27/05/2015

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

Um dia, a minha mãe e eu conversávamos sobre a vida e a morte, e eu disse-lhe: 
- Mãe, se um dia eu estiver num estado vegetativo, em que a minha vida dependa unicamente de aparelhos, desligue-os por favor. 
Com essas máquinas que me mantêm artificialmente com vida! 

EU PREFIRO MORRER !!! 

Então vi-a levantar-se olhando-me cheia de admiração ...
E puxando decididamente os fios, ela desligou: 
a tv, 
o dvd, 
o cabo de internet, 
o computador, 
o MP3/4, 
o playstation,
o wifi,
 o fixo ... 
E ainda me arrancou das mãos: 
o telemóvel, 
o tablet 
o Ipod, . . . 

QUASE ÍA MORRENDO, PUXA !!!
.
.


 O QUE NÓS 


  "APRENDEMOS"!




pelo segundo ano consecutivo


.
.




 700.000



VISITAS




ESTIMADOS PERSEGUIDORES E VISITADORES

Este blogue foi iniciado a 9 de Abril de 2009. Com objectivos vagos e noções precisas, absolutamente contra a calúnia, grosseria ou ordinarice. A brejeirice, o picante e o non sense seriam pedras de toque para a nossa diversão e recreio.
 .
Pouco a pouco mudámos a agulha, desejámos ser mais interventivos, aumentar os nossos conhecimentos, divulgar outros interesses, opiniões de quem sabe opinar, mas sem nunca  esquecer a nossa modéstia e pequena dimensão. Também nunca aceitámos  publicidade paga nas nossas páginas e a que inserimos foi pela criatividade demonstrada.

Estão pois contentes os pensionistas por hoje, por volta das 23 horas se atingir este número quase mágico de meio milhão mais 200 mil visualizações de páginas, corresponde a um pouco mais de 116.000 visualizações por ano. Como sabem o contador de visitas não é nossa pertença, é do gestor global dos blogues.

No futuro a começar agora iremos ser os mesmos e também diferentes, oxalá nos surjam ideias para o efeito, creiam que além de nos divertirmos este blogue dá trabalho, muito.

Hoje, temos 3 pedidos a fazer:
- Por favor façam mais comentários às inserções, prometemos desde o início não haver censura aos mesmos e cumprimos, foram apenas excluídos comentários insultuosos ou caluniosos.
- Também temos uma espécie de posto  de correio para onde podem mandar tudo o que queiram que se publique e tudo será publicado sem censura, eis o endereço: "apxxdxdocorreio@gmail.com"
- Inscrevam-se como perseguidores, não ganham nada com isso mas é "confortante" sentir a vossa presença.
.
 700 mil abraços

Por último UM GRANDE AGRADECIMENTO por nos visitarem e "perseguirem" nomeadamente aos  que gradualmente puseram a sua janelinha na coluna da direita para nos fazerem companhia.
  ABJEIAÇOS

OS PENSIONISTAS


.
.


 AS PENSÕES

E A SUA

SUSTENTABILIDADE



CLIQUE EM "Programa OLHOS NOS OLHOS"

Se no dia do programa não teve oportunidade de ficar mais esclarecido sobre o tema, dispense-se tempo para se esclarecer agora, este programa é extenso mas terrívelmente claro e polémico.
Fique atento às declarações da Dra. Maria Margarida Correia de Aguiar.

.
.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

Quinta das Cruzes 
é 'Museu da Semana' da Rede Portuguesa

O Museu Quinta das Cruzes, espaço tutelado pela DRAC, é o “Museu da Semana” na página do Facebook da Rede Portuguesa dos Museus (RPM), rubrica que tem como objetivo destacar e divulgar, durante uma semana, cada um dos museus da RPM.
 .
A divulgação do Museu Quinta das Cruzes nesta rede social iniciou-se no passado dia 25 e vai decorrer até 29 de Maio, sexta-feira, sendo que diariamente estão a ser publicados artigos relacionados com a história do espaço, coleções existentes, atividades educativas, eventos realizados, entre outros destaques.

O Museu Quinta das Cruzes integra a RPM desde 2002, rede que integra atualmente 142 museus de todo o território nacional. A página institucional da RPM no Facebook foi criada em 2014.

Para acompanhar as publicações do Museu Quinta das Cruzes no âmbito da rubrica “Museu da Semana”, basta aceder à página do Facebook da RPM em
https://www.facebook.com/pages/Rede-Portuguesa-de-
-Museus

* Visitar museus é aprender Portugal
Morada: 
Calçada do Pico, n.º 1
9000-206 Funchal
Telefone: 
(351) 291 740 670
Fax: 
(351) 291 741 384
E-mail: 
Website: 

.
.
.


MOSCHINO


  
BY JEREMY 
SCOTT
PRIMAVERA/VERÃO
2015




.
.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Emprego: 
IEFP tem 20 mil vagas que ninguém quer

O Instituto de Emprego e Formação Profissional está a receber mais ofertas de emprego esta ano e o número de colocações também tem aumentado. No entanto, segundo o Jornal de Notícias, no final do mês de Abril estavam por preencher 20.849 vagas de emprego. Comércio, turismo e restauração, e imobiliário e serviços de apoio são as actividades que mais procuram novos trabalhadores.
 .
20 mil vagas?
Os dados do IEFP indicam que entre Janeiro e Abril deste ano, as ofertas de emprego aumentaram 11,8% face aos primeiros quatro meses do ano passado. No que diz respeito às colocações o aumento foi de 19,9% face ao mesmo período do ano passado.

"Esta maior dinâmica é explicada parcialmente pela recuperação da actividade económica, mas está também relacionada com o impacto das medidas activas de emprego, que permitem às empresas receber apoios que pagam parte da remuneração ou beneficiar de reduções da TSU", escreve o mesmo jornal.

* A actividade económica não está a recuperar, antes pelo contrário. Não se pode acreditar no IEFP,  este instituto entrevistou mais de 1.200 mulheres vítimas de violência doméstica, entregou um desses 20 mil lugares a alguma delas?

.
.

 III - GRANDES EXPLORADORES
 2-FRANCIS DRAKE




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.



.
.

HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Banco Alimentar promove 
recolha de Alimentos

Os alimentos angariados destinam-se a apoiar mais de 2 mil instituições.

Os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome promovem, no fim de semana, mais uma campanha nacional de recolha de alimentos para responder às carências alimentares de milhares de famílias portuguesas, disse hoje à Lusa a presidente da instituição. 
.

Os alimentos angariados na campanha destinam-se a apoiar 2.665 instituições de solidariedade social que distribuem diariamente cabazes de alimentos e refeições confecionadas a 410 mil pessoas carenciadas. Segundo Isabel Jonet, as instituições pedem sempre um reforço dos cabazes alimentares, porque têm mais pedidos de famílias e pessoas carenciadas. Isabel Jonet destacou a importância desta rede de instituições, afirmando que "tem sido a grande almofada de segurança das famílias portuguesas".

Um estudo promovido pelo Banco Alimentar e pela Entreajuda revela que uma em cada três pessoas que recorreram a instituições de solidariedade social no ano passado afirmou ter passado fome pelo menos uma vez por semana devido à falta de dinheiro.

Apesar disso, o estudo assinala que os dados recolhidos em 2014 e 2015 revelam uma melhoria na situação alimentar destes utentes relativamente a 2012 (26 e 14 por cento respetivamente). A campanha decorrerá em 2.000 superfícies comerciais de todo o país, contando com o envolvimento de 42 mil voluntários.

* TEMOS DE AJUDAR!

.

CATARINA HOMEM DA COSTA

.




