05/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

TRÁFEGO INTENSO



Obrigado ACT pelo envio
.
.
29-SUBTILEZAS
FRACASSO
Deveríamos falar mais sobre ele



RESUMO ANIMADO


FONTE: SejaUmaPessoaMelhor

..
.



3-Les Variations Goldberg

by Marie Chouinard



FONTE:  Biohazard Videos



.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Ninguém herda fortuna da Ikea
 após morte do fundador

Quando Ingvar Kamprad, da Ikea, faleceu, no passado sábado, aos 91 anos, ocupava o oitavo lugar no Bloomberg Billionaires Index porque controlava uma fortuna global do sector de retalho, avaliada em 58,7 mil milhões de dólares.

Esse património agora vai dissipar-se devido à estrutura singular aplicada por Kamprad para garantir a independência e a sobrevivência do conceito da Ikea a longo prazo. Kamprad contestava o seu estatuto entre os homens mais ricos do mundo porque, décadas antes, cedeu o controlo da maior vendedora de móveis do mundo a uma rede de fundações e companhias controladoras.
 .
Os herdeiros de Kamprad não terão controlo directo da empresa. Vão ficar com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma colecção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de retalho da propriedade da família que tinha um total de cerca de 10 mil milhões de dólares em activos em 2016. A maioria das lojas da Ikea pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de "apoiar a inovação" no design, segundo o seu estatuto de fundação.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, ficará fora do controle directo da família.

Apoio à inovação
Os logotipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controlo final da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter Ikea, é o franchising global da Ikea.

"A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por, pelo menos, dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros", escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, em 29 de Janeiro. "Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria".

Apesar de ser chamada de fundação, a missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Os seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da Ikea Foundation. A fundação é dona de si mesma, por isso nenhum membro da família Kamprad possui acções.

Essa estrutura foi projectada para garantir que a Ikea, na forma actual, dura muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em fundos de investimento afirmam que esta configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controlo após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad por reconhecer o papel de fundador com controlo sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava "interessado em dinheiro", disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. "Isso fica claro pela forma como estruturou a propriedade".

* Um exemplo de não-cacique.

.
.


MINUTOS DE

CIÊNCIA/166


DIVISÃO COM VÍRGULA

NO DIVIDENDO E NO DIVISOR



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Unicef alerta para 80 casos de mutilação genital feminina em Portugal num ano

Portugal registou 80 casos de mutilação genital feminina entre janeiro de 2016 e o mesmo mês do ano passado, revelam dados divulgados esta segunda-feira, Dia Internacional da Tolerância Zero contra esta prática. No Relatório Intercalar de Execução do Programa de Acção para a Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina (2014-2017) refere-se que os casos foram registados na Plataforma de Dados de Saúde (PDS), afirma a UNICEF, num documento em que alerta para as consequências nocivas desta prática em várias comunidades no mundo. 
 .

As vítimas foram quase todas adultas, havendo apenas registo de uma menor, com 17 anos. Eram provenientes, na esmagadora maioria, da Guiné-Bissau (53), seguindo-se, em termos de representatividade, a Guiné-Conacri (20), a Eritreia (2), o Senegal (2), e a Nigéria, a Gâmbia e o Egito, cada um com 1 caso registado, de acordo com a informação recolhida. Numa declaração conjunta, as diretoras executivas da UNICEF, Henrietta Fore, e do FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População), Natalia Kanem, afirmam que a mutilação genital feminina é um ato violento que causa infeções, doenças, complicações no parto e até mesmo a morte. 

"Uma prática cruel que inflige danos emocionais para toda a vida e atinge os membros mais vulneráveis e com menos poder da sociedade: raparigas até aos 15 anos de idade. Uma violação dos direitos humanos que reflete e perpetua a desvalorização das raparigas e mulheres em demasiados lugares do mundo". Consideram também que constitui um obstáculo ao bem-estar das comunidades e das economias.

