25/01/2022

UMA GRAÇA OARA O FIM DO DIA

 .

.

.
221-ARTE ARRISCADA
Ida y Esquiva

Intérpretes:
Luisa Ginevro 
Agustina Suárez
Direcção e Coreografia:
Agustina Suárez
 Andreas Constantinou 
Música:
Dr. Willy


FONTE:  Gugui Suarez.
.

ENGENHARIA DE TOPO/33

33.6-Ponte Akashi Kaikyo


FONTE: Eduardo MB
.

 .

III-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

1- O Pσdεя Pσρυlαя


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA

.

.
A Grande Catástrofe/ XII

Filosofia das Origens/1


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

ANTÓNIO JOSÉ GOUVEIA

 .



Sou idoso, não idiota

A geração que ajudou a mudar Portugal de uma ditadura para uma democracia já leva dois anos a sucumbir a uma pandemia que parece não ter fim. Os idosos são os que mais sofrem e os que mais esquecemos, justo agora que estamos em plena revolução tecnológica.

Hoje tudo está rodeado de clics, passwords, PIN, PUK, de SMS cheio de códigos que, às vezes é difícil acompanhar para quem sempre viveu na era analógica. Tudo isto para falar dos bancos. O silencioso encerramento dos balcões é uma punhalada para os avós, que precisam de ajuda constante. Qualquer relação com o banco está ligada a uma aplicação no telemóvel ou numa caixa Multibanco, com uma quantidade de instruções que dificilmente manejam e em que se orientam por recados escritos em papel pelos seus filhos ou netos. Basta passar por qualquer sucursal para encontrar um velhinho ou velhinha a implorar auxílio ao primeiro que passa para o ajudar no universo digital. Não se importam de revelar os números a um estranho, desde que lhes expliquem por que uma EDP ou uma Meo decidiram sobrecarregá-los na fatura. Em Espanha, o valenciano Carlos Laorden, de 78 anos, urologista e cirurgião, lançou uma petição com o título "Sou idoso, mas não idiota". Isto porque se fartou da forma como o seu banco o tratava. Cada vez que necessitava de ajuda a resposta do outro lado era: "venha com um familiar que será mais rápido", ou "peça ajuda aos seus filhos", ou ainda "se vem ao balcão pode apanhar o vírus". Perante esta situação, resolveu agir. E, ironicamente, de uma forma digital: publicou uma petição no Change.org a pedir atenção humana nos bancos. Três semanas depois, tornou-se viral no Twitter com milhares de comentários. "O que peço é respeito. Se os bancos ganham milhares de milhões e quando as coisas correm mal são os nossos impostos que pagam, creio que não lhes custaria assim tanto ter uma atenção pessoal connosco", disse Laorden. E com razão. O forte e rápido apoio a esta iniciativa evidencia que existe uma parte da sociedade que não exige nada de subversivo. Apenas não quer ser deixada de lado pelos bancos quando se trata de captar as suas pequenas poupanças. 

* Editor-executivo

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 24/01/22.

  .

2878.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
Primeira volta das Presidenciais
 italianas termina com vitória
 esmagadora dos votos em branco
 UMA PIZZARIA ELEITORAL



FONTE:   euronews.

367-BEBERICANDO

COMO FAZER
"BLUEBERRY DRINK"
2 - Col. sopa de Blueberry

75ml - Vodka

10ml - Suco de limão
150ml - Soda Limonada


FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

5-VIVER NA SELVA
EL MANU - PERU



* Este documentário não reporta a uma viagem turística, é mesmo a vida na selva, conhecê-la e amá-la, é a nossa proposta para esta escolha.


FONTE:   DARIO HERREROS.
.
Rodrigo Lourenço

"Naufrágio"


The Voice Portugal 2021 - Semifinal

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
75-8 tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ⳽ɩຕρꙆᥱ⳽ ϙᥙᥱ toɾᥒᥲɾᥲ̃o ⳽ᥙᥲ ʋɩᑯᥲ ຕᥲɩ⳽ ƒᥲ́ᥴɩꙆ


FONTE:Thaitrick

 .

ƤROƑISSÃO ƊƐ ALƬO RISƇO

Jornalista é assassinada no México após ameaças



FONTE:   Band Jornalismo.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
109) A Heroína
(Quase Esquecida)
da Animação


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

ESCRAVATURA INDUSTRIAL

AS TERRÍVEIS FÁBRICAS DE 
 FÓSFOROS BRITÂNICAS QUE
DEIXARAM MARCAS NA HISTÓRIA!



FONTE:  Segredos da Humanidade
.

 .

BOLSON'ASNO


 * O homem tá cheio de razão ALEX CARIOCA.

.

