01/01/2014

.


QUESTÕES



A 2014


24. Vão circular mais automóveis novos nas estradas? 
por João Carlos Malta

O mercado de vendas automóvel recuperou este ano algum fulgor, depois de 2012 ter sido o pior dos últimos 25 anos. O cenário foi de reestruturações, despedimentos e encerramentos de stands e concessionários. Foi altura de as principais marcas cerrarem fileiras e tentarem manter o negócio.
.
O ano que agora acaba começou com um ligeiro crescimento, mas é a partir de Junho que o aumento de vendas passa a ser mais significativo. 

Numa análise mês a mês, e comparando entre este ano e 2012, verifica-se que o grande salto no mercado se dá a partir de Junho, com crescimentos constantes superiores a 12%. Até ao fim do primeiro semestre deste ano, o comparativo mensal nunca ia além de subidas de 5%.

A pesar destes dados positivos, a associação do sector (ACAP) chama a atenção para o facto de, por exemplo em 2010, o mercado valer 250.000 unidades, mais do dobro do valor actual.

Para o próximo ano, é expectável que o mercado venda mais carros novos (ainda que de forma pouco significativa), sobretudo se se confirmarem os dados macroeconómicos sobre o aumento do PIB projectado (+0,8%) .


IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/12/13


.

Sem comentários: