19/05/2010

INVEJOSO

clique para ampliar

MANINGUE NICE

CAMILO LOURENÇO

Soberania? Ficamos melhor sem ela


O FMI já cá esteve duas vezes: em 78-79 e 83-85. Das duas estivemos a semanas de ficar sem divisas para pagar importações de produtos básicos. E das duas recuperámos em tempo recorde. A tal ponto que o FMI passou a citar Portugal como...

O FMI já cá esteve duas vezes: em 78-79 e 83-85. Das duas estivemos a semanas de ficar sem divisas para pagar importações de produtos… básicos. E das duas recuperámos em tempo recorde. A tal ponto que o FMI passou a citar Portugal como case-study.

Na crise actual, que em termos de gravidade se compara às duas primeiras, o FMI foi substituído pelo "Directório" da União Europeia (Merkel e Sarkozy). Foi esse Directório que "convenceu" o Governo a tomar medidas urgentes e difíceis para reduzir o défice orçamental.

Há uma lição a tirar da forma como o país saiu (sai, no caso actual) destas crises: em todas a receita para curar as maleitas foi imposta do exterior. Por outras palavras, é razoável concluir que nenhuma solução de governo em Portugal consegue aplicar as políticas macroeconómicas (identificadas pelos economistas nacionais…) de que o país precisa para sair das crises. Seja lá porque for: eleitoralismo, maioria relativa, pressão dos grupos de interesses…

É por isso que a decisão do "Directório", de avalizar os orçamentos dos países que fazem parte do Euro antes de entrarem em vigor, é a melhor coisa que nos podia acontecer. Se não somos capazes de tomar conta de nós próprios, com o risco de prejudicarmos a vida dos outros (um disparate orçamental nosso prejudica quem connosco partilha o Euro), então que sejamos governados a partir do exterior.


P.S. - A Saldanha Sanches devo o que sei de Finanças Públicas. A ele devo-lhe o ser jornalista (coisa que ele nunca deixou de ser). É por isso que só me posso despedir dele com um "Até qualquer dia"

in "JORNAL DE NEGÓCIOS"
17/05/10

SARA MONTIEL

Patinadora incrivel



enviado por D.A.M.

O canito não era para comer...............



enviado por D.A.M.

5 - O L H A R E S

clique para ampliar





VULCÃO DA ISLÂNDIA


"A nuvem de cinza que cobre a Europa nao é do vulcão da Islândia.

É do pó que sai do abanar dos cachecóis do Benfica."

TENHA UM BOM DIA

Desemprego bate recorde
Os portugueses começaram 2010 com níveis de desemprego recorde. Segundo dados do INE, do primeiro trimestre do ano, a taxa de desemprego fixou-se nos 10,6 por cento. Isto quer dizer que havia 592,2 mil portugueses sem trabalho. É um máximo histórico.
Mas se à taxa de desemprego ontem revelada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) somarmos os portugueses sem trabalho mas que também não o procuraram e os de-sempregados que por fazerem biscates saem das estatísticas oficiais, Portugal tem, na realidade, 729 mil pessoas sem trabalho. Algo que, como explicou o economista Eugénio Rosa, "atira a taxa de desemprego do País para perto dos 13 por cento".
"CORREIO DA MANHÃ"

Queiroz confiante em ter Pepe a 100 por cento
Pepe não vai ter direito ao dia e meio de folga. "Até dia 30 - altura em será feita a nova avaliação - estaremos focados na sua preparação ao nível individual e depois avançaremos para o trabalho coletivo. Se jogará a 8 de junho [com Moçambique] não sei", esclareceu o selecionador nacional em conferência de imprensa.
"RECORD"

Urgências estão em risco de fechar ou perder qualidade
Os hospitais portugueses temem que a proibição das contratações de médicos possa pôr em risco o funcionamento dos serviços e até condicionar a abertura de alguns serviços de urgência. Uma preocupação que é também partilhada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes: "Sem recursos só temos uma de duas soluções: ou os serviços fecham ou os critérios de qualidade vão ter de baixar", alerta.
A medida de contenção orçamental preocupa os administradores hospitalares, que aguardam ansiosamente a recepção de directivas mais precisas. Uma delas, e que ainda não foi clarificada, é se os hospitais-empresa vão ficar de fora destas restrições, o que ainda não foi referido até ao momento.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Tribunais podem dar adopção gay
A questão da adopção de crianças por casais do mesmo sexo pode acabar no Tribunal Constitucional e levar ao fim da proibição imposta pela nova legislação. Basta que os casais homossexuais interponham um processo que impugne o acto de recusa da adopção.
Parece uma questão académica, mas não é, e pode espoletar a discussão da proibição da adopção de crianças por casais do mesmo sexo. Tendo em conta o sistema da "Fiscalização Difusa da Constitucionalidade", qualquer casal homossexual que tente impugnar tal recusa pode ver o tribunal não só dar-lhe razão, como a determinar que a norma estabelecida pelo artigo 3º viola a Constituição.
Resultado final: chegados três casos semelhantes ao Tribunal Constitucional (TC) e declarada a inconstitucionalidade dos mesmos, à terceira, a norma terá de ser expurgada do Ordenamento Jurídico. Sendo que este foi o único artigo, da lei que estabelece o casamento homossexual, que o Chefe de Estado, Cavaco Silva, não enviou ao TC.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Euro regista mínimo de mais de quatro anos
e negoceia abaixo dos 1,22 dólares

