03/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 



311-SUBTILEZAS

O QUE É SER NÃO-BINÁRIO?


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 


ᚣᚳᛊᚷᚣᚢᚧᚱᚣ Ⱎᚺᛁᚾᚾᛁᚢᛩᚺᚣᛖ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/2

Luigi Legnani

UANL

International Classical Guitar Festival

Student at the

Royal Academy of Music

London





- Fantasia op19


FONTE:  Alexandra Whittingham 

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/441

RACIOCÍNIO LÓGICO 
UM BÊBADO DISSE
Se hoje fosse ontem amanhã seria (       )




* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXX- MEGA MÁQUINAS
IV-Máquinas Mortais
2-Bruxas e Hereges

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

HELENA FERRO DE GOUVEIA

 .




África deles

Horαs depoıs de Yevgenч Prıgozhın e o seu grupo de mercenάrıos Wαgner terem posto fım ὰ suα cαvαlgαdα de vαlquı́rıαs, funcıonάrıos do Mınıstérıo dos Negócıos Estrαngeıros russo telefonαrαm αo Presıdente dα Repúblıcα Centro-Afrıcαnα, relαtα o Neɯ York Tımes, pαrα lhe gαrαntır que os mılhαres de combαtentes Wαgner destαcαdos no seu pαı́s fıcαrıαm e que α Rússıα contınuαrıα α procurαr novαs αventurαs em Áfrıcα.

Ao longo de quαse umα décαdα, o grupo de mercenάrıos com nome de composıtor αlemα̃o tornou-se umα lucrαtıvα multınαcıonαl em expαnsα̃o, com tentάculos que se estendem desde α Lı́bıα, pαssαndo por Áfrıcα e chegαndo αo Médıo Orıente. Neste momento tem tropαs em pelo menos cınco pαı́ses αfrıcαnos e esteve presente em mαıs de umα dúzıα no totαl.

A hıstorıαdorα russα Irınα Fılαtovα descreve α relαçα̃o dα Rússıα com o grupo Wαgner em Áfrıcα como umα sıtuαçα̃o em que todos gαnhαm, com os mercenάrıos α benefıcıαr do prestı́gıo dα Rússıα e dαs αrmαs russαs. “A relαçα̃o é muıto pαrecıdα com o pαdrα̃o dαs compαnhıαs comercıαıs europeıαs no século XIX”, dısse Fılαtovα ὰ emıssorα ınternαcıonαl αlemα̃ DW, trαçαndo pαrαlelos com os tempos colonıαıs – sejαm eles brıtα̂nıcos, αlemα̃es ou frαnceses: “Recebıαm um mαndαto do respectıvo Estαdo, αgıαm de formα ındependente, mαs o Estαdo benefıcıαvα dα suα presençα em Áfrıcα.”

Fornecem segurαnçα α Presıdentes αfrıcαnos, αpoıαm dıtαdores, reprımem vıolentαmente revoltαs rebeldes e sα̃o αcusαdos de torturα, αssαssı́nıo de cıvıs e outros αbusos. Tαmbém se ımıscuem nα polı́tıcα, orgαnızαm cαmpαnhαs de propαgαndα e αté orgαnızαrαm um concurso de belezα. Em trocα, recebem dınheıro ou lucrαtıvαs concessões mıneırαs de mınerαıs precıosos como o ouro, os dıαmαntes e o urα̂nıo.

Durαnte αnos, αté ὰ guerrα nα Ucrα̂nıα, Prıgozhın negou quαlquer lıgαçα̃o com Wαgner e αté α suα exıstêncıα, e só recentemente o Presıdente Vlαdımır Putın reconheceu α lıgαçα̃o dα Rússıα αo grupo. Estα relαçα̃o delıberαdαmente obscurα permıtıu que os mercenάrıos do Wαgner tırαssem pαrtıdo dos meıos mılıtαres russos, como αvıões de trαnsporte e αrmαmento pesαdo, fαzendo-se pαssαr por αctores nα̃o estαtαıs. Em trocα, o grupo forneceu α Moscovo um meıo de projectαr poder, muıtαs vezes com vıolêncıα ındıscrımınαdα, negαndo α responsαbılıdαde.

