30/01/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
23-ARTE ARRISCADA
Amour, acide et noix

Coreografia de:
Daniel Léveillé



FONTE: EuroArtsChannel

.
.

GRANDES LIVROS/45

AUTORES DO MUNDO

3-ORGULHO E PRECONCEITO

Jane Austen



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Todos os helicópteros Kamov
 estão parados

O Governo detém seis helicópteros Kamov. Mas estão todos parados. O INEM e a Proteção Civil não podem contar com as aeronaves e a empresa responsável entrou em diferendo com a autoridade responsável.

O Estado português detém seis helicópteros Kamov. Em 2012, um deles sofreu um grave acidente e é improvável que alguma vez seja reparado devido aos elevados custos. Mais tarde, outros dois avariaram e permanecem em reparação. Em novembro do ano passado, dois dos que restavam foram recolhidos para uma manutenção peça e peça. E agora, o único helicóptero Kamov que ainda voava, avariou.
 .
DEFUNTO
O Público conta que a Everjets, a empresa que opera os Kamov, arranjou-o. Mas a inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chumbou o aparelho e impediu-o de descolar. Ou seja, atualmente, nem a Autoridade Nacional de Proteção Civil nem o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) podem contar com os helicópteros.

Em declarações ao jornal, Ricardo Dias, o presidente da Everjets, garante que a aeronave “está em plenas condições de voo” e explica que em causa está um pedido de extensão de utilização de uma peça importante. A ANAC recusou este pedido por se tratar de uma segunda extensão, já que a data limite da peça era em janeiro de 2017 e passou para janeiro de 2018. Segundo fontes do setor da aviação, um helicóptero canadiano teve um acidente devido a uma avaria nesta peça e a autoridade não quer correr esse risco – para além de que já tinham alertado a Everjets de que não seriam aceites mais extensões. 

Com esta perda, o INEM tem agora apenas três helicópteros disponíveis para todo o país e vai ter de adjudicar diretamente um para substituir este último Kamov. Contudo, Ricardo Dias garante que “um deles está pronto e outro estará a qualquer momento”. Na mesma linha, a Autoridade Nacional de Proteção Civil também foi afetada com esta falta de meios. Na apresentação do dispositivo de meios aéreos para a próxima época de combate aos incêndios, o ministro da Administração Interna contava com os seis helicópteros Kamov operacionais. Ora, pode contar apenas com três. Quanto aos que estão parados há mais tempo, o Governo garante a sua recuperação mas ainda não abriu qualquer concurso.

A legalidade da situação está ainda a ser posta em causa porque a Everjets não substituiu qualquer Kamov – ao contrário do que está previsto no contrato. Ricardo Dias confirma que um dos Kamov, uma aeronave pesada, foi substituída por dois Ecureuil B3, helicópteros ligeiros. Quanto aos outros dois, diz que o segundo não foi substituído “por estar dentro dos tempos de inoperacionalidade” e o terceiro “não tem de ser substituído”.

* Num país com ética esta paragem valeria a criminalização de todos os "ex" e actuais governantes responsáveis pela tutela, bem como todos os "ex" e actual chefes de governo com responsabilidades na compra e manutenção dos kamov. Porque é que isto não é um crime público?

.
.

II-CARGAS

IMPOSSÍVEIS

2- MISSÃO ARRISCADA



FONTE: NATGEO

..
.
HOJE NO 
"RECORD"
Clubes portugueses com lucro 
de 568,7 milhões em transferências
.internacionais em 2017

Os clubes portugueses registaram um saldo positivo de 707,5 milhões de dólares (568,7 milhões de euros ao câmbio atual), em transferências internacionais realizadas em 2017, indica um relatório divulgado esta terça-feira pela FIFA.
 .
As equipas portuguesas foram as que lucraram mais com aquele tipo de transferências, num valor que representa mais de o triplo do que foi obtido pelo segundo país com melhor resultado, o Brasil, que encaixou o equivalente a 182,3 milhões de euros.

O futebol mundial gastou um recorde absoluto de 6,37 mil milhões de euros no mercado de transferências em 2017, o que representa um aumento de 32,7% relativamente ao ano anterior, num total de 15.624 transações, também um novo máximo.

Portugal surge no segundo lugar da lista dos países que mais receberam por transferências internacionais de jogadores, com um total de 645,4 milhões de euros, apenas superado pela Espanha, cujos clubes receberam 675,5 milhões de euros.

Em contrapartida, as equipas nacionais gastaram significativamente menos em contratações de futebolistas a atuar em outro país, num total de 77 milhões de euros, ocupando o 11.º lugar da tabela que é liderada pela Inglaterra, com 1,32 mil milhões de euros.

A Inglaterra foi, precisamente, quem contribuiu mais para o superavit luso, tendo gastado 264,6 milhões de euros em contratações de jogadores oriundos de Portugal, o quarto país com maior número de atletas transferidos (537) e o terceiro a nível de contratações (580), numa lista liderada pelo Brasil em ambas as vertentes.

* O negócio acontece num país que tem 2,5 milhões de pobres, fantástico.

.
.
IV-EXPEDIÇÃO AVENTURA

6- PARAÍBA
2- CABEDELO


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Rei de Espanha condecora herdeira e
.pede-lhe que siga a Constituição

A Ordem do Tosão de Ouro é a mais elevada ordem honorífica de Espanha, e remonta a 1430.

O rei de Espanha assinalou hoje os seus 50 anos atribuindo a mais alta condecoração do reino à sua filha herdeira, Leonor, de 12 anos, aconselhando-a, na cerimónia, a "guiar-se em permanência pela Constituição" espanhola, "cumprindo-a e respeitando-a".
.
Um porta-voz do Palácio real de Espanha classificou o evento de hoje como "um ato de importância histórica para o rei [Felipe VI] e para a princesa herdeira". A Ordem do Tosão de Ouro é a mais elevada ordem honorífica de Espanha, e remonta a 1430.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (PP, direita conservadora, no poder), considerou que o ato constitui uma forma de sublinhar "a vontade de permanência da monarquia parlamentar em Espanha.

A cerimónia teve lugar em pleno conflito político entre os independentistas catalães e os constitucionalistas da Catalunha e do resto de Espanha.

Os partidos independentistas - em maioria na sequência das eleições autonómicas antecipadas de 21 de dezembro - tentam assegurar a investidura de Carles Puigdemont, o homem que declarou unilateralmente a independência da região, violando a Constituição, estando por isso fugido à justiça espanhola em Bruxelas.

"Receber este Tosão implica para ti responsabilidades especiais", disse Felipe VI à princesa Leonor, citado pelo jornal El Mundo.

O rei deixou ainda um apelo à filha para que respeite sempre a Constituição espanhola, que lhe deve servir de guia em todas as decisões.

"Guiar-te-ás em permanência pela Constituição, cumprindo-a e respeitando-a; Servirás Espanha com humildade e consciente da tua posição institucional", sublinhou Felipe VI.

Presente na cerimónia esteve também o avô da princesa Leonor, Juan Carlos, que reinou 38 anos, até 2014, quando Felipe VI assumiu a coroa.

*  Tem significado político, não sabemos se uma criança de 12 anos o entende, ainda está em idade de brincar.

.

JOÃO QUADROS

.





Dos Frasquilhos 
não reza a História

Não há família mais unida do que o Bloco Central. Acho que temos de mandar este caso do Frasquilho para ser julgado em Angola.

O Estado, através da Parpública, vai propor a recondução de Miguel Frasquilho como "chairman" da TAP, o que vai acontecer já a 31 de Janeiro, durante a próxima assembleia-geral da companhia aérea. Sim, é esse Frasquilho, o que está a ser investigado no Besgate e que, alegadamente, recebeu 100 mil euros do "saco azul" do BES, mas distribuídos em depósitos na conta dos pais e irmão. Tanta personalidade à rasca e a pedir dinheiro emprestado à família e eu não tenho coragem para pedir 100 euros ao meu pai.

Resumindo, o "saco azul" do BES pagou cerca de 98 mil euros a Frasquilho, "chairman" da TAP, e aos pais e irmão. Segundo se sabe, os pagamentos a familiares eram frequentes no GES. O GES parece o meu falecido tio Orlando que, no Natal, metia envelopes com dinheiro no bolso da família toda. Uma vez, pôs um no bolso da minha namorada.

