𝖾𝗆 𝖿𝖺𝖼𝗎𝗅𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗇𝖾𝗇𝗁𝗎𝗆𝖺. 𝖴𝗆𝖺 𝗋𝖺𝗓𝖺̃𝗈 𝖿𝗎𝗇𝖽𝖺𝖽𝗈𝗋𝖺 (𝗈𝗅𝗁𝖾𝗆 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺𝗌 𝗈𝗋𝖾𝗅𝗁𝖺𝗌 𝖽𝖾𝗅𝖾𝗌, 𝖾𝗌𝖼𝖺𝗇𝖽𝖺𝗅𝗂𝗓𝖺𝖽𝖺𝗌 𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝗍𝖺𝖽𝖺𝗌!) 𝖽𝗈 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝗈 𝖣𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈, 𝗌𝖾𝗆 𝖼𝗎𝗃𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗈𝗋𝖽𝖾𝗇𝖺𝖽𝗈 𝗌𝖺𝗇𝗀𝗎𝖾 𝗈 𝖣𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗌𝖾𝗋𝗂𝖺 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝗎𝗆 𝗌𝖾𝖼𝗈, 𝖽𝗎𝗋𝗈 𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖾́𝗋𝗂𝗅 𝗆𝗈𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖾 𝖿𝗈́𝗋𝗆𝗎𝗅𝖺𝗌 𝖾 𝖽𝖾 𝗉𝗋𝗂𝗇𝖼ı́𝗉𝗂𝗈𝗌, 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝗌𝗈́ 𝗍𝗋𝖾𝗉𝖺𝗋𝗂𝖺𝗆 𝗈𝗌 𝖺𝗌𝗍𝗎𝗍𝗈𝗌 𝖾 𝗈𝗌 𝗌𝖺𝖻𝗂𝖽𝗈𝗌. 𝖯𝗈𝖽𝖾𝗆 𝗍𝖺𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗌𝗌𝗈𝖺𝗌 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋 𝖼𝖾𝗋𝗍𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗆𝗂𝗅𝗁𝖺𝗋𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗀𝖺𝗋𝗀𝖺𝗇𝗍𝖺𝗌, 𝗉𝖾𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖺 𝖺𝖿𝗋𝗈𝗇𝗍𝖺 𝗂𝗆𝗂𝗇𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝗀𝗋𝗂𝗍𝖺𝗏𝖺𝗆 𝖺𝗊𝗎𝗂 𝖺̀ 𝗉𝗈𝗋𝗍𝖺: “𝖭𝖺̃𝗈 𝗁𝖺́ 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈!”, 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗋𝖺 𝗇𝗈 𝖢𝗈́𝖽𝗂𝗀𝗈 𝖢𝗂𝗏𝗂𝗅 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺𝗆 𝖺 𝗉𝖾𝗇𝗌𝖺𝗋!” (𝖬𝖺𝗇𝗎𝖾𝗅 𝖠𝗇𝗍𝗈́𝗇𝗂𝗈 𝖯𝗂𝗇𝖺)

𝖠 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾́ 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗂𝗌𝗌𝖺̃𝗈 𝖳𝗈𝖽𝗈𝗌 𝖯𝖾𝗅𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗆𝗈𝗏𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝖼𝗈𝗆 𝗎𝗆 𝖼𝖾𝗋𝗍𝗈 𝖺𝗋𝗈𝗆𝖺 𝖺̀ 𝖯𝖱𝖤𝖢, 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝗓𝗈𝗎 𝖾𝗆 𝗍𝗈𝗋𝗇𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗂𝖽𝖾𝗂𝖺 𝗃𝗎𝗋𝗂𝖽𝗂𝖼𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗂𝗇𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝗊𝗎𝖾 “𝖮 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝖾́ 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈”, 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖾𝗀𝗎𝗂𝗋𝖺𝗆 𝗀𝖾𝗋𝖺𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝖿𝗈𝗋𝖼̧𝖺 𝗉𝗈𝗉𝗎𝗅𝖺𝗋 𝖼𝖺𝗉𝖺𝗓 𝖽𝖾 𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝗇𝖺 𝖽𝖾𝖼𝗂𝗌𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗏𝖾𝗇𝖽𝖺 𝗃𝖺́ 𝗍𝗈𝗆𝖺𝖽𝖺, 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝖾𝗏𝗈𝗎 𝖺̀ 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝗈 𝗇𝖾𝗀𝗈́𝖼𝗂𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖨𝖴𝖱𝖣 𝖾 𝖺̀ 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖺𝗀𝖾𝗆 𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝖺𝗇𝗁𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗋𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈 𝗅𝖺𝖽𝗈, 𝗇𝗎𝗆𝖺 𝖺𝗅𝗂𝖺𝗇𝖼̧𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾́𝗆 𝖺𝗍𝖾́ 𝖺𝗈𝗌 𝖽𝗂𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗁𝗈𝗃𝖾.