As duas responsáveis afirmam que nos países em que têm trabalhado, as raparigas têm hoje menos um terço da probabilidade de serem submetidas a esta prática do que em 1997. "Mais de 25 milhões de pessoas em cerca de 18.000 comunidades em 15 países rejeitaram publicamente a prática desde 2008. 

Globalmente, a sua prevalência diminuiu quase um quarto desde 2000", lê-se na declaração. Porém, as estimativas indicam que até 2030, mais de um terço do total de nascimentos em todo o mundo ocorrerá nos 30 países onde a mutilação genital feminina é praticada.

 "Se não houver um progresso acelerado para proteger o número crescente de raparigas em risco, milhões delas poderão vir a ser cortadas nesses países até 2030", advertem. Na informação hoje divulgada, a mesma fonte recorda um estudo realizado em 2015 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, segundo o qual, em Portugal, o número de mulheres em idade fértil que poderá ter sido submetida à prática ronda as 5.246. 

Ao ter em conta todas as mulheres com mais de 15 anos, o indicador sobe para 6.576, "o que corresponde a 49% do número de mulheres residentes no território português nascidas em países praticantes". 

* Uma montruosidade.

.
.
XVIII- MEGA MÁQUINAS

1- LIMOUSINE


*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção da NG.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Dino Parque da Lourinhã à espera de
 mais de 200 mil visitantes no primeiro ano

O Dino Parque da Lourinhã, um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, abre portas na sexta-feira e espera colocar o concelho no mapa dos destinos turísticos.

O Dino Parque da Lourinhã, um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, abre portas na sexta-feira e espera receber mais de 200 mil visitantes no primeiro ano e colocar o concelho no mapa dos destinos turísticos. “200 mil visitantes é a previsão para este ano, mas começamos a acreditar que vamos ultrapassar esse número dado o entusiasmo que este projeto tem levantado”, afirmou à agência Lusa o diretor-geral Luís Rocha, nos dias de intenso trabalho que antecedem a abertura.
 .
“Apesar de ainda não termos aberto, já temos cerca de 12 mil seguidores no Facebook, após lançarmos um filme da chegada dos dinossauros alcançámos meio milhão de visualizações e, desde que anunciámos [a 10 de janeiro] a data da abertura, já temos cerca de 15 mil reservas de escolas”, justificou.

A uma hora de Lisboa, o Dino Parque da Lourinhã deverá ter no Verão entre três a quatro mil visitantes por dia, número que deverá decrescer nos restantes períodos do ano. Ainda assim, as reservas já efetuadas garantem “duas mil pessoas” mesmo em dias de primavera e outono.

Oitenta por cento dos visitantes deverão ser portugueses e 20% estrangeiros. “Começamos a ser procurados por espanhóis e franceses para a Páscoa”, adiantou. O parque está já a dinamizar o concelho, ao recorrer a serviços de empresas locais e ao criar 30 postos de trabalho, mas o principal impacto económico está para vir com a chegada de visitantes.

“Há 20 anos que as pessoas esperavam por este projeto e acredito que haverá um antes do parque e um depois do parque e que o parque vai atrair ao concelho novos investimentos, que criarão mais postos de trabalho”, sublinhou. Nas últimas décadas, os paleontólogos descobriram no concelho fósseis de dinossauros, pertencentes a várias espécies, o maior ninho dos dinossauros com os mais antigos embriões até então encontrados, que colocam a Lourinhã na rota mundial da paleontologia.

Enquanto se conclui a montagem da exposição permanente de fósseis, já se pode observar uma réplica do herbívoro ‘Miragaia Longicolum’, o crânio, pegadas e um ninho do carnívoro “Torvossaurus Tanneri”, a réplica e um ninho de ovos e embriões do carnívoro ‘Lourinhanosaurus Antunesi’ ou o braço e a coluna vertebral do herbívoro saurópode ‘Lourinhasaurus’, achados que deram todos eles origem a novas espécies.

Para perceber na realidade como seriam estes animais, os visitantes são daí levados ao jardim, considerado o maior museu ao ar livre em Portugal, onde 120 modelos de dinossauros em tamanho real estão espalhados por diversos períodos.

