08/06/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XVI~MEGA FÁBRICAS
2-A SUPER
CARRUAGEM



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Macron ameaça deixar Trump 
.de fora do acordo final do G7

O Presidente de França, Emmanuel Macron, ameaçou hoje deixar os EUA de fora do tradicional comunicado final da reunião dos sete países mais industrializados do mundo (G7) devido à guerra comercial provocada pela imposição norte-americana de tarifas.

"O Presidente dos Estados Unidos pode não se importar de ficar isolado, mas nós também não nos importamos de assinar um acordo a seis países se for preciso", disse Macron durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro canadiano, anfitrião da reunião do G7.
.
As declarações de Macron são o mais recente episódio na guerra comercial lançada por Donald Trump com o propósito de proteger a produção norte-americana, nomeadamente no aço e alumínio, cujas tarifas aduaneiras foram aumentadas, motivando uma retaliação de vários países.

Na conferência de imprensa, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse que as medidas restritivas às importações vão prejudicar, não só os canadianos, mas também os trabalhadores norte-americanos: "Se eu conseguir fazer o Presidente [dos EUA] realmente perceber que o que ele está a fazer é contraproducente aos seus próprios objectivos, talvez possamos prosseguir de forma mais inteligente", vincou Trudeau.

A participação de Donald Trump no G7, a sua segunda nesta reunião anual que decorre desde 1975, é o ponto alto do encontro, que começou com a habitual reunião preparatória dos ministros das Finanças dos sete países, e que foi descrita pelo ministro das Finanças de França como "uma reunião mais do G6 mais um do que propriamente do G7".

Donald Trump vai chegar à estância canadiana hoje, mas deixará o país logo no sábado de manhã, antes de o encontro terminar, para rumar a Singapura, onde na segunda-feira deverá encontrar-se com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, tendo anunciado a sua saída precoce da reunião depois de Macron e Trudeau terem sinalizado que vão usar o encontro para criticar a política proteccionista de Trump.

"Estou ansioso por corrigir os Acordos Comerciais injustos com os países do G7", respondeu Trump numa mensagem no Twitter esta manhã, acrescentando: "Se isso não acontecer, ainda nos saímos melhor".

Na resposta às críticas de Trudeau e Macron na conferência de imprensa, Trump escreveu: "Por favor digam ao primeiro-ministro Trudeau e ao Presidente Macron que estão a cobrar tarifas massivas e a criar barreiras não monetárias. O excedente comercial da UE face aos EUA é de 151 mil milhões de dólares, e o Canadá mantém os nossos agricultores, e outros, de fora. Estou ansioso por vê-los amanhã [hoje]".

Esta será a segunda participação de Trump no G7, um encontro informal que acontece todos os anos com uma presidência rotativa do Canadá, France, Itália, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, com a presença também da União Europeia, e que tem também previstos encontros bilaterais entre Trump e vários líderes, incluindo Trudeau e Macron.

* Não é preciso simpatizar com Macron para ficarmos satisfeitos com o aviso claro que faz a Trump.
Só o presidente da CE, Junker, tem na Europa a mesma ousadia.

.
.

II- CONTACTOS
EXTRATERRESTRES
3- OVNIS NA PRIMEIRA PESSOA


Fonte: Levy Mac
.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Prisão preventiva para homem 
.que matou filho em Sesimbra

O homem que matou o filho a tiro em Sesimbra ficou esta sexta-feira em prisão preventiva. A medida de coação foi anunciada esta sexta-feira, no Tribunal de Setúbal. 
 .

O arguido, de 62 anos, foi esta manhã presente a um juiz de instrução criminal, sujeito a primeiro interrogatório judicial e posteriormente foi-lhe aplicada a medida de coação no Tribunal de Setúbal. 

O homicida vivia com os dois filhos, o jovem de 27 anos que abateu a tirou e a filha. O homicídio aconteceu no seguimento de uma discussão violenta entre pai e filho esta quinta-feira. 

Arguido poderá incorrer numa pena de prisão efetiva de mais de 20 anos. Duas testemunhas tentaram evitar o crime, mas sem sucesso ndo alertado as autoridades. A vítima, de 27 anos, foi morta a tiro de caçadeira no quintal da casa. O crime aconteceu ao final da tarde na Azoia, em Sesimbra.

* Suficientemente sórdido para ser notícia, mesmo a pena máxima é curta.


