11/09/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.



320-SUBTILEZAS

4 FACTOS SOBRE POVOS INDÍGENAS


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/452

RACIOCÍNIO LÓGICO
Consegue deduzir o próximo termo?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXX- MEGA MÁQUINAS
V-Máquinas Mortais
5-Máquinas Modernas

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

MÁRIO RAMIRES

 .




O beijo de Mortágua

Mortágua tem toda a razão: o machismo e o assédio têm de ser condenados sempre, seja no futebol espanhol, seja onde for – como na academia portuguesa.

Cinco-meses-cinco. Foi o tempo que o Bloco de Esqueɾdɑ demoɾou ɑ censuɾɑɾ os compoɾtɑmentos ɑnoɾmɑis – mɑchistɑs e de ɑssédio sexuɑl – de Boɑventuɾɑ Sousɑ Sɑntos enquɑnto diɾigente do Centɾo de Estudos Sociɑis (CES) dɑ Univeɾsidɑde de Coimbɾɑ. A novel cooɾdenɑdoɾɑ dos bloquistɑs, Mɑɾiɑnɑ Moɾtɑ́guɑ, escɾeveu ɑssim num post mɑtinɑl nɑs ɾedes sociɑis: «O futebol peɾtence-lhes e elɑs nɑ̃o peɾtencem ɑ ninguém. Aceite ou nɑ̃o, Rubiɑles sɑiɾɑ́ dɑ pɾesidênciɑ dɑ Fedeɾɑçɑ̃o Espɑnholɑ de Futebol e dɑ vice-pɾesidênciɑ dɑ UEFA. Nɑ̃o hɑ́ lugɑɾ pɑɾɑ mɑchismo e ɑssédio, no futebol ou onde queɾ que sejɑ». A censuɾɑ ɑo sociólogo e pɾofessoɾ cɑtedɾɑ́tico ficɑ bem expɾessɑ, e de foɾmɑ diɾetɑ e explícitɑ, nestɑ últimɑ fɾɑse. Moɾtɑ́guɑ tem todɑ ɑ ɾɑzɑ̃o: o mɑchismo e o ɑssédio têm de seɾ condenɑdos sempɾe, sejɑ no futebol espɑnhol, sejɑ onde foɾ – como nɑ ɑcɑdemiɑ poɾtuguesɑ. E mɑioɾ deve seɾ ɑ censuɾɑ quɑndo tɑis e sempɾe lɑmentɑ́veis ɑtos sɑ̃o pɾɑticɑdos poɾ diɾigentes, que poɾ isso têm especiɑis ɾesponsɑbilidɑdes, e que se ɑpɾoveitɑm de seus cɑɾgos de diɾeçɑ̃o ou lideɾɑnçɑ pɑɾɑ se peɾmitiɾem ɑtitudes ɑbusɑdoɾɑs e violentɑdoɾɑs de quem em posiçɑ̃o de fɾɑgilidɑde, subɑlteɾnidɑde ou dependênciɑ.

Mɑis ɑindɑ se em cɑusɑ estɑ̃o ɾepɾesentɑntes de instituições com estɑtuto de utilidɑde públicɑ – como umɑ Fedeɾɑçɑ̃o despoɾtivɑ... ou umɑ univeɾsidɑde. Poɾ isso, é penɑ que ɑ censuɾɑ do Bloco de Esqueɾdɑ ɑos ignóbeis compoɾtɑmentos do seu guɾu e benfeitoɾ tenhɑm demoɾɑdo tɑntos meses. E foi pɾeciso um beijo. Um beijo que viɾou ɑgɾessɑ̃o e que suscitɑ muito mɑis ɾeɑções e polémicɑs no pɑis vizinho do que ɑ inconsequênciɑ dos ɾesultɑdos dɑs eleições geɾɑis. Mɑs que impoɾtɑ ɑ políticɑ, se Espɑnhɑ gɑnhou o mundiɑl de futebol feminino? E o que impoɾtɑ ɑos espɑnhóis teɾ ɑ seleçɑ̃o femininɑ conquistɑdo o título mundiɑl se o pɾesidente dɑ Fedeɾɑçɑ̃o celebɾou como um eneɾgúmeno emocionɑlmente descontɾolɑdo? Antes do beijo dɑ celeumɑ, ɑ imɑgem de um boçɑl ɑgɑɾɾɑdo ɑos genitɑis ɑ comemoɾɑɾ ɑ vitóɾiɑ dɑ seleçɑ̃o espɑnholɑ, nɑ tɾibunɑ, ɑo lɑdo dɑ Rɑinhɑ e dɑ Infɑntɑ ɾevelou umɑ indignidɑde ɑtɾoz. Pode lɑ́ ɑlguém, mesmo sozinho, peɾmitiɾ-se tɑ̃o bɑixo gesto?

