28/11/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
14-ARTE ARRISCADA


PORTRAITS

Interpretação de
PETRA SANDRA VERMEERSCH
PAUL VANDENBROECK




.
.

GRANDES LIVROS/43

AUTORES DO MUNDO

2- ÊXODO

Autor desconhecido



*Êxodo é o segundo livro do Antigo Testamento e do Pentateuco/Torá. A sua autoria foi tradicionalmente atribuída ao profeta Moisés pela tradição judaico-cristã. A crítica acadêmica moderna descreve o livro do êxodo com um copilado de textos distintos, tendo recