16/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

 .

𝙱𝚊𝚝𝚊𝚕𝚑𝚊 (𝙲𝚞𝚛𝚝𝚊-𝚖𝚎𝚝𝚛𝚊𝚐𝚎𝚖, 𝙱𝚛𝚊𝚜𝚒𝚕 𝟸𝟶𝟷𝟾)



* A política brasileira é mais estranha que ficção. Uma entrevista no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil revela a raiva, preconceito e incomunicabilidade em um retrato tragicômico de uma sociedade dividida. Esse curta-metragem é um excerto do projeto de longa metragem em desenvolvimento "Verdes e Amarelos”, concebido por Caio Castor.

PRÉMIOS 
Prêmio de melhor documentário no Galichnik Film Festival 2021 
Menção especial do juri no Short of the Year – Outono 2021 
Menção honrosa no Leiden International Short Film Experience 2020 
Competição oficial no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara 2020 
Seleção oficial no Goteborg Film Festival 2020 
Seleção oficial no IndieLisboa 2020 
Seleção oficial (estreia mundial) no International Documentary 
Festival of Amsterdam (IDFA) 2019


FONTE:  Caio Castor.

.
Alfred Nobel
A História dum Inventor/3


DocumentariosCiencia
.

.

CLXII-Cidades sem soluções
MISÉRIA URBANA
MULHERES DA MARÉ/3
Qual a cor das palafitas?
BRASIL



* Documentário fruto do trabalho intitulado "Eu não tinha condições de pagar um aluguel decente. A política habitacional e urbana segunda a perspectiva da(s) mulher(es) negra(s)".


FONTE:  Thaís Helena Modesto Villar de Carvalho-15/09/22

NR: Este documentário impressionante e triste é um exemplo do que jair bolsonaro deixou para a presidência que lhe sucedeu, 33 milhões de famintos de tudo..

BEBIANA CUNHA

 .


Demasiadas vozes no
silêncio prescreveram

A comissão para o estudo de abusos sexuais na Igreja revelou que as 512 vítimas diretas "põem-nos no encalço de, pelo menos, outras 4300 vítimas e, se pensarmos que os abusos aconteciam, na esmagadora maioria dos casos, muito mais do que uma vez sobre a mesma criança, levam-nos a muitos milhares de abusos praticados".

Os abusos ocorreram em confessionários, sacristias, seminários, colégios internos, instituições de acolhimento de crianças, colégios católicos, casas paroquiais, carros dos sacerdotes... No relatório é explicado que os abusos não tiveram consequências devido à forma como os próprios contextos se organizavam, da normalização, do "fechar de olhos" e de se considerar que as crianças tinham poucos ou nenhuns direitos.

As palavras que se impõem são gritos de revolta por uma Igreja que encobriu algo que só pode ser veementemente condenado. Falamos de pessoas frágeis, menos protegidas e vulneráveis, num contexto que permitiu ao abusador agir. De todos os casos, poucos são os que não prescreveram e seguiram para o Ministério Público (25) e, segundo a comissão responsável pelo trabalho ora divulgado, apenas "a justiça canónica pode ser a única forma de investigar e punir o agressor", nomeadamente os sacerdotes que ainda estarão no ativo.

Fica claro que, tendo em conta a idade a partir da qual as pessoas vítimas conseguem denunciar os crimes de que foram alvo, assim como a necessidade de tempo de reflexão sobre a denúncia, urge uma alteração ao artigo 118.o, n.oº 5, do Código Penal, aumentando para 30 anos (atualmente 23) a idade da pessoa abusada, para evitar a prescrição.

Fica também o alerta para a constituição do/a provedor/a da criança (e do jovem), enquanto entidade independente, autónoma, em articulação com a Provedoria de Justiça, que possa atuar especificamente na área da criança (e do jovem) e do respetivo contexto familiar.

Quanto à Igreja - que tem tido uma postura que leva à revitimização - face à lista de abusadores que terá em mãos, resta saber se continuará a impedir a responsabilização de abusadores e o restabelecimento de alguma justiça às vítimas.

* Dirigente do PAN

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 16/02/23.

.



3262.UNIÃO


EUROPEIA


HÚNGARO POIS CLARO
Eurodeputados pedem demissão de 
comissário que lhes chamou "idiotas"




FONTE:   euronews -15/02/23

NR: Um lacaio de "orban" é lacaio de estrume mesmo que seja comissário europeu, o povo húngaro votou recentemente em "orban", aguente-se.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


.