2956
Senso d'hoje
FRANCISCO
SEIXAS DA COSTA
EMBAIXADOR PORTUGUÊS
COMENTADOR
POLÍTICA INTERNACIONAL
CONSULTOR
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Reino Unido:das festas de Downing 
 Street às estocadas na monarquia



* Rubrica "A ARTE DA GUERRA" com jornalista ANTÓNIO FREITAS DE SOUSA

FONTE:   Jornal Económico
.
.
Palrador


.
.

BOM DIA

.

118-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝒳-ɠɽɑ̂ƈɛ ɑ̀ ɗɩɛu


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐺𝑟𝑎̂𝑐𝑒 𝑎̀ 𝐷𝑖𝑒𝑢 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝑂𝑧𝑜𝑛 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑣𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑏𝑢𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑑𝑟𝑒 𝑐𝑎𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑑𝑢𝑙𝑡𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑟 𝑜 𝑎𝑏𝑢𝑠𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝐶𝑎𝑡𝑜́𝑙𝑖𝑐𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑟𝑒𝑖𝑎 𝑛𝑜 𝟼𝟿º 𝐹𝑒𝑠𝑡𝑖𝑣𝑎𝑙 𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐶𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝐵𝑒𝑟𝑙𝑖𝑚 𝑒 𝑔𝑎𝑛𝘩𝑜𝑢 𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑒́𝑚𝑖𝑜 𝑑𝑜 𝐽𝑢́𝑟𝑖. 
 
*𝑂 𝑝𝑎𝑑𝑟𝑒 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡, 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑜𝑢 𝑠𝑒𝑚 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑏𝑙𝑜𝑞𝑢𝑒𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑢 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑚 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝐴 𝟺 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑙𝘩𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟿, 𝑢𝑚 𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑛𝑎𝑙 𝑒𝑐𝑙𝑒𝑠𝑖𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑎 𝐴𝑟𝑞𝑢𝑖𝑑𝑖𝑜𝑐𝑒𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝐿𝑦𝑜𝑛 𝑎𝑛𝑢𝑛𝑐𝑖𝑜𝑢 𝑞𝑢𝑒, 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡 𝑒𝑟𝑎 "𝑐𝑢𝑙𝑝𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑟𝑖𝑚𝑖𝑛𝑜𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑎́𝑐𝑡𝑒𝑟 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝟷𝟼 𝑎𝑛𝑜𝑠" 𝑒 𝑎𝑝𝑙𝑖𝑐𝑜𝑢 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑛𝑎 𝑚𝑎́𝑥𝑖𝑚𝑎 𝑎𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖́-𝑙𝑜.


ELENCO:

𝑀𝑒𝑙𝑣𝑖𝑙 𝑃𝑜𝑢𝑝𝑎𝑢𝑑 - 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝐺𝑢𝑒́𝑟𝑖𝑛
𝐷𝑒𝑛𝑖𝑠 𝑀𝑒́𝑛𝑜𝑐𝘩𝑒𝑡 - 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝐷𝑒𝑏𝑜𝑟𝑑
𝑆𝑤𝑎𝑛𝑛 𝐴𝑟𝑙𝑎𝑢𝑑 - 𝐸𝑚𝑚𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛
𝐸́𝑟𝑖𝑐 𝐶𝑎𝑟𝑎𝑣𝑎𝑐𝑎 - 𝐺𝑖𝑙𝑙𝑒𝑠 𝑃𝑒𝑟𝑟𝑒𝑡
𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑖𝑠 𝑀𝑎𝑟𝑡𝘩𝑜𝑢𝑟𝑒𝑡 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐵𝑎𝑟𝑏𝑎𝑟𝑖𝑛
𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑉𝑒𝑟𝑙𝑒𝑦 - 𝐵𝑒𝑟𝑛𝑎𝑟𝑑 𝑃𝑟𝑒𝑦𝑛𝑎𝑡
𝐽𝑜𝑠𝑖𝑎𝑛𝑒 𝐵𝑎𝑙𝑎𝑠𝑘𝑜 - 𝐼𝑟𝑒̀𝑛𝑒 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛𝑒 𝐸𝑟𝘩𝑒𝑙 - 𝑅𝑒́𝑔𝑖𝑛𝑒 𝑀𝑎𝑖𝑟𝑒
𝐻𝑒́𝑙𝑒̀𝑛𝑒 𝑉𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡 - 𝑂𝑑𝑖𝑙𝑒 𝐷𝑒𝑏𝑜𝑟𝑑
𝐹𝑟𝑒́𝑑𝑒́𝑟𝑖𝑐 𝑃𝑖𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡 - 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑢𝑟𝑡𝑒𝑎𝑢
𝐴𝑢𝑟𝑒́𝑙𝑖𝑎 𝑃𝑒𝑡𝑖𝑡 - 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑒 𝐺𝑢𝑒́𝑟𝑖𝑛



FONTE: Canal Desenhos, Filmes & Séries