18/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

.

 .

O DIA DE JERUSA

 .


FONTE:  Odunfp

.

.
MARTIN LUTHER KING

A trajetória do homem
que mudou os EUA/3


Canal História e Tu
.

 

CLXIII- Cidades de más soluções?
OBRAS MAIS INÚTEIS
 DO BRASIL/1
QUEM GANHOU COM ELAS?
A UTOPIA DO DINHEIRO/11
BRASIL




FONTE:   Urbana-08/03/23

CARMEN GARCIA

 .



EUTANÁSIA 🖤

Testemunho de uma enfermeira, que sirva para reflexão sobre um assunto tão sensível.

Sou enfermeira

Há dez anos que todos os dias convivo com a dor, a morte e o sofrimento. Sei exactamente a que cheira a miséria, conheço de cor o cheiro ácido das melenas e continuo a arrepiar-me com o cheiro putrefacto de algumas úlceras de pressão. Ainda era estudante, do último ano da licenciatura, quando, em contexto de paliativos domiciliários, vomitei no quarto de uma doente. Porra, tudo ali gritava morte. Aquele cheiro ainda hoje me assombra. A merda, a bílis, o exsudado e os tecidos mortos das feridas. Não aguentei.

Mas depois aqui ando, a discutir o direito de morrer com gente que nunca viu sofrimento sem ser em filmes e que acha que com cuidados paliativos tudo se resolve. Como se os melhores paliativos do mundo mudassem o facto de alguém estar preso a uma cama, a comer por uma sonda, a urinar por outra, a sujar fraldas atrás de fraldas e a criar escaras que, sim, às vezes são inevitáveis. Como se os paliativos mudassem a realidade de quem tem que respirar 16h por dia, através de um buraco que os médicos lhe abriram na garganta, com a ajuda de um ventilador. Não é uma questão de não ter dores, de ter uma linda vista para o rio ou a família por perto. É uma questão de não querer, de não aceitar, viver assim.

Atrás das secretárias ou dos ecrãs de computador, lá onde não chega o cheiro da morte e onde não se ouvem os gritos das dores que a morfina não resolve, é fácil opinar. É fácil falar bonito sobre as escolhas dos outros quando temos umas pernas que nos obedecem, quando a incontinência para nós é apenas uma palavra usada nos anúncio das fraldas e quando a pior dor que já sentimos se resolveu com tramal. Difícil é estar lá, dar a mão a essas pessoas e dizer-lhes que, mesmo contra a sua vontade, terão que continuar a sofrer. Porque alguém decidiu por elas sobre a sua própria vida. Porque alguém decretou que não estão capazes de decidir por si mesmas ainda que as suas faculdades cognitivas estejam intactas.

É, eu também tinha opiniões muito romanceadas antigamente. Mas acho que as vomitei todas em Fernão Ferro, na casa da doente de 41 anos que apodrecia numa cama e que repetia incessantemente duas palavras: "deixem-me morrer"."

* Enfermeira e mãe

IN "NOVA GENTE" -20/02/2020

𝗡𝗥: 𝗢 𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗖𝗔𝗥𝗠𝗘𝗡 𝗚𝗔𝗥𝗖𝗜𝗔 𝗲́ 𝗮𝗿𝗿𝗲𝗽𝗶𝗮𝗻𝘁𝗲, 𝗳𝗼𝗶 𝗲𝘀𝗰𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗵𝗮́ 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗿𝗲̂𝘀 𝗮𝗻𝗼𝘀, 𝘀𝘂𝗴𝗲𝗿𝗶𝗺𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗵𝗶𝗲𝗿𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗶𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗰𝗮𝘁𝗼́𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗼 𝗹𝗲𝗶𝗮 𝗯𝗲𝗺, 𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮𝗿 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝘀𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿 𝗽𝗮𝗽𝗮.

* Bem haja TÉTÉ por o envio deste texto..

 .



3351.UNIÃO


EUROPEIA

VAMOS A VOTOS
Eleições europeias serão de 6 a 9 de junho 
 de 2024, a pior data para Portugal




FONTE:   Euronews 
 
NR: Os portugueses nem às eleições internas dão importância quanto mais às europeias...

putin  HUYLO

putin é um canalha..


.

𝒳𝒳𝒳𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

5-Mαr dα Mιɴнα Terrα – Alмαdα Aтlα̂ɴтιcα


FONTE:cmalmada
 .
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
1-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
1.11-𝐸𝒢𝐼𝒫𝒯𝒪


FONTE:  Zanegrey Mançano Bessa
.
Maria Leonor Pereira
Para os Braços da Minha Mãe


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
26.6-Sɑɳɠʋe Iɳσceɳte 🔪💃👭🔫


FONTE:tbrsete

.
.

Live com a Mari da INCICLO/1


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

Operação "Babel" em análise 

(Mais autarcas ao barulho)


 FONTE: Fala Portugal

NR: E como sempre a incriminação é uma cabala apenas para denegrir o bom(?) nome das pessoas. 

Foi criado na gramática portuguesa um novo verbo que pode significar intrujar ou fornicar; por exemplo em vez de dizer "não me intrujes ou não me forniques" pode dizer "não me galambes" é mais erudito!

 

Para cozer os miolos/313

A MÚSICA SEM LIMITES
BOLERO DE RAVEL
.

MARCHA TURCA




* Bem haja A.E., é bom brincar com a música..

 .

TEMPO DE ANTENA

ᒍOᔑᙓ́ ᘜOᙏᙓᔑ ᖴᙓᖇᖇᙓꙆᖇᗣ


FONTE:   volksvargas.

 ..

3432
Senso d'hoje
RUTE AGULHAS
PSICÓLOGA CLÍNICA
PSICOLOGIA DA JUSTIÇA*
"Foi-me dito que tenho carta branca 
para fazer o que entender"










Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Psicoterapeuta de crianças e adolescentes (Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa). Terapeuta Familiar e Terapeuta EMDR. Perita forense na Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Professora assistente convidada no ISCTE-IUL. Formadora sénior no ISPA-IU. Tem trabalhado na área clínica e forense e é autora de diversos livros e jogos pedagógicos para crianças na área da Psicologia Forense, divórcio, direitos das crianças, parentalidade positiva, saúde mental e prevenção do abuso sexual de crianças. Escreve regularmente no Diário de Notícias e no Público.


FONTE:  Observador.

NR: Tanto a Dra Rute Agulhas como todos os elementos da Comissão de Investigação liderada pelo Dr. Pedro Strecht são pessoas de idoneidade inquestionável, tomáramos nós ter um governo com elementos semelhantes.

Porém a "ic" não é uma identidade idónea, tem um curriculum que o atesta, muitos dos seus profissionais estão envolvidos nos maiores e variados crimes de todo o tipo e a cúpula tem-se entretido a ocultar, é para que serve! 
O nosso temor é de que estes convites da hierarquia da "ic" a pessoas  de elevado gabarito constituam manobra dissuasora  e fingida de querer tapar o sol com a peneira, aproveitando-se da ingenuidade honesta das personalidades convidadas. O mais fácil para a "ic"" é pagar indeminizações, tem um custo muito barato se se conseguir  diminuir a má fama que é apanágio da "ic".

Por muito que possa custar à Dra Rute Agulhas não acreditamos que o seu esforço venha a ter  fortes resultados sabendo também que tudo o que ela fizer e conseguir beneficiará alguém. Mas, a principal beneficiada será a "ic" que aproveitando-se da idoneidade e competência desta grande profissional terá oportunistas "mais-valias"!
.

As Focas


.
.

BOM DIA


.