16/12/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
ÁRVORE CARNÍVORA

.
XXI- SEGUNDOS FATAIS
2- Tsunami nas montanhas



FONTE:   Felipe Schmidt 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
6-Sadie Frost



.
.

II -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

1- ARQUIMEDES E OS GREGOS


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
5-Sara Varone


.
.
Lucas Alves

Desenhando Empatia


.
.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
4-Sally Paton


.

RICARDO SANT 'ANA MOREIRA

.







Entrecampos: 
quando a Fidelidade 
perdeu a vergonha

A Fidelidade vendeu os prédios que detinha com um objetivo agora claro: capitalizar-se e apostar num negócio de milhões em habitação de luxo e escritórios em Lisboa.

Esta quarta-feira soube-se que a Fidelidade comprou os terrenos da antiga Feira Popular em Entrecampos, Lisboa. A seguradora desembolsou mais de 270 milhões de euros na compra dos terrenos, quando ainda há poucas semanas finalizou a venda de património que tinha por todo o país, no valor de 425 milhões de euros.

Ou seja, a Fidelidade vendeu a quatro subsidiárias do fundo abutre Apollo os prédios que detinha e onde moravam cerca de 1.500 famílias, só em Lisboa, com um objetivo agora claro: capitalizar-se e apostar num negócio de milhões em habitação de luxo e escritórios naquela zona nobre de Lisboa.

O problema com a Fidelidade remonta a 2014, aquando da sua privatização pelo CDS e PSD, que permitiu que a seguradora pública passasse para o grupo chinês Fosun sem qualquer contrapartida na segurança dos inquilinos que habitavam nas casas que pertenciam à seguradora do Estado.

Mais recentemente, o movimento de venda criou problemas imensos aos inquilinos das casas que eram da Fidelidade e que, até 2013, foram controladas por uma empresa pública. Onde antes estes arrendamentos eram protegidos, o CDS permitiu que fossem liberalizados com a lei das rendas de Assunção Cristas. Como esperado, o fundo Apollo está a rescindir centenas de contratos com estas pessoas, sendo que já há queixas de bullying imobiliário para empurrar gente para fora das casas onde vivem. Existem casos em que nem a moratória aos despejos no caso de pessoas com mais de 60% de incapacidade está a ser respeitada. É uma violência inaceitável sobre estas famílias.

A venda das casas da Fidelidade esteve desde o primeiro momento envolta em polémica. O Bloco de Esquerda fez aprovar uma lei na Assembleia da República para proteger os inquilinos da seguradora, permitindo-lhes exercer o direito de preferência. O veto inicial do Presidente da República, alegadamente assessorado por um jurista com ligações à Fidelidade, permitiu atrasar o processo o suficiente para a seguradora vender os imóveis à Apollo sem garantir o direito de preferência aos inquilinos proposto pelo Parlamento.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, anunciou recentemente que o município iria exercer o direito de preferência. Em Lisboa, o grupo municipal do Bloco de Esquerda desafiou Fernando Medina a fazê-lo, tendo esbarrado na desculpa de que o valor era demasiado oneroso. Segundo a vereadora Paula Marques ascenderia a 300 milhões.

Os terrenos da antiga Feira Popular foram entretanto vendidos pela Câmara Municipal de Lisboa em leilão livre, no qual participaram outros investidores. A hasta fazia parte da Operação Integrada de Entrecampos, que inclui ainda um forte investimento público do município com a construção e reabilitação de 700 casas em regime de renda acessível na Av. das Forças Armadas e em prédios até ao Saldanha, para além de vários equipamentos, como creches e centros intergeracionais para idosos.

Esta ação da Fidelidade demonstra, como se houvesse dúvidas, que as empresas uma vez privatizadas procuram unicamente o lucro, neste caso com prejuízo de milhares de pessoas que vão perder as suas casas por todo o país em prol de um negócio para construir casas de luxo e escritórios no centro de Lisboa. Sem vergonha.

* Investigador em Trabalho e Segurança Social

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
13/12/18

.
.


1762.UNIÃO



EUROPEIA




.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
3-Samantha Digiacomo



.
.
1-Los mas pobres de entre los pobres



FONTE:  documentales100

.
.

L- VISITA GUIADA

3- Sé e Museu Diocesano de Santarém
SANTARÉM - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
2-Samantha Gradoville



.
.