Quando levar 
o seu filho ao psicólogo

Tomar a decisão de levar um filho ao psicólogo pode ser difícil, por várias razões: uma delas é que, como sabemos, todas as crianças passam por “fases” mais ou menos passageiras em que apresentam comportamentos preocupantes, mas que fazem parte do seu desenvolvimento. Outras vezes podem estar a reagir emocionalmente a algum evento stressante tal como a morte de um familiar, a separação dos pais, a mudança de escola ou outros. Muitos comportamentos são normais ou até esperados em determinadas situações, outros não. Por vezes os pais não notam nada de preocupante, mas o médico ou o professor alertam para algo que parece não estar bem.

Como saber se o seu filho precisa de ajuda? Primeiro é importante reflectir se o comportamento em questão está a prejudicar a sua vida pessoal, familiar, escolar, social ou a sua saúde.

Alguns sinais de alerta a ter em atenção nas crianças são: redução significativa no rendimento ou interesse escolar, desinteresse repentino por actividades que antes gostava, isolamento de amigos e/ou familiares, problemas de comportamento (hiperactividade, irritabilidade, agressividade, oposição, passividade), tristeza e desânimo persistente, alterações no sono ou na alimentação, regressão para comportamentos mais infantis que já haviam sido ultrapassados, problemas de concentração, atraso no desenvolvimento, baixa auto-estima, alterações de humor repentinas e frequentes, preocupações, medos e ansiedades excessivas, queixas físicas frequentes sem causa médica ou pensamento suicida.

O psicólogo, por ser alguém neutro, especializado, com técnicas adequadas e não envolvido emocionalmente no problema, consegue ter uma visão diferente, clara e imparcial. Muitas vezes quando os problemas são detectados e tratados precocemente evitam quadros mais graves na adolescência ou idade adulta, pois nessa altura já se tornaram mais enraizados e estruturados, logo, mais difíceis de resolver.  

Psicóloga clínica

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
26/05/15

.



519.UNIÃO


EUROPEIA



.
 
HOJE NO
 "OBSERVADOR"

PS promete 45 mil postos de trabalho
 até 2019

Com as medidas que constam no programa, o PS conta criar 45 mil postos de trabalho até 2019. Redução da TSU tem impacto de cinco décimas no défice público.

A sigla é a mesma: TSU (Taxa Social Única). As medidas são diferentes. Pelo menos é assim que o líder do PS quer que se leiam as propostas do partido para a próxima legislatura, que vão estar em discussão até ao final do mês. Costa não deixa cair a redução da TSU quer dos trabalhadores quer dos empregadores, mas dá novos argumentos para que esta medida não seja confundida com a polémica descida da TSU que o Governo de Passos Coelho tentou implementar em 2012. O principal é a criação de emprego agregada das medidas: 45 mil empregos até 2019. 
 .

“Muitos perguntam se não é fazer o mesmo que o governo. A TSU é a mesma, mas o que o Governo queria era aumentar em 7 pontos a dos trabalhadores para diminuir a da entidade patronal”, disse António Costa numa sessão de esclarecimento, em Lisboa, esta quarta-feira à noite sobre as propostas do partido para a Segurança Social.

Além da redução da TSU para os empregadores, o PS propõe também uma redução para os trabalhadores que, para os socialistas vão ter um impacto de cinco décimas no défice público, garantiu o coordenador do cenário macroeconómico, Mário Centeno.

O economista mostrou ainda outros impactos desta medida, agregada com as restantes: a criação de 45 mil empregos até 2019. Já para 2016, o PS acredita que é possível criar três mil empregos; em 2017 14 mil empregos, que sobem para 30 mil em 2018 e finalmente 45 mil em 2019. Já este mês em resposta às 29 perguntas do PSD, os economistas do PS admitiam um crescimento de 15 mil ao ano a partir de 2018.

Redução da TSU para as empresas
Difere na dose, no ritmo e no enquadramento da medida apresentada pelo Governo em 2012, mas na prática trata-se de uma redução da contribuição para a Segurança Social dos empregadores. “O que está aqui em causa não é baixar ou não a TSU (…), baixar a TSU tem uma vantagem sobre o emprego, na negociação colectiva. Se o financiamento for mais sobre os lucros e menos sobre a massa salarial, a margem de negociação aumenta”, acredita António Costa. Em causa está a criação do IRC social, ou seja, que parte do imposto sobre os lucros das empresas seja canalizado para a Segurança Social.

