24/05/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 



201-SUBTILEZAS

COMO PESQUISAMOS PARA FAZER
OS VÍDEOS DO CANAL


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos
..

 .

2-METRONOME

Derida graduating performance

2015/16


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

𝐌𝐞𝐭𝐫𝐨𝐧𝐨𝐦𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐞𝐦 𝐝𝐨𝐢𝐬 𝐚𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐨 - 𝐨 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨. “𝐂𝐨𝐦𝐨 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚?” 𝐞́ 𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐯𝐨𝐜𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐮𝐫𝐠𝐞 𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐥𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐝𝐮𝐚𝐬 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚𝐬 𝐚𝐧𝐭𝐢𝐠𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐥𝐜𝐨. 𝐎𝐬 𝐠𝐫𝐞𝐠𝐨𝐬 𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚𝐯𝐚𝐦 𝐂𝐡𝐫𝐨𝐧𝐨𝐬 - 𝐨 𝐝𝐞𝐮𝐬 𝐝𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐦𝐞𝐧𝐬𝐮𝐫𝐚́𝐯𝐞𝐥 - 𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐨𝐬 𝐥𝐞𝐯𝐚 𝐚̀ 𝐦𝐨𝐫𝐭𝐞. 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐞𝐥𝐞 𝐞𝐥𝐞𝐬 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐜𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐊𝐚𝐢𝐫𝐨𝐬 - 𝐨 𝐝𝐞𝐮𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐦𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐟𝐞𝐥𝐢𝐳𝐞𝐬 𝐞 𝐛𝐞𝐦-𝐚𝐯𝐞𝐧𝐭𝐮𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬. 𝐊𝐚𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞. 𝐇𝐨𝐣𝐞 𝐞𝐦 𝐝𝐢𝐚, 𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐮𝐥𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐛𝐮𝐬𝐜𝐚𝐫 𝐚 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐚̀𝐬 𝐯𝐞𝐳𝐞𝐬 𝐭𝐢𝐫𝐚-𝐧𝐨𝐬 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐜̧𝐚. 𝐍𝐨 𝐞𝐧𝐭𝐚𝐧𝐭𝐨, 𝐚 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐝𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐧𝐨́𝐬.

NOTA: É muito difícil dividir em várias partes um vídeo dum espectáculo de dança, tentámos fazê-lo de modo equilibrado. De qualquer modo aconselhamos a rever o vídeo anterior. Bem haja.


FONTE:  Derida Dance Center
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/333
QUANTAS POMBAS NÓS SOMOS?
Como equacionar 
um problema matemático




FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LV- MEGA MÁQUINAS
1-A lenda da Vespa

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Mega Motos


JORGE FONSECA DE ALMEIDA

 .




Romualda Fernandes e 

o racismo institucional

É tempo da comunicação social refletir seriamente sobre como abordar o racismo e a discriminação. De organizar um grande debate que convoque as empresas, os jornalistas, as comunidades racializadas, os sindicatos e a academia. Para se preparar para o mundo da diversidade que é o contemporâneo.              

O insulto racista à deputada Romualda Fernandes, incluído em despacho noticioso da agência Lusa e, depois, reproduzido acriticamente por vários jornais de referência, é inadmissível e deve ter consequências sérias.

Junto-me a todos os que se solidarizaram com Romualda Fernandes e que ergueram a sua voz em seu apoio.

Os pedidos de desculpas são obviamente indispensáveis mas não chegam. Outras ações devem ser tomadas.

Primeiro, a punição exemplar dos responsáveis pela notícia e pela sua divulgação. Desculpas sem punição são convite a prevaricação.

Segundo, alterando radicalmente métodos de trabalho, atitudes, e formas de abordagem dos temas relativos ao racismo e às pessoas racializadas.

Este é um bom exemplo do racismo institucional. Porque o insulto veio cunhado com a legitimidade da agência noticiosa portuguesa, ele foi reproduzido por muitos, provavelmente por vários profissionais não racistas. O racismo institucional, o que radica nas instituições, nas regras escritas e não escritas de funcionamento das organizações, não precisa de indivíduos racistas para se concretizar. Ele só precisa de pessoas que cumpram as regras. Por isso ele é mais nefasto, mais invisível, mais maligno, mais cruel e mais eficaz.