Os maiores são o ‘Lourinhasaurus’, um dinossauro de pescoço e cauda compridos, 23 metros de altura e cinco toneladas de peso, e o herbívoro ‘diplodocus’, com mais de 20 metros, que viveram durante o Jurássico Superior, há 150 milhões de anos.

O bilhete para adultos vai custar 12,5 euros, para crianças 9,5 euros e cinco euros para as escolas, mas há ainda descontos para grupos e famílias.

O atual museu do Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã era exíguo para expor todos os achados.

* Uma visita obrigatória ao Dino Parque da Lourinhã.

.

ANTÓNIO JOSÉ TEIXEIRA

.




FOLHA DE ASSENTOS

A semana foi agitada por buscas e mais buscas. O País parece sob suspeita. Nem a justiça escapa. Há um cheiro a podridão. E não é apenas nos rios. No meio da voragem, importa garantir que não é tudo igual e se deve distinguir o trigo do joio.

lex. As suspeitas que recaem sobre um juiz desembargador dificilmente poderiam ser mais graves. Vender decisões judiciais é a negação absoluta da justiça. Não está provado. É inocente até prova em contrário, como qualquer cidadão a contas com a justiça. Compreende-se que um magistrado judicial tenha privilégios que possam assegurar a sua autonomia. Mas compreende-se mal que esses privilégios lhe confiram uma quase intocabilidade. Se a suspeita é grave, o mínimo que se exige é a suspensão imediata da sua actividade. Desconhece-se o âmbito de eventuais crimes, quantos processos poderão ter envolvido, quanto tempo se demorará a esclarecer o sucedido. Mas é urgente que se perceba que é preciso circunscrever os danos que pairam sobre a justiça. Dito isto, é bom que a lei seja mesmo igual para todos.

justiça. Os juízes devem ser livres. É inaceitável que possam ser objecto de qualquer condicionamento. É por isso que também se lhes exige um comportamento irrepreensível e acima de qualquer suspeita. Há cerca de seis anos, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses fez uma queixa-crime sobre o uso de cartões de crédito por parte dos membros do governo e dos seus gabinetes. A queixa ocorreu na sequência de um diferendo entre os magistrados e o governo de José Sócrates a propósito da tributação de subsídios dos juízes. O processo teve várias peripécias e passou em revista dezenas de governantes e seus gabinetes. Sabe-se agora que há dois antigos secretários de Estado de Sócrates acusados de peculato. Durante os anos em que governaram, um terá usado 400 euros e outro 14 mil euros na compra de livros e revistas. São necessárias regras claras e escrutínio no uso de dinheiros públicos. O Tribunal de Contas já o tinha feito. O que é estranho é que sejam os próprios juízes a moverem acções contra o governo, quando estão em litígio com esse governo, juízes que vão julgar os governantes. É tudo legal, mas a aparência não é boa.

porcaria. Há um estranho direito que perdura: o direito a sujar, conspurcar, infectar, contaminar, poluir. A ideia de que podemos emporcalhar o que é de todos, que podemos destruir o que sustenta a nossa pegada, é uma ideia tão irracional como difícil de combater. Fazer porcaria vai do excremento do cão, deixado no passeio, à suinicultura que escorre para a ribeira ou à celulose que invade o rio. Por muito que se legisle, o cidadão não se comove, irrita-se se os serviços municipais não cuidam da limpeza, mas não deixa de sujar a rua porque os homens do lixo depois hão-de limpar. O mesmo acontece com a indústria. Se deixa detritos e polui, isso são danos colaterais, inerentes à actividade económica. Afinal, dá emprego e gera riqueza. Se parar de poluir, cria desemprego e prejuízo ao empregador. Não se sai desta (falta) de lógica e os governos não se atrevem a quebrá-la. A porcaria que continua a invadir o Tejo, com mais ou menos espuma, só acaba quando o Estado tiver a coragem de encerrar a actividade poluidora. Não é uma inevitabilidade.

artificial. A inteligência artificial atravessou as discussões de Davos. Muitos a olharam como salvadora, como "o mais importante em que a humanidade jamais trabalhou", disse o CEO da Google, Sundar Pichai. Terá um efeito mais profundo do que a electricidade ou o fogo, acrescentou. O optimismo reinou, mas houve vozes dissonantes, como a do especulador e filantropo George Soros. Porquê? Porque empresas como a Google e Facebook se tornaram tão poderosas e influentes que, como notou Moisés Naim, condicionam o pensamento e o comportamento das pessoas sem que elas tenham consciência disso. Ou seja, são perturbadoras da concorrência e da inovação, mas também da liberdade e da democracia. Soros defende maior regulação, pois aquelas empresas são quase monopólios. O oposto dos princípios alardeados pelo Presidente americano: menos impostos e menos regulação. Menos 22 regulações por cada nova introduzidas, a nova regra de Trump. Um mundo sem regulação seria decerto o paraíso… Em 2017, a Google somou outro recorde, tornou-se o maior lobista americano.

convicção. Mudar de opinião comporta riscos, desde logo de incoerência, mas também de inteligência. Custa mudar de opinião. É pouco abonatório entrar em contradição. É certo que aqueles que alteram o seu julgamento em presença de novos factos ou numa releitura da informação disponível são algumas vezes vistos com apreço. Nem sempre no imediato. Retratado no filme "A Hora Mais Negra", Winston Churchill é um exemplo das virtudes da mudança de opinião. Perante o avanço nazi na Europa, chegou a pensar em negociar com os alemães. O peso de decisões erradas no passado e a consciência de que não se pode negociar com ditadores fizeram-no reconsiderar. Como diz no filme, "aqueles que não mudam de opinião, nunca mudam nada". Mas mudar de opinião é difícil e pouco habitual. E não depende apenas da muita ou pouca informação disponível. A primeira impressão, o (des)encontro dos factos com as convicções e a carga emocional da informação são factores determinantes na formação e consolidação de um juízo. Pouco importam as provas, as evidências. A convicção resiste demasiadas vezes aos factos que a contradizem. E os manipuladores sabem disso.

lutador. Edmundo Pedro merece ser lembrado não apenas como testemunha e participante intenso na história portuguesa de um século, mas pelo carácter indomável de homem livre. São poucos os que foram postos à prova de violências tão cruéis. São poucos os que deram tamanho exemplo de resistência. Por ter participado na organização de uma greve geral em 1934 foi mandado para o Tarrafal. Ele e o pai. Tinha apenas 15 anos, trabalhava desde os 13 no Arsenal do Alfeite. Ficou 10 anos encerrado no Tarrafal. Foi a primeira de muitas outras prisões no combate contra a ditadura. Ironia da sua e da nossa história, foi também preso em 1978. Estava a recolher armas para devolver às Forças Armadas, armas que lhe tinham sido confiadas no período revolucionário por Ramalho Eanes. Preferiu ser preso a denunciar quem podia explicar a situação. Atitude de toda uma vida de um lutador firme e convicto na liberdade.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
02/02/18

.
.


1494.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO
"RECORD"
Bruno de Carvalho adia decisão da
.continuidade para a próxima AG

Bruno de Carvalho não se demite já, mas não afasta esse cenário. O presidente do Sporting adiou a decisão para uma nova Assembleia Geral, a realizar dia 17 deste mês, no Pavilhão João Rocha, onde "exige" que sejam aprovados três pontos: novos estatutos, novo regulamento disciplinar e continuidade dos órgãos sociais.

Eis algumas das frases mais fortes do discurso de Bruno de Carvalho:
"Não tenho problema nenhum em ser criticado, mas não vamos confundir opiniões contrárias com ofensas, difamação... E isto começa a pesar. Não tem a ver com os nossos rivais.

Não podemos ter numa Assembleia Geral sócios que chamam o presidente de mentiroso."
.
"Não posso admitir trabalhar 24 sobre 24 horas e nem me deixarem discutir os pontos sobre os quais trabalho. O clube não é meu. Muitas vezes são quatro da manhã estou a trabalhar e aquilo que mereço é chegar a uma AG e nem me deixarem discutir os pontos do meu trabalho? O que fizeram foi uma falta de respeito."

