19/02/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.



15.O QUE NÓS   


"APRENDEMOS"!


POLO AQUÁTICO




Na etiqueta "PEIDA E DESPORTO" estamos a apresentar regras de várias modalidades desportivas e olímpicas desde 13 de Novembro de 2015. .
.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.


6- VIDA ETERNA




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Figueres abandona em Julho cargo
 de representante das Nações Unidas 
para as alterações climáticas

 Depois de seis anos no mais alto cargo das Nações Unidas para as alterações climáticas, Christiana Figueres, de 59 anos, não vai aceitar uma extensão do seu mandato, que termina em Julho. A sua liderança ficou marcada pela conquista de um acordo histórico em Paris.
 .
Christiana Figueres informou esta sexta-feira que não se vai recandidatar ao cargo de secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), noticia a Reuters esta sexta-feira.

No cargo desde 2010, a sua liderança fica marcada pelo acordo para o clima de Paris, conseguido na última Conferência do Clima, o COP21, entre 195 Nações, e cujo objectivo é limitar o aumento da temperatura do planeta "bem abaixo" dos 2ºC.

Christiana Figueres considera que o acordo de Paris foi "histórico" e que "nos dirigimos agora para uma fase de implementação urgente", escreveu numa carta dirigida aos Governos envolvidos neste acordo climático.

"A jornada que segue vai requerer uma determinação continuada, engenho e, acima de tudo, o nosso sentido colectivo de humanidade e de propósito", acrescentou, na missiva com data de 12 de Fevereiro e que foi tornada pública esta sexta-feira.

Figueres assumiu o cargo em 2010, substituindo Yvo de Boer, no ano a seguir à Cimeira do Clima de Copenhaga, onde as divergências entre países ricos e pobres ditou o insucesso do encontro.

Escreve a Reuters que a responsável construiu pacientemente entendimentos entre Governos com interesses radicalmente diferentes, desde a China aos EUA, sem esquecer os Estados-ilha ameaçados pelo avanço dos oceanos e as nações produtoras e exportadoras de petróleo.

Segundo a agência, Hela Cheikhrouhou, líder do fundo "verde" criado para apoiar os países em desenvolvimento a lidar com as alterações climáticas, anunciou igualmente esta sexta-feira deverá deixar o cargo em Setembro, depois de um mandato de três anos.

Também esta semana, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, mestre-de-cerimónias da Conferência do Clima Paris, foi substituído por Ségolène Royal, actual ministra do Ambiente de França, na liderança das negociações climáticas das Nações Unidas, recorda a Reuters.

* Não consideramos o acordo de Paris como um sucesso, talvez seja o sucesso da hipocrisia, em todo o caso Christiana Figueres é uma lutadora, digna do maior respeito.

.

.



2-O LABIRINTO NEGRO

DAS PROFUNDEZAS



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"DESTAK"

Selecionadas apenas 27 candidaturas
. portuguesas aos 3 mil ME do 
instrumento comunitário PME

O comissário europeu para a Inovação disse hoje que foram selecionadas até agora apenas 27 candidaturas portuguesas aos três mil milhões de euros de fundos comunitários no âmbito do instrumento PME e destacou a necessidade de haver maior participação. 
 .
"Temos três mil milhões de euros no instrumento PME [Pequenas e Médias Empresas] e onde Portugal já teve 27 candidaturas que foram selecionadas. Portugal pode chegar a valores muito mais altos, temos um caminho grande para fazer e estou aqui para ajudar", disse o comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas, após uma reunião com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Carlos Moedas defende que deve haver maior participação das empresas portuguesas nos fundos europeus em relação à inovação empresarial, "que pode não ser tecnológica, mas num processo ou num modelo de negócio", e considerou que "isso depende da divulgação dessa informação", mas também da capacidade das "pessoas realmente se focalizarem na construção de propostas para conseguirem obter esses fundos". 

* Talvez as empresas não confiem em Carlos Moedas, sabe-se lá.

.
.
Work4u 
Investigada por Estágios ilegais



* Excelente trabalho de jornalismo da SIC
.