Por isso ele exige de todos nós uma atitude antirracista. Isto é, exige uma atitude interessada, responsável, cívica, crítica e atenta. Para não sermos ingenuamente levados a fazer o que não queremos, o que colide com a nossa consciência, o que fere os outros.

A Lusa tem um Livro de Estilo com as regras que os seus jornalistas devem seguir. Seria bom que nomeasse uma comissão independente, com elementos das organizações antirracistas e especialistas da área, para o rever e melhorar.

Os órgãos de comunicação social que reproduziram a notícia também têm a sua quota-parte de responsabilidade no insulto. Eles repetiram-no, amplificaram-no e difundiram-no. Devem ponderar as suas regras de funcionamento, nomeadamente as relativas à reprodução de conteúdos de agências noticiosas. E aproveitar também para rever os seus Livros de Estilo, garantindo que conteúdos racistas não serão divulgados.

Por exemplo no seu Livro de Estilo a Lusa tem a seguinte regra "A Lusa não reproduz no seu noticiário referências estigmatizantes ainda que sejam produzidas pelas suas fontes". Eis uma boa regra geral. Mas para ser eficaz tem de estar traduzida em métodos de trabalho que a concretizem.

A diversidade é também importante na prevenção destes acontecimentos que destroem a reputação de qualquer agência noticiosa. Qual o grau de diversidade dos órgãos de administração e direção da Lusa? Qual o grau de diversidade do seu corpo de profissionais? Que diversidade têm os jornais que reproduziram o insulto? Se o despacho da Lusa tivesse sido recebido por um profissional negro dificilmente seria reproduzido acriticamente. A diversidade é, assim, também, uma defesa da reputação.

A formação é outro pilar importante. Quantos profissionais da Lusa tiveram formação sobre o tema das questões étnico-raciais e do racismo? Quantos dos que reproduziram o despacho a tiveram?

É tempo da comunicação social refletir seriamente sobre como abordar o racismo e a discriminação. De organizar um grande debate que convoque as empresas, os jornalistas, as comunidades racializadas, os sindicatos e a academia. Para se preparar para o mundo da diversidade que é o contemporâneo.

Para que insultos à deputada Romualda Fernandes se não repitam.

* Economista

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" - 18/05/21

.

 .



2641.UNIÃO


EUROPEIA

A entrevista a Lady DIANA
1995
Londres quer reformar BBC após
escândalo por entrevista da Lady Di



* Um ninho de pulhice, recordamos que em 1995 o Reino Unido pertencia à "UE".

** Agora melhor se percebe porque o príncipe Harry se pirou para os USA para proteger a mulher provavelmente da BBC.


FONTE:   AFP
.
.
Dinastia Maia/2



Professor Julio Borbo
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

8. Viagens Maravilhosas
de Comboio
8.1 - AUSTRÁLIA
SUNLANDER


FONTE: Mega Trenes
  
.

Portugal bem português

XI-MÁSCARAS
11-AS ORIGENS E A HISTÓRIA 


(ÚLTIMO EPISÓDIO DESTA SÉRIE)

* MÁSCARAS, título que se refere a caretos, máscaras tradicionais de Trás-os-Montes – é um documentário português de longa-metragem de Noémia Delgado. O filme ilustra rituais seculares do extremo nordeste de Portugal, próprios do Ciclo de Inverno, associados ao solstício e à iniciação dos jovens à idade adulta. É uma das obras representativas do Novo Cinema português no documentário: o uso do cinema directo na prática da antropologia visual.

Máscaras, sendo uma obra de antropologia visual, caracteriza-se por denunciar o uso do cinema directo numa aplicação especificamente etnográfica, com vista a produzir um retrato animado – a vida «tal e qual ela é» de determinado grupo social. Isto é: filmar sem manipular, proceder a um registo puro, modelo que Marcel Griaule, um dos pioneiros do filme etnográfico, queria impor, como sendo a única forma possível de fazer cinema etnográfico, ao seu infiel aluno, Jean Rouch, que atrevidamente subverte o princípio, fazendo a câmara intervir no evento filmado.