Redução da TSU para os trabalhadores
 É a medida que mais polémica causou nos úlimos dias, com os sindicalistas da Fesap a questionarem não só que esta medida colocaria em causa a sustentabilidade da Segurança Social como o impacto na redução no valor da pensão no futuro. Aos militantes, António Costa disse que esta medida “é muito importante” e que é apenas “temporária e provisória” e justificou a sua implementação com a necessidade de aumentar o rendimento disponível das famílias de imediato. “Não é a eliminação da sobretaxa do IRS que aumenta o rendimento disponível. A diminuição da contribuição tem um efeito imediato de aumentar o rendimento das famílias sem que isso ponha em causa a sustentabilidade da Segurança Social”, defendeu.

O PS decidiu ontem fazer uma resposta em duas frentes às críticas sobre as propostas relativas à Segurança Social, primeiro no Parlamento e depois na sessão de esclarecimento a militantes. Em ambos os sítios, António Costa garantiu que não vai aceitar um corte nas pensões em pagamento. E em ambos, pela voz de Vieira da Silva, o PS garantiu que estas medidas não põem em causa a sustentabilidade da Segurança Social: “Durante anos a única preocupação [da direita] foi a do do desnatar da Segurança Social. Foi a preocupação da privatização. A baixa da TSU é transitória e que tivemos o cuidado de enquadrar no seio da legislatura. É o que leva a cabo essa medida e a sua reversão. (…). Não é uma medida isolada. (…). Haverá na esfera pública dinheiro disponível para pagar as pensões”, garantiu. 

* Prometer 15 mil postos de trabalho por ano até quase um sem-abrigo com os copos diz. E quantos mil postos de desemprego promete o PS no mesmo espaço de tempo???
Dizem as notícias que estamos a consumir mais, não é um bom indicador, estamos a ser gastadores sem termos árvore de patacas, a continuar assim a vida dos portugueses vai piorar.
Presumindo que os políticos financeiros saben ler, estejam atentos ao que a dra. Teodora Cardoso escreve.

.
.


O MEU INSTRUMENTO



8-CAVAQUINHO




FONTE: TRAMA RADIOLA




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.



.
.


73.O MELHOR
 DA ARTE

07.GRANDES PINTORES

PORTUGUESES


ALMADA 

NEGREIROS



 NA PRIMEIRA PESSOA/1





Fonte: RTP

José Sobral de Almada Negreiros GOSE (Trindade, São Tomé e Príncipe, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho, pintura, etc.) e à escrita (romance, poesia, ensaio, dramaturgia), ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses . 



Almada Negreiros é uma figura ímpar no panorama artístico português do século XX. Essencialmente autodidata (não frequentou qualquer escola de ensino artístico), a sua precocidade levou-o a dedicar-se desde muito jovem ao desenho de humor. Mas a notoriedade que adquiriu no início de carreira prende-se acima de tudo com a escrita, interventiva ou literária. 



Almada teve um papel particularmente ativo na primeira vanguarda modernista, com importante contribuição para a dinâmica do grupo ligado à Revista Orpheu, sendo a sua ação determinante para que essa publicação não se restringisse à área das letras. Aguerrido, polémico, assumiu um papel central na dinâmica do futurismo em Portugal: "Se à introversão de Fernando Pessoa se deve o heroísmo da realização solitária da grande obra que hoje se reconhece, ao ativismo de Almada deve-se a vibração espetacular do «futurismo» português e doutras oportunas intervenções públicas, em que era preciso dar a cara" . Mas a intervenção pública de Almada e a sua obra não marcaram apenas o primeiro quartel do século XX. Ao contrário de companheiros próximos como Amadeo de Souza-Cardoso e Santa-Rita, ambos mortos em 1918, a sua ação prolongou-se ao longo de várias décadas, sobrepondo-se à da segunda e terceira geração de modernistas. 