.
.
HOJE NO
  "i"
Transportes públicos geram mais de
 300 queixas em cinco dias

DECO lançou uma carta dos direitos dos passageiros com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço.

Mais de 300 consumidores queixaram-se dos transportes públicos em cinco dias. A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) lançou uma plataforma (www.www.queixasdostransportes.pt) onde pode ser feita essa reclamação 

  Os consumidores podem apresentar queixas em várias áreas: atrasos ou cancelamentos, diminuição de carreiras ou de carruagens, alterações de percursos, insegurança, idade (por exemplo, dos autocarros), desconforto e má conservação, preços elevados.Paralelamente foi apresentada a Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo que já foi subscrita por 830 utentes. De acordo com a associação, esta iniciativa tem dois objetivos: garantir que os consumidores beneficiem, a nível nacional, de uma melhor qualidade do serviço de transporte, e, em particular, de uma mobilidade mais eficaz, através da apresentação de uma proposta de Carta dos Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo. O segundo é ajudar os consumidores na resolução dos seus conflitos com os operadores de transporte nacionais, facilitando a reclamação e garantindo um maior controlo pela DECO na sua resolução.

A associação chama, porém, a atenção para a incapacidade desta carta vir a substituir as disposições legais existentes. No entanto, com esta iniciativa, a entidade promete “reforçar e introduzir novos direitos, esperando que, com a sua ajuda, esta carta possa converter-se num diploma legal, enquanto Lei de Bases dos Passageiros de Transporte Público Coletivo”.

Para já, esta campanha vai estar online 30 dias, mas o prazo poderá ser alargado caso a associação considere que é benéfico para uma melhor proteção dos direitos dos passageiros.

* A DECO sempre ao lado dos consumidores.

.

ANA SÁ LOPES

.




Guterres e Marcelo 
finalmente consensuais

Alguém apostava há dez anos que os dois velhos amigos católicos do grupo da Luz – Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres – estariam destinados, depois de velhos, a transformarem-se em personagens consensuais do país. Era difícil. Marcelo era Marcelo e não era preciso dizer muito mais. Quanto a Guterres, tinha largado tudo (o cargo de primeiro- -ministro) porque não queria continuar a contribuir para “o pântano”. Levaram os dois muita pancada até chegarem à terceira idade e, finalmente, se terem transmutado em personagens consensuais.

O anúncio da presença de António Guterres nas jornadas parlamentares do PSD é o esplendor desta unanimidade nacional à volta do ex-secretário-geral do PS. É evidente que, antes disto, o PSD já tinha anunciado o seu apoio à candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas. É verdade que Guterres vai às jornadas falar do assunto em que trabalhou nos últimos anos: as migrações. Mas também é claro como água que se Guterres não tivesse atingido já o estatuto de intocável senador da República, nem isso nem o apoio do PSD à sua candidatura à ONU aconteceriam.

Tanto Guterres como Marcelo foram, ao longo das suas carreiras políticas, tudo menos consensuais. Saíram os dois da vida política ativa sob uma chuva de contestação que perdurou anos. Fizeram os seus “retiros” de maneiras diferentes: Marcelo como comentador de TV e “figura afetuosa” da nação; Guterres num cargo internacional que, como se percebeu depois, lhe assentou como uma luva, o de alto-comissário para os Refugiados, afastando-se totalmente da vida política nacional.

Como foi possível ao antigo Guterres “homem do aparelho” do PS, protetor de António José Seguro e de José Sócrates, transformar-se num máximo denominador comum é uma história que está por contar. O mesmo de Marcelo: podemos não acreditar ainda, mas ele agora é o “nosso” homem de Estado, de forma transcendentemente consensual.

IN "i"
17/02/16

.
.


786.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO
"A BOLA"
Bruno de Carvalho e Vicente Moura 
no arranque da Volta ao Algarve

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o vice-presidente das modalidades, Vicente Moura, estiveram em Lagos para presenciar o arranque da Volta ao Algarve.
.
«O ciclismo fazia falta a um clube tão eclético e com esta dimensão. Não tenho dúvidas de que vá ajudar na onda verde que se está a viver», afirmou Bruno de Carvalho.