Máscaras, imagens vistas por olhos que, para fazer cinema, preferem partir do princípio de neutralidade: deixando-se levar por aquilo que vêem, numa espécie de cego enamoramento. O fascínio é envolvente e exige que o olho da câmara nada perca. O fundo determina a forma. Sendo retrato, não havendo narrativa, só poderá ser feito por quadros. Sendo exaustivo, torna-se exigente: importa mais dar a ver que agradar. Quem filma coisas dessas confronta-se com o dever de salvaguardar a memória

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  Oldies Portugueses 
.

 .

Lukashenko confirma vertente assassina

UNIÃO EUROPEIA ATORDOADA 

REAGE AOS SOLUÇOS

Jornalista bielorrusso detido em Minsk após

 alerta de bomba falso em voo da Ryanair


Avião da Ryanair aterra sem jornalista 

bielorrusso a bordo




FONTE:   euronews

.

.
MACAU

56- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Sobrevivência


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

Isabel Mioto
Tremoceira de Cadima
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/42



As nascentes dos Olhos da Fervença, na Freguesia de Cadima, tem muita afluência anual de visitantes, pelas suas particularidades invulgares e únicas, mas o rei é o tremoço. Isabel Mioto tremedeira desde tenra idade, assegura a preservação de uma tradição ancestral da Freguesia de Cadima e de toda a Região Gandaresa, mostrando todos os processos que um tremoço passa até chegar ao cliente.


FONTE:  Camões TV

..
.
.
273-NO GINÁSIO

3-Exercícios simples para as costas


(ÚLTIMA PARTE )


FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

PACIÊNCIA É POUCO

.


. 2710
Senso d'hoje
CATARINA MARTINS
DEPUTADA À A.R.
COORDENADORA DO B.E.
Discurso de encerramento da
XII Convenção do Bloco




FONTE:   EsquerdaNet
.
.
Penguins


.
.

BOM DIA

.


110-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒳𝐼𝒱-𝑨𝒔 𝑪𝒊𝒏𝒒𝒖𝒆𝒏𝒕𝒂 𝑺𝒐𝒎𝒃𝒓𝒂𝒔 𝑴𝒂𝒊𝒔 𝑵𝒆𝒈𝒓𝒂𝒔 .


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
 
𝐴𝑝𝑜́𝑠 𝑜𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟, 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑢𝑙𝑡𝑟𝑎𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦. 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒-𝑎 𝑎 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑚𝑎𝑟 𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑠𝑜𝑏 𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑎. 𝐴̀ 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑎𝑚𝑒𝑎𝑐̧𝑎 𝑠𝑒𝑝𝑎𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
 
𝐷𝑎𝑘𝑜𝑡𝑎 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒
𝐽𝑎𝑚𝑖𝑒 𝐷𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐸𝑟𝑖𝑐 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑐𝑘 𝐻𝑦𝑑𝑒
𝐸𝑙𝑜𝑖𝑠𝑒 𝑀𝑢𝑚𝑓𝑜𝑟𝑑 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐾𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 "𝐾𝑎𝑡𝑒" 𝐾𝑎𝑣𝑎𝑛𝑎𝑔𝘩
𝑅𝑖𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑖𝑎 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐿𝑢𝑘𝑒 𝐺𝑟𝑖𝑚𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑙𝑖𝑜𝑡 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝑅𝑎𝑠𝑢𝑘 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑧
𝐾𝑖𝑚 𝐵𝑎𝑠𝑖𝑛𝑔𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑒𝑛𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑐𝑜𝑙𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑖𝑎 𝐺𝑎𝑦 𝐻𝑎𝑟𝑑𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑐𝑒 𝑇𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑦𝑎𝑛-𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑤 𝐴𝑖𝑟𝑙𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑟𝑖𝑐𝑘 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐽𝑒𝑛𝑛𝑖𝑓𝑒𝑟 𝐸𝘩𝑙𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑎 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑠
𝐷𝑦𝑙𝑎𝑛 𝑁𝑒𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑜𝑏

FONTE:HISTÓRIAS LINDAS