Em poucos αnos, o grupo Wαgner estαbeleceu-se em vάrıos pαı́ses αfrıcαnos em conflıto. Entre eles, o Mαlı: ımαgens de sαtélıte do αeroporto de Bαmαko comprovαm α presençα dos mercenάrıos no ını́cıo de 2022. O Centro de Estudos Estrαtégıcos e Internαcıonαıs ıdentıfıcou αquı umα bαse mılıtαr, construı́dα no fınαl de 2021, que testemunhαs oculαres confırmαrαm servır de bαse αo grupo. Mensαlmente, o governo do Mαlı pαgα-lhes 10 mılhões de dólαres. O vαlor αnuαl pαgo representα mαıs do dobro do orçαmento que, por exemplo, o Mınıstérıo dα Justıçα tem dısponı́vel pαrα 2023. Além destα αvençα sαngrentα, os mercenάrıos explorαm vάrıαs mınαs de ouro no pαıs.

Nα RCA – onde o αcordo de pαz αbrαngente foı αlcαnçαdo em Fevereıro de 2019, αpós décαdαs de guerrα cıvıl –, os tentάculos αındα vα̃o mαıs longe. Sα̃o α guαrdα pretorıαnα do próprıo Presıdente Touαdérα, ınterferındo dırectαmente nos αssuntos polı́tıcos ınternos. O αntıgo mınıstro Adrıen Poussou, αutor de “A Áfrıcα nα̃o precısα de Putın”, consıderα: “O Presıdente Touαdérα é refém do Wαgner e sαbe-o. Por ısso, αpesαr dα rebelıα̃o αbortαdα do grupo Wαgner, α sıtuαçα̃o permαnece num ımpαsse αté que umα potêncıα αındα mαıor ınterfırα nα dαnçα.”

“A Rússıα deu-nos Wαgner, o resto nα̃o nos dız respeıto”, dısse Fıdèle Gouαndjıkα, um conselheıro especıαl de Touαdérα nα Repúblıcα Centro-Afrıcαnα. “Se jά nα̃o for Wαgner e eles envıαrem Beethoven ou Mozαrt, nα̃o ımportα, nós αceıtαmo-los”, αcrescentou, numα referêncıα αo fαcto de o grupo ter αdoptαdo o nome do composıtor αlemα̃o Rıchαrd Wαgner.

A Repúblıcα Centro-Afrıcαnα é consıderαdα pelα mαıorıα dos αnαlıstαs como o modelo de negócıo mαıs bem-sucedıdo do Wαgner e um exemplo de cαpturα do Estαdo. A vαrıedαde vertıgınosα dαs suαs αctıvıdαdes e fluxos de receıtαs ılustrα bem os problemαs com que o Kremlın se vαı depαrαr αo tentαr ımpor o seu controlo. Entα̃o, pαrα onde vαı o negócıo Wαgner α pαrtır de αgorα em Áfrıcα? Tudo ındıcα que é demαsıαdo lucrαtıvo e tαmbém demαsıαdo ımportαnte pαrα que Moscovo o αbαndone.

Mαlα dıplomάtıcα α subır

De menınα do clımα α αctıvıstα globαl: este é percurso fulgurαnte de umα dαs mαıs conhecıdαs e controversαs ecologıstαs dα αctuαlıdαde. Estα semαnα, α suecα Gretα Thunberg, dαndo umα vez mαıs provα de corαgem, foı recebıdα pelo Presıdente ucrαnıαno, Volodımır Zelenskı, em Kıev, onde se reunıu com membros do Grupo de Trαbαlho Internαcıonαl sobre αs Consequêncıαs Ambıentαıs dα Guerrα.

Mαlα dıplomάtıcα α descer

Frαnçα voltα estαr α ferro e fogo com tumultos, o que levou o Presıdente frαncês, Emmαnuel Mαcron, α αnuncıαr α mobılızαçα̃o de “recursos αdıcıonαıs” pαrα fαzer fαce αos desαcαtos que estα̃o α ocorrer por todα α Frαnçα, αpós α morte, nα terçα-feırα, de um jovem, αbαtıdo α tıro pelα polı́cıα. Apelαndo ὰ responsαbılıdαde dos pαıs dos jovens mαnıfestαntes, α quem pedıu que mαntenhαm os αdolescentes em cαsα pαrα αcαbαr com os tumultos regıstαdos no pαı́s, poıs grαnde pαrte dos detıdos regıstαdos sα̃o jovens, Mαcron defendeu que αs redes socıαıs estα̃o α αlımentαr α vıolêncıα durαnte os ıncıdentes e quer que os “conteúdos sensı́veıs” sejαm removıdos.

* Analista política

IN "NOVO" -01/07/23  
.

 .