De referir que a Volta ao Algarve conta com a participação de uma equipa do Sporting e do FC Porto, dois emblemas históricos em Portugal.

* Saúda-se o regresso de Sporting e Porto ao ciclismo com todos os riscos dos custos do ecletismo e também o regresso de Vicente Moura.

.
.


2-PIXO


PICHAÇÃO E PICHADORES
 

Documentário sobre pichação e pichadores, O impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da Street Art.
O filme participou da exposição Né dans la Rue (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, em Paris.
O documentário mostra a realidade dos pichadores, acompanha algumas ações, os conflitos com a polícia e mostra um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia. O filme não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: Pichação é arte ou é crime?

FONTE: BON VIVANT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
.



4-PORTUGAL

1975 E AGORA

JOVENS COM MENOS 
DE 15 ANOS


IDOSOS COM MAIS
DE 65 ANOS



NÚMERO DE IDOSOS
POR 100 JOVENS



PERCENTAGEM DE JOVENS
NA POPULAÇÃO



Como era Portugal em 1975? E como é nos dias de hoje? Uma série de episódios, numa cooperação entre a Pordata e a RTP, explicam como é que o país mudou ao longo dos últimos 40 anos.



** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO   
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

Bordado Madeira promovido
 em unidades hoteleiras da Região

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em articulação com o Sector do Bordado da Madeira, está a promover duas exposições sob o tema 'Arte e Tradição'. Estas estão patentes nos hotéis Casino Park e no Porto Santa Maria até ao final do mês de Fevereiro.
.

Este evento surge no âmbito do Plano Promocional do Bordado Madeira e pretende promover e divulgar, junto dos turistas que visitam a Região, este produto da Madeira, facilitando o contacto directo dos hóspedes destas unidades hoteleiras com o Bordado Madeira.

* A arte de bordar é de grande beleza e qualidade em várias regiões do país, os bordados da Madeira são um bom exemplo.

.
.

Susana Félix

Meia Palavra


.
.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Relógios suíços perdem terreno 
para os ‘smartwatches’

O mercado dos relógios mudou nos últimos anos com a entrada dos ‘smartwatches’ tendo já ultrapassado as vendas de relógios tradicionais de luxo. 
 .
No último trimestre de 2015, pela primeira vez, foram vendidos mais relógios inteligentes do que relógios suíços. Segundo dados da Strategy Analytics, as vendas de ‘smartwatches’ no quarto trimestre de 2015 ultrapassaram as de relógios suíços. Entre Outubro e Novembro foram comercializados 8,1 milhões de ‘smartwatches’ e 7,9 milhões de unidades de relógios suíços. A Strategy Analytics avança que a Apple tem a maior fatia de volume de vendas.

De acordo com a Cnet, esta mudança de paradigma acontece porque a popularidade dos ‘smartwatches’ está a crescer ao mesmo tempo que o interesse dos consumidores nos relógios suíços está a diminuir. Foram vendidos mais 316% de relógios inteligentes no último trimestre, face ao mesmo período anterior e menos 5% de relógios suíços no mesmo período em análise.

A Tag Heuer, que é um dos fabricantes tradicionais mais reputados, está a entrar na área tecnológica com o Connected Watch. Esta marca de 155 anos conta apenas com 1% do mercado.

Os principais vendedores de ‘smartwatches’ foram a Apple e a Samsung, com a marca da maça a liderar o mercado, com uma quota de 61%, cerca de 5,1 milhões de unidades. A gigante sul-coreana conseguiu 16% do mercado, ou 1,3 milhões de unidades.

* Estamos um bocado cansados dos "smart  qualquer coisa" parece que servem para "emburrar" as pessoas, relógios bons são os mecânicos.


.
.

SEM VERTIGENS


Escalando Torre de TV com 457m de altura
.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Duas crianças refugiadas 
morrem afogadas diariamente 

Números divulgados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.  

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) divulgou esta sexta-feira que, em média, duas crianças refugiadas morreram afogadas diariamente no Mediterrâneo desde setembro último quando tentavam chegar à Europa com algum familiar, conhecido ou sozinhas. 
 .
Desde setembro de 2015, mais de 340 menores, muitos deles bebés ou crianças de tenra idade, morreram no Mediterrâneo oriental, entre a costa da Turquia e as ilhas gregas, referiu a agência das Nações Unidas, admitindo, no entanto, que o número real de mortes pode ser maior porque muitos corpos "perdem-se no mar". 

