06/04/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.

XLI-OS RIOS E A VIDA
3- RIO CHOSHI
Ver o invisível


No oeste do Japão há um rio com água tão límpida que as canoas que lá navegam parece que flutuam no ar. Localizado perto da Rota de Peregrinação Kumano Kodo, o rio Choshi oferece uma oportunidade única de observar fenómenos naturais e criaturas aquáticas com uma clareza impressionante

.
JASMINE
Fashion For the Bedroom
HIGH EUROPEAN QUALITY AT
 LOW UKRAINIAN PRICE 
2022



FONTE:  Hanieh Nasimi Design .

 .

IIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

4 - Matemática pré-Euclidiana



* Professor: Tatiana Roque

FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: Temos de novo a excelente professora que palestrou o capítulo I. O capítulo III mexe muito com os miolos por ser mais arrevesado mas se o seu interesse estiver de acordo com a sua inteligência vai ver todos os episódios mesmo que tenha de ver os últimos minutos do episódio anterior, é muita fumaça!
.

MIGUEL GUEDES

 .



 O poder nuclear de Marcelo

 Marcelo, atado de pés e mãos, sem todas as letras mas solto em palavras-guia, não lança qualquer ultimato. Puxa dos galões e, à semelhança do que fez em Dezembro do ano passado ao dissolver o Parlamento, relembra que nele reside o poder nuclear do sistema.

O fim tem dois limites. O que poderia ter sido apenas mais uma formal tomada de posse de um Governo transformou-se num aviso à navegação de António Costa e no alerta, lançado por Belém, que tenta contrariar o seu aparente apagamento político num ciclo de quatro anos de maioria absoluta do PS.

As notícias sobre a irrelevância política do presidente da República (PR) neste ciclo legislativo foram manifestamente exageradas. Marcelo, atado de pés e mãos, sem todas as letras mas solto em palavras-guia, não lança qualquer ultimato. Puxa dos galões e, à semelhança do que fez em Dezembro do ano passado ao dissolver o Parlamento, relembra que nele reside o poder nuclear do sistema. O fim tem, agora, dois limites: o término da legislatura em 2026 e uma eventual saída antecipada de António Costa do Governo.

O jogo de palavras entre Belém e S. Bento marca o regresso da política ao país após anos de pandemia, da dissolução do Parlamento que levou o país para eleições, do atraso na tomada de posse face às irregularidades na votação no círculo da Europa e da guerra na Ucrânia que, ainda que lavre, não pode impedir a política nacional de caminhar para o ferro e (sem) fogo. Tudo isto, ainda sem que se perceba se o PSD diz presente. O regresso do PSD à política poderá ser a grande novidade da política nacional após anos de semiausência mas, para que isso aconteça, o decurso do tempo tem de passar a ser significante para os sociais-democratas. Mesmo num contexto de maioria absoluta, o PSD não se pode dar ao luxo de desligar ainda mais do país, adiando-se em adiamentos, sob pena de não ter força nem estar pronto a responder por si quando Marcelo equacionar o seu poder nuclear.

O segundo irritante numa semana (o primeiro havia sido o anúncio da composição do Governo) não é um ultimato. Não é sequer um sequestro de Marcelo ou do povo ao primeiro-ministro, nem revela que há um homem providencial, António Costa, sem o qual o PR não concebe viver. Significa que os sinais de que Costa está mesmo a equacionar a sua saída antecipada do Governo são verdadeiros. Materializa a ideia de que Marcelo nunca se deixará arrastar para o campo da irrelevância, como aliás decorre do exercício das suas funções e da sageza habitual das suas palavras. Joga com a certeza de que o mandato do PR termina meia dúzia de meses antes do mandato do Governo e que tudo terá de ficar decidido antes de Marcelo sair (curioso será se a Europa "pedir" Costa e Marcelo se opuser com o anátema de convocar eleições antecipadas). Mas, penosamente, corre o risco de regressar - sem que se dê por isso - àquele tempo que a geringonça se encarregou de destruir, quando se raciocinava pela lógica de que as eleições servem para eleger um primeiro-ministro e não um Governo no quadro parlamentar. A fulanização do vencedor das eleições voltou à política, carregada às costas por uma maioria absoluta.

* Músico e jurista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 01/04/22 .

.



2948.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
DAR A VOLTA
 Ajudar ucranianos a encontrar trabalho




FONTE:   Fala Portugal.

putin  HUYLO

putin é um canalha

.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
100 - Hᥲɾɾყ HᥲɾꙆoω: Eƒᥱɩto⳽ ᑯo
ɩ⳽oꙆᥲຕᥱᥒto ⳽oᥴɩᥲꙆ ᑯᥱ ຕᥲᥴᥲᥴo⳽ ɾᖾᥱ⳽ᥙ⳽


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
84-HORIZONTES DA MEMÓRIA
84.4- A Basílica Dos Mitos-


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Carolina Deslandes
Adeus Amor Adeus


.

.

10-NJINGA MBANDE
A rainha angolana 
que fez frente aos portugueses 



FONTE:   DW Português para África.