"Estou a ser completamente humilhado e difamado por sportinguistas. Sportinguistas que fizeram cartazes e os colocaram na Segunda Circular, fazem grupos no Facebook para dizer mal, mal e mal."

"Não abandonei a AG, apenas retirei os pontos e vim embora. Estava a ser ofendido. Eu nunca ofendi ninguém."

"São os sportinguistas que me vêm censurar a cada passo que dou? Democracia é isso?"

"Esta coisa dos grupos e dos grupetes é desde que o clube nasceu, há quase 112 anos."

"Na Assembleia Geral não consegui falar dos estatutos, mas não foi possível. O Sporting está acima de todos nós, mas quem cá está, quem faz um bom serviço ao Sporting tem de ser reconhecido. 'Eu sou do Sporting, mas não sou do Bruno', mas isso é o quê? Esta frase idiota significa o quê? Claro que o Sporting vai continuar a existir. Mas muito melhor do que quando cá chegámos."

"Se eu quisesse era o gajo mais popular de Portugal. Tenho a segunda classe, mais do que algumas pessoas do futebol, digo umas graças (já fui apelidado de palhaço), sou o 'one man show'. Sou presidente deste clube, quando cá cheguei o clube estava falido."

"No próximo dia 17 às 14h vamos fazer uma Asselmbleia Geral no pavilhão João Rocha:
1- Novos estatutos (terão de ter 75 por cento dos votos)
2 - Regulamento disciplinar (terá de ter 75 por cento dos votos)
3 - Se querem, ou não, a saída dos órgãos sociais (no mínimo o que tivemos nas eleições)

Se algum dos pontos anteriores não passar, demitimo-nos imediatamente"

Depois da conferência de imprensa, fonte do Sporting veio corrigir o ponto 3, ou seja, não serão necessários os 90 por cento obtidos nas últimas eleições, mas sim 75 por cento.

* Se o tio de BdC fosse vivo diria, "- É só fumaça"

.
.

CIVILIZAÇÕES PERDIDAS

ÁFRICA/3


.
.

3-SAL
O tempero da vida


FONTE: Globo Repórter


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Amostras na Celtejo só à quarta tentativa
.e com três inspetores em permanência

"Constrangimentos inusitados" fizeram atrasar resultados das amostras, que serão conhecidos só na próxima semana.
 
A recolha de amostras na Celtejo só foi possível à quarta tentativa e com o recurso a três inspetores em permanência durante 24 horas, disse hoje o inspetor-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. 
 .
"A recolha de amostras na indústria Celtejo teve por duas vezes problemas ao nível do coletor automático que não recolheu o líquido por razões que desconhecemos. Na terceira tentativa, pedimos o apoio da GNR, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e esse coletor foi guardado.

Durante 24 horas o coletor funcionou, no entanto, apenas recolheu no final alguma espuma e muito pouco líquido", declarou Nuno Banza.

Segundo o inspetor-geral, face às circunstâncias, foi decidido colocar três inspetores durante 24 horas, permanentemente, a fazer as recolhas manuais hora a hora.

Numa conferência de imprensa de apresentação dos resultados das análises efetuadas aos efluentes das ETAR urbanas e industriais descarregados no rio Tejo, o inspetor-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território IGAMAOT disse que "vários cenários são possíveis" para o problema registado na recolha das amostras na Celtejo.

"Não estávamos à espera que aquilo acontecesse, não só porque nunca tinha acontecido em mais lado nenhum como também nunca tinha acontecido na própria Celtejo", afirmou Nuno Banza, indicando que os inspetores têm muita experiência, porque já recolheram "centenas, senão milhares", de amostras através deste método.

Devido aos "vários constrangimentos inusitados" na amostragem realizada na Celtejo, os resultados desta empresa de celulose "são esperados na próxima semana", informou Nuno Banza.

