07/06/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA






enviado por C. DIOGO


.

62-Futurando

.
62-FUTURANDO

Tijolos de algas, casas enxame ecológicas
e como funciona a nossa memória



1:11 Software que reconhece emoções pela voz já é realidade no mercado. E algumas empresas já estão usando a tecnologia chamada de impressão vocal para escolher o melhor candidato para uma vaga de emprego. No entanto, a questão é polémica e há quem questione o uso desse tipo de método do ponto de vista ético.

5:14 Às vezes, não tem como evitar: as lágrimas escorrem pelo nosso rosto, mesmo em público. Cientistas já sabem que a composição delas é diferente da do líquido que mantém os olhos húmidos. Porém, ainda não está claro por que choramos quando estamos tristes ou felizes, por exemplo.

7:28 Nosso cérebro é um arquivo cheio de lembranças e funciona como uma máquina bem calibrada. Mas, às vezes, ele falha. Quem nunca ouviu a expressão "traído pela memória"? Às vezes, encontramos nas nossas lembranças coisas que não queremos. Por outro lado, o que realmente queremos resgatar não vem à mente. O Futurando mostra os truques da nossa memória e ensina como se livrar daquela música pegajosa.

11:41 Estudos provaram que jogos de computador ajudam idosos a manter a mente em forma. Os games são especialmente benéficos quando se trata de navegação espacial. O Futurando visitou o Hospital Universitário de Hamburgo e conversou com algumas pacientes idosas que incluíram os jogos na rotina e já perceberam os resultados.

17:54 Casas em estilo enxame são facilmente encontradas em países da Europa, mas também são frequentemente vistas em cidades de colonização alemã no Brasil. A técnica remonta ao século 12 e muitas das casas construídas há vários séculos ainda resistem na Alemanha. Além de charmosas, elas impressionam pela sustentabilidade. Agora, construtores alemães estão retomando a técnica, mas sem deixar de lado as novas tecnologias, como pisos aquecidos de alta tecnologia e janelas com vidro inteligente que escurece quando o sol brilha.

22:06 Consideradas um problema do ponto de vista turístico e ambiental, a grande quantidade de algas na costa do caribe mexicano agora tem uma nova utilidade. Graças a um empreendedor local, toneladas e toneladas de algas viram tijolos, usados na construção de casas para famílias de baixa renda. A iniciativa já ganhou a atenção internacional e tem muito potencial de crescimento.

 FONTE:  DW Brasil

.

.
2-MINIMALISMO
Um documentário sobre as coisas importantes



FONTE:  Felipe Cordeiro

.
..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕕𝕒́ 𝕠 𝕗𝕣𝕚𝕠 𝕔𝕠𝕟𝕗𝕠𝕣𝕞𝕖 𝕒 𝕣𝕠𝕦𝕡𝕒


.
.
Fantasia Disney

The Rite Of Spring (Fan-Made) Part 2


Ígor Stravinski

..
..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕟𝕠𝕤 𝕝𝕚𝕧𝕣𝕖 𝕕𝕠𝕤 𝕞𝕒𝕦𝕤 
 𝕧𝕚𝕫𝕚𝕟𝕙𝕠𝕤 𝕒𝕠 𝕡𝕖́ 𝕕𝕒 𝕡𝕠𝕣𝕥𝕒


.
.
Manoel Soares

O que precisamos para ser racista



Como vai o seu racismo? O que você faz com ele? 
Desconstrua seus pensamentos, pense, reflita e reinvente sua forma de viver em sociedade com os ensinamento e histórias de vida do incrível Manoel Soares, Repórter e Apresentador da TV Globo. Manoel Soares é nascido na Boca do Rio, periferia de Salvador/Bahia e atua há 20 anos nas áreas de processos comunicacionais e gestão social. Presidente Estadual da CUFA RS – Central Única das Favelas, também atua como repórter e apresentador da TV Globo, é escritor, palestrante e educador mediático. 
Tem ao longo de sua carreira como comunicador se dedicado a mostrar os aspectos positivos e construtivos das favelas e periferias e acumula prêmios, entre eles o 50º Prêmio Ari de Jornalismo e o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
 .
..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
𝔸̀ 𝕞𝕖𝕟𝕚𝕟𝕒 𝕖 𝕒𝕠 𝕓𝕠𝕣𝕣𝕒𝕔𝕙𝕠 𝕡𝕠̃𝕖
 𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕒 𝕞𝕒̃𝕠 𝕡𝕠𝕣 𝕓𝕒𝕚𝕩𝕠


.

ANA JAIME

.