Frasquilho alega que o dinheiro era para pagar dívidas que ele tinha aos familiares. Imagina se o Frasquilho estivesse a dever na padaria, no barbeiro ou na casa de artigos de circo onde compra as gravatas. Já estou a ver o contabilista do BES a ter de dividir estes pagamentos todos. Não admira que o contabilista, na altura Machado da Cruz, tenha fugido durante uns tempos. Como é que ele iria justificar ter de passar um cheque de prémio em nome de uma pessoa que nada tem que ver com a empresa? A não ser que seja por causa de a família o aturar.

Frasquilho justificou tudo isto com "acertos de contas entre familiares". Normalmente, acertos de contas entre familiares é o que vem nos títulos das notícias que envolvem tiros e mortes. Associo "acertos de contas entre familiares" a assassinatos com enxadas e muita berraria, por causa de uma herança. Estes acertos de contas entre familiares são muito silenciosos. Aposto que nunca há discussões na ceia de Natal em casa do Frasquilho.

A verdade é que o governo da suposta transparência vai reconduzir Miguel Frasquilho como "chaiman" da TAP e parece ser, realmente, um acerto de contas de família, porque nem o PSD nem o CDS dizem nada. Não há família mais unida do que o Bloco Central. Acho que temos de mandar este caso do Frasquilho para ser julgado em Angola.

Antigamente, quando havia este tipo de suspeitas e acusações sobre alguém, era logo acautelado o risco de fuga. Neste caso, é o oposto, ele fica na empresa onde mais facilmente pode fugir. Parecendo que não, aquilo ainda tem vários aviões. Eu até já admito que ele fique na TAP, mas não devia poder aproximar-se até menos de 500 metros de um avião, como já aconteceu com o Carrilho em relação à Bárbara Guimarães.

top-5

Família feliz

1. Líder da Juventude Popular distinguido pela Forbes como um dos jovens mais influentes da Europa - E a banda revelação: os Beatles.

2. Espanha deixa de pagar às grandes agências de rating - Não podem ver ninguém dizer bem de nós.

3. Ao sábado, as creches dos filhos de trabalhadores da Autoeuropa passarão a ser pagas pela Segurança Social, no âmbito de um compromisso do Governo - Tudo bem, mas eu também quero ir lá almoçar na cantina à segunda.

4. Famílias que participam no "Supernanny" serão chamadas por comissões de protecção - Malta que justifica o execrável "Supernanny" com "quem não quer não vê": embora fazer um "reality show" com escravos negros? Quem não quer não vê.

5. O presidente da JP, Francisco Rodrigues dos Santos, um dos quatro jovens portugueses distinguidos pela revista Forbes, diz que: "Esta distinção comprova que podemos ter esperança no futuro" - Mas aquilo não era para malta com menos de 30? Este têm 78 anos de mentalidade.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
26/01/18



.
.


1488.UNIÃO



EUROPEIA




.
 
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/    
/DA MADEIRA"
Detenção por extorsão na Madeira,
.associada ao uso do Facebook

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal, deteve um homem, de 25 anos, pela presumível autoria do crime de extorsão.
.
A detenção, em flagrante delito, ocorreu no Funchal, após o detido ter recebido um pagamento de várias centenas de euros da vítima, exigido sob a ameaça de revelação através da Internet, de factos susceptíveis de lesar gravemente a sua reputação, designadamente gravações ilícitas de imagens com exposição íntima e natureza sexual.

A vítima já antes tinha efectuado um primeiro pagamento nas mesmas circunstâncias, e uma terceira entrega perspectivava-se para breve.

Para concretizar a extorsão, o arguido criou um falso perfil de Facebook, com o objectivo de fazer crer ao denunciante que as mensagens e imagens por si enviadas se destinavam a uma mulher que se apurou não existir.

O detido foi presente às autoridades judiciais, para aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas.

* Nós recusamos ter conta no facebook, mas a exposição é democrática, desnudem-se para o pagode.


.
167-BEBERICANDO



COMO FAZER O "CHOCONHAQUE"


. .
.

.
5-O SEGREDO DOS DEUSES




*Extraordinária série informativa "O Segredo dos Deuses",  grande reportagem da Investigação TVI, levada a cabo por Judite França e Alexandra Borges.


.
.

HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
César das Neves e Louçã 
admitem risco de uma nova crise

Os economistas João César das Neves e Francisco Louçã admitiram hoje que existem riscos que podem levar a uma nova crise económica, embora discordando sobre quais são os principais perigos e da necessidade de fazer previsões sobre o assunto.

"As coisas estão tão mal que até concordo consigo", gracejou João César das Neves, professor da Universidade Católica de Lisboa, dirigindo-se a Francisco Louçã. Os dois economistas participaram num debate sobre a economia portuguesa, promovido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que decorreu hoje em Lisboa.
 .

João César das Neves, que em 2016 publicou o livro 'As 10 questões do Colapso -- Portugal: a provável derrocada financeira de 2016-2017", reconheceu que não houve nenhum colapso quando previa, mas afirmou que "ainda existe esse risco".

Para o professor da Universidade Católica, os principais riscos para a nova crise em Portugal é a "recuperação hesitante" da economia, as "finanças frágeis" e questões estruturais, como o envelhecimento da população, a desigualdade e a educação da força do trabalho.

Sobre o Produto Interno Bruto (PIB), César das Neves afirmou que a recuperação é "bastante boa" quando comparada com a "desgraça anterior, verificada nos anos da troika (2010-2014), mas que deixa a desejar face a períodos anteriores.

Por outro lado, o economista criticou a redução do défice via o aumento de receitas e não a redução da despesa, considerando que Portugal tem um "problema de fundo social" ao estar "capturado por uma parte da sociedade que vive do Estado", como os pensionistas e funcionários públicos.

Por sua vez, Francisco Louçã, referindo-se ao livro de César das Neves, criticou o "fantasma das previsões" que acompanha a economia portuguesa, lembrando que, mesmo com a crise financeira à porta, em 2008, as previsões "estiveram sempre erradas".

Ainda assim, o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) admitiu que existem "todos os riscos para uma crise", apontando entre eles a possibilidade de uma bolha financeira internacional, o euro e (outras) questões estruturais.

"O aumento das dívidas públicas, aumento dos balanços dos bancos centrais, a redução dos preços, em função da longa recessão que nos deixou muito próximos do perigo da deflação", bem como "a não correspondência entre a disponibilização de liquidez e a disponibilidade para a concessão de crédito" foram riscos enumerados pelo antigo dirigente partidário.

Nesse sentido, Louçã alertou questionou como é que Portugal deve negociar o fim do 'Quantitative Easing', programa de compra de activos do Banco Central Europeu (BCE), de modo a evitar opções que teriam efeitos recessivos -- como a venda de activos.

Problemas estruturais, Louçã concordou com César das Neves no fraco investimento, apontando também o elevado desemprego jovem.

Por fim, o professor ISEG considerou que o turismo não é modelo de desenvolvimento da economia, porque não traz valor acrescentado e assenta, maioritariamente, em empregos de baixa formação.

"Haverá sempre tensões, mas atrevamo-nos a procurar soluções", disse.

* Esta previsão não é difícil elaborar, os indicadores menos bons revelam-no, pena que nenhum dos dois tenha a solução para acabar com 2 milhões e meio de pobres em Portugal.

.
.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Juiz recebe vários depósitos num dia
.Movimentos evitavam transferências
.e eram sempre de baixo valor

A busca ao advogado José Santos Martins tem pouco mais de um ano e meio, quando foram recolhidos os indícios de crimes que apontam para o juiz Rui Rangel – por recebimentos indevidos, de forma encapotada, de largos milhares de euros –, e desde então que a investigação está de mãos e pés atados. Por se tratar de um desembargador, só o Supremo Tribunal de Justiça pode ordenar a abertura de um inquérito a Rangel, acompanhar diligências e validar as provas. Aparentemente, o processo parou no Supremo.
 .
O advogado Santos Martins já está indiciado por branqueamento. Amigo de longa data de Rangel, a investigação acredita que será um testa de ferro do juiz – e, quer a sua conta bancária, quer a do filho, são utilizadas como ‘barriga de aluguer’ da fortuna do magistrado. Fazem prova os emails que o juiz enviou a Santos Martins a pedir que lhe depositasse dinheiro, a um ritmo compulsivo, em valores superiores a 5 mil euros – e os talões de depósito efetuados pelo advogado. Nunca recorreram à modalidade de transferência bancária.

