14/01/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

I-ABECEDÁRIO

U

6-Uma Thurman



.
.
IX-SEGUNDOS FATAIS
3- MORTE NO EVEREST

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

U

5-Uma Thurman




.
.
IV -ERA UMA VEZ A VIDA

2- A MEDULA ÓSSEA

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

U

4-Uma Thurman


.
.
Atila Iamarino

Educação para o Futuro


O biólogo Átila Iamarino fala sobre o estado atual dos métodos educacionais e o que podemos fazer para melhorá-los.
.
.

I-ABECEDÁRIO

U

3-Uma Thurman



.

PEDRO MARTA SANTOS

.




Mad Max:
 estrada da fúria portuguesa


Em 2013/2014, fui apanhado duas vezes a conduzir com excesso de álcool. Justamente punido (multas, suspensão de carta, avisos sérios quanto à reincidência), nunca mais me sentei ao volante de um automóvel após duas cervejas ou de um copo de vinho.


Em 2013/2014, fui apanhado duas vezes a conduzir com excesso de álcool. Justamente punido (multas, suspensão de carta, avisos sérios quanto à reincidência), nunca mais me sentei ao volante de um automóvel após duas cervejas ou de um copo de vinho. Mas foi necessário chegar ao ponto do castigo para interromper a prevaricação, deixando de constituir um perigo para mim e para os outros. No resto, prezo-me de ser um condutor correcto, e há poucas manifestações de inanidade que me deixem mais furibundo do que o instinto homicida nacional na estrada.

Os números tenebrosos da operação Natal Tranquilo da GNR (sete mortos e 932 acidentes) demonstram que não aprendemos nada com os avisos, as penalizações, a profilaxia. Um português ao volante é um Ayrton Senna da estupidez, Mad Max da negligência, criança grande viciada na fúria do Grand Theft Auto. A escola freudiana falaria de uma descompensação sexual, e Schopenhauer da atracção pelo Nada - pela morte.

Talvez seja apenas o louco impulso da fuga para a frente que nos tornou grandes por momentos mas que nos retém irremediavelmente pequenos, dados ao hit and run e ao ardil, falsos temerários tão cobardes como os deputados de todos os partidos (com a momentânea excepção do CDS) que votaram à socapa no seu lucro futuro. O que nos leva ao mortal desejo de transformar uma viagem em família num filme aterrador de manobras a 200 km/hora? Porque compram os portugueses SUVs de 300 cv como se fossem ditadores de pequenos países centro-africanos? Nenhum prémio de melhor destino turístico do mundo responderá a este enigma.

IN "SÁBADO"
09/01/18


* Admiramos o carácter do autor que sem papas na língua denunciou o próprio erro.
.
.


1472.UNIÃO



EUROPEIA



.

I-ABECEDÁRIO

U

2-Uma Thurman


.
.


2-OS SEGREDOS DA CONSOLAÇÃO
MOÇAMBIQUE

FONTE: História Portucale

.
.

XXXIV-VISITA GUIADA

Museu de Lisboa-Teatro Romano/3
Lisboa - PORTUGAL





* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

I-ABECEDÁRIO

U

1-Uma Thurman



.
.
Chang he Zuo e Gene Kosh
Impressions of Chinese Opera Mvt. I

.
.
ESTE MÊS NA 
"BLITZ"
Moby afirma que agentes da CIA 
lhe pediram para divulgar que Trump 
é um “agente russo”

Moby diz ter feito amigos nos serviços secretos norte-americanos, que lhe têm passado informações sobre Trump

"Trump é um agente russo". Quem o diz é Moby, alegadamente citando agentes da CIA, os serviços secretos norte-americanos.

O músico falou esta semana à rádio WFPK, explicando ter travado amizade com "ex-agentes e agentes da CIA no ativo" que lhe confessaram que o atual presidente dos Estados Unidos é "uma marioneta" dos russos.

"Deram-me algumas informações e pediram-me para as divulgar, já que tenho imensos seguidores nas redes sociais", continuou.

"É perturbador, e só vai piorar. Ainda se irá saber sobre as ligações da família Trump com o crime organizado, o terrorismo, oligarcas russos... é melhor apertar os cintos".

Ouça aqui a entrevista a Moby:


* De Trump nada nos espanta mas da CIA temos dúvidas sobre o pedido.


.
.

III . O MUNDO SEM NINGUÉM 

5- OS INVASORES


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
ESTA SEMANA
NA "SÁBADO"
Avião sai de pista e mergulha no
 Mar Negro na Turquia

Um avião comercial saiu da pista quando aterrava no aeroporto turco de Trabzon causando o pânico entre os passageiros 
.

Um avião derrapou e saiu da pista durante a aterragem no aeroporto de Trabzon, no noroeste da Turquia, e mergulhou de nariz por uma encosta, quase entrando no Mar Negro. 

