02/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 



275-ARTE ARRISCADA

ROSSINI CARDS

Interpretação de:
Tea Rušin
Música:
Gioachino Rossini  
Coreografia
Mauro Bigonzetti




FONTE: sanitsilosani.
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/43

43.3-Roma


FONTE:Eric Barreto .

 .

I-Q̷

8-ᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᛊ Ⳗᛜᛉᛈᛊ


FONTE:  Jogo Da vida.

.
A matemática do Caos/3


Roberto Duarte Rocha
.

PEDRO AMARAL

 .




A democracia não é imparcial

É obrigação da democracia debater formas de se melhorar: o objetivo é a sua radicalização, o aprofundamento progressivo dos valores democráticos. As alterações constitucionais não devem ser temidas, são necessárias. Não obstante, uma democracia deve punir o discurso de ódio.

Um dos assuntos que nos últimos anos tem dado que discutir e tem feito escorrer tinta na academia prende-se com a ascensão da extrema-direita. Pelo globo vê-se um conjunto de personalidades que pela demagogia e mentira têm chegado ao poder, influenciam-no ou beliscam-no. Trump, em 2016, foi o estrondo que levou o Ocidente, nomeadamente a Europa, a perceber os perigos a que estaria sujeito: as arrogantes elites políticas centristas e burocráticas cavaram a sua própria sepultura. Claro que o cenário não é tão pessimista como este início trágico dita, a verdade é que temos vários exemplos destes oportunistas a serem expulsos do poder, tendo o povo impedido a sua reeleição. Não obstante, eles ainda não se foram embora. É de máxima urgência termos em mente o 25 de abril. Mais do que qualquer outra data festiva, é esta que nos marca enquanto nação que rejeita a opressão e caminha fraternamente rumo a um Estado justo.

A este ponto será importante perceber o problema associado à extrema-direita. Do ponto de vista ideológico, aquilo que a carateriza é o seu conservadorismo, sob a forma de um nacionalismo recheado de valores concretos sobre o que consideram ser a família e uma conduta ética. Desta forma, facilmente se compreende como os movimentos deste tipo verbalizam mensagens xenófobas e racistas, bem como colocam o feminismo na mira. Toda e qualquer liberdade pessoal deve ser passada a pente fino, para estar de acordo com a identidade que julgam ser a correta. Que se note que os expoentes máximos desta visão do mundo, os fascismos, não estão temporalmente muito longe de nós: Alemanha Nazi, Itália Fascista e, claro, o Estado Novo. Mas, se sabemos dos horrores que podem advir daqui, como é possível vermos o surgimento e ganho de popularidade de líderes de extrema-direita?

Desde logo, estes movimentos ganham tração pela força da demagogia: como não têm qualquer problema em espalhar o ódio, facilmente se adaptam para passar mensagens «sem papas na língua» com nas quais as pessoas, frustradas com a política, acreditam. «Eles são todos iguais», «Tudo corruptos», «Não fazem nenhum», vociferam elas sobre toda uma classe política desacreditada. «Isto está no estado que está e ainda vêm para aqui os imigrantes roubar-nos o emprego» afirmam, depois de já terem captado a atenção dos abstencionistas, de forma a encontrar um bode expiatório: este passo é importante para estimular o lado emocional, criando uma unidade contra um certo grupo. Os imigrantes, refugiados, minorias étnicas são as que mais sofrem com estes discursos que vociferam «subsidiodependência». Obviamente que os dados e estatísticas são completamente enviesados ou simplesmente falsos. Está aqui uma caraterística importante dos movimentos que enfrentamos hoje: aproveitam-se da falta de literacia dos media, da falta de algum pensamento crítico sobre a informação que nos é dada e simplesmente inventam. Criam mundos onde parece que vamos ser esfaqueados ao virar da esquina, apesar de sermos dos países mais seguros do mundo. As fake news (notícias falsas) tiveram um aumento exponencial por esta via.

O que pode a democracia fazer para combater estes movimentos que facilmente podem levar a guinadas autoritárias? Devemos ser tolerantes com intolerantes? A democracia não devia ser imparcial?

Em primeiro lugar: a democracia não deve, nem pode, temer vozes dissonantes sobre a sua própria organização. É obrigação da democracia debater formas de se melhorar: o objetivo é a sua radicalização, o aprofundamento progressivo dos valores democráticos. As alterações constitucionais não devem ser temidas, são necessárias. Não obstante, uma democracia deve punir o discurso de ódio.

Em segundo lugar: a democracia tem obrigação de ter um sistema educativo de qualidade. Dar as ferramentas para se formarem cidadãos orientados pelos princípios democráticos, livres e com espírito crítico. Esta é a herança de abril.

* Estudante do ensino secundário. Membro da Comissão Coordenadora Regional dos Açores do Bloco de Esquerda. Ativista estudantil

IN "ESQUERDA" - 01/05/23.

 .

 

3336.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
Políticas de promoção da utilização
  dos transportes coletivos
Passe nacional a 49 euros




FONTE:   Euronews
 
NR: Nem nos apetece escrever sobre o poder de compra dos alemães, nem sobre o que são 49€ na Alemanha ou em Portugal, nem do ordenado mínimo ou do salário médio. Afinal só apetece dizer que o governo alemão não é uma merda!

putin  HUYLO

putin é um canalha.


433-BEBERICANDO


COMO FAZER
"AMARULA SCREAMING"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

1- BARREIRO ROCKS
UM FESTIVAL IRREPETÍVEL



(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


Documentário sobre o festival Barreiro Rocks, realizado por Eduardo Morais em residência artística na Hey, Pachuco! Associação Cultural, com o patrocínio exclusivo da Baía do Tejo.


FONTE:   Eduardo Morais


NR: Este é um documentário sobre a história dum festival, por vezes a qualidade de imagem e som não são as melhores.
.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
141-ғαᴄ̧α ᴏѕ ѕєᴜѕ ᴘяᴏ́ᴘяɪᴏѕ ѕαᴄᴏѕ ɗє ᴘяєѕєηᴛє

FONTE:Show de Artesanato

 .

ል ልሆዐ́ ፕዐርል ክሁጠ ኗዪሁየዐ የሁክҞ




FONTE:   ARTE.tv Documentales.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       172) The Mandalorian 3:
       Por Que PIOROU Tanto?




FONTE:  EntrePlanos.

 .

IDADE MÉDIA

JUS PRIMAE NOCTIS

O DIREITO DE DORMIR COM 

   A NOIVA ANTES DO MARIDO




FONTE:  Diário de Biologia & História.
.

OS TЯOLLS TAMBΣ́M SOFЯΣM


 

FONTE:   volksvargas.

 .


3416
Senso d'hoje
ANTÓNIO PAULO
 SANTOS
EX-INPECTOR DA PJ
ADVOGADO
ESPECIALISTA EM
 DIREITOS DE AUTOR
COMBATENTE CONTRA 
A PIRATARIA E FADISTA
Se quisermos fixar pessoas
no interior do país, temos
de dar um tratamento fiscal
discriminatório  positivo




FONTE:  Observador
.

 .

 ΣH PÁ, Σ́S UM POЯЯΣIЯAÇO

.

.

BOM DIA

 

.