17/05/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.

59-Futurando



59-FUTURANDO
Por que manequins de plástico podem ser
os próximos a viajar para a Lua




1:32 Na Terra, a atmosfera protege-nos da maior parte da radiação cósmica prejudicial. No entanto, os astronautas não contam com essa protecção quando fazem viagens espaciais. Que efeitos isso pode trazer a longo prazo? A saúde deles pode ficar prejudicada? Esta edição do Futurando mostra que pesquisadores alemães querem responder a essas perguntas com o apoio de dois bonecos muito especiais. Com os resultados, eles esperam tornar mais segura a jornada do homem no espaço.

5:52 Essas informações serão muito importantes no futuro, caso o homem tenha que pensar em viver noutros lugares do universo. Quanto mais as previsões alarmantes sobre o clima na Terra avançam, mais em alta fica a pergunta: existem alternativas para o ser humano, como outro planeta habitável, por exemplo? Quantos exoplanetas estão localizados nas chamadas zonas habitáveis? É o que você confere neste Futurando.

08:42 Não importa onde, uma certeza é que os seres humanos precisam de água para sobreviver. Ela está presente no cérebro, nos músculos e nas células. Em média, nosso corpo é composto por 65% de água - e, na juventude, esse valor é ainda maior, chegando a 80%. Ela é fundamental para o transporte de oxigénio e de outras substâncias, pela eliminação de resíduos e pelo resfriamento do corpo. O Futurando explica mais sobre a importância desse líquido vital para o corpo humano.

13:28 Enquanto não temos como nos mudar para outro planeta, a solução é cuidar do nosso, a Terra. Jardins suspensos são apenas uma das ideias para tornar os edifícios mais sustentáveis. O programa explica como edifícios estáveis poderão ser criados no futuro sem desperdiçar recursos. Pesquisadores estudam se o uso de grandes bolas de ar em vigas de concreto pode diminuir o uso de matérias de construção.

18:00 Fachadas verdes são uma opção para levar mais natureza às cidades, trocando o cinza do concreto por algo mais sustentável. Esses jardins, além de agradarem aos olhos, trazem muitos outros benefícios às pessoas. Eles ajudam a purificar o ar e a deixar o ambiente até 5 °C mais fresco. Além disso, podem ser utilizadas para o cultivo de alimentos, como mostra o Futurando. No entanto, há também desafios: como, por exemplo, de que forma regar plantas nas paredes de arranha-céus. Você tem algum palpite? 



FONTE: DW Brasil 
.
.
V- G Σ́ N I O S
4-
𝓒𝓱𝓻𝓲𝓼𝓽𝓸𝓹𝓱𝓮𝓻 𝓦𝓻𝓮𝓷,
𝓡𝓸𝓫𝓮𝓻𝓽 𝓗𝓸𝓸𝓴𝓮,
𝓡𝓸𝓫𝓮𝓻𝓽 𝓑𝓸𝔂𝓵𝓮,
𝓘𝓼𝓪𝓪𝓬 𝓝𝓮𝔀𝓽𝓸𝓷,
𝓔𝓭𝓶𝓸𝓷𝓭 𝓗𝓪𝓵𝓵𝓮𝔂



FONTE:   DocumentariosCiencia

.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸 𝕞𝕦𝕝𝕙𝕖𝕣 𝕠𝕦𝕤𝕒𝕕𝕒 𝕒 𝕗𝕠𝕣𝕥𝕦𝕟𝕒 𝕕𝕒́ 𝕒 𝕞𝕒̃𝕠


.
.
Fantasia Disney

Mother nature
to music of Hans zimmer


.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸𝕞𝕚𝕘𝕠 𝕕𝕚𝕝𝕚𝕘𝕖𝕟𝕥𝕖, 𝕖́ 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖


.
.
Laurinda Alves

  O poder da comunicação
neste século  


Laurinda Alves falou no TEDxAveiro sobre o "Poder da Comunicação neste Século", abordando a sua perspectiva muito particular do que é a comunicação como ferramenta essencial do desenvolvimento quer dos talentos, quer das competências individuais. 
Explicou que ninguém nos ensina a comunicar de forma adequada desde que somos crianças, o que propicia que guardemos terríveis memórias: as provas orais, os exames, as apresentações públicas, etc. 
Segundo ela, dons e talentos e competências adquiridas são coisas diversas e portanto podemos ser o que quisermos porque podemos todos aprender e treinar competências.
.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸 𝕗𝕠𝕞𝕖 𝕖́ 𝕒 𝕞𝕖𝕝𝕙𝕠𝕣 𝕔𝕠𝕫𝕚𝕟𝕙𝕖𝕚𝕣𝕒


.

JOSÉ MANUEL BOAVIDA

.





APDP, hoje, tão ou mais 
que nunca! 94 anos a criar 
apoio às pessoas com diabetes

Estamos cá porque somos necessários. Pelas exigências de uma doença tão complexa. Pela exigência de políticas que combatam a diabetes, prevenindo-a e possibilitando que a esperança e a qualidade de vida destas pessoas sejam iguais à da restante população.

Comemorar 94 anos num período de pandemia e de incompreensão do que é a diabetes, de qual o seu impacto na vida das pessoas e da sociedade, não é fácil.

Uma palavra é merecida para aqueles que têm morrido, exatamente porque a diabetes agravou o impacto da infeção pelo vírus SARS-CoV-2. Uma palavra para aqueles que quotidianamente, hora a hora, cuidam de si, avaliando, ajustando o tratamento e controlando a sua situação. Os que estão a trabalhar, em teletrabalho ou em confinamento. Uma palavra para os que criaram e desenvolveram esta instituição filantrópica e benemérita, a APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. Muita força, muita dedicação, muita determinação, em fazer valer um dos seus desígnios iniciais: fazer com que as pessoas com diabetes vivam e trabalhem como se não tivessem uma doença. Devolver as pessoas à sociedade!

“Que força é essa?”, perguntava Sérgio Godinho. É uma força, existente em todas as pessoas com diabetes, forjada numa forma de vida que lhes é imposta, nunca pedida ou desejada, de controlo diário de uma doença. Vinte e quatro horas sob vinte e quatro horas! Viver a doença não com o sentimento de derrota mas de desafio, de obrigação de se suplantar. Fazer o que todos os cidadãos fazem e cuidar de si, como só o próprio o pode fazer.

Este ano vivemos uma situação única. Apesar de a pandemia nos afetar a todos de forma diferente, há evidência de um maior risco nas pessoas com diabetes (link is external) se forem atingidas pelo coronavírus SARS-CoV-2. Não há nenhum país que não o afirme, não há nenhuma organização, da OMS ao CDC, passando pelas entidades sanitárias de todo o mundo: a diabetes é um enorme risco se for complicada com a covid-19! É a literatura científica que, ao avaliar os resultados, permite essa conclusão. Por isso, não entendemos e não aceitamos a decisão injustificável do Governo (link is external) de retirar a diabetes da lista de doenças beneficiárias do regime excecional de proteção no âmbito da covid-19, colocando de parte um conjunto de pessoas que procuram cuidar o melhor de si para terem a melhor saúde possível.

A proteção de pessoas em risco e mais vulneráveis é demasiado séria para poder ser ignorada em função de putativas necessidades económicas.

Não podemos, pois, deixar de exigir a correção deste retificativo que apagou a diabetes e a hipertensão. Reunimos com os grupos parlamentares e esperamos que a situação seja rapidamente resolvida. Que a sua palavra seja respeitada. Qualquer discriminação não faz qualquer sentido. As pessoas querem proteger-se e o nosso papel só pode ser ajudá-las a protegerem-se. Ninguém pode estar contra o mundo destas pessoas e dos seus familiares.

A APDP já passou, e ultrapassou, grandes desafios. Da coragem em pôr as pessoas a auto-injetarem-se, da necessidade de arranjar insulina nos primeiros anos após a sua descoberta, do período da Segunda Grande Guerra, em que a insulina escasseou, após a invasão nazi da Dinamarca. Desafios na implementação de novos modelos de acompanhamento e de assistência, a maioria das vezes disruptivos para a época, desafios na área da inovação e das novas tecnologias e desafios no combate à estigmatização das pessoas com diabetes. Nestes dois meses de adversidade, adaptámo-nos às circunstâncias, implementando um sistema de teleconsultas, criando uma linha de atendimento telefónico acessível a todos os portugueses com diabetes e um serviço domiciliário de entrega de medicamentos a sócios e utentes, sem descurar consultas e tratamentos presenciais sempre que necessários.

O médico Ernesto Roma criou a APDP em 1926 com o objetivo de apoiar as pessoas com menos recursos materiais. Manuel Sá Marques adaptou-a aos tempos modernos e integrou-a no SNS, após a sua criação. À medida que se foi conhecendo a diabetes, a APDP tornou-se também uma casa da Educação e Apoio Social e, com o melhor conhecimento das complicações tardias da diabetes, uma instituição multidisciplinar de apoio, acompanhamento e tratamento das pessoas com diabetes.

Estamos cá porque somos necessários. Pelas exigências de uma doença tão complexa. Pela exigência de políticas que combatam a diabetes, prevenindo-a e possibilitando que a esperança e a qualidade de vida destas pessoas sejam iguais à da restante população.

Pelas pessoas com diabetes e com elas. Por si e pelos seus.

Contem connosco!

* Médico, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), dirigente do Bloco de Esquerda

IN "PÚBLICO"
13/05/20

.
.


2273.UNIÃO



EUROPEIA

PORTUGAL


.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸 𝕟𝕖𝕔𝕖𝕤𝕤𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕒𝕘𝕦𝕔̧𝕒 𝕠 𝕖𝕟𝕘𝕖𝕟𝕙𝕠


.
.
1-𝖥𝖱𝖤𝖠𝖪𝖲
λτrαcçσ̃εs δε Fειrα



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

XLII-VISITA GUIADA

Antiga Quinta Real do Alfeite

ALMADA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸 𝕖𝕟𝕔𝕠𝕞𝕖𝕟𝕕𝕒 𝕖́ 𝕚𝕘𝕦𝕒𝕝 𝕒𝕠 𝕔𝕒𝕓𝕒𝕫


.
.

Lucas e Arthur Jussen

Fantasie in F minor



Franz Schubert

.
..
𝒜𝒞𝐸𝑅𝒯𝐼𝒱𝐼𝒟𝒜𝒟𝐸
𝔸𝕡𝕣𝕖𝕤𝕤𝕒𝕕𝕒 𝕔𝕠𝕞𝕖 𝕔𝕣𝕦


.

8.2- Monja Coen / Mario Sergio Cortella

.
8-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
8.2- 𝓐 𝓱𝓾𝓶𝓪𝓷𝓪 𝓮𝓼𝓬𝓸𝓵𝓱𝓪
  𝓮𝓷𝓽𝓻𝓮 𝓿𝓲𝓻𝓽𝓾𝓭𝓮𝓼 𝓮 𝓿𝓲́𝓬𝓲𝓸𝓼
Monja Coen
Mario Sergio Cortella



* Como somos quando ninguém nos está a ver? "Será que lá dentro, onde ninguém sabe, onde apenas nós realmente sabemos e vemos, somos verdadeiros?". O que nos leva a exercer a generosidade, honestidade e a solidariedade? 

Quando essas práticas parecem andar meio fora de moda? Somos capazes de fazer boas escolhas, mas também de fazer algumas terríveis. 