François Leleux

Oboe Concerto in D minor


Ludwig August Lebrun

.
.

III-ABECEDÁRIO

S
PRETO E BRANCO
1-Sahara Ray



.
.


1-OS INCRÉDULOS




The Unbelievers é um documentário que segue os famosos cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss em várias palestras públicas, de modo a promover a racionalidade e a salientar a importância que a ciência tem no mundo moderno.

O documentário inclui entrevistas com alguns famosos: Stephen Hawking, Ayaan Hirsi Ali, Sam Harris, David Silverman, Ricky Gervais, Woody Allen, Cameron Diaz, Sarah Silverman, Bill Pullman, Bill Maher, Stephen Colbert, Tim Minchin, Eddie Izzard, Penn Jillette, James Randi, James Morrison, Michael Shermer, Ian McEwan, entre vários outros.



FONTE:  Maykon Weschenfelder


* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Oceanos Limpos



FONTE:  Ambiente - Agência Portuguesa

.
.
BARBARIDADE
Marrocos ignora chamado mundial 
para proibir testes de virgindade



FONTE:  EFE BRASIL

.
.

Empresa austríaca premiada por combinar
crescimento, ambiente e inovação



FONTE:  euronews

.
.

Focaccia


De: Naná te ensina
.
.

APROVEITE O NATAL E
SUICIDE-SE COM AÇUCAR




.
.

1824
Senso d'hoje
ALEXANDRA MACHADO
JORNALISTA
"Abrimos as portas à China
porque não temos dinheiro"



 FONTE: Canal Q

.
.
ANIMAL TV

TIGRE-AZUL


.
.

BOM DOMINGO


.
.


74-CINEMA
FORA "D'ORAS"
III-NINFOMANÍACA




SINOPSE
Numa noite com neve, Seligman (Stellan Skarsgård), um bacharel de meia-idade, encontra no beco atrás de seu apartamento Joe (Charlotte Gainsbourg), uma ninfomaníaca auto-diagnosticado, recém espancada e deitada no chão, e decide ajudá-la. Em sua casa escuta atentamente enquanto Joe relata sua história cheia de acontecimentos de sua vida libidinosa. Seligman, um homem altamente educado mas clausurado, conecta e analisa as histórias de Joe com o que tem de conhecimento. O passatempo favorito de Seligman para ler é sobre a pesca com mosca, ele tem o anzol de pesca na parede e com este assunto sua conversação começa. Ao longo da história, ele associa muito do que ela experimentou com métodos da pesca.

ELENCO
Ninfomaníaca (em inglês: Nymphomaniac) é um filme de 2013 escrito e dirigido por Lars von Trier. A produção é interpretada por Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Christian Slater, Jamie Bell, Uma Thurman, Willem Dafoe e Connie Nielsen. O filme originalmente deveria ser apenas uma obra completa, mas, devido à sua duração de várias horas, Trier tomou a decisão de dividir o projeto em dois filmes separados.

Ninfomaníaca é o terceiro filme da "trilogia da depressão", segundo Lars von Trier, sendo precedido pelos também filmes de Trier, o Anticristo, de 2009, e Melancolia, de 2011, ambos os filmes tendo como protagonista a atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta a protagonista de Ninfomaníaca.

A primeira parte do filme divide-se em 5 capítulos:
.

Capítulo 1. O Compleat Angler

Inspirado por uma pesca com mosca no gancho na parede atrás dela e do amor de de Seligman por Izaak Walton pelo livro de The Compleat Angler, Joe abre sua história, falando sobre sua fascinação sexual precoce durante sua primeira infância. Seu pai (Christian Slater) é um médico amante da árvore que ele adora, enquanto sua mãe (Connie Nielsen) é, como Joe a descreve, "uma cadela fria". Na adolescência (Stacy Martin), ela perde sua virgindade para um jovem arbitrário chamado Jerôme (Shia LaBeouf). Este primeiro encontro, que termina com Jerôme casualmente deixando-a para consertar o seu ciclomotor, deixa-a decepcionada, enquanto Seligman observa que a combinação do número de vezes que Jerôme a penetrou.
Vários anos depois, Joe se envolve em um concurso com sua amiga B (Sophie Kennedy Clark) durante uma viagem de trem; qualquer das duas mulheres que tiverem relações sexuais com a maioria dos passageiros pela chegada do trem na estação ganha um saco de doces de chocolate. Depois de ter relações sexuais no banheiro com vários dos homens que ela se depara, Joe vence por realizar um golpe de trabalho em um passageiro em um carro de primeira classe, S (Jens Albinus). S é um homem casado que resiste a ambos os avanços dela e B, mas, em última instância Joe força-se sobre ele. Joe diz a Seligman que seu encontro com S é a primeira de muitas coisas terríveis que ela fez, mas ele acusa sua acusação. 
.