𝖤𝗌𝗍𝖺 𝗂𝗆𝗉𝗋𝗈𝗏𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗏𝗂𝗍𝗈́𝗋𝗂𝖺 𝖾́ 𝖺𝗀𝗈𝗋𝖺 𝗎𝗆 𝗌ı́𝗆𝖻𝗈𝗅𝗈 𝖾 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝗍𝗋𝗂𝗆𝗈́𝗇𝗂𝗈 𝖽𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖾 𝖽𝖺 𝗇𝗈𝗌𝗌𝖺 𝗋𝖾𝗀𝗂𝖺̃𝗈. 𝖴𝗆 𝗉𝗈𝗏𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝗌𝗈𝗎𝖻𝖾 𝗆𝗈𝖻𝗂𝗅𝗂𝗓𝖺𝗋, 𝗎𝗇𝗂𝗋 𝖾 𝖻𝖺𝗍𝖾𝗋 𝗈 𝗉𝖾́. 𝖨𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗈𝗎𝖻𝖾𝗋𝖺𝗆 𝖺𝗌𝗌𝗎𝗆𝗂𝗋 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝗉𝖺𝗉𝖾𝗅 𝗇𝖺 𝖽𝖾𝖿𝖾𝗌𝖺 𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗍𝗋𝗂𝗆𝗈́𝗇𝗂𝗈 𝖾 𝖽𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺. 𝖤, 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺𝗋𝗂𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼𝖾𝗎 𝗇𝗈𝗎𝗍𝗋𝖺𝗌 𝗍𝖾𝗋𝗋𝖺𝗌, 𝗎𝗆 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗀𝗈𝗋𝖺 𝖾́ 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝗇𝗈𝗌𝗌𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝗈́ 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗌𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾 𝖿𝗈𝗂, 𝗆𝖺𝗌 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝖽𝖾 𝗃𝗎𝗋𝖾, 𝖺𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾́𝗌 𝖽𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗈𝖼𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖠𝗆𝗂𝗀𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝖢𝗈𝗅𝗂𝗌𝖾𝗎, 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾́𝗆 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈 𝖽𝖾 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖺𝗈 𝗌𝖾𝗋𝗏𝗂𝖼̧𝗈 𝖽𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌.

* Engenheiro civil

IN "PÚBLICO"- 07/09/25 .


4175-UNIÃO


EUROPEIA
TÃO GRANDE TRISTEZA
NÃO SE ESQUECE
11 de Setembro: Como foi a sequência
dos atentados ocorridos há 20 anos



FONTE:   Jornal O Globo
 

putin  HUYLO

putin é um canalha .


Trump is also a killer
 
of innocent people Ukrainians
Agora também um activo russo

.

𝒳𝐿𝒱𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

6-Uмα нorα de мoмeɴтoѕ ιɴcrίveιѕ ɴo oceαɴo


Deѕde cαçαdαѕ ѕυвαqυάтιcαѕ α вαleιαѕ dαɴçαɴтeѕ, αqυι eѕтα̃o αlɢυɴѕ doѕ ɴoѕѕoѕ мoмeɴтoѕ ғαvorιтoѕ ɴo oceαɴo.

FONTE:BBC Earth
.
John Denver

Annie's Song


.


ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
46.2 -Sɑcɾiʄíciσ Sɑɳɠɾeɳtσ 🔨🔥🔪💃👭


FONTE:MONSTROS ENTRE NÓS



71-TORÇÃO DE OVÁRIO


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
𝟷𝟼-𝒞𝑜𝓃𝓈𝓉𝓇𝓊𝒾𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂 𝐼𝓂𝓅𝑒́𝓇𝒾𝑜
𝟷𝟼.4- 𝒜𝓁𝑒𝓍𝒶𝓃𝒹𝓇𝑒, 𝒪 𝒢𝓇𝒶𝓃𝒹𝑒


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 

Para cozer os miolos/425
 
MAS QUE PENA.....
trump não estar ao colo


 Título original: Repercussão do ataque que matou charlie kirk; activista conservador aliado de trump
 
FONTE:   g1

 .

𝙻𝚄́𝙲𝙸𝙰 𝙷𝙴𝙻𝙴𝙽𝙰 𝙶𝙰𝙻𝚅𝙰̃𝙾
𝙵𝙸𝙻𝙾́𝚂𝙾𝙵𝙰
𝙿𝚁𝙾𝙵𝙴𝚂𝚂𝙾𝚁𝙰 𝚄𝙽𝙸𝚅𝙴𝚁𝚂𝙸𝚃𝙰́𝚁𝙸𝙰
𝕻𝖔𝖗𝖖𝖚𝖊 𝖔𝖘 𝖕𝖎𝖔𝖗𝖊𝖘 𝖈𝖍𝖊𝖌𝖆𝖒 𝖆𝖔 𝖕𝖔𝖉𝖊𝖗
 


 
 FONTE:  NOVA ACRÓPOLE BRASIL

.

POSTAL DO DIA
pσɾ LUÍS OSÓRIO
09/09/25
RUI VELOSO
O que por mais amigos que tenha


FONTE:   Antena 1.

 .

𝔼 𝕤𝕒̃𝕠 𝕡𝕣𝕖𝕔𝕚𝕤𝕠𝕤?
Sεm hσmεηs, ηεm sτrεss
cσmυηιδαδεs 100% fεmιηιηαs
ρrσsρεrαm ηα Chιηα.

 
 
 FONTE:  AFP português
.
ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL


4268
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR, HUMORISTA
 ANALISTA POLÍTICO
MARCELO TAS
APRESENTADOR
ESCRITOR
CIDADÃO BRASILEIRO
ENTREVISTA
“Aquele brinquedo linguístico, que é 
o que uma piada é, como é que aquele brinquedo de linguagem funciona





FONTE:  Provoca 
.
BOM DIA


.