.
.
X-ARMAS E TÁCTICAS
4-Bombardeiro


FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Tribunal de Contas recusou visto a 39
.contratos no valor de 118 milhões em 2017

Tribunal de Contas, liderado por Vítor Caldeira, recusou no ano passado visto prévio a 39 contratos que representavam despesa pública de 118 milhões de euros, devido a várias ilegalidades.

O Tribunal de Contas recusou dar visto prévio a 39 contratos que envolviam despesa pública de 118 milhões de euros no ano passado. Estes números representam uma descida face aos “chumbos” do ano anterior, quando foram recusados vistos a 41 contratos que representavam uma despesa de 156 milhões de euros.
 .
Os números constam do relatório de atividades da instituição, liderada por Vítor Caldeira, divulgado esta sexta-feira. As recusas representam apenas 1% do número de atos controlados previamente. Em valor, a percentagem recusada foi de 2,6% do total visado que ascendeu a 4.622 milhões de euros. Apesar do menor número de procedimentos recusados, o número de atos e contratos controlados previamente cresceu 29,4% face a 2016.

Entre as ilegalidades identificadas que fundamentaram o chumbo destes contratos, o Tribunal destaca a falta de autorização para assumir encargos plurianuais (que exigem aprovação do Ministério das Finanças), a assunção de compromissos sem demonstrar que existem fundos disponíveis. Houve também vistos recusados por ausência das condições necessárias para recorrer a endividamento e a contratação de um empréstimo para pagar o resgate de uma concessão sem que a condenação de pagar tivesse transitado em julgado. A contratação por ajuste direto sem respeitar as regras para tal e a ilegalidade do da avaliação de propostas, também levaram a chumbos em processos que o documento não identifica.

A fiscalização preventiva de atos de geram despesa pública é uma das atividades mais visíveis e com maior impacto do controlo efetuado pelo Tribunal de Contas que também faz auditorias no quadro da fiscalização sucessiva (depois do ato). No ano passado, o tribunal controlou despesa no valor de 228.5 mil milhões de euros relatica a quase 1500 entidades públicas.

Outra das missões do TdC e o apuramento da responsabilidade financeira por parte de quem decide atos de despesa pública que estejam fora das regras. No ano passado, foram abertos 30 processos de efetivação por responsabilidade financeira a 72 processos para aplicar multas por falta de colaboração com o Tribunal. Dos 92 processos que foram enviados ao Ministério Público para decidir infrações, em 18 foram requeridos julgamentos e oito foram extintos por pagamento voluntário de multa. Neste quadro foram aplicadas 11 multas de 70.380 euros.

* Para nossa felicidade existe o "Tribunal de Contas", para evitar cambalachos, os que detecta e pode.

.

FILIPA CHASQUEIRA

.




A arte de sobreviver 
numa casa com crianças

Para a casa não ir abaixo e os habitantes não entrarem em colapso impõe-se tomar algumas medidas preventivas

Viver numa casa com crianças pode ser um desafio. Os mais pequenos adoram dar asas à imaginação, mexer em tudo com as suas hábeis mãozinhas, comer o que sabem que lhes sabe bem e também provar o que não conhecem. Só estes dois aspetos já são os terríveis aliados para fazer a diferença entre uma casa com e sem crianças.

Para a casa não ir abaixo e os habitantes não entrarem em colapso impõe-se tomar algumas medidas preventivas. Na nossa a despensa tem de estar fechada porque se estiver aberta, mesmo que por alguns minutos, enche-se de bocas famintas a procurar conforto. O processo de guardar a chave tem refinamentos ao nível de uma prisão de alta segurança. É escondida em sítios improváveis, de fácil ou difícil acesso, que mudam regularmente ou sempre que são descobertos. Todos os objetos mais frágeis, de maior valor ou indispensáveis têm de ser colocados em sítios também aparentemente inacessíveis.

Infelizmente por vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro e estes rituais, embora possam evitar catástrofes, acabam por se tornar uma prisão não para os mais novos, mas para quem os criou.