A contundência das suas intervenções iniciais iria depois abrandar, cedendo o lugar a uma atitude mais lírica e construtiva que abriu caminho para a sua obra plástica e literária da maturidade. Eduardo Lourenço escreve: "Estranho arco de vida e arte o que une Almada «Futurista e tudo», Narciso do Egipto da provocante juventude, ao mago hermético certo de ter encontrado nos anos 40, «a chave» de si e do mundo no «número imanente do universo»" . 



Almada é também um caso particular no modo como se posicionou em termos de carreira artística. Esteve em Paris, como quase todos os candidatos a artista então faziam, mas fê-lo desfasado dos companheiros de geração e por um período curto, sem verdadeiramente se entrosar com o meio artístico parisiense. E se Paris foi para ele pouco mais do que um ponto de passagem, a sua segunda permanência no estrangeiro revelou-se ainda mais atípica. Residiu em Madrid durante vários anos e o seu regresso ficou associado à decisão de se centrar definitiva e exclusivamente em Portugal. 



Ao longo da vida empenhou-se numa enorme diversidade de áreas e meios de expressão – desenho e pintura, ensaio, romance, poesia, dramaturgia… até o bailado –, que Fernando de Azevedo classifica de "fulgurante dispersão"5 . Sem se fixar num domínio único e preciso, o que emerge é sobretudo a imagem do artista total, inclassificável, onde o todo supera a soma das partes. Também neste aspeto Almada se diferencia dos seus pares mais notáveis, Amadeo de Souza-Cardoso e Fernando Pessoa, cuja concentração num território único, exclusivo, foi condição necessária à realização das obras máximas que nos deixaram como legado. 



Personalidade incontornável, a inserção de Almada Negreiros na vida e na cultura nacionais é extremamente complexa; segundo José Augusto França, dele fica sobretudo a imagem de "português sem mestre" e, também, tragicamente, "sem discípulos".
"WIKIPÉDIA "
.
.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Relatório:
Estado lucrou 349,5 milhões de euros
 com Tribunal de Contas

A atividade do Tribunal de Contas (TdC) em 2014 traduziu-se em benefícios financeiros de 349,5 milhões de euros.

"Alcançaram-se, em 2014, benefícios para o cidadão contribuinte" resultantes de despesa pública cancelada ou reduzida e "efetivamente impedida" pela ação do TdC, a par do pagamento de multas e outras rubricas, que se traduziram num benefício financeiro que "ascendeu a 349,5 milhões de euros", indica o relatório de atividades daquele tribunal no ano passado.
 .
Por parcelas, o documento assinado por Guilherme d'Oliveira Martins informa que a despesa pública cancelada ou reduzida foi de 72,3 milhões de euros, que a verba "efetivamente impedida" ascendeu aos 196 milhões de euros, que houve outros "impactos financeiros no montante de 80,4 milhões de euros, ou que a efetivação de responsabilidades financeiras e pagamento de multas permitiu recolher 787 mil euros.

Globalmente, o TdC formulou em 2014 um total de 1605 recomendações, vendo também acolhidas 431 das produzidas em anos anteriores e verificou que o grau de acolhimento das feitas em 2011 e 2012 "foi de 70%".

Houve um total de 1185 entidades controladas, foram decididos 2251 processos de visto, concluídas 93 auditorias e verificações externas de contas, emitidos quatro pareceres e concluídas quatro ações de acompanhamento de execução orçamental.

Ao nível do controlo prévio, foi feito o controlo de 2251 atos, contratos e outros geradores de despesa pública remetidos por 471 entidades, com um volume financeiro de 2902 milhões de euros.