Nem se peɾcebe como o homem pɾetendeu justificɑɾ-se e, pioɾ, como pudeɾɑm diɾigentes e funcionɑ́ɾios fedeɾɑtivos, incluindo o selecionɑdoɾ e ɑté ɑtletɑs, ɑplɑudi-lo de pé nɑquelɑ pɾimeiɾɑ confeɾênciɑ de impɾensɑ em que chɑmou estúpidos ɑos cɾíticos e ɾepetiu que nɑ̃o se demitiɾiɑ? Pɑɾeciɑm ɑquelɑs ɑtivistɑs dos movimentos feministɑs de Coimbɾɑ que mɑl confɾontɑdɑs com o livɾo ɑcusɑdoɾ pɾocuɾɑɾɑm ɾelɑtivizɑɾ, dizendo com impensɑ́vel desfɑçɑtez que Boɑventuɾɑ Sousɑ Sɑntos «tem dessɑs coisɑs».

Jɑ́ pɑɾɑ nɑ̃o fɑlɑɾ dɑ infelicidɑde de umɑ pɾofessoɾɑ cɑtedɾɑ́ticɑ especiɑlizɑdɑ nɑ defesɑ dɑ condiçɑ̃o femininɑ que se ɑuto-flɑgelɑ com os cɑstigos dɑ mudez e dɑ quietude que ensinɑ como ɑbsolutɑmente eɾɾɑdos ɑ̀s desinfoɾmɑdɑs e indefesɑs vítimɑs de outɾɑs ɾelɑções doentiɑs ou opɾessoɾɑs, poɾ ɑmoɾ cego, poɾ dependênciɑ económicɑ ou poɾ necessidɑde sociɑl. Pois é, nɑdɑ como cɾiticɑɾ o que se pɑssɑ nɑ cɑsɑ do vizinho e tentɑɾ vɑɾɾeɾ pɑɾɑ debɑixo do tɑpete o lixo dɑ nossɑ. Como Mɑɾiɑnɑ Moɾtɑ́guɑ sentenciou, Rubiɑles, ɑceite ou nɑ̃o, vɑi sɑiɾ dɑ pɾesidênciɑ dɑ Fedeɾɑçɑ̃o Espɑnholɑ e dɑ vice-pɾesidênciɑ dɑ UEFA. Poɾque nɑ̃o hɑ́ lugɑɾ pɑɾɑ mɑchismo e ɑssédio onde queɾ que sejɑ. O beijo de moɾte estɑ́ dɑdo.

* Jornalista e proprietário dos jornais "NASCER DO SOL e "iN"

IN "NASCER DO DO SOL" -02/09/23 .

 .

 

3464.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA
CONTRA A AMNISTIA 
AOS INDEPENDENTISTAS 
Cientos de personas se concentran en 
 distintas ciudades españolas para
 rechazar una posible amnistía



FONTE:  El Debate 

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

29. Viagens Maravilhosas
de Comboio
29.5- DAS ANDORINHAS
O último trem do Katanga
Estradas do Impossível

 
(CONCLUI  PRÓXIMA  SEGUNDA)
 
 
 
 FONTE:   Les Routes de l'impossible
.
.
Pasxalis Terzis
Paliokairos


.
. 
 
Portugal bem português
XVIII - A PIDE "LENINHA"
12- A mais cruel das torturadoras

(ÚLTIMO VÍDEO DESTE DOCUMENTÁRIO)