O pânico instalou-se entre os 162 passageiros do voo da Pegasus Airlines. Mas passageiros e tripulação acabaram por ser evacuados em segurança e sem qualquer ferimento.

* Iam ao banho, arrependeram-se.

.
.

Campanhas da ONU ganham destaque em 
plataforma de inteligência artificial



FONTE: ONU Brasil


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
ANDEBOL
Portugal no play-off 
de apuramento para o Mundial
.
A Seleção nacional de andebol garantiu, este domingo, a qualificação para o play-off de acesso à fase final do Mundial 2019, que se irá disputar na Alemanha e Dinamarca.

No Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, Portugal conseguiu um empate a 27 golos diante da Polónia, resultado que é suficiente para assegurar a ida ao play-off.

* À rasquinha mas passaram, levam o andebol nacional além fronteiras e por isso merecem o nosso respeito.

.
.

 O REI DA "TRUMPA"

Mundo reage à alegada  
expressão grosseira de Trump 



FONTE: EURONEWS

.
.
ESTA SEMANA NO 
"SOL"
Balsemão
 processa Joaquim Vieira e Primo

Em causa está a biografia do patrão da Impresa escrita pelo jornalista e o depoimento de Alexandre Patrício Gouveia, primo de Balsemão e irmão de uma das vítimas do Caso Camarate.

«Ele vai ficar para sempre associado à mentira sobre Camarate». Foram frases como esta que levaram Francisco Pinto Balsemão a processar o seu primo, Alexandre Patrício Gouveia, e Joaquim Vieira, autor da biografia Francisco Pinto Balsemão, publicada pela editora Planeta, onde surgem estas afirmações. A informação foi confirmada pelo próprio Joaquim Vieira ao SOL. Também a Procuradoria Geral da República confirmou a existência de um inquérito, que se encontra em investigação. Não há arguidos constituídos, adiantou fonte oficial.
 .

Nesta obra, o irmão de António Patrício Gouveia, chefe de gabinete de Sá Carneiro e uma das sete vítimas mortais do Caso Camarate, alega que Balsemão poderia ter investigado o caso, mas recusou-se a fazê-lo. Como Joaquim Vieira explicou ao SOL numa entrevista aquando do lançamento da biografia, é na sequência deste acidente que o dono da Impresa se torna líder do Governo: «Foi um acaso histórico. Ele não estava talhado para ser primeiro-ministro. Sá Carneiro morre no acidente de Camarate e Balsemão é o número 2 do PSD. O número 2 do Governo era Freitas do Amaral, só que este último dirigia o partido minoritário da coligação AD, por isso coloca-se a questão de quem deveria suceder a Sá Carneiro. Faria sentido que fosse o líder do partido maioritário. Balsemão ascende assim a líder do PSD e torna-se automaticamente primeiro-ministro».

Para a realização desta biografia, Joaquim Vieira (que chegou a ser diretor-adjunto do Expresso) entrevistou cerca de 60 pessoas e o próprio Balsemão deu-lhe autorização para «consultar todo o tipo de documentos que necessitassem da sua autorização, como a ficha da PIDE, a ficha militar, as notas do liceu e da faculdade», como Vieira explicou ao SOL.

Num dos testemunhos recolhidos, Alexandre Patrício Gouveia, que foi Adjunto para os Assuntos Económicos no Gabinete do primeiro-ministro quando Balsemão era o líder do Governo e integrou a comissão parlamentar de inquérito à tragédia de Camarate, defendeu que, na altura, o patrão da SIC deveria ter tido uma postura mais interventiva e não assumir que se tratou de um acidente sem exigir uma investigação profunda ao que se passou naquela quinta-feira, dia 4 de dezembro de 1980. «O que era lógico era que o Francisco Balsemão estivesse na primeira linha para investigar o que aconteceu, dado que era primo do meu irmão. Mas boicotou a investigação durante 30 anos. Pôs de maneira infame o Expresso a defender a tese do acidente. (…) Não vou dizer qual foi a razão. Tenho uma suspeita, mas não exponho teorias que não possa provar. Mas tem de ter uma explicação forte, que ele conhece. Ele vai ficar para sempre associado à mentira sobre Camarate», afirmou Alexandre Patrício Gouveia, citado na biografia escrita por Joaquim Vieira.

Gouveia diz que não tem dúvidas do envolvimento da CIA no Caso Camarate e acredita que Balsemão foi informado pela agência de inteligência dos Estados Unidos da América do que se iria passar.

«A hipótese teórica é que o Balsemão, no dia do atentado, já sabia que estava em preparação a operação da CIA.  (…) A minha cunhada [Margarida Gouveia], viúva do meu irmão, interpelou-o sobre Camarate. Mas ele desabafou: que estava farto de Camarate e não ia falar mais sobre o assunto. Terá dito também que Camarate foi um acidente», afirmou.