𝒳𝒳𝒳𝐼-OH MAR SALGADO

Porтυɢαl Mαr, α Úlтιмα Froɴтeιrα

7- Mαdeιrα e Deѕerтαѕ


FONTE:Portugal XXI
 .
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
13-𝒞𝐼𝒱𝐼𝐿𝐼𝒵𝒜𝒞̧𝒜̃𝒪
13.7-𝐻𝑒𝓇𝑜𝒾𝒸𝑜 𝑀𝒶𝓉𝑒𝓇𝒾𝒶𝓁𝒾𝓈𝓂𝑜


FONTE:Ezequiel Martins
.
Luisa Sobral e os
Cantadores de Vila Nova de S. Bento


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
24.5-Rejeitɑɗɑs 🔪💃👭🔫


FONTE:tbrsete

.
.

Posso apanhar alguma doença se NÃO USAR CUECAS?


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

 𝖴𝗀𝖺𝗇𝖽𝖺 𝖾𝗇𝖼𝖾𝗋𝗋𝖺 𝖾𝗌𝖼𝗋𝗂𝗍𝗈́𝗋𝗂𝗈 𝖽𝗈𝗌

𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗁𝗎𝗆𝖺𝗇𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝖮𝖭𝖴


 FONTE: VOA Português.

 .

A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO 

PAPA PALCO PÓS-"jmj"

Para cozer os miolos/300

丅卂长卂𠘨卂长凵丫

𝗔 𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗽𝗲𝗿𝘂𝗮𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗼𝗹𝘃𝗲𝗿 𝗱𝗲𝘀𝗮𝘃𝗲𝗻𝗰̧𝗮𝘀 𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗳𝗶𝗺 𝗱𝗼 𝗮𝗻𝗼


Não tem nada melhor do que resolver os conflitos do ano antes dele o mesmo se encerrar, não é mesmo? Afinal, ninguém quer um início com pendências. E existem diversas formas de se acertar com as pessoas que lhe fizeram mal. Alguns conversam, outros mandam presentes, mas no Peru as coisas são diferentes. Lá, eles participam do Takanakuy. Você sabe o que é essa celebração? 

Se você pensa que o espírito natalino de paz, amor e carinho é o que rege o evento, está muito enganado, porque isso passa longe quando o assunto é o takanakuy. Ao invés da troca de palavras harmônicas, os peruanos trocam socos. Isso mesmo! E esse é o momento de resolver as desavenças feitas durante o ano. Porém, os conflitos não são o principal motivo para participar da tradição. Muitas pessoas se submetem a essas lutas para honrar a família.

O evento que ocorre todo dia 25 de dezembro não priva ninguém de participar. Tanto homens, como mulheres e crianças, podem ir ao campo de luta dar um fim nos problemas anuais. Nas lutas masculinas, as ações mais comuns são os socos. Já nas nas femininas, os chutes e pontapés são os golpes mais tradicionais.

Takanakuy, que significa “quando o sangue está fervendo”, é uma tradição indígena que vem dos Chumbivilcas, uma comunidade próxima a Cuzco. O evento é tão importante, que requer uma preparação para participar e assistí-lo, incluindo vestimentas típicas. Muitos dos lutadores utilizam máscaras de esqui coloridas e penduram bichos de pelúcia em cima da cabeça, com o objetivo de intimidar o oponente. As mulheres, têm o costume de trançar os cabelos e colocarem suas melhores saias e chapéus para assistir o confronto. 

Não pense que porque a luta livre é realizada na praça de touro local, que não existem regras. No Takanakuy é preciso abraçar o adversário antes da briga, e não é permitido agredir o oponente quando ele está caído: a luta só é válida enquanto ambos encontram-se em pé. Caso o lutador descumpra com o regulamento, não sairá impune, mas castigado, sendo supervisionado por árbitros, que geralmente são as autoridades locais. Algo interessante do Takanakuy, é que apesar do evento ser um confronto agressivo, o índice de lesão é baixo, e, reza a lenda, que você sai sangrando, porém, com as desavenças resolvidas, pode até voltar a ser amigo do oponente.  

Visto de fora, o Takanakuy até parece uma exposição irracional à violência, porém, esse é um patrimônio cultural do povo chumbivilcas. Para eles, é uma maneira de eliminar as energias negativas e resolver as desavenças de uma forma honrosa e limpa, uma vez a que as pessoas se prontifiquem a participar do evento. Se você quer sair do natal tradicional e curtir uma experiência totalmente diferente o Takanakuy é ideal para você. 


FONTE:   Takanakuy Perú Oficial.

 .

É ƲM POƲCO AŊTIGO

ოձร รε բօг νεгժձժε ժε รձƈօ ƈհεﻨօ έ гօรձ


* Bem haja BRUNO F., se for verdade o vídeo é esclarecedor!.


3342
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
HISTORIADORA PORTUGUESA
PROF. UNIVERSITÁRIA
INVESTIGADORA
COMENTADORA POLÍTICA
Sobre a Luta dos Professores 
 


A Crise Política em Portugal
 é estrutural



 A Legalidade, Transparência
 e Corrupção



 Imigrantes, é preciso 
organização de lutas 
por direitos



 Terramotos e Questões Sociais




FONTE:   Raquel Varela.

.

18.3-ESTA MERDA CUSTAVA 

4,2 MILHÕES DE EUROS ATÉ 10/02,

AGORA PASSA PARA 2,9!

(O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM FICA PARA 8 MILHÕES DE €s)


COMPRE PARA AJUDAR AS "jmj"





O QUE FAZ CORRER MOEDAS 
ATRÁS DAS SAIAS DO CLERO

NR: Anteontem e ontem editámos na íntegra sem qualquer omissão os discursos dos palestrantes CARLOS MOEDAS e AMÉRICO AGUIAR. Dois vídeos de quase meia hora em que hoje e amanhã nos vamos propôr comentar. Sugerimos que acompanhem com os vídeos.

ORA BEM:

CARLOS MOEDAS

1.1- Não é maior evento de sempre em Lisboa - 00:32s

1-2- Aproximadamente ao 32 segundos da apresentação diz que o certame de Agosto é o maior evento de sempre de Lisboa, É MENTIRA, a Expo98 teve mais de 9 milhões de visitantes.

2.1- Centro do mundo- 00:50s

2.2- Aos 50 segundos nova demonstração de  soberba e prosápia dizer que Lisboa será o centro do mundo naquela penosa semana de Agosto, Já está em campanha? 1 milhão de festeiros em Lisboa é menor que o número de habitantes de uma freguesia da capital da Índia ou de Pequim e por lá é o Cristiano Ronaldo o mais popular e desconfiamos que nem sabem o que é o papa quanto mais as "jotaemejota"

3.1- Momento de paz e tolerância-01m:12s

3.2- Lisboa tem milhares de emigrantes a viver em condições  desumanas, mais de 20 mil só na freguesia de Arroios e a CML gasta 35 milhões em folclore mesmo que do mesmo restem algumas estruturas com obrigação de alterações em algumas delas! Na freguesia de Arroios alugam-se camas a 10 €s por turno de repouso. Sente-se tolerante com esta miséria imposta por gananciosos e o fechar de olhos da CML? Dorme em paz  com esta vergonha?

4.1- Fala pelos lisboetas-01m:25s

4.2- Carlos Moedas não fala pelos lisboetas, nas eleições teve 83.163 votos contra os 132.156 dos votos dos restantes partidos, fala por quem? A coligação PSD-CDS-PPM-MPT-A obteve 34,6% dos votos e o PS e Livre obtiveram 33,31%, menos de um por cento de diferença. Que desfaçatez dizer que fala pelos lisboetas, não há vergonha!

 
 
As eleições autárquicas de 2021 serviram para eleger os membros dos diferentes órgãos do poder

Eleições para a Câmara Municipal de Lisboa em 2021
17 vereadores para a Câmara Municipal de Lisboa












26 de setembro de 2021
Demografia eleitoral
Hab. inscritos:  476 750
Votantes : 242 751
  
50.92% Red Arrow Down.svg 0.5%

PSD-CDS.png
PSD-CDS-PPM-MPT-A
Votos: 83 163  
Deputados obtidos: 7  
  
34.26%

No flag.svg
PS-L
Votos: 80 869  
Deputados obtidos: 7  
  
33.31%

PCP-PEV.svg
Coligação Democrática Unitária
Votos: 25 520  
Deputados obtidos: Red Arrow Down.svg 0%
  