O mar Egeu tornou-se numa das rotas mais perigosas para os refugiados, que fogem de conflitos e de perseguições, mas também para os migrantes de cariz económico. Portugal disponível para receber no total cerca de dez mil refugiados O primeiro-ministro português, António Costa, enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros mais pressionados pelos fluxos migratórios disponibilizando-se para receber mais cerca de 5.800 refugiados além da quota comunitária, indicou fonte do executivo. Deste modo, Portugal poderia vir a acolher no total um número próximo de 10 mil refugiados. 

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Governo, que se encontra em Bruxelas a participar numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), enviou na semana passada cartas à Grécia, Itália, Áustria e Suécia, nos mesmos termos da proposta apresentada no início do mês à chanceler alemã, Angela Merkel. 

Em causa está a disponibilidade do Governo português para, "no espírito da solidariedade europeia", acolher até mais cerca de 5.800 refugiados, além da "quota" destinada a Portugal no quadro do sistema de recolocação de refugiados entre os Estados-membros (4295 pessoas ao abrigo do mecanismo de recolocação e 191 pessoas ao abrigo da reinstalação - ou seja, provenientes de países fora da UE. 

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a disponibilidade manifestada por Portugal para partilhar o esforço na recolocação de refugiados também a nível bilateral visa "dar o exemplo da atitude que todos os Estados-membros devem ter". Sublinhando que a Europa "tem o dever de proteção a todos os que são perseguidos", que fogem da guerra e procuram refúgio em território europeu, António Costa apontou que, "nesse sentido, Portugal, que não tem estado a ser particularmente pressionado" pelos fluxos de refugiados, "tem manifestado a disponibilidade, não só junto da UE, mas também bilateralmente, junto dos países que estão a sofrer maior pressão" de acolher refugiados "na base de uma recolocação bilateral". 

Lisboa inaugura centro de acolhimento temporário para refugiados A Câmara Municipal de Lisboa inaugura na segunda-feira o Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados, localizado na freguesia do Lumiar, que será "uma primeira estação de chegada" para estas pessoas, anunciou esta sexta-feira o presidente da Junta. 

O Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados fica instalado na Quinta das Camélias (junto ao cruzamento entre a Alameda das Linhas de Torres com a Avenida Rainha D. Leonor) e terá "todas as condições de um local de estadia", disse à Lusa Pedro Delgado Alves. Segundo o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, o edifício de quatro pisos terá uma lotação para 35 pessoas, e destina-se à realização de "um acompanhamento inicial enquanto aguardam uma resposta definitiva".

O centro é constituído por quartos, zona de convívio, zona administrativa, de refeições, área destinada aos menores e, ainda, locais para o acompanhamento por parte das instituições responsáveis. Também o ensino da língua portuguesa será contemplado, pelo que o edifício terá uma área destinada às aulas.

* Uma tragédia a que muita Europa se manifesta insensível e maldosa, Portugal porta-se com humanidade.

.
.


RESOLVA


O PUZZLE


Na gerberách


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Regulador tem dúvidas sobre 
legalidade da venda de 61% da 
TAP e impõe limites à gestão

A ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) impôs limites à gestão da TAP, na sequência da existência de indícios de que a venda de 61% do capital ao consórcio privado Gateway não cumpre as imposições europeias sobre o controlo acionista de companhias aéreas.
 .

Esta decisão tem por base um juízo preliminar e até receber todos os esclarecimentos para uma decisão final, o regulador impõe limites à gestão da transportadora. A ANAC destaca contudo que os acionistas manterão o controlo da gestão das transportadoras aéreas, sem prejuízo das obrigações de reporte e das limitações de gestão extraordinária.