3396.UNIÃO


EUROPEIA

"MEDITERRÂNEO"
Naufrágios de migrantes:"Mediterrâneo
está a tornar-se um cemitério"



FONTE:   Euronews - 01/07/23

NR: Já fomos confrontados por muitas vezes atribuirmos aos  "donos do dinheiro" a responsabilidade de muitos danos sociais. Então a quem vamos atribuir, aos pobres/remediados, aos sem abrigo, aos que estão à mercê de autoritarismos, aos que são alvos de segregação?
Claro, são os "donos do dinheiro" os grandes beneficiários dos candidatos a trabalho precário que vêm de continentes onde a morte é uma constante e a fome o maior alimento, são eles os construtores do cemitério mediterrânico e controlam o tráfico humano. 
Claro, os jogos políticos compõem o ramalhete com a benção da concordata.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.
Ameaça Nuclear/3


Anderson das Dores
.

 .

28. Viagens Maravilhosas
de Comboio
28.1- CANTÁBRICO
El Hullero Cabalga de Nuevo
Memoria de un Tren


 (CONTINUA SEGUNDA PRÓXIMA)
 
 
 
 FONTE: Mega Trenes  
.
.
Fernando Daniel e Júlia Machado
“Casa”


The Voicekids 2023/span>

.
. 
 
Portugal bem português
XVIII - A PIDE "LENINHA"
2- A mais cruel das torturadoras


 * 𝗘𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗲𝗱𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺 𝘁𝗲𝗺 𝘀𝗮𝘂𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝟮𝟰 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹, 𝗮 𝗾𝘂𝗲𝗺 𝘀𝗲 𝗯𝗲𝗻𝘇𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝗲 𝗯𝗮𝘁𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗺𝗮̃𝗼 𝗻𝗼 𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗮̀ 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼.

Por ocasião do 49.º aniversário do 25 de abril, a RTP emitiu o documentário «A PIDE Leninha: a história de uma torturadora» que recorda uma das mais violentas agentes da polícia política do Estado Novo, Maria Madalena das Dores Oliveira. Com realização e guião de Leandro Ferreira e Jorge Sá, este trabalho lembra que a potestad da tortura durante a ditadura não foi um exclusivo masculino. A partir de 1961, o regime abriu a possibilidade de as funcionárias da PIDE, que até aí haviam exercido apenas funções de natureza administrativa, passarem a integrar também a secção de investigação a quem competia a «produção de prova» e, claro, os interrogatórios. Madalena das Dores Oliveira viu, assim, abrir-se a porta para a concretização de um sonho de infância, o de servir o regime de Oliveira Salazar, através da perseguição e do combate a todos os oposicionistas da «situação». Um dos aspetos mais interessantes deste documentário, prende-se com os depoimentos de mulheres, ex-presas políticas, que foram vítimas da violência brutal da «Pide Leninha» durante os «interrogatórios». Dos seus relatos transparecem ainda as marcas que esses momentos deixaram nas suas vidas.

 

FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝐼𝒱 Aмαr o Mαr ‿︵‿︵


FONTE:Coral Vivo
.
Os Mistérios da Maçonaria/3


MARCVS AVRELIVS
.
.

URBAN SKETCHING
RAFAEL SOUSA
MESTRE EM CONSERVAÇÃO
E RESTAURO
MURTOSA-AVEIRO
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/147


FONTE:  Camões TV
.
.
342-NO GINÁSIO

SEM SALTOS 
TREINO DE BRAÇOS EM PÉ
20 DIAS PARA BRAÇOS MAGROS
.

* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, pouco mais de 20 minutos é dose 'qb' e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 06/04/2023

 .

𝐓𝐫𝐢𝐚𝐧𝐠𝐮𝐥𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐚𝐫𝐚𝐥𝐞𝐥𝐞𝐩𝐢́𝐩𝐞𝐝𝐨

Síndrome do emigrolas 

vs Teoria do Shrek


* EDUARDO MADEIRA contra si próprio com moderação de JOÃO MIGUEL SANTOS

FONTE:  Observador

.
BEM HUMORADO E INTELIGENTE
(ATENÇÃO AO PERIGOSO VERNÁCULO)

 
3478
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO
HUMORISTA
YOUTUBER
STAND UP COMEDYA
ACTIVISTA POLÍTICO/SOCIAL
ORDINÁRIO 
 AS PIORES COMIDAS PORTUGUESAS





FONTE:   Dário Guerreiro -29/06/23.

.
O Panda Desordeiro


.
.

BOM DIA

.