10.51%

LeftBloc.svg
Bloco de Esquerda
Votos: 15 054  
Deputados obtidos: Red Arrow Down.svg 0%
  
6.20%

Logo Chega!.png
CHEGA
Votos: 10 713  
Deputados obtidos: 0  
  
4.41%

Iniciativa Liberal logo 1.png
Iniciativa Liberal
Votos: 10 238  
Deputados obtidos: 0  
  
4.22%

Logo Pessoas-Animais-Natureza (text only).png
Pessoas–Animais–Natureza
Votos: 6 625  
Deputados obtidos: 0  
  
2.73%

No flag.svg
Outros (Com menos de 1,00%)
Votos: 3 063  
Deputados obtidos: 0  
  
1.27%

Presidente da Câmara
Titular
Fernando Medina
Partido Socialista
Eleito
Carlos Moedas
PSD-CDS-PPM-MPT-A

NOTA IMPORTANTE: Não votámos nem PSD nem PS, pugnamos por uma vida sem náuseas. 

5.1- Capacidade de bem receber - 01m:35s

5.2- A CML de Lisboa recebe tão bem pessoas frágeis e com fome que solicitamos que levem Francisco I até à Almirante Reis nas zonas dos Anjos, Intendente e Martim Moniz e diga de lá uma missa ou uma benção  "urbi et orbi" como se estivesse na janela do vaticano e que a seguir almoce mesmo em frente à igreja dos anjos. 

6.1- Os lisboetas sabem que quando prometo faço- 01m:50s

6.2- Promete muito e pouco faz, para começar onde anda a promessa  da reformulação das ciclovias?

7.1- Redução substancial da altura do palco- 02m:55s

8.1- redução de pessoas, menos 760 lugares - 03m:06s

9.2- redução da área e do valor de custo- 03m:25s

(7-8-9).2 - As reduções são feitas porque desde o início estalaram críticas aos aspectos técnicos da obra nomeadamente à altura fantasmagórica do palco de 9 metros concebido para muito pouca gente ver Francisco I.

10.1- parque eduardo VII- 04m35s

10.2- A festa não é de Lisboa é da igreja católica, a igreja católica que pague tudo.

11.1- Todos os portugueses estão conscientes que este evento tem custos, custos justificáveis e com retorno- 05m:23s

11.2- Os portugueses não querem estar conscientes para tamanha aberração festivaleira num país que vai a caminho dos 3 milhões de pobres! Os portugueses não querem ver esbanjar dinheiro com o argumento de que é para uma boa causa.

12.1- Custos- 06:22m

12-2- Os custos são apresentados no limite mínimo, em papel é fácil pôr números, é coisa simples e o magnífico edil promete retornos fantásticos, queremos ver as contas no final. 

AMÉRICO AGUIAR

1.1- No salão nobre da CML, juntinho da varanda onde foi proclamada a República....11:44m

1.2- No salão nobre da CML, juntinho da varanda onde foi proclamada a República contra a qual a igreja se manifestou com toda a virulência! Um magnífico paleio do bispo auxiliar de Lisboa

2.1- Estão a navegar e a fazer o mapa- 11:25m

2.2- Sophia de Mello Breyner tem o direito de escrever e navegar com Vasco da Gama ou com o Gagarin,  navegar e fazer o mapa com o dinheiro dos contribuintes é roubo! Aliás as palavras "bispais" anulam o descritivo de custos apresentado pelo presidente da CM, se a navegação como disse é à vista. Não tiveram tempo para congeminar um discurso coerente entre ambos.

3.1- Mostrar tudo não, há limites à transparência, nem todos estão de boa fé- 15:00m

3.2- Era o que faltava não haver segurança e   segredo de Estado para proteger Francisco I, antes de mais ele que vá morrer longe, ele que parta não-defunto, mas de actuação opaca e má fé a igreja católica tem séculos de competência e está a ensinar muito ao edil de Lisboa, não é a palavra deste bispo que sossega os católicos mais humanizados.

Na generalidade da sua dissertação para além dos destaques referidos entreteve-se a elogiar, a pedir desculpa e a prometer sucesso.


#ATÉ AMANHÃ#.

.
KIWI Uma Ave Exótica


.
.

BOM DIA

.