28/02/2015

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


 PROFECIA

Pela primeira vez na minha vida, na semana passada fui a uma reunião da tão criticada Igreja Universal e partilhei as práticas e orações dos presentes.
De repente, o Pastor se aproximou do lugar onde estava. Olhou-me fixamente e apontou-me o dedo.
Piedosamente, ajoelhei-me e ele colocou as suas mãos na minha cabeça e clamou em voz alta: Você vai caminhar.
Eu respondi-lhe baixo: mas não tenho nenhum problema de locomoção.
Ele ignorou minha resposta e quase gritando, voltou a exclamar: irmão, você vai caminhar!
Toda a Assembleia, com as mãos ao alto, começou a chorar: Você vai caminhar!
Mais uma vez, tentei explicar que não tinha nenhum problema com meus membros inferiores, mas foi em vão.
Cada vez mais forte e com mais energia, ele repetiu: Você vai caminhar!!!! , enquanto a Assembleia em transe gritava ainda mais forte: irmão, você vai caminhar!!!
Optei por me calar e não dizer mais nada.
Quando o acto acabou deixei a Assembleia e, acreditem ou não, o maldito pastor tinha razão:
Tinham-me fanado o carro!!!!



.
.

.


O QUE NÓS 

"VADIAMOS"






.
.





6-TULE
 




.
.

 TODOS PARA AUSCHWITZ
















.
.
Mete a Colher

ELA QUER CARINHO,

ELE SÓ PENSA EM SEXO


.
.





5-TULE
 




.
.


5-SÍNDROME


METABÓLICA 




RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE
DOENÇA CARDIOVASCULAR



Uma interessante série conduzida pelo Prof. Dr. Amélio F. de Godoy Matos, Doutor em Pesquisa Clínica e Experimental em Endocrinologia


* Uma produção "CANAL MÉDICO"




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.





4-TULE
 



.
.


1- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO






.
.





3-TULE
 


.

PATRÍCIA SUMARES

.




O museu?... 
mais visitado na Madeira

Portugal vive, cada vez mais, um retrocesso cultural acentuado nas localidades mais periféricas.

A educação, através da escolaridade obrigatória, deveria contribuir para motivação e valorização da criatividade, o que não se verifica, optando-se pelo seguidismo.

No meio político não é exceção e a verdadeira aposta na cultura e nos seus artistas é inexistente pois dá-se a preferência à obediência cega em prol de pessoas criticas valorizando desta forma o parecer em detrimento do ser. Estes valores interferem em muito com a criação artística, pois ao longo da história da humanidade, esta confronta, denuncia e apazigua atos menos próprios imputados às camadas sociais menos protegidas.

Na cidade do Porto, mais concretamente em Serralves, temos um bom exemplo de espaço cultural vivo e dinâmico que soube encaminhar a sua evolução ao longo dos tempos. O edifício de raiz ao estilo Art Déco do arquiteto José Marques da Silva e o edifício contemporâneo do arquiteto Siza Vieira complementam a excelente atividade desta importante instituição cultural do país.

Outro exemplo é o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança que foi projetado pelo prestigiado arquiteto português Eduardo Souto de Moura, num plano que incidiu sobre a recuperação e ampliação de um antigo edifício solarengo do século XVII, apresenta uma grande dinamização sem necessitar de utilizar o nome do arquiteto para atrair o seu público.

Na Madeira, ao invés destes dois grandes arquitetos nacionais que foram galardoados pelo prémio mais importante da arquitetura mundial, o Pritzker, que representa o “Nobel da arquitetura”, o Centro das Artes Casa da Mudas tem vindo a ser valorizado pela embalagem em detrimento do seu conteúdo.

Numa região como a nossa onde há tantos espaços culturais atendendo à área geográfica e à sua densidade populacional, o mais grave é constatar que os mesmos encontram-se sem atividade e os poucos que ainda apresentam alguma programação encontram-se em péssimo funcionamento resultando num fraco número de visitantes passando as exposições temporárias a permanentes, contrariando desta forma as caraterísticas arquitectónicas para o qual estes espaços foram projetados.
Mais preocupante é verificar em alguns casos que as portas só são abertas aos fins de semana tudo isto porque o que importa é parecer por forma a justificar os dinheiros públicos e europeus investidos em prol da cultura enganando e usufruindo, conscientemente, o cidadão mais desatento.

Fico perplexa quando as obras de arte de um dos maiores vultos da cultura portuguesa, o madeirense António Aragão, não tenham o seu próprio espaço e que recentemente estejam sujeitas a leilão quando existem tantos espaços públicos ao abandono e muito dinheiro desperdiçado nesta área.
A falta de união entre os artistas e os agentes culturais no meio regional é sem dúvida causadora de tanta desvalorização do trabalho artístico, o que incrementa e fortalece os abusos do poder perante algumas pessoas ligadas ao mundo das artes.