A decisão tomada pelo regulador ainda não tem em conta a alteração da estrutura acionista da TAP em que o Estado recupera 50% da companhia, porque esta operação não está concretizada, refere um comunicado do regulador da aviação.
A ANAC concluiu que existem “fundados indícios de desconformidade da estrutura de controlo societário e financiamento apresentada para a TAP SA e para a PGA SA com as imposições decorrentes do Regulamento 1008/2008 no que respeita ao requisito de controlo efetivo por parte de nacional de Estado Membro da União Europeia”.
Para o regulador, as alterações introduzidas à partilha de poderes e do controlo acionista entre o empresário português Humberto Pedrosa e o empresário americano David Neeleman não acautelaram devidamente “algumas das preocupações sublinhadas em parecer prévio desta Autoridade”.  A privatização de 61% do capital da TAP, realizada no final do ano passado, só ficava finalizada após o parecer final da ANAC que é vinculativo.

As medidas cautelares impostas à gestão das empresas objeto da notificação “impedem que sejam tomadas decisões de gestão extraordinária ou que tenham um impacto materialmente significativo no património, na atividade e na operação dessas companhias sem o acordo prévio da ANAC”, refere o regulador.

Segundo o regulador, estas medidas cautelares têm a duração de três meses e destinam-se a assegurar que não se materialize uma situação de facto consumado que seja contrária às normas do regulamento 1008/2008 que impõe que o controlo de uma companhia aérea europeia seja detido por investidores europeus até que seja proferida uma decisão final no quadro deste procedimento.

Esta decisão é justificada num juízo preliminar da ANAC, com base na análise da documentação entregue até agora pelas sociedades que notificaram a operação de venda de 61% do capital da TAP ao consórcio Gateway, que foi conduzida pelo anterior governo. O regulador considera que até à data não estão instruídos todos os elementos e documentos necessários, daí a decisão cautelar, impondo medidas provisórias.

O prazo começa a contar a partir da apresentação pelas empresas notificantes de todas as informações necessárias para a avaliação da conformidade da operação com o Regulamento 1008/2008.

Os novos donos  da TAP tinham em curso já um processo de renovação de frota, com novos aviões, para além de alterações a nível de operação, incluindo uma reorganização de rotas, com o fim de alguns voos a partir do Aeroporto do Porto que suscitou uma forte contestação por parte da autarquia.

A ANAC argumenta ainda que a”imposição de medidas cautelares afigura-se também totalmente adequada a assegurar a manutenção da estabilidade na atividade da TAP SA e da PGA SA, no interesse de todos os seus stakeholders”.

* O processo de venda pelo governo PSD/CDS foi bastante opaco e apressado, aguardemos o que diz o futuro.

.
.
Crianças refugiadas desfilam na 
Marquês de Sapucaí



* Uma produção ONU


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO  DE NOTÍCIAS"

É por isto que não deve dormir com
 o telemóvel debaixo da almofada

Polícia de Nova Iorque partilhou no Twitter imagens de telemóveis que pegaram fogo enquanto os proprietários dormiam
 .
A polícia de Nova Iorque decidiu fazer um aviso sério aos cidadãos através do Twitter: partilhando imagens de almofadas queimadas, lençóis escurecidos e telemóveis derretidos, as autoridades da 33.ª esquadra nova-iorquina pediram às pessoas para não colocarem os seus aparelhos debaixo da almofada enquanto estiverem a dormir ou mesmo enquanto o telemóvel estiver a carregar, ligado à corrente. "Por favor, partilhem este conselho e mantenham-se seguros", conclui a mensagem.

As fotografias reportam-se a vários casos em que terá havido um sobreaquecimento dos telemóveis, que acabaram por se incendiar devido ao excesso de calor.
 .
O fenómeno não é raro: nos EUA, os bombeiros têm alertado os utilizadores para que evitem colocar o telemóvel por baixo da almofada enquanto a bateria carrega: colocar o dispositivo entre a almofada e o colchão pode fazer com que a bateria aqueça demasiado, o que provocará uma explosão e, eventualmente, um incêndio se as chamas não forem controladas a tempo.

* Quem avisa seu amigo é!

.
.

EQUIVALÊNCIA



.
.
HOJE NO
"RECORD"
Telma Monteiro já foi operada

Telma Monteiro foi operada, esta sexta-feira, com sucesso à lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo contraída durante o estágio que realizou em Paris, informou o Benfica.
 .
Telma Monteiro, a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, foi hoje operada ao ligamento lateral interno do joelho esquerdo, estando prevista uma paragem de três meses, segundo revelou o Benfica.

