28/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
266-ARTE ARRISCADA
CUATRO REGRESIONES

Interpretação:
Ensamble Tropi 
Compañía de Danza de la UNA
Música:
Facundo Negri  
Coreografia:
Roxana Grinstein




FONTE:  Ensamble Tropi
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/42

42.2-Ponte-Chinesa


FONTE:DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
.

 

XXXIII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
5-As Ilusionistas


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro


NR: Infelizmente a qualidade de imagem do último episódio desta interessante série é má. Não encontrámos conversores para apresentar melhor e só decidimos editar pela importância do conteúdo histórico revelado pela voz off.
As nossas desculpa por culpa a que somos alheios..
.
Viagem ao Centro da Terra/2


Super Vídeos BR
.

CÁTIA DOMINGUES

 .


.

SE NÃO SABE PORQUE NÃO LÊ?






Que cabazada

Portugal vai ter o Papa em Sacavém, Portugal tem a WebSummit, Portugal tem o maior desfile de pais natais do Mundo, Portugal tem o Jeff Bezos a passar cá a Páscoa, Portugal tem aquele ator bem giro das "50 sombras de Grey" a comprar casa na Aldeia do Meco, Portugal tem quase dois milhões de pessoas a viver na pobreza. Ficou um bocado esquisito o ambiente agora, não foi? Mas temos de ver o lado positivo: este número só não é mais trágico graças aos apoios sociais que aliviam estas estatísticas. E são várias as estratégias criadas para combater a situação dramática de quem pouco tem para uma vida condigna, nomeadamente o programa POAPMC - caso quem esteja a ler não saiba o que isto quer dizer, muitos parabéns, não é extremamente pobre.

A funcionar desde 2015 e financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas disponibiliza mensalmente um cabaz de produtos alimentares às pessoas mais necessitadas deste país. E parece que, pelo menos desde o início do ano, o cabaz deixou de ser uma cesta para ser daquelas compras que até se levam na mão, para não se gastar no saco. 

Da lista de 21 produtos de primeira necessidade, em fevereiro só oito foram distribuídos. Oito! É ótimo para quem teve de se mudar para espaços muito pequenos para reduzir custos, porque assim é fácil arrumar tudo. 

Neste mês, faltou leite, queijo, arroz, cereais de pequeno-almoço, tostas, bolachas Maria, frango congelado, pescada congelada, sardinhas em conserva, mistura de vegetais ultracongelada para preparação de sopa, brócolos, espinafres, feijão-verde, cenoura, alho-francês, creme vegetal e marmelada. 

O Governo já veio atribuir um cheque de 30€ para colmatar estas faltas mas, fazendo as contas por alto, com os preços que andam a ser praticados, 30€ não dá para as hortaliças. Mas o que é que veio no cabaz, afinal? Veio massa, feijão, grão-de-bico e ervilhas enlatados, atum e cavala em conserva, tomate enlatado e azeite. Bem bom.

 "Ai, mas como é que se fazem refeições minimamente nutritivas como um pequeno-almoço para uma família com dois filhos? Muito simples. Para o pequeno-almoço é escorrer a água do grão enlatado para uma tigela e juntar-lhe a massa ainda crua. Uma pessoa fecha os olhos e, pelo barulho, faz de conta que está a tomar leite com cornflakes. Costuma dizer-se que é preciso imaginação para cozinhar e, neste caso, não só para cozinhar como para comer. Por acaso, eu gostava era de ver estes desafios no Masterchef. Isto é que é difícil, não é caixas-surpresa com um tamboril, duas laranjas e um pano do pó. Isso também eu.

Em janeiro já tinham sido 12 produtos de 21, portanto, é possível que, a continuar assim, cheguemos a junho com dois. Pode ser dramático, sim, mas também pode ser uma boa oportunidade para chegar magrinho ao verão. Se os beneficiários fossem influencers, era capaz de ser o unboxing mais curto da história. "Olá, malta! Vamos então abrir o cabaz social. Ora, massa, atum... fim. Obrigada, até para o mês que vem!".