A moeda única negoceia em queda, pressionada pela proibição da venda de alguns produtos derivados que são usados para especular contra obrigações e acções. A medida está a gerar receios de que a crise orçamental na Europa ainda venha a piorar.
O euro desce 0,25% para 1,2172 dólares e chegou a tocar os 1,2144 dólares, negociando ao valor mais baixo desde 17 Abril de 2006. A divisa europeia depreciou 8,9% durante este ano face a moedas de outros países desenvolvidos, segundo o Índice de Correlação da Bloomberg.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Sub-17: Portugal entra a ganhar no Europeu
A Selecção Nacional sub-17 entrou com o pé direito na fase final do Europeu da categoria, que hoje se iniciou no Liechtenstein, ao bater a congénere da Suíça, por 3-0.
"A BOLA"


Nova taxa agravada do IRS vai afectar todo o rendimento de 2010
O agravamento da taxa de IRS, previsto no pacote de medidas de austeridade, mas que ainda não está em vigor, será aplicado a todo o rendimento anual. O esclarecimento foi feito ontem ao i pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, à margem da conferência do jornal "Água & Ambiente".
Questionado sobre se os subsídios de férias pagos antes da aplicação da nova taxa seriam afectados, Sérgio Vasques respondeu que a taxa será aplicada "ao rendimento anual", o que à partida incluirá os montantes auferidos antes da entrada em vigor deste agravamento fiscal.
"i"

Cem mil euros em terceiros computadores para deputados
Nas últimas duas semanas, os deputados foram informados por e-mail que vão receber "computadores de mesa" que permitem "o acesso dos deputados à mesma área de trabalho, independentemente de se encontrarem no gabinete ou no plenário". Segundo a missiva, os equipamentos são "terminais virtuais de tecnologia idêntica aos existentes na Sala das Sessões". O PÚBLICO contactou o gabinete da secretária-geral da AR, Adelina Sá Carvalho, que confirmou a aquisição de novos equipamentos, mas precisou não se tratar de computadores de mesa. De acordo com Maria do Rosário Bóleo, adjunta da secretária-geral, os gabinetes serão equipados, não com um computador, mas sim com "um terminal thin-client que permite a ligação à bancada electrónica parlamentar".
"PÚBLICO"

PIROPO

Já se sabe qual o piropo ganhador de 2009 que destronou o magnifico piropo de 2008:

"És como um helicóptero. Gira e boa."

O prémio de piropo do ano 2009 vai então para:

"Olá minha estrela! Queres cometa?"


Agradecimentos ao Sindicato dos Trolhas de Portugal, que todos os anos na sua cerimónia elege o que de melhor se pratica (ou não) na construção civil!

O ROBOT


Um homem chega a casa depois do trabalho, com um robô que detecta mentiras.

Chega o filho dele, 2 horas atrasado depois de sair da escola.
- Onde andaste tu? Pergunta o pai
- Estive na biblioteca a fazer trabalhos de casa!
E zuca, o robô vai ter com o puto e prega-lhe um valente tabefe!
O pai explica:

- Filho, este robô detecta mentiras. É melhor dizeres a verdade...
- OK, estive em casa de um colega meu e vimos um filme: "Os 10 Mandamentos"...
E sai outra galheta no puto, dada pelo robô!
- Ai! - Diz o miúdo - Pronto, está bem, era um filme pornográfico...

Diz o pai:

- Envergonhas-me! Eu na tua idade nunca mentia aos meus pais!
E vai o robô e prega uma chapada, desta vez no pai...

A mãe, cansada de assistir àquela cena, vira-se para o marido e diz:

- Vê-se mesmo que é teu filho!...

PAF! O robô dá um valente tabefe na mulher...

BANCO TURCO

TEOREMA DO BURRO

TEOREMA DO BURRO

Equação 1

Humano = comer + dormir + trabalho + curtir

Burro = comer + dormir

Humano = burro + trabalho+ curtir

Portanto:

Humano-curtir = Burro + trabalho

Por outras palavras,

Um Humano que não sabe curtir = Burro que trabalha.

Equação 2

Homem = comer + dormir + ganhar dinheiro

Burro = comer + dormir

Então:

Homem = Burro + ganhar dinheiro

Portanto:

Homem - ganhar dinheiro = Burro

Por outras palavras:

Um Homem que não ganha dinheiro = Burro.

Equação 3

Mulher = comer + dormir + gastar dinheiro

Burro = comer + dormir

Então:

Mulher = Burro +gastar dinheiro

Portanto:

Mulher - gastar dinheiro = Burro

Por outras palavras,

Uma Mulher que não gasta dinheiro = Burro

Podemos concluir através das equações 1 e 2:

Um Homem que não ganha dinheiro = Uma mulher que não gasta dinheiro

Então:

Postulado 1:

O Homem ganha dinheiro para que a mulher não se torne burra!

Postulado 2:

A Mulher gasta dinheiro para que o Homem não se torne burro!

Assim, temos:

Homem + Mulher = Burro + ganhar dinheiro + Burro + gastar dinheiro

Por último, dos postulados 1 e 2, podemos concluir que:

Homem + Mulher = 2 Burros que vivem felizes juntos!

JORNAIS DE HOJE

clique para ampliar