É impressionante a pedincha da qual os artistas são alvo ignorando-se que os criadores necessitam de investir nas suas condições de trabalho, nos materiais e no tempo de produção das suas obras. Julga-se que basta ter talento, quando a excelência de um trabalho artístico resulta de muita dedicação e conhecimento.

Esta mesma situação verifica-se na gestão dos espaços culturais em que o excessivo compadrio leve a que haja tantas pessoas sem formação adequada no mundo das artes a organizarem eventos culturais sem critérios de seleção e com qualidade duvidosa. Ajudam sim para a constante indefinição do significado da arte na nossa sociedade.

Necessitamos urgentemente de pessoas competentes e com formação adequada na área cultural para usufruirmos de espaços dinâmicos e com um excelente programa cultural acompanhado necessariamente de um bom marketing.

Não é de admirar que o recente “museu” do Cristiano Ronaldo tenha já ultrapassado os dez mil visitantes durante este último mês de fevereiro.
Um excelente exemplo de como o mais importante é o conteúdo e não a embalagem!

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
23/02/15

.



437.UNIÃO


EUROPEIA





.
.





2-TULE
 


.
.

 O MICROSCÓPIO 

DO MOVIMENTO




* Uma produção "EURONEWS"


.
.
.

XV-TABU


PELO MUNDO


1. SÍNDROMES ESTRANHAS





.
.





1-TULE
 





 .
.
RECORDANDO


Maria da Graça

Camisa Amarela



.
.

HOJE NO 
"A BOLA"

Figo promove candidatura 
na CONMEBOL

Luís Figo, antigo futebolista português e candidato à presidência da FIFA, estará na próxima quarta-feira no Paraguai para promover a sua candidatura junto da Federação Sul Americana de Futebol (CONMEBOL).
.
O congresso da CONMEBOL decorre na cidade paraguaia de Luque, nos arredores da capital, Assunção.

Recorde-se que a eleição para a presidência da FIFA decorre no próximo mês de maio.

* A candidatura de Figo é, para já, uma pedrada no pântano da corrupção.


.
.

BOWLING SUPER RÁPIDO


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR

Tem uma doença rara? 
Saiba que pode pedir um cartão que lhe pode ser útil em caso de urgência 

 Os doentes raros podem pedir um cartão que lhes garantirá um melhor tratamento em caso de urgência. Até agora foram já emitidos 750, de acordo com a Direção-geral de Saúde. 

Desde o verão do ano passado já foram emitidos 750 cartões da pessoa com doença rara (CPDR), um cartão de proteção especial destinado a pessoas com doenças raras e que podem ser requisitados em seis unidades hospitalares. Este documento assegura melhores cuidados médicos a estes doentes e pode ser pedido pelos doentes junto do médico assistente hospitalar. 
 .

A informação foi enviada ao Observador por fonte oficial da Direção-geral de Saúde (DGS), que explicou que o cartão foi criado para fazer face ao “desconhecimento, por parte dos profissionais de saúde, da adequada abordagem, tratamento e acompanhamento, especialmente, em situações de urgência e emergência de algumas doenças raras”. 

 Este documento, em suporte de papel e também disponível em formato eletrónico nos sistemas de informação das unidades de saúde, tem essencialmente três vantagens: 

- Assegurar que em situações de urgência e/ou emergência, os profissionais de saúde tenham acesso à informação relevante da pessoa com doença rara e à especificidade da situação clínica, permitindo o melhor atendimento do doente; 
 - Assegurar que a informação clínica relevante da pessoa com doença rara está na posse do doente, num formato acessível e que o acompanha nos diferentes níveis de cuidados de saúde; 
-Facilitar o encaminhamento apropriado e rápido para a unidade de saúde que assegure os cuidados de saúde adequados ao doente 

A norma da DGS que regula a atribuição deste cartão foi emitida em julho do ano passado e habilita seis unidades de saúde para requisitar e emitir este cartão: o Centro Hospitalar do Porto, EPE; o Centro Hospitalar de São João, EPE; o Centro Hospitalar do Alto Ave; o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, EPE; o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE e o Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE. 

Não há registo sobre doentes raros em Portugal 

Os 750 cartões parecem ainda muito poucos quando se pensa naquele que é o universo estimado de doentes raros existentes no País – 600 a 800 mil -, extrapolando as estimativas internacionais. E tudo sempre no campo da estatística, uma vez que não existe em Portugal um registo sobre doenças raras, nem sobre os doentes. 