 

 𝓐 𝓜𝓪𝓲𝓸𝓻 𝓕𝓵𝓸𝓻 𝓭𝓸 𝓜𝓾𝓷𝓭𝓸

 𝗝𝗢𝗦𝗘́ 𝗦𝗔𝗥𝗔𝗠𝗔𝗚𝗢

19- E̷S̷P̷A̷N̷H̷A̷



* Leitura por alunos de português da escola Hernandez Pacheco

 ** A nossa modesta homenagem a JOSÉ SARAMAGO


FONTE: Camões I.P..

 .

𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐨𝐬 𝐯𝐮𝐥𝐜𝐚𝐧𝐨́𝐥𝐨𝐠𝐨𝐬 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐦 𝐚𝐬 𝐚𝐧𝐚́𝐥𝐢𝐬𝐞𝐬
𝐚𝐨 𝐬𝐚𝐧𝐠𝐮𝐞 𝐝𝐚 𝐈𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐉𝐨𝐫𝐠𝐞


FONTE:  Observador.



ꓓⲉⲣⲉⲛ𝖽ⲉ̂ⲛⲥⲓⲇ 𝖽ⲟ ⳋⲇ́⳽ ⲅⳙ⳽⳽ⲟ ⲛⲇ Ⲉⳙⲅⲟⲣⲇ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

ᙓ ⳽ᥱ o "ᥲɾɾᥱᑯᥲ" tɩʋᥱ⳽⳽ᥱ ᥲᥴᥱ⳽⳽o ᥲ ᥱ⳽tᥲ tᥱᥴᥒꙆoɠɩᥲ?


* Perguntar não ofende pois não Bruno?.

.

3027
Senso d'hoje
TIAGO HENRIQUES
EXECUTIVE MANAGER SSC
MICHAEL PAGE
Recrutamento global  
"Organização, resiliência e sentido 
 de humor são factores chave"



* Programa "Consultório do Talento " da jornalista Daniela Mateus Ferreira 



FONTE:   Jornal Económico
.
.
Habilidosos


.
.

BOM DIA

.

120-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝒱𝐼-Toρ Gᥙᥒ - Asᥱs Iᥒdomᥲ́vᥱιs



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐴 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜𝑠 𝑒́ 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑡𝑟𝑒𝑖𝑛𝑎𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑓𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝘩𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑙𝑖𝑡𝑒. 𝑄𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜 𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘 𝑒́ 𝑒𝑛𝑣𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎, 𝑠𝑢𝑎 𝑎𝑡𝑖𝑡𝑢𝑑𝑒 𝑖𝑟𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑟𝑟𝑜𝑔𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎𝑚 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑐𝑜𝑟𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜𝑠, 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐼𝑐𝑒𝑚𝑎𝑛. 𝑃𝑜𝑟𝑒́𝑚 𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑒𝑡𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑜 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜 𝑠𝑢𝑝𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑐̧𝑎, 𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑏𝑜𝑛𝑖𝑡𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑜, 𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝐵𝑙𝑎𝑐𝑘𝑤𝑜𝑜𝑑.


ELENCO:

𝑇𝑜𝑚 𝐶𝑟𝑢𝑖𝑠𝑒 - 𝑃𝑒𝑡𝑒 "𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘" 𝑀𝑖𝑡𝑐𝘩𝑒𝑙𝑙
𝐾𝑒𝑙𝑙𝑦 𝑀𝑐𝐺𝑖𝑙𝑙𝑖𝑠 - 𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 "𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑖𝑒" 𝐵𝑙𝑎𝑐𝑘𝑤𝑜𝑜𝑑
𝑉𝑎𝑙 𝐾𝑖𝑙𝑚𝑒𝑟 - 𝑇𝑜𝑚 "𝐼𝑐𝑒𝑚𝑎𝑛" 𝐾𝑎𝑧𝑎𝑛𝑠𝑘𝑦
𝐴𝑛𝑡𝘩𝑜𝑛𝑦 𝐸𝑑𝑤𝑎𝑟𝑑𝑠 - 𝑁𝑖𝑐𝑘 "𝐺𝑜𝑜𝑠𝑒" 𝐵𝑟𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤
𝑀𝑒𝑔 𝑅𝑦𝑎𝑛 - 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑒 𝐵𝑟𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤, 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝑖𝑐𝑘
𝑇𝑜𝑚 𝑆𝑘𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑡 - 𝑀𝑖𝑘𝑒 "𝑉𝑖𝑝𝑒𝑟" 𝑀𝑒𝑡𝑐𝑎𝑙𝑓
𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝐼𝑟𝑜𝑛𝑠𝑖𝑑𝑒 - 𝑅𝑖𝑐𝑘 "𝐽𝑒𝑠𝑡𝑒𝑟" 𝐻𝑒𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑙𝑦
𝐽𝑜𝘩𝑛 𝑆𝑡𝑜𝑐𝑘𝑤𝑒𝑙𝑙 - 𝐵𝑖𝑙𝑙 "𝐶𝑜𝑢𝑔𝑎𝑟" 𝐶𝑜𝑟𝑡𝑒𝑙𝑙



FONTE:Cine Vintage