Isso desafia-nos a reconhecer as nossas próprias fragilidades e defeitos, os anjos e demónios que habitam em cada um de nós. 

Pensar sobre as nossas virtudes e também os nossos vícios é o convite deste encontro do Café Filosófico, que reuniu o filósofo Mario Sergio Cortella e a monja Coen, budista.

FONTE:  Café Filosófico CPFL


..
.
8-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆

𝐿𝑢𝑡𝑜: 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́



FONTE:Dra Luciana Herrero

.
.
Um dia a estação nuclear veio abaixo



FONTE:   euronews
.
.
𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗲́ 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗱𝗼𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲 
 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗲𝗿𝗰𝗲𝗯𝗲𝗿 𝗼𝘀 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗰𝗼𝘀

(Tradução em língua gestual da reportagem)



* Ter uma dor, estar à frente do médico e não conseguir ouvi-lo. O Orçamento de 2019 previa uma verba para a contratação de 25 intérpretes de língua gestual. A maioria dos hospitais não a usou.

FONTE:  Observador

.
.
 Feijoada Indiana


Vegano Express
.
.
TRUMPULHICES


,
.


2339
Senso d'hoje
MARIANA SCHREIBER
JORNALISTA
BBC NEWS-BRASIL
COVID-19
Três temas que expuseram racha entre
Nelson Teich e Jair Bolsonaro



FONTE:  BBC News Brasil

.
.

ANIMAL TV

TATU-CANASTRA


  ANIMAL TV

.
.


BOM DOMINGO


.


96-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒱-A Horα dα Lιвerdαde




Sιɴopѕe:

𝐴 𝐻𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐿𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑙, 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎 𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑎𝑢𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑜 𝑔𝑜𝑙𝑝𝑒 𝑚𝑖𝑙𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝟤𝟧 𝑑𝑒 𝐴𝑏𝑟𝑖𝑙 𝑑𝑒 𝟣𝟫𝟩𝟦, 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝐷𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑒𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙. 𝐸́ 𝑑𝑎 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐸𝑚𝑖́𝑑𝑖𝑜 𝑅𝑎𝑛𝑔𝑒𝑙, 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝑆𝑜𝑢𝑠𝑎 𝑒 𝐶𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜 𝑒 𝐽𝑜𝑎𝑛𝑎 𝑃𝑜𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠𝑠𝑒𝑔𝑢𝑟𝑜𝑢, 𝑖𝑔𝑢𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜.

Eleɴco:


𝐴𝑙𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝑉𝑖𝑙𝑙𝑎𝑟 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑚𝑝𝑜𝑠 
𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝑆𝑜𝑢𝑠𝑎 – 𝐶𝑜𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑉𝑖́𝑡𝑜𝑟 𝐶𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜 
𝐴𝑙𝑓𝑟𝑒𝑑𝑜 𝐵𝑟𝑖𝑡𝑜 - 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑅𝑜𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎𝑠 
𝐴𝑙𝑚𝑒𝑛𝑜 𝐺𝑜𝑛𝑐̧𝑎𝑙𝑣𝑒𝑠 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐴𝑙𝑚𝑒𝑖𝑑𝑎 𝐵𝑟𝑢𝑛𝑜 
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒́ 𝐺𝑎𝑔𝑜 – 𝐵𝑟𝑖𝑡𝑜 𝑒 𝐶𝑢𝑛𝘩𝑎 
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒́ 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠 - 𝑀𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑟𝑜 𝑀𝑜𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝐵𝑎𝑝𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑎𝑙𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑃𝑖𝑟𝑒𝑠 - 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑅𝑢𝑖 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑠 
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑒𝑙𝑜 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝑂𝑡𝑒𝑙𝑜 𝑆𝑎𝑟𝑎𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑟𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑆𝑜𝑢𝑠𝑎 
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑜𝑛𝑠𝑒𝑐𝑎 - 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐻𝑢𝑔𝑜 𝑉𝑒𝑙𝑎𝑠𝑐𝑜 
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐶𝑒𝑟𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝐴𝑟𝑡𝑢𝑟 𝑅𝑎𝑚𝑜𝑠 – 𝐵𝑟𝑖𝑔𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 𝐽𝑢𝑛𝑞𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑅𝑒𝑖𝑠 
𝐵𝑒𝑛𝑗𝑎𝑚𝑖𝑛 𝐹𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 – 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐵𝑒𝑙𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 
𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑜𝑠𝑜 𝐹𝑜𝑛𝑡𝑎̃𝑜 
𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐿𝑎𝑐𝑒𝑟𝑑𝑎 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝑉𝑖𝑎𝑛𝑎 𝑑𝑒 𝐿𝑒𝑚𝑜𝑠 
𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝑃𝑖𝑠𝑐𝑜 - 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑎𝑏𝑎𝑐̧𝑎𝑠 𝑅𝑢𝑎𝑧 
𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑎𝑙 – 𝐶𝑙𝑎𝑟𝑖𝑠𝑠𝑒 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 
𝐷𝑖𝑜𝑔𝑜 𝑀𝑜𝑟𝑔𝑎𝑑𝑜 - 𝐴𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑇𝑒𝑖𝑥𝑒𝑖𝑟𝑎 
𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝑉𝑖𝑎𝑛𝑎 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑎𝑛𝑑 𝐷’𝐴𝑙𝑚𝑒𝑖𝑑𝑎 
𝐸𝑢𝑟𝑖𝑐𝑜 𝐿𝑜𝑝𝑒𝑠 – 𝐽𝑜𝑎𝑞𝑢𝑖𝑚 𝐹𝑢𝑟𝑡𝑎𝑑𝑜 
𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑎𝑛𝑎 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐿𝑜𝑝𝑒𝑠 𝑃𝑖𝑟𝑒𝑠 
𝐺𝑜𝑛𝑐̧𝑎𝑙𝑜 𝑊𝑎𝑑𝑑𝑖𝑛𝑔𝑡𝑜𝑛 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐴𝑙𝑚𝑎𝑠 𝐼𝑚𝑝𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 
𝐺𝑢𝑖𝑙𝘩𝑒𝑟𝑚𝑒 𝐹𝑖𝑙𝑖𝑝𝑒 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝑃𝑎𝑡𝑜 𝐴𝑛𝑠𝑒𝑙𝑚𝑜 
𝐻𝑒𝑖𝑡𝑜𝑟 𝐿𝑜𝑢𝑟𝑒𝑛𝑐̧𝑜 – 𝐴𝑙𝑓𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑆𝑜𝑡𝑡𝑜𝑚𝑎𝑦𝑜𝑟 
𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒 𝐹𝑒𝑖𝑠𝑡 – 𝐴𝑙𝑓𝑒𝑟𝑒𝑠 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝑒 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝐼𝑣𝑜 𝐶𝑎𝑛𝑒𝑙𝑎𝑠 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝑀𝑎𝑐𝑒𝑑𝑜 
𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝐺𝑜𝑛𝑐̧𝑎𝑙𝑣𝑒𝑠 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝑆𝑎𝑛𝑐𝘩𝑒𝑠 𝑂𝑠𝑜́𝑟𝑖𝑜 
𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑆𝑒𝑞𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 - 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝑁𝑎𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝐵𝑜𝑎𝑣𝑖𝑑𝑎 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐵𝑖𝑐𝘩𝑜 𝐵𝑒𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧 
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝐷𝑢𝑎𝑟𝑡𝑒 – 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐹𝑒𝑦𝑡𝑜𝑟 𝑃𝑖𝑛𝑡𝑜 
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝑀𝑒𝑛𝑑𝑒𝑠 – 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑙𝑜 𝐶𝑎𝑒𝑡𝑎𝑛𝑜 
𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑜𝑠𝑜 – 𝐺𝑒𝑛𝑒𝑟𝑎𝑙 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑆𝑝𝑖́𝑛𝑜𝑙𝑎 
𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝐴𝑙𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 – 𝐺𝑒𝑛𝑒𝑟𝑎𝑙 𝐴𝑑𝑟𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑃𝑖𝑟𝑒𝑠 
𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑁𝑒𝑣𝑒𝑠 
𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝐿𝑢𝑐𝑎𝑠 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 
𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝑀𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑒𝑛𝘩𝑎𝑠 – 𝑀𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑟𝑜 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 𝐶𝑢𝑛𝘩𝑎 
𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐷𝑒𝑙𝑓𝑖𝑚 𝑀𝑜𝑢𝑟𝑎 
𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝑊𝑖𝑏𝑜𝑟𝑔 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑎𝑙𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑀𝑎𝑖𝑎 
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐷𝑒𝑙 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐺𝑎𝑟𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑙𝑜 𝑈𝑟𝑔𝘩𝑒𝑔𝑒 - 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑒𝑙𝘩𝑜 
𝑀𝑎́𝑟𝑐𝑖𝑎 𝐵𝑟𝑒𝑖𝑎 – 𝐶𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎̃ 
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑜 𝐷𝑒𝑙𝑔𝑎𝑑𝑜 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝑃𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒𝑙 
𝑀𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑠 𝐷’𝐴𝑟𝑒𝑑𝑒 – 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑛𝑒𝑙 𝐴́𝑙𝑣𝑎𝑟𝑜 𝐹𝑜𝑛𝑡𝑜𝑢𝑟𝑎 
𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝐹𝑖𝑙𝑖𝑝𝑒 - 𝐶𝑜𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒 𝐶𝑜𝑢𝑡𝑖𝑛𝘩𝑜 𝐿𝑎𝑛𝘩𝑜𝑠𝑜 
𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝑀𝑎𝑡𝑜𝑠 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐻𝑢𝑔𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 
𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝑂𝑜𝑚 – 𝑆𝑎𝑟𝑔𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝐶.𝐼.𝐴.𝐴.𝐶. 
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐿𝑎𝑔𝑖𝑛𝘩𝑎 – 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐻𝑢𝑚𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 
𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐿𝑖𝑚𝑎 – 𝐴𝑙𝑓𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑀𝑎𝑖𝑎 𝐿𝑜𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑜 
𝑅𝑖𝑐𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐴𝑓𝑜𝑛𝑠𝑜 - 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐴𝑙𝑓𝑟𝑒𝑑𝑜 𝐴𝑠𝑠𝑢𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 
𝑅𝑢𝑖 𝐿𝑢𝑖́𝑠 𝐵𝑟𝑎́𝑠 – 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑃𝑜𝑛𝑐𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 
𝑅𝑢𝑖 𝑀𝑒𝑛𝑑𝑒𝑠 – 𝐺𝑒𝑛𝑒𝑟𝑎𝑙 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝑆𝑒́𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑇𝑎𝑣𝑎𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑚𝑒𝑖𝑑𝑎 
𝑉𝑖́𝑡𝑜𝑟 𝑁𝑜𝑟𝑡𝑒 – 𝑀𝑎𝑗𝑜𝑟 𝐶𝑜𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐽𝑎𝑖𝑚𝑒 𝑁𝑒𝑣𝑒𝑠 
𝑉𝑖́𝑡𝑜𝑟 𝑅𝑜𝑐𝘩𝑎 – 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑖𝑎 𝑃𝑜𝑚𝑏𝑖𝑛𝘩𝑜 
𝑉𝑎𝑠𝑐𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜 - 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑀𝑜𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜 
- 𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝐷𝑖𝑛𝑖𝑧 
- 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐹𝑟𝑒𝑑𝑒𝑟𝑖𝑐𝑜 𝑀𝑜𝑟𝑎𝑖𝑠 
- 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐹𝑟𝑒𝑖𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝑁𝑜𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎 
- 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐺𝑢𝑖𝑜𝑚𝑎𝑟 
- 𝑇𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑆𝑜𝑢𝑠𝑎 
𝑂𝑡𝑒𝑙𝑜 𝑆𝑎𝑟𝑎𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑒𝑙𝑒 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑜


FONTE:luis da costa e silva

.