* Esmiúçando em 2014.
-  O TdC anulou 72,3 milhões euros de despesismo do sector público
-  O TdC impediu que 192 milhões de euros fossem gastos em fancaria e cambalachos.
-  O TdC gerou recitas no valor de 80,4 milhões de euros

Os senhores do governo e das autarquias deviam aprender com Guilherme Oliveira Martins e a sua excelente equipa.

.
.

Sérgio Godinho

O Coro das Velhas


.
.
HOJE NO
 "RECORD"

Pereira Cristóvão: 
«Não havia mosca que entrasse na
.Academia sem que Duque soubesse»

O antigo vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão, principal arguido no "Caso Cardinal", disse perante a juiza que Luís Duque, na altura administrador da SAD, "mentiu em tribunal" ao afirmar que desconhecia a monitorização a jogadores. 
 .

"Como homem do futebol e atual presidente da Liga [Portuguesa de Futebol Profissional], até compreendo que o tenha feito", disse Paulo Pereira Cristóvão na primeira vez que prestou declarações em tribunal neste processo.

Paulo Pereira Cristóvão é acusado de um crime de burla qualificada, outro de branqueamento de capitais, dois de peculato, mais um de devassa por meio informático, um de acesso ilegítimo e, por fim, um de denúncia caluniosa agravada.

Segundo a acusação, Paulo Pereira Cristóvão foi o mentor de um esquema para efetuar um depósito de 2.000 euros na conta do árbitro auxiliar José Cardinal, para posteriormente o acusar de ter sido subornado antes de um jogo entre o Sporting e o Marítimo.

Em tribunal, o antigo dirigente leonino explicou que ainda antes de integrar com Luís Duque a lista liderada por Godinho Lopes, o atual presidente da Liga lhe pediu uma reunião para falar sobre o Sporting

"Acordámos que tinha de haver um controlo mais efetivo dos jogadores. Havia laxismo no Sporting. Não existia exigência", afirmou Paulo Pereira Cristóvão.

O antigo inspetor da Polícia Judiciária garantiu também que quem estava no Sporting sabia que "não havia uma mosca que entrasse na Academia sem que o Dr. Luís Duque soubesse".

* Acreditamos em Pereira Cristóvão nas referências a Luís Duque, já tinha mentido no caso João Pinto.


.
.

TANGO NA VERTICAL


.
.

HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Terapeuta da fala detido 
por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção, no distrito de Lisboa, de um terapeuta da fala, de 29 anos, suspeito da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças suas pacientes. 
 .
"Os factos delituosos ocorreram no interior do consultório do presumível autor, o qual tem a profissão de terapeuta e técnico de diagnóstico. As vítimas identificadas, até ao momento, são duas, uma do sexo masculino, com 5 anos, e outra do sexo feminino, com 6", refere a PJ, em comunicado.

Fonte policial indicou à agência Lusa que as duas crianças eram pacientes do suspeito, terapeuta da fala, acrescentando que a investigação vai continuar, havendo a possibilidade de o número de vítimas poder ser superior, pois o detido já exercia a profissão há algum tempo.

Na nota, a PJ sublinha que "os abusos aconteceram de forma reiterada, durante cerca de um ano, encontrando-se a investigação a apurar a eventual existência de outras vítimas menores".

O homem foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal da Comarca de Sintra, tendo ficado sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

* Eles são padres, professores, médicos, pais e tios, terapeutas da fala, que porra de país é este?

.
.

22.ENRIQUEÇA A

SUA BIBLIOTECA













.
.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Maioria impede que UTAO apure valor
. total dos benefícios fiscais ao Novo Banco

O PSD e o CDS não permitem que a UTAO calcule o impacto orçamental dos benefícios fiscais concedidos pelo Estado ao Novo Banco.
 .
Nem a ministra das Finanças avança com um montante nem a maioria permite que seja a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que pertence ao Parlamento, a calcular qual o valor global dos benefícios fiscais que vão ser concedidos ao Novo Banco.