Houve uma altura em que o nosso filho mais novo acordava a meio da noite e, como era um pisco a comer, quando isso acontecia dávamos-lhe um pouco de leite e adormecia refastelado. Só que quando nos deitamos fechamos também a cozinha à chave, para evitar que se repitam algumas surpresas como uma inundação de leite de chocolate que saiu por baixo da porta e desceu três andares. Ora, quando me levantava estremunhada às quatro da manhã com um bebé a chorar e ia direita à cozinha batia com o nariz na porta. No meio do meu estado quase inconsciente tinha de me lembrar onde tinha posto a chave e voltar ao quarto para a ir buscar ao sítio mais improvável. E lá voltava eu. De seguida a chave da despensa… Finalmente o quarto do bebé que com sorte não tinha acordado os irmãos. Já nos aconteceu também várias vezes querermos fazer o jantar e a chave da despensa estar tão bem escondida que ninguém a encontra e passarmos horas à sua procura ou alguém sair de casa com ela no bolso. Para preparar uma simples refeição tenho de procurar a bendita chave, abrir e fechar a porta uma dezena de vezes. Se não o faço quando me volto a despensa já está a ser assaltada. O próximo passo é fazer uma chave nova. Mas - se algum dia me lembrar de a fazer - será como as chuchas, podemos ter mil que à hora de dormir a casa enche-se de buracos que as engolem.

Outra aventura é ver televisão. Por melhor que esconda os comandos na hora em que preciso deles já desapareceram. Quando passado demasiado tempo já desesperançada os encontro falta sempre uma pilha e recomeça uma nova busca. Quem diz os comandos diz todas as coisas que escondemos tão bem do seu alcance que desaparecem também da nossa memória.

Podia descrever um rol de situações desesperantes como estas, em que nos sentimos manietados pelas nossas próprias armadilhas ou pela falta de cuidado dos mais novos, mas o jornal não teria páginas suficientes para as receber.

Podem dizer que se tivesse filhos mais arrumados ou mais obedientes não teria de passar por nada disto. E é verdade. Mas se não tivessem o menor ímpeto, uma incontrolável curiosidade, imaginação e desassossego eu ficaria preocupada, eles certamente não seriam tão felizes e eu também não. Além de que não teria histórias engraçadas para recordar.

IN "SOL"
06/06/18

.
.


1571.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"RECORD"
Advogada de Fernando Mendes diz 
.que "cinto espetado na cabeça de
.jogador" não pode ser terrorismo

Sandra Martins, advogada de Fernando Mendes e Joaquim Costa, dois dos quatro elementos da Juventude Leonina que se encontram a prestar declarações no Tribunal do Barreiro a propósito do ataque à Academia de Alcochete, não tem dúvidas que os seus clientes vão ficar em prisão preventiva. Isto apesar de o juiz ainda não ter decretado as medidas de coação.
 .
"Claro que ficam todos presos. Mas há hipótese de alguém sair em liberdade? Sou advogada e vou morrer a recorrer porque acho que tem e de fazer justiça", considerou, em declarações aos jornalistas. "Nunca vi na minha vida um par de estalos e um cinto tirado da cintura e espetado na cabeça de um jogador de futebol, porque ganha muito mais do que eu e a senhora [jornalista], ser considerado um crime de terrorismo. Se considero que o WhatsApp é uma forma de 20 ou 30 miúdos encetarem um ataque terrorista? Só pode ser Al-Qaeda, só pode."

* Tiramos o chapéu à senhora advogada pela enorme "lata" que não nos convence, voluntarismo e folclore não lhe faltam.

.
.
VI-A BÍBLIA PROÍBIDA

4-Sexo Sagrado 




FONTE: 
1-HISTORY
2-Universo do Documentário


.
.
É difícil acreditar  
(pintura invisível)




FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Senado canadiano aprova consumo 
.de canábis para fins recreativos

A lei foi aprovada com 52 votos a favor, 30 contra e uma abstenção. Segue agora para a Câmara dos Comuns

O Senado canadiano aprovou na quinta-feira a legalização do consumo de canábis para fins recreativos, que segue agora para a Câmara dos Comuns, controlada pelos parlamentares do partido do primeiro-ministro, Justin Trudeau.
.
A lei que legaliza o consumo de canábis para fins recreativos foi aprovada com 52 votos a favor, 30 contra e uma abstenção.

A promessa eleitoral, de liberalização desta droga leve, feita por Justin Trudeau, fica assim mais próxima de ser concretizada.

Embora não haja ainda uma data exata para a venda de canábis ao público, a aprovação do Senado foi um passo muito significativo, sendo que muitos observadores apontam que a nova lei seja posta em prática a partir de agosto e que pode tornar o Canadá o primeiro país do G7 (grupo das sete economias mais avançadas do mundo) a legalizar este consumo recreativo.

Desde 2001 que é permitido o uso desta planta para fins medicinais no país.

* E os cidadãos que forem para os recreios brincar com a  canábis passam a chamaar-se "canabianos"

.
.