O almoço com Kissinger
Em 2002, Francisco Pinto Balsemão admitiu ter participado num almoço com o ex-secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Henry Kissinger, depois de, uma semana antes, ter dito que não se tinha encontrado com o governante norte-americano.

«Apesar de continuar a não me recordar de ter estado com ele, a minha mulher, que tem melhor memória do que eu, garante-me que voltámos do Alvor [onde ela me tinha acompanhado], no sábado, 15 de novembro, a tempo de eu participar num almoço que o primeiro-ministro, dr. Francisco Sá Carneiro, oferecia ao Dr. Kissinger», lê-se numa carta enviada aos deputados, citada no site do jornal Público.

O antigo espião da CIA, Oswald Le Winter, tinha sido ouvido em audições anteriores e afirmou que «aos olhos de Henry Kissinger», Sá Carneiro «era um inimigo». Le Winter afirmou que a oposição do então primeiro-ministro e de Adelino Amaro da Costa, antigo ministro da Defesa, ao facto de Portugal ser usado como ponto de passagem para fornecimento de armas americanas para o Irão poderá ter estado na origem do Caso Camarate. No entanto, Le Winter confessou não ter provas sobre o envolvimento de Kissinger na tragédia.

A ‘maldição’ de Camarate
Esta não é a primeira vez que Francisco Pinto Balsemão recorre aos tribunais para lidar com questões relacionadas com Camarate.

Augusto Cid, conhecido cartoonista, autor do livro Camarate e, tal como Alexandre Patrício Gouveia, membro da comissão parlamentar de inquérito, também foi processado pelo antigo primeiro-ministro. O tribunal acabou por dar razão ao dono da Impresa e o cartoonista foi obrigado a pagar alguns milhares de euros ao ex-líder do PSD.

Numa entrevista em dezembro de 2016, Cid contou ao SOL que Pedro Amaral, ex-inspetor da Polícia Judiciária responsável pelo relatório feito na altura, não descartou a hipótese de atentado, mas sofreu pressões para não avançar com essa teoria: «No relatório que fez, o Pedro Amaral pôs duas teses: a de acidente e de atentado. E escreveu lá claramente: ‘Perguntado a um técnico da Aeronáutica Civil o que queriam dizer esses papéis espalhados, ele disse que, se se provar que esses papéis pertenciam ao avião, temos um atentado em mãos’. Isto foi parar ao diretor adjunto da Judiciária, que o chamou e lhe disse assim: ‘O senhor inspetor vai ter de rasgar isto. Aqui só pode haver uma tese: acidente’. O Pedro Amaral teve uma coragem enorme, e disse: ‘Faça como quiser. Eu não tiro uma vírgula, foi o que eu vi e os meus homens viram’».

Notícia atualizada: 
O SOL tentou contactar Francisco Pinto Balsemão para obter uma reação, mas, até ao fecho desta edição, não tinha obtido resposta. Entretanto, o dono da Impresa deu uma resposta conjunta a vários órgãos de comunicação: “É triste e lamentável que, tantos anos depois, ainda haja quem tome atitudes tão vis e faça acusações tão infames, cuja falsidade já foi, aliás, mais do que uma vez, reconhecida pelos tribunais”.

* Não acreditamos na cabala do atentado e repudiamos a calúnia.

.
.

25 Regras de etiqueta 
que todos deveriam saber



FONTE:   INCRÍVEL


.
.
HOJE NO 
"EXPRESSO"
Autoeuropa
Sábados pagos a dobrar e mais 250 euros pelos novos horários, defende sindicato

Sindicato afeto à CGTP quer sábados pagos como trabalho extra e mais 250 euros mês por novos horários na fábrica de Palmela

O SITESUL, sindicato afeto à CGT, quer que a Autoeuropa pague os sábados como trabalho extraordinário e mais 250 euros por mês para os trabalhadores que aderirem ao novo horário de transição.
.
Estas reivindicações fazem parte de um conjunto de propostas apresentadas na passada terça-feira à administração pelo sindicato mais representativo na Autoeuropa, para ajudar a resolver o conflito laboral sobre os novos horários na fábrica de Palmela.

Segundo um comunicado divulgado esta sexta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITESUL) "a administração tem agora a derradeira oportunidade de se aproximar de uma solução que permita a resolução do conflito".

Adesão voluntária 
Entre outras reivindicações, o sindicato defende que a Autoeuropa permita a adesão ao novo horário de transição, que deverá vigorar de finais de janeiro a julho deste ano, em regime de voluntariado, e reclama o pagamento do acréscimo de despesas com a guarda dos filhos dos trabalhadores que aderirem a este regime, mediante apresentação do respetivo comprovativo.