Esta quarta-feira, 27 de Maio, PSD e CDS/PP rejeitaram um requerimento do PS que pedia que a UTAO calculasse o valor total dos benefícios atribuídos ao Novo Banco, que são concedidos, com efeitos retroactivos, após uma alteração legislativa.

A favor dessa análise por parte da UTAO votaram o PS, o PCP e o BE. Contudo, como o PSD e o CDS têm maioria absoluta parlamentar, o requerimento foi rejeitado.

A maioria justificou-se com o facto de a análise aos benefícios fiscais ao Novo Banco não caber na competência da UTAO, como lembrou o deputado social-democrata Carlos Silva.

A deputada bloquista Mariana Mortágua lembrou, contudo, que o PSD quis que fosse a mesma UTAO a analisar o cenário macroeconómico proposto pelo PS para os próximos anos.

Houve uma alteração legislativa em Maio que, com direitos retroactivos, permitia a isenção de pagamento de custos relativamente à transmissão de activos do BES para o Novo Banco, na altura da resolução, em Agosto passado. O Governo diz que esta modificação foi apenas uma clarificação na lei.

Sabe-se que há pelo menos 85 milhões de euros em benefícios fiscais, conforme acusou inicialmente o PCP, relativos à isenção de imposto municipal sobre transmissões (IMT), imposto do selo e emolumentos em tudo o que se refere à transferência de créditos e património do BES para o Novo Banco.

Além disso, o Banco de Portugal sancionou a transferência de 240 milhões de euros de prejuízos fiscais do BES para o Novo Banco, operação já aprovada pela Autoridade Tributária, como o Negócios avançou a 20 de Maio.

* Com quem estará coligada a maioria???

.
.

CAMINHANDO

SOBRE O NADA


A mil e dez metros de altura e ao longo de quase 27 metros, no Parque Nacional de Longgang (China), foi construído o maior percurso pedestre de vidro do mundo suspenso

Chama-se Yuanduan e significa “no final das nuvens”, segundo o ABC
Para quem já sentiu algumas vertigens ao atravessar (ou só de pensar nisso) o miradouro com chão de vidro no Grand Canyon, saiba que este novo caminho pode mesmo desafiar o seu equilíbrio: é que o novo percurso vitral chinês é cinco metros mais alto que o percurso americano

A construção começou em março de 2014 e obrigou a um investimento de cinco milhões de euros. As obras acabaram um ano depois. Yuanduan já pode ser visitado desde abril.

Caminhar sobre o ar neste parque da China durante meia hora custa cerca de nove euros, de acordo com o The Guardian, mas é possível que tenha de esperar algumas horas na fila. É que os responsáveis pelo parque só deixam passar trinta pessoas de cada vez.

Uma questão de segurança? Não, apenas de otimizar a visita: na verdade, Yanduan suporta o peso de 200 pessoas, é resistente a um terramoto de magnitude oito e permaneceria de pé mesmo que fosse atravessado por um tornado.

.
.
HOJE NO
 "DESTAK"

IEFP já atendeu mais de 1.200 mulheres vítimas de violência doméstica

Mais de 1.200 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional em sistema de atendimento prioritário e reservado, desde que a medida entrou em vigor, anunciou hoje a secretária de Estado da Igualdade. 
 .
A falar perante os deputados, no decorrer da reunião plenária onde foram apresentados uma proposta de lei do Governo e dois projetos de lei do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista (PCP) sobre violência doméstica, Teresa Morais apontou que uma das alterações legislativas que o Governo propõe é o da legislação passar a prever este atendimento reservado e prioritário por parte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

"Desde que esta medida está em curso, ela já ajudou 1.243 vítimas e todas estas mulheres tiveram nos 84 pontos focais do país do IEFP atendimento prioritário e reservado", adiantou a secretária de Estado. 

* Para já o procedimento de atendimento às vítimas é boa, mas a senhora secretária de Estado da Igualdade não menciona as medidas tomadas a fim de melhorar a vida das senhoras, nem em qualidade nem em quantidade. O que é que mudou na vida delas???


.