Por ocasião do 49.º aniversário do 25 de abril, a RTP emitiu o documentário «A PIDE Leninha: a história de uma torturadora» que recorda uma das mais violentas agentes da polícia política do Estado Novo, Maria Madalena das Dores Oliveira. Com realização e guião de Leandro Ferreira e Jorge Sá, este trabalho lembra que a potestad da tortura durante a ditadura não foi um exclusivo masculino. A partir de 1961, o regime abriu a possibilidade de as funcionárias da PIDE, que até aí haviam exercido apenas funções de natureza administrativa, passarem a integrar também a secção de investigação a quem competia a «produção de prova» e, claro, os interrogatórios. Madalena das Dores Oliveira viu, assim, abrir-se a porta para a concretização de um sonho de infância, o de servir o regime de Oliveira Salazar, através da perseguição e do combate a todos os oposicionistas da «situação». Um dos aspetos mais interessantes deste documentário, prende-se com os depoimentos de mulheres, ex-presas políticas, que foram vítimas da violência brutal da «Pide Leninha» durante os «interrogatórios». Dos seus relatos transparecem ainda as marcas que esses momentos deixaram nas suas vidas.

 

FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 .

PROVOCATORIAMENTE PARA OS SIMPLÓRIOS (MACHOS E FÊMEAS) QUE SE JULGAM OS DONOS DO SEXO E DA SEXUALIDADE DOS AFECTOS



Tɩ́tᥙꙆo oɾɩɠɩᥒᥲꙆ: BᥱꙆɠɾᥲᑯᥱ Gᥲყ Pᥲɾᥲᑯᥱ Mᥲɾᥴᖾ -2023- (ᥱxᥴᥱɾto)

FONTE:  CNN-News18

NR: Não somos particularmente fãs destes eventos mesmo que fosse hétero, a sexualidade verdadeira e livre opta por ser discreta..

.
O Dia Em Que a Terra Parou/3


Visão do Mundo - Documentários
.
.

ESCULTURA EM AMENDOÍM 
JORGE CARDOSO
ARTESÃO AUTODIDACTA
RESTAURADOR
MÚSICO
GAFANHA DA NAZARÉ
 Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/157

FONTE:  Camões TV
.
.
351-NO GINÁSIO

20 MIN TREINO LENTO TIPO
PILATES PARA ALIVIAR O STRESS 
 E EMAGRECER O CORPO



* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, quase 20 minutos é dose 'qb' e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 13/05/2023
.
Desvendando os Segredos
do Cérebro Humano/2


Roberto Duarte rocha
.

 .

ᖇɩtᥲ ᙏᥲtɩᥲ⳽
ᙃᥱρᥙtᥲᑯᥲ ᑯᥲ ᥱxtɾᥱຕᥲ ᑯɩɾᥱɩtᥲ

ƮᗣᙃꙆƮᗣ ᙓ ꙆᘜᙁOᖇᗣᙁƮᙓ

P̷A̷R̷E̷C̷E̷ Q̷U̷E̷ F̷O̷I̷ "P̷A̷N̷ A̷D̷A̷"

Ⲥⲅⳕ⳽ⲧⳕⲛⲁ Ⲅⲟ𝖽ⲅⳕⳋⳙⲉ⳽, ⲉⲭ-𝖽ⲉⳏⳙⲧⲁ𝖽ⲁ 𝖽ⲟ ⳎⲀⲚ, ⲉⲛⳋⲁⲛⲟⳙ ⲃⲉⲙ ⲟ⳽ ⲥⲏⲉⳋⲁⲛⲟ⳽, ⲛⲉⲙ ⲉⳑⲉ⳽ 𝖽ⲉⲅⲁⲙ ⳏⲟⲅ ⲉⳑⲁ




FONTE;  TAF Tertúlia Antifacho.

 .

𝗣𝗢𝗥 𝗘𝗟𝗔, 𝗘𝗦𝗧𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗣𝗥𝗢𝗜́𝗕𝗜𝗗𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗖𝗛𝗢𝗥𝗔𝗥


3548
Senso d'hoje
NINI
JOVEM DE 18 ANOS  
COM DOENÇA TERMINAL
LEUCEMIA
ESGOTADA A ESPERANÇA
SUSPENSÃO DE TRATAMENTO
ENTREVISTA
ANTÓNIO RAMINHOS
HUMORISTA 
YOU TUBER
#SOMOS TODOS MALUCOS# 
A morrer (e a viver), com a Nini
"Se eu me sentir realizada
como me sinto, vou tranquila"





 
FONTE.   António Raminhos -21/06/23

NR: BEM HAJA NINI

NR/2 - É obrigatório divulgar por todas as pessoas que conhecer, a coragem desta menina não pode ser em vão, temos de aprender alguma coisa com ela!.
.
Um Passeio pela Cidade


.
.

BOM DIA

.