Numa das situações, apurou o CM, em que o juiz Rangel estava necessitado de receber mais dinheiro rapidamente, foram feitos na sua conta cerca de seis depósitos num dia – tudo em valores abaixo dos 10 mil euros, que assim não implicam o dever de comunicação às autoridades.

Também não restam dúvidas aos investigadores quanto ao branqueamento – e o modus operandi levanta sérias dúvidas quanto à licitude da origem deste dinheiro. Rangel caiu de forma colateral na operação Rota do Atlântico – na qual os alvos principais eram José Veiga e o sócio Paulo Santana Lopes, sobretudo por corrupção no mercado internacional, enquanto intermediários de um esquema de distribuição de luvas a altas figuras do regime da República do Congo, pagas por empresas brasileiras e norte-americanas – construtoras, que ganham as obras públicas e petrolíferas que beneficiam do petróleo daquele país.

Depois, há as figuras secundárias, como Manuel Damásio, antigo presidente do Benfica, que também foi detido sob suspeita de ajudar Veiga a branquear milhões. Mas a procuradora do DCIAP que conduziu o processo Rota do Atlântico, cujos arguidos aguardam a acusação – já não há presos preventivos – não tem poder para prosseguir na direção de Rangel. Extraiu uma certidão do processo principal e, no que ao juiz diz respeito, remeteu todos os indícios apurados, com provas documentais, para o Supremo.

Agora, espera-–se que o Tribunal Superior distribua a investigação, no sentido de se perceber qual é o interesse de José Veiga em dar dezenas de milhares de euros ao juiz que toma decisões judiciais na Relação de Lisboa.

Rangel suspeito de usar dinheiro de Veiga
.Origem do dinheiro está numa empresa 
da esfera de José Veiga.

Quando prendeu o empresário José Veiga, em fevereiro de 2016, por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, a Judiciária seguiu o rasto de milhões escondidos em negócios, espalhados por cofres e contas bancárias alheias – em nome de testas de ferro. E foi assim que a PJ encontrou centenas de milhares de euros depositados em nome de um jovem sem motivo aparente.

Mas o destinatário final da fortuna, acredita a investigação, é o juiz desembargador Rui Rangel, da Relação de Lisboa. O jovem é filho de um amigo de Rangel, o advogado José Bernardo Santos Martins – e, confrontado pela investigação da Unidade de Combate à Corrupção da PJ e do DCIAP, apontou na direção do pai, que usava a conta do filho para receber dinheiro com origem numa empresa da esfera de Veiga.

Foi feita uma busca ao escritório do advogado, presidida pelo juiz Carlos Alexandre, e lá estavam os talões de depósito na conta do juiz Rangel – nunca transferências –, sempre por valores abaixo dos 10 mil euros, limite mínimo que obriga os bancos a comunicarem as transações às autoridades, cumprindo a lei da prevenção de branqueamento. Na busca ao advogado foi ainda apreendido o computador, onde constavam os emails recebidos de Rangel – a pedir milhares de euros de forma compulsiva.

* Desejamos que Justiça não seja um empecilho  à Justiça.


.
.
 V-TABU
ALDEIA GLOBAL
2.Sexo na adolescência



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


CAGADA AURÍFERA
Privada de ouro em vez de Van Gogh



FONTE: AFP Brasil

.
.
1-Proteção Social
Educação, saúde e 
alimentação para crianças



FONTE: ONU Brasil

.
.
4- A grande exposição
do Mundo Português
1940






*Um documentário histórico importante da ditadura de Salazar conluiado com a igreja católica, sobre o espavento da exposição citada em título, para justificar a exploração do povo português e dos povos das colónias sob dominação portuguesa.

FONTE:  FilmesJP

.
.
O DRAMA DO SOUTIEN


.
.

1505
Senso d'hoje
ANA GOMES
EURODEPUTADA PORTUGUESA
MILITANTE DO "PS"
"TENSÃO ANGOLA/PORTUGAL"



* Afirmações proferidas na SIC NOTÍCIAS, programa "EXPRESSO DA MEIA NOITE" emitido a 19/01/18, disponível no you tube desde esse dia.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.
.

Jorge Palma

Bairro do Amor


.
.

BOM DIA


.