Capítulo 2. Jerôme

Sobre rugelach e uma discussão sobre a falta de masculinidade em homens usando bolo garfos para comer pastelaria, Joe fala sobre suas primeiras experiências com amor real, algo que ela descarta como "luxúria com ciúme acrescentado". Joe assume mais amantes como ela, B, e vários amigos criam um clube, "The Little Flock", dedicado a libertar-se da fixação da sociedade no amor. Joe eventualmente deixa depois que todos os outros membros acabam desenvolvendo apegos sérios a suas conquistas. Como um jovem adulto, Joe cai fora da escola de medicina e encontra trabalho como secretário em uma empresa de impressão. Seu primeiro empregador não é outro senão Jerôme. Enquanto as intenções sexuais estão claramente em sua mente, ela se encontra evitando seus avanços e dormindo com outros colegas de trabalho, frustrando-o. Quando Joe finalmente percebe que ela desenvolveu sentimentos por Jerôme, ela escreve-lhe uma carta. No entanto, ela é tarde demais, como deixou junto com a secretária ciumenta do seu tio, Liz (Felicity Gilbert), que estava plenamente consciente dos sentimentos de Joe. Ela é imediatamente demitida por seu tio (Jesper Christensen), o verdadeiro dono da empresa, por sua falta de experiência e volta a sua ninfomania, apesar de um anseio por Jerôme.
.

Capítulo 3. Sra. H

Em uma ocasião com um de seus amantes, H (Hugo Speer), Joe inadvertidamente causa o conflito que o faz deixar sua esposa para ela. A aflita Sra. H (Uma Thurman) chega e demoniza os dois na frente de seus filhos, embora Joe afirma no presente que isso mal a afetou. A situação torna-se então mais embaraçosa quando o próximo amante de Joe, A (Cyron Melville), chega à casa e encontra-se no meio do colapso mental da Sra. H. A família finalmente sai, mas não antes que a Sra. H lacerasse verbalmente Joe, dá um tapa no seu agora ex-marido e deixa o apartamento lamentando. 
.

Capítulo 4. Delírio

Uma conversa sobre Edgar Allan Poe e sua morte de delirium tremens lembra Joe da última vez que ela viu seu pai. Ela é a única a visitá-lo no hospital quando ele morre de câncer. O pai de Joe pede-lhe para não caluniar a mãe, que tem medo de hospitais, por não estar ao seu lado, explicando que eles disseram adeus. Joe é uma testemunha em primeira mão como seu pai se deteriora em ataques de espasmos violentos, delírios e gritos pela sua esposa. Para tirar sua mente do sofrimento de seu pai, Joe tem relações sexuais com várias pessoas no hospital. Quando ele finalmente morre, Joe fica sexualmente excitada, com uma gota de fluido vaginal correndo pela coxa enquanto ela fica na frente do corpo. 
.

Capítulo 5. A Escola do Órgão Pequeno

Depois que Seligman explica como ele sente que Bach aperfeiçoou a polifonia, Joe usa seu exemplo para falar sobre três amantes que levam ao seu "cantus firmus". A "voz de baixo", F (Nicolas Bro) é um homem tenro, mas previsível que coloca suas necessidades sexuais acima da sua própria. A "segunda voz", G (Christian Gade Bjerrum), emociona Joe por causa de seu controle animalista na cama. Durante um dos passeios regulares de Joe no parque local, Jerôme a encontra depois de se separar de Liz, uma coincidência, Seligman encontra absurdo, e abraçam. Enquanto os dois se envolvem em sexo autenticamente apaixonado - ao lado das experiências de Joe com F e G - Joe fica emocionalmente perturbado quando descobre que ela não pode mais "sentir nada". 

Texto explicativo: WIKIPÉDIA


FONTE:  Morsolino Walker

NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.