Sobre a contribuição para o caudal, a Celtejo é a mais representativa com 70,82%, seguindo-se a ETAR de Abrantes (15,3%), a Navigator (6,85%), a Paper Prime (3,30%), a ETAR de Mação (2,77%) e a ETAR de Vila Velha de Rodão (0,96%).

Relativamente à carga orgânica, a Celtejo tem 89,81%, seguindo-se a ETAR de Abrantes (5,2%), a Navigator (2,73%), a ETAR de Mação (1,09%), a Paper Prime (1,04%) e a ETAR de Vila Velha de Rodão (0,32%).

* Uma pouca vergonha sem fim.

.
.
Ricardo Fino e Uxía


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
José Avillez 
é primeiro português distinguido pela
.Academia Internacional da Gastronomia

O ‘chef’ José Avillez tornou-se hoje o primeiro português a receber o prémio da Academia Internacional da Gastronomia, distinção que considerou que “ajudará a dar ainda mais visibilidade à cozinha portuguesa”.
 .

Com este prémio, o mais importante atribuído por esta instituição internacional, com sede em França, Avillez junta-se a nomes da gastronomia mundial igualmente distinguidos, como Alain Ducasse (1993/2007), Ferran Adriá (1994), Massimo Bottura (2010), Joan Roca (2011), René Redzepi (2012/2013), Grant Achatz (2014) e Alex Atala (2015).

“Temos trabalhado com o objetivo de promover a gastronomia portuguesa no mundo e este prémio é um importante reconhecimento do caminho feito. Certamente ajudará a dar ainda mais visibilidade à cozinha portuguesa”, afirmou José Avillez.

O ‘chef’, com 38 anos, mostrou ainda a sua satisfação por se juntar a um grupo de ‘chefs’ onde disse encontrar “tanta das [suas] referências”.

José Avillez tem vários restaurantes em Lisboa e no Porto, entre os quais o Belcanto (na capital), com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela publicação Restaurant Magazine.

Ao Beco -- Cabaret Gourmet, Mini Bar, Bairro do Avillez, Cantinho do Avillez (em Lisboa e no Porto), Café Lisboa e Pizzaria Lisboa, Avillez adicionou recentemente três novos conceitos: Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel, também na capital portuguesa.

A Academia Internacional de Gastronomia tem como objetivo promover as cozinhas nacionais e regionais e a sua herança cultural por todo o mundo, encorajando também a cozinha contemporânea e a criatividade.

Presente em todos os continentes, a Academia dedica-se à investigação sobre temas relacionados com a gastronomia e a nutrição, organizando iniciativas culturais, educativas e de regulação do setor.

Aposta também na investigação científica, demonstrando as qualidades específicas de alimentos e ingredientes oriundos de diferentes países e heranças culturais.

Anualmente, a Academia atribui quatro grandes prémios, sobre a Arte da Cozinha, a Cultura Gastronómica, a Ciência da Alimentação e a Arte da Sala, com o objetivo de distinguir o trabalho das personalidades e instituições mais relevantes no mundo da gastronomia e alimentação.

* Um prémio que resulta de muita transpiração e alguma inspiração. PARABÉNS

.
.


Portugal bem português

II-Agricultura biológica
15 -LOLA BIO



* Esta é uma série pelo o nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: RTV Agronegócio

.
.

Fartos da corrupção, 
milhares de romenos 
marcham pela esperança




FONTE: EURONEWS


.
.
SMS
“É para isto que pagamos
o salário da PGR, para investigar”



FONTE: "OBSERVADOR"

.
.



TRABALHANDO DE BORLA




.
.
111-NO GINÁSIO
TREINO SEM EQUIPAMENTO
PARA O CORPO TODO/1
(NÍVEL INTERMÉDIO)



COM PROFESSORA RENATA GIANOLI

FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1511
Senso d'hoje
JAQUELINE CORTÊS
CIDADÃ BRASILEIRA
MULHER 'TRANS'
"MEU NOME É JACQUE"



FONTE: ONU Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
LIÇÃO DE VIDA


.
.

BOM DIA


.