Esta justificação foi dada pela ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Pedro Soares, na conferência de imprensa de apresentação do Documento de Estratégia Orçamental 2014-2018 e ambos alegaram que o Governo está a ir ao encontro das orientações traçadas pelo Tribunal Constitucional.


Referindo-se à subida do IVA de 23 para 23,25%, a ministra de Estado e das Finanças disse: "Este é o ajustamento mais pequeno possível para ir ao encontro da orientação do Tribunal Constitucional sobre a distribuição adequada do esforço necessário para a sustentabilidade do sistema de pensões, e é a nossa interpretação de que de facto deverá fazer-se com esta distribuição, e é um ajustamento muito pequeno".

Maria Luís Albuquerque sustentou assim se "distribui na sociedade uma parte do esforço associado à redução daquilo que foi pedido a título extraordinário apenas aos pensionistas" e acentuou que o montante arrecadado com esse aumento do IVA ficará "estritamente consignado ao sistema de pensões e à sua sustentabilidade".

No mesmo sentido, o ministro da Segurança Social alegou que "o acórdão do Tribunal Constitucional indicava um caminho a seguir" com "novas fontes de financiamento para os sistemas sociais".
Pedro Mota Soares referia-se ao acórdão que declarou inconstitucional a redução em cerca de 10% das pensões da Caixa Geral de Depósitos atualmente em pagamento através do chamado diploma da convergência com a Segurança Social.

O ministro da Segurança Social assinalou que "o IVA desde 1994 tem uma componente chamada IVA social para financiar a sustentabilidade do sistema previdencial". Relativamente ao aumento em 0,2% da Taxa Social Única (TSU) paga pelos trabalhadores, mencionou que "esta taxa está diretamente vinculada à sustentabilidade dos sistemas de pensões".

Para além destas duas medidas, o executivo PSD/CDS-PP anunciou que pretende aplicar uma nova contribuição às pensões, substituição da atual Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES).
Essa foi a "solução duradoura" encontrada para "aliviar o sacrifício pedido aos pensionistas", declarou Mota Soares, defendendo que com este conjunto de medidas "as pensões futuras serão mais sustentáveis".

Questionado sobre a prometida reforma duradoura dos sistemas de pensões, o ministro da Segurança Social referiu que o Governo tem vindo a trabalhar a "introdução de alguns elementos de capitalização do sistema, tal como está descrito no guião da reforma do Estado, num cenário crescimento económico".

Quanto à atualização das pensões, afirmou: "Teremos de dialogar com os parceiros sociais sobre esta matéria. A nossa intenção é que para o futuro na atualização anual das pensões entremos em linha de conta com fatores económicos e demográficos do país, de modo a garantir que em anos difíceis nunca haja redução, mas que em anos melhores possa existir uma contenção".

* A "distribuição do esforço" é mais uma execrável mentira do governo.