Eu fui ao site do programa para o conhecer melhor e correu logo mal. Assim que cliquei no botão "quem pode receber apoio?", sou direcionada para um ecrã com a indicação "conteúdo brevemente disponível". É o site e são os cabazes. Não há conteúdos. No site também há outras coisas de muito mau gosto, como a área de receitas que apresenta umas deliciosas "almôndegas de pescada com grão de bico" a pessoas que este mês só podem fazer metade do prato. Depois, outra coisa que me intrigou foi ter percebido que afinal há três tipos de cabazes. Para além do cabaz do continente, há um para a Madeira e outro para os Açores que, para além de só terem uma lista de 17 alimentos, contrastando com os 21 do continente, não têm uma única referência a peixe congelado. Deve ser porque, como nas ilhas estão rodeados de mar, o Governo considera que podem muito bem pegar numa linha e numa cana e ir pescar.

Há forças políticas que acusam estas pessoas de estarem sempre a mamar na teta do Estado, mas afinal nem a leite têm direito.

* Humorista, cronista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 26/02/23.

.



3274.UNIÃO


EUROPEIA


CONTRA putin
Após dez pacotes de sanções, como 
  fica o comércio entre UE e Rússia?



FONTE:   euronews - 27/02/23

* O povo ucraniano está a servir de cobaia aos capitalismos europeu e russo. As armas recebidas são uma espécie de fisgas contra o poderio militar soviético. No ocidente o que importa é o negócio da indústria militar e tudo o resto são gestos e palavras para disfarçar o verdadeiro motivo que alimenta a guerra, o dinheiro. Não fosse a coragem do povo ucraniano o negócio até podia correr melhor.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


424-BEBERICANDO

COMO FAZER
"ACEROLA SUNRISE"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

2-TECLA TÓNICA
Sobre a alqímia da electrónica
na música em Portugal


(ATÉ À PRÓXIMA TERÇA)

A música electrónica tem o dobro da idade do Rock’n’Roll, e em Portugal, antes da sua emancipação comercial, vários foram os intervenientes que pintavam a contemporaneidade tentando estender o seu léxico musical com a modernização existente. “Tecla Tónica” explora a alquimia da electrónica na música em Portugal e dos seus reprodutores, desenhando a própria génese de uma maquina como o sintetizador. Documentando a cronologia da evolução tecnológica do género, presente desde as primeiras peças de electroacústica da década de 60 até ao panorama actual, este documentário viaja pela pop electrónica da década de 80, pela emersão do sampling, culminando na liberdade da pista de dança. Realizado e produzido por Eduardo Morais (“Meio Metro de Pedra”/ “Música em Pó” / “Uivo”), este documentário surge de uma sinergia entre o próprio e a Jameson Irish Whiskey, levada a cabo durante o ano de 2015, sobre este género tão fresco como quando por cá surgiu.


FONTE:   Eduardo Morais.
.
MARO
Ouvi dizer


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
132-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/31


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

17- Aѕ cαѕαѕ єѕтα̃σ cα∂α νєz мαιѕ ρєятσ ∂σ мαя



* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo sétimo episódio desta série «30 anos, 30 histórias» a SIC esteve nos bairros de Cedovém e das Pedrinhas, na Apúlia, em 1993. Trinta anos depois, voltou para verificar o cordão dunar e encontrou as casas cada vez mais perto do mar.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       164) TITANIC Ainda É Uma Anomalia


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

IDADE MÉDIA

GUIA DO VIAJANTE NO TEMPO

COMO SOBREVIVER E PROSPERAR



 FONTE:   Uma história a mais.

 .

 λLGUΓΣS ΣM λ́FΓICλ

ɲumɑ ɛx-ƈɔlɔ́ɲɩɑ ƥɔɽʈuɠuɛsɑ


 

* Nada mau JCS, aqui em Portugal são bastas as vezes que disparam contra os agentes ou tentam atropelá-los em operações de fiscalização, é uma questão de cultura..

.

3353
Senso d'hoje
ADALBERTO
COSTA JÚNIOR
LÍDER DA UNITA
CIDADÃO ANGOLANO
ENTREVISTAM
JOSÉ CARLOS  
DUARTE
DULCE NETO
JORNALISTAS
NO OBSERVADOR
Há “excesso de hipocrisia” da política
portuguesa em relação a Angola





FONTE:  Observador- 27/02/23.
.
A Chegada


.
.

BOM DIA

.