A inevitabilidade 
da sustentabilidade

Contrariamente às gerações que nos precedem, as mudanças climáticas não são uma realidade que temos de aceitar, mas sim algo que sempre fez parte da nossa vivência.

Contrariamente às gerações que nos precedem, as mudanças climáticas não são uma realidade que temos de aceitar, mas sim algo que sempre fez parte da nossa vivência. Termos como “ecológico”, “economia circular” ou “consumo consciente” fazem cada vez mais parte do nosso léxico, revelando que ter um estilo de vida sustentável se está a tornar uma preocupação maior.

Este sentimento advém do facto da nossa qualidade de vida futura poder ser profundamente afetada pelas mudanças climáticas. Esta urgência de mudança reflete-se em iniciativas como a Greve Climática Estudantil, cuja página de Instagram tem perto de 17 mil seguidores. Os estudantes são um grupo demográfico extremamente importante, pois representam os novos eleitores. Ao aliarem-se a este tipo de movimento, podemos ver que a preocupação com a sustentabilidade pode influenciar a maneira como exercemos os nossos direitos democráticos. O PAN, pela primeira vez, tem um grupo parlamentar na Assembleia da República. Isto é um forte indicador de que os nossos futuros líderes, para poderem contar com o nosso voto, terão de encarar as questões ambientais de forma séria e não como algo secundário.

A alteração do tipo de líderes potenciaria mudanças em termos estruturais que ultrapassam o consumidor. Por exemplo, a questão do plástico descartável que se tornou indispensável na maioria das indústrias. Uma legislação que restringisse o uso deste produto altamente poluente para as circunstâncias em que é absolutamente necessário, subsidiando ou dando outro tipo de incentivo a empresas que produzem ou optam por utilizar plásticos biodegradáveis, faria uma enorme diferença. Estas medidas teriam um impacto em todo o processo de produção e não simplesmente no produto final, que é o que o consumidor tem acesso.

Outra instância em que a ação governamental seria igualmente relevante seria no tratamento de resíduos. Com os avanços tecnológicos, um novo tipo de resíduos começou a ser criado: o resíduo de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) que pode afetar gravemente o ambiente. A União Europeia já está a tomar medidas para colmatar este problema, porém, ainda existem carências nessas medidas e ter líderes informados sobre estes assuntos é essencial para corrigi-las. Ademais, para além dos REEE, o resto dos resíduos poderia ser usado de forma mais eficiente, evitando que acabasse em aterros. Criando uma rede de compostagem a nível nacional estaríamos a produzir, de forma sustentável, fertilizante que poderia ser usado para evitar a erosão dos solos, ajudando a garantir a sustentabilidade agrícola e diminuir a possibilidade de fogos florestais. Os resíduos que não podem ser reciclados, conseguiriam ser utilizados para a produção energética, que contribuiria para diminuir a nossa dependência nos combustíveis fósseis.

A narrativa de que a sustentabilidade é uma ameaça para o crescimento económico também está a perder tração. Desde pequenas iniciativas como venda de roupas em segunda mão através das redes sociais a marcas de roupa ecológica como a TALA, cujos produtos são manufaturados em Portugal, é prova que a sustentabilidade pode ser e é rentável. O perfil do típico consumidor está a mudar e a sua consciência ambiental é um dos potenciadores dessa mudança. Isto tem um impacto na maioria das indústrias, requerendo que estas se tenham de reinventar para se manterem relevantes e atrativas no mercado.

Estamos atualmente num período de transição, no que toca às nossas atitudes perante as mudanças climáticas, o que poderá causar sentimentos de incerteza e pessimismo devido à gravidade da questão. Contudo, o ser humano tem uma capacidade imensa de se adaptar. As mudanças climáticas são simplesmente mais um obstáculo, mas existem várias soluções à nossa disposição para conseguirmos estar à altura da situação. A nossa geração aliada com os avanços tecnológicos e a nossa ânsia por mudança faz com que a sustentabilidade seja, de facto, uma inevitabilidade.

* Aluna do St. Peter’s International School IB2 (12º ano)

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
05/06/20

.
.


2293.UNIÃO



EUROPEIA


O ASSASSINO ENCOBERTO


.
..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
𝔻𝕒́ 𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕟𝕠𝕫𝕖𝕤, 𝕒 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕟𝕒̃𝕠 𝕥𝕖𝕞 𝕕𝕖𝕟𝕥𝕖𝕤


.
.
4-𝖥𝖱𝖤𝖠𝖪𝖲
λτrαcçσ̃εs δε Fειrα



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XLV-VISITA GUIADA

Pintura de José Malhoa "O Fado",
Museu do Fado/1

LISBOA - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
ℂ𝕒𝕕𝕒 𝕦𝕞 𝕤𝕒𝕓𝕖 𝕕𝕖 𝕤𝕚 
𝕖 𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕤𝕒𝕓𝕖 𝕕𝕖 𝕥𝕠𝕕𝕠𝕤


.
.