Outra reivindicação é o "pagamento dos sábados como trabalho extraordinário, ou seja um acréscimo de 100% em relação ao valor da retribuição diária", mais 250 euros mensais para todos os trabalhadores que aceitem praticar aquele horário de transição, por forma a "compensar a desorganização da vida familiar e pessoal".

O sindicato defende ainda "um aumento salarial mínimo de 50 euros", com efeitos retroativos a setembro de 2017 ( para todos os trabalhadores) e um aumento para 770 euros do salário aplicável aos trabalhadores recém-admitidos. As pausas laborais devem passar para 15 minutos, (atualmente são de sete minutos) como forma de "prevenir o surgimento de doenças profissionais e contribuir para a melhoria da produtividade".

O documento sindical defende ainda que o "investimentos na fábrica deve continuar, nomeadamente numa nova linha de montagem, por forma a permitir uma melhor organização do tempo de trabalho de segunda a sexta-feira".

Ontem, a administração da Autoeuropa reuniu com a Comissão de Trabalhadores, mas nem nenhuma das partes deu conta dos resultados do encontro.

No final de 2017, a administração da Autoeuropa anunciou a intenção de avançar unilateralmente com o novo horário transitório após a rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com duas comissões de trabalhadores. Na altura, a empresa anunciou que estava disponível para negociar, mas apenas no que respeita aos novos horários de laboração contínua, que deverão ser aplicados no segundo semestre de 2018.

A administração da fábrica da Volkswagen em Palmela mantém-se fiel à política de só negociar com a Comissão de Trabalhadores, apesar do protagonismo assumido pelos sindicatos nos últimos meses.

* Não nos parece que a proposta seja aceite nem que leve a um entendimento.

.
.

Favas Guisadas com Entrecosto



De: Saborintenso
.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Pelo menos 200 médicos 
especialistas desistiram de esperar
 por concurso em atraso

Pelo menos 200 dos cerca de 700 médicos recém-especialistas que aguardam há meses por um concurso já saíram para o estrangeiro ou para hospitais privados e parcerias público-privadas, segundo o Sindicato dos Médicos.

"O ministro da Saúde decidiu mentir e manipular a informação", afirma o Sindicato Independente dos Médicos numa nota divulgada, este sábado, na qual refuta as declarações de Adalberto Campos Fernandes que indicou no parlamento que os internos que já acabaram a especialidade e que aguardam concurso estão a trabalhar nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
 .
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou que pelo menos 200 desses médicos recém-especialistas que aguardam há meses pela abertura de um concurso já saíram do sistema.

"Esta foi a primeira falsidade do ministro da Saúde. Mais de duas centenas [saíram] garantidamente. Mais de uma centena para o estrangeiro e mais de uma para as parcerias público-privados e para o privado puro e duro. Dos 700 já teremos perdido 200 pelo menos", declarou Roque da Cunha.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde reagiu no parlamento às críticas sobre o atraso nos concursos para os médicos internos que concluíram a especialidade em abril e outubro, garantindo que serão lançados "dentro de dias" e que esses clínicos "estão a trabalhar e estão no sistema".
Segundo o Sindicato dos Médicos, o ministro cometeu outras "falsidades": "Não falta apenas 'tomar posse enquanto especialistas'. O ministro da Saúde sugeriu assim que os médicos recém-especialistas estão já nos hospitais e falta apenas tomar posse quando, na verdade, os que ainda estão no SNS, estão nos hospitais do internato, faltando a colocação nos hospitais em que venha a haver vagas no concurso".
Só em relação aos jovens médicos anestesistas, Roque da Cunha indica que concluíram a especialidade cerca de 80 clínicos e que "pelo menos 50 já estão fora do sistema", lembrando o sindicalista que é uma especialidade com especiais carência e necessidade de profissionais.
O SIM acusa o ministro da Saúde de, "com propaganda, tentar tapar o sol com a peneira".
Esta semana, também a Ordem dos Médicos se veio pronunciar sobre o atraso no lançamento dos concursos para os cerca de 700 especialistas, classificando a situação como "uma vergonha nacional".

* O sr. ministro da Saúde parece um dinossauro excelentíssimo, mas não se extingue.

.
.


AS MENSAGENS
NA WEB/32













.
.


1489
Senso d'hoje
JOSÉ SOCRATES
(MONTAGEM DE ANIMAÇÃO)
EX-PRIMEIRO MINISTRO
ARGUIDO EM PROCESSOS JUDICIAIS
“Sim, sr. procurador: Sócrates
e as 'massas' da mãe”



FONTE: OBSERVADOR publicado no youtube em 08/01/2018


.

ESCOLHAS DE DOMINGO

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS









-
.

2 - ENGENHARIA DE PÁSSAROS

.

BOM DIA


.