Esta semana, em comunicado enviado às redações, a propósito do Dia das Doenças Raras, que se assinala este sábado, Marta Jacinto, presidente da Aliança Portuguesa de Associações das Doenças Raras, reclamou precisamente a falta de um registo nacional. “Um registo nacional é algo que seria muito útil para os doentes mas também para os decisores, permitindo dimensionar corretamente os serviços por exemplo, assegurando acompanhamento adequado dos doentes, mas infelizmente ainda não existe” explicou Marta Jacinto. 

No seu conjunto, na União Europeia, estima-se que as doenças raras afetem cerca de 6 % a 8 % da população, o que significa que, em Portugal, existirão cerca de seiscentas a oitocentas mil pessoas portadoras destas doenças. Cerca de 80 % das doenças raras têm origem genética identificada e 50 % de novos casos são diagnosticados em crianças. 

 São consideradas doenças raras, ou órfãs, aquelas que têm uma prevalência inferior a cinco casos por cada dez mil pessoas. E de acordo com os valores que têm sido apontados, existem entre cinco mil e oito mil doenças raras. Cada uma destas doenças atinge menos de 0,1 % da população. 

A maioria é grave e, por vezes, altamente incapacitante, com aparecimento precoce antes dos 2 anos de idade, associando multideficiência (deficiência motora, sensorial ou intelectual). Enquanto outras não são impeditivas do normal desenvolvimento intelectual e apresentam evolução benigna e até funcional, se diagnosticadas e tratadas atempadamente. 

Estas doenças são responsáveis por 35 % da mortalidade em crianças com menos de 1 ano de idade. Esta sexta-feira foi publicada em Diário da República a nova estratégia integrada para as doenças raras 2015-2020, que prevê uma cooperação entre ministérios, setores e instituições, com vista ao uso complementar de recursos médicos, sociais, científicos e tecnológicos, e que tem em vista o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento, bem como uma aposta na investigação e na integração social destes doentes. 

Outra aposta do Governo nesta estratégia nacional passa ainda por aumentar a disponibilidade de testes preditivos. 

* Informação útil.


.
.

1 - NA PRÉ-HISTÓRIA

DOS VISTOS GOLD

 

OLIVEIRA E COSTA E DIAS LOUREIRO







 

 

.

.

 HOJE NO 
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" 

Pais reencontram por mera coincidência filha raptada há 17 anos

A jovem tornou-se amiga da filha mais nova do casal e, perante as semelhanças entre ambas, pais decidiram alertar autoridades. 

Quando tinha apenas três dias, ainda na cama do hospital, na Cidade do Cabo, África do Sul, Zephany Nurse foi raptada. Foi há 17 anos e desde então que os pais nunca mais tiveram notícias da filha.
 .

Até agora. Um teste de ADN confirmou que a jovem que por mera coincidência lhes apareceu em casa é filha deles.

Quis o destino que Zephany Nurse e a filha mais nova do casal (que tem mais dois filhos) começassem, há um mês, a frequentar a mesma escola e se tornassem amigas. Os colegas acharam-nas parecidas e ao comentar esse facto em casa, Cassidy chamou a atenção dos pais, que nunca perderam a esperança de reencontrar a filha desaparecida e que decidiram convidar a jovem para beber um café lá em casa. Ao confirmarem as muitas semelhanças entre ambas, Celeste e Morné Nurse alertaram as autoridades, segundo avançou o jornal sul-africano Cape Argus.

A partir daí, o caso seguiu os trâmites normais: com a confirmação de que Zephany é mesma filha de Celeste e Morné, na quinta-feira à noite aquela que dizia ser a mãe da jovem foi detida, sob a acusação de rapto e fraude. Presente esta manhã a tribunal, a falsa mãe vai ficar a próxima semana na prisão, enquanto decorrem novas diligências da investigação. A próxima audiência está marcada para sexta-feira.

A jovem raptada foi entregue aos cuidados de uma instituição, mas a família biológica tem esperança de poder passar o 18.º aniversário de Zephany, a 28 de abril, com ela. Toda a sua vida a jovem viveu com um nome falso e sem saber que aqueles que diziam ser seus pais, na verdade não o eram. E a apenas dois quilómetros de distância da família verdadeira.

* Oxalá o epílogo seja uma felicidade.

.
.
FOGE!


.
.
HOJE NO 
"RECORD"

Federer bate Djokovic e vence
 Dubai pela 7.ª vez

Roger Federer, número dois do ranking mundial, conquistou este sábado pela sétima vez na carreira o ATP 500 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ao derrotar na final do sérvio Novak Djokovic, primeiro colocado do ranking ATP, por 6-3 e 7-5.
 .
Com uma exibição perfeita, o suíço mostrou-se sólido e mais agressivo do que o sérvio, sendo especialmente superior nos pontos importantes do encontro, na reta final de cada um dos sets.