"Telma Monteiro já sorri, após operação. Para três meses e mantém-se focada nos objetivos para 2016. Força, campeã", sublinhou o clube 'encarnado', da qual a judoca faz parte do projeto olímpico, na sua rede social Facebook.

A judoca, cinco vezes campeã europeia e quatro vice-campeã mundial, lesionou-se na última semana, no estágio dos judocas lusos por ocasião do Grand Slam de Paris, um dos torneios mais conceituados do mundo e que Telma venceu já em duas ocasiões.

"Vou ser operada a menos de seis meses dos Jogos Olímpicos. Fiquei triste. Mas depois, apesar de tudo, ainda encontrei motivos para agradecer", salientou a judoca na terça-feira, no mesmo dia em que o Benfica comunicou a necessidade de cirurgia.

Na sua carreira, Telma Monteiro já esteve em três Jogos Olímpicos, em Atenas2004 (9.ª classificada) e em Pequim'2008 (9.ª) e em Londres'2012 (17.ª), ficando sempre aquém do seu estatuto de topo na hierarquia mundial.

Aos 30 anos e quando já conquistou quase tudo, num palmarés em que tem também um triunfo num Masters - competição que no final da época reúne os mais bem classificados -, Telma Monteiro continua a objetivar uma medalha nos Jogos do Rio de Janeiro.

* Força menina o judo português precisa de si!

.
.

MONTANHA RUSSA

AMBULANTE


.
.
HOJE NO  
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sanders ultrapassa Hillary Clinton
 em sondagem nacional

O senador independente do Vermont, Bernie Sanders, ultrapassou, pela primeira vez, Hillary Clinton numa sondagem nacional sobre a candidatura do Partido Democrata à Presidência dos EUA. 
 .
De acordo com a nova sondagem, realizada entre 15 e 17 de fevereiro com uma amostra de 429 eleitores democratas, Sanders conta com o apoio de 47% dos eleitores, enquanto a ex-secretária de Estado norte-americana reúne 44% dos votos.
Estes valores representam um crescimento de 10 pontos percentuais para o senador do Vermont em comparação com outra sondagem realizada pela Fox News entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Já para Hillary Clinton, apontada inicialmente como a favorita à nomeação presidencial democrata e que tem liderado grande parte das sondagens, os novos números representam uma descida de cinco pontos percentuais face à sondagem de janeiro.

Esta nova sondagem da Fox News tem uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

No passado dia 17 de fevereiro, uma sondagem da Universidade de Quinnipiac dava à ex-primeira-dama um apoio de 44%, contra os 42% atribuídos a Bernie Sanders.

"Uma coisa que fica clara com a nossa sondagem -- e outras -- é que Clinton está a perder apoio e que Sanders está a ganhar", disse o especialista Chris Anderson, que colaborou com a sondagem da Fox News.

Em outras três sondagens publicadas este mês, Hillary Clinton surgiu na liderança, com uma vantagem máxima de 11 pontos percentuais.

Até agora, foram realizadas duas votações das primárias democratas: no 'caucus' (assembleias locais de eleitores) do Iowa, onde Hillary Clinton venceu por uma margem muito curta, e no estado do New Hampshire, onde Bernie Sanders foi o vencedor.

Para sábado está agendada a votação democrata no 'caucus' do estado do Nevada, que representa 43 delegados, os responsáveis pela nomeação oficial do candidato presidencial durante a convenção nacional do Partido Democrata.

* Nós votaríamos em Sanders.

.

MAQUILHAGEM

.



.
.

801
Senso d'hoje

FILIPPO GRANDI
ALTO COMISSÁRIO DA ONU
PARA OS REFUGIADOS
A lei humanitária 
internacional tem sido descaradamente violada 
na Síria
 

Filippo Grandi substituiu o português António Guterres à frente do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. Em entrevista à Euronews, o especialista em relações internacionais analisou a atual crise migratória que asfixia a Europa.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS
















.