Armida Quartet

String Quartet in F major, KV 590


W. A. Mozart

.

..
𝐹𝐸́𝑍𝐴𝐷𝐴𝑆
𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕖́ 𝕓𝕠𝕞 𝕖 𝕠 𝕕𝕚𝕒𝕓𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕞𝕒𝕦


.

8.5- Monja Coen / Mario Sergio Cortella

.
8-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
8.5- 𝓐 𝓱𝓾𝓶𝓪𝓷𝓪 𝓮𝓼𝓬𝓸𝓵𝓱𝓪
  𝓮𝓷𝓽𝓻𝓮 𝓿𝓲𝓻𝓽𝓾𝓭𝓮𝓼 𝓮 𝓿𝓲́𝓬𝓲𝓸𝓼
Monja Coen
Mario Sergio Cortella


* Como somos quando ninguém nos está a ver? "Será que lá dentro, onde ninguém sabe, onde apenas nós realmente sabemos e vemos, somos verdadeiros?". O que nos leva a exercer a generosidade, honestidade e a solidariedade? 

Quando essas práticas parecem andar meio fora de moda? Somos capazes de fazer boas escolhas, mas também de fazer algumas terríveis. 

Isso desafia-nos a reconhecer as nossas próprias fragilidades e defeitos, os anjos e demónios que habitam em cada um de nós. 

Pensar sobre as nossas virtudes e também os nossos vícios é o convite deste encontro do Café Filosófico, que reuniu o filósofo Mario Sergio Cortella e a monja Coen, budista.

FONTE:  Café Filosófico CPFL


..
.
11-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆

𝑂 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑎 𝑍𝑖𝑘𝑎, 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑖-𝑙𝑎



FONTE:Dra Luciana Herrero

.
.
LISBOA
𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐁𝐚𝐫𝐚𝐭𝐚
𝐞𝐦 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐜𝐡𝐚𝐫



FONTE:  EsquerdaNet

.
.
DESCONFINAMENTO NO FUTEBOL



* Obrigado JVA por este público exemplar.

.
.

Moelas à Portuguesa

  Momentos Doces e Salgados
.
.
BATOTICE

.
.

2360
Senso d'hoje
MARCELO LAHAM
ACTOR E HUMORISTA
CIDADÃO BRASILEIRO
O CORONA VIRUS AGRADECE
AO GOVERNO FEDERAL




* Obrigada JCS por esta pérola.

.
.

ANIMAL TV

PAPA-LÉGUAS


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.


97-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝘝-A Dαmα de Ferro


Sιɴopѕe:

Fılme de 2011.
A Dαmα de Ferro é um fılme bıogrάfıco do Reıno Unıdo de 2011, bαseαdo nα vıdα de Mαrgαret Thαtcher, α prımeırα-mınıstrα do Reıno Unıdo do século 20 com mαıs tempo no cαrgo.
O fılme foı dırıgıdo por Phчllıdα Lloчd.

Eleɴco:

Merчl Streep como Mαrgαret Thαtcher
Alexαndrα Roαch como jovem Mαrgαret
Jım Broαdbent como Denıs Thαtcher
Hαrrч Lloчd como jovem Denıs
Iαın Glen como Alfred Roberts
Olıvıα Colmαn como Cαrol Thαtcher
Anthonч Heαd como Geoffreч Hoɯe
Nıcholαs Fαrrell como Aıreч
Neαve Rıchαrd E. Grαnt como Mıchαel Heseltıne
Susαn Broɯn como June
Mαrtın Wımbush como Mαrk Cαrlısle
Pαul Bentleч como Douglαs Hurd Robın Kermode como John Mαjor
John Sessıons como Edɯαrd Heαth
Roger Allαm como Gordon Reece
Dαvıd Westheαd como Reg Prentıce
Mıchαel Pennıngton como Mıchαel Foot
Angus Wrıght como John Nott
Julıαn Wαdhαm como Frαncıs Pчm
Nıck Dunnıng como Jım Prıor
Pıp Torrens como Iαn Gılmour
Ronαld Reαgαn (ımαgens de αrquıvo) como ele mesmo
Regınαld Green como Ronαld Reαgαn

FONTE: Thay e Ray variedades
.