Pelo meio, Roger Federer tornou-se no quarto tenista da história a superar a fasquia dos 9000 ases, depois de Goran Ivanisevic, Andy Roddick e Ivo Karlovic, que já o havia feito este ano, na primeira semana.

É o 84.º título da carreira de Roger Federer, que conta agora com sete troféus em três torneios diferentes: Halle, Wimbledon e Dubai.


Lucie Safarova campeã em Doha

 Lucie Safarova, número 15 do ranking mundial, conquistou este sábado o título mais importante da carreira, ao sagrar-se campeã do WTA Premier de Doha, no Qatar.
 .
Na final, a talentosa checa bateu a antiga número um mundial Victoria Azarenka, a jogar a sua primeira final em 14 meses, por 6-4 e 6-3, num encontro em que a bielorrussa apresentou algumas dificuldades físicas na sequência de uma longa meia-final frente a Venus Williams.

Com este título, Safarova vai subir para o 11.º lugar do ranking WTA, o seu máximo de carreira, aos 27 anos.

* Só com vitórias se somam pontos.


.
.


ARTE NA CARECA















.
.

HOJE NO 
  "CORREIO DA MANHÃ"

Sai da Força Aérea para 
combater Estado Islâmico

Mário Nunes, um jovem português de 21 anos, abandonou a Força Aérea e terá ido até à Síria combater o Estado Islâmico. O soldado natural de Portalegre fará agora parte do YPG, uma organização armada que luta contra o Estado Islâmico e o Governo sírio de Bashar al-Assad.
 .
A revelação da mudança de vida foi feita pelo próprio jovem através do Facebook, no dia 10 deste mês, e ilustrada com fotos em que aparecem homens com a bandeira do YPG. Nos comentários pode ver-se um amigo revelar que sente orgulho na decisão de Mário Nunes.

Segundo o 'Jornal de Notícias', a Força Aérea esclareceu que o militar da Base Aérea 11, com sede em Beja, está "em situação ilegítima de ausência desde 14 de fevereiro" e existe já um processo para "apurar" as circunstâncias da ocorrência que deram a Mário Nunes o "estatuto" de desertor.

Em Portalegre, Mário Nunes é descrito como um jovem "desequilibrado", proveniente de uma família considerada desestruturada devido a circunstâncias da separação dos pais.

* Ninguém desiquilibrado deve incorporar uma força militar.


.
.
NEM A SOMBRA O VENCE


.
.
HOJE NO 
"i"

Tsipras acusa Portugal e Espanha de
. formarem “eixo contra Atenas”

Tentaram “derrubar o governo do Syriza” e fazer fracassar as negociações com o Eurogrupo sobre a dívida grega

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, acusou hoje Portugal e Espanha de formarem um “eixo contra Atenas” que tentou “derrubar o governo do Syriza” e fazer fracassar as negociações com o Eurogrupo sobre a dívida grega. 
 .

“Deparámo-nos com um eixo de poderes, liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações”, disse Tsipras numa reunião do comité central do seu partido, citado pela agência espanhola Europa Press. 

“O seu plano era e é desgastar-nos, derrubar o nosso governo e levá-lo a uma rendição incondicional antes que o nosso trabalho comece a dar frutos e antes que o exemplo da Grécia afete outros países, principalmente antes das eleições em Espanha”, previstas para o final deste ano, acrescentou. 

Numa entrevista hoje publicada no jornal Expresso, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, afirma que Portugal esteve “alinhado com todos os outros 17 países da zona euro” e diz que “pode ter havido politicamente a intenção de criar” a ideia de que Portugal teria sido um dos países mais exigentes com Atenas, “mas ela não é verdadeira”. 

* Tsipras infelizmente também mente, Portugal e Espanha não têm força política nem sabem liderar para influenciar quem quer que seja. Tsipras que vá morder nas canelas da Alemanha, França e países que pertenceram à URSS, mas que não se torne um político vulgar, não minta.



.
.

ARTE NO JARDIM

.













.
.
 GUARDA COSTAS



 Não se pense que estas imagens são ficção. EUA, Rússia e China lideram a produção desta máquinas de morte que depois vendem sem qualquer escrúpulo  às ditaduras do Terceiro Mundo, a traficantes e empresários.

..
.

PÕE AQUI OS OLHOS


.
.


447.
Senso d'hoje

DÉBORA  BLOCH
ACTRIZ BRASILEIRA
SOBRE A I.V.G.


"É hipócrita fingir que não existe porque não é legalizado, enquanto mulheres morrem na sequência de abortos feitos em más condições,"
.
"Quando tinha uns 20 anos, engravidei sem querer de um namorado e abortei. Meu ginecologista indicou-me uma clínica. Não tive nenhum tipo de arrependimento depois."



* No Brasil a IGV não está legalizada.


.