Nelson Cascais 5teto

6a Feira,13

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/  
/DA MADEIRA"
Autoridade Marítima Nacional 
aconselha precaução nas idas à praia

A Autoridade Marítima Nacional aconselha os banhistas a adoptarem uma cultura de segurança activa, redobrando os cuidados nesta época balnear. Isto numa altura em que parece que o sol, finalmente, irá chegar.
 .
Numa nota de imprensa enviada à redacção, refere que “ainda que a época balnear de 2018 já tenha começado em algumas unidades balneares, existem ainda praias sem vigilância e sinalização”.

“Assim, alerta-se para o perigo de se adoptarem comportamentos de risco, devendo as medidas de prevenção e segurança serem respeitadas com maior rigor”, realça.

Eis alguns conselhos deixados pela Autoridade Marítima Nacional:
- Prefira praias vigiadas e tome banho nas áreas indicadas como zonas de banho;
- Cumpra sempre as indicações dos nadadores salvadores;
- Respeite os sinais das bandeiras e das placas de sinalização;
- Respeite o intervalo de 3 horas após uma refeição normal antes de tomar banho;

* Siga bons conselhos

.
-

4-MENTES BRILHANTES




FONTE: RTP/2

* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
Clínica secreta de 
aborto no WhatsApp
5 meses de investigação



* O correspondente da BBC News Brasil Ricardo Senra entrevista a repórter Nathalia Passarinho, que se infiltrou em um grupo secreto que reúne 90 mulheres de diferentes regiões do Brasil. No bate-papo, gravado nos estúdios da BBC em Londres, a jornalista conta sua trajetória desde o grupo até encontros pessoais com pessoas que fizeram o procedimento, orientam quem quer interromper a gravidez e, em último caso, vendem remédios abortivos proibidos no país.


FONTE: BBC News Brasil
.
.
1-RADICAIS NAS CLAQUES



* A 7 de Junho/18 a CMTV deu espaço a um ESPECIAL INFORMAÇÃO, debate com investigação jornalística sob o título indicado acima. Dada a importância e actualidade do tema decidimos editar a partir de 08/06/18 com a devida vénia, durante sete dias consecutivos a totalidade do programa sempre às 15 horas.


.
.
ROBERTO CARLOS
ANÁLISE SEMÂNTICA



Obrigado GILDA pelo envio

.
.


O que não tem remédio,
remediado está!














  .
.


1634
Senso d'hoje
KRISTALINA GEORGIEVA
DIRECTORA EXECUTIVA
BBANCO MUNDIAL
"A igualdade de género ainda é
uma aspiração nos países ricos



FONTE: EURONEWS


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.

 MEGA ANIMAIS


.
.

BOM DIA


.
.


68-CINEMA
FORA "D'ORAS"
VII-A COSTA DOS
MURMÚRIOS



SINOPSE
O filme "A costa dos murmúrios" de Margarida Cardoso retrata com bastante realismo o ocaso da ocupação colonial portuguesa em África, centrando-se na história de dois casais. Na abertura, ouvem-se os acordes da canção “ Sol de Inverno” de Simone de Oliveira, canção da época que fica a ecoar como um prenúncio da desagregação do matrimónio que se irá consumar. O filme abre com o casamento de Evita, a narradora da história que recorda os factos em flashback, para encontrar um sentido para a história individual que vivenciou. Mas esta narrativa bem sua e dos personagens a que se ligou na cidade da Beira, no norte do Moçambique, dá voz à vivência de um povo (o português) que se vê envolvido nas contradições ideológicas e morais de uma guerra colonial. Por isso, a história de Evita, a protagonista, é a voz colectiva dos vários interesses e tensões que se confrontavam naquele espaço recuado da África oridental.

Realização:Margarida Cardoso 

Ano:2004 
Argumento: Cedric Basso, Margarida Cardoso, baseado no romance homónimo de Lídia Jorge Fotografia: Lisa Hagstrand 

Intérpretes: 

José Airosa, 
Beatriz Batarda, 
Carla Bolito, 
Dinarte Branco, 
Monica Calle, 
Filipe Duarte, 
Sandra Faleiro, 
Custódia Galego, 
João Lagarto, 
Fernando Luís, 
Adriano Luz. 

Montagem: Pedro Marques 

Música original: Bernardo Sassetti 
Som: Carlos Alberto 
Produção: Filmes do Tejo e Les films de l`aprés-midi co-produção: ZDF/ARTE Network Movie Duração: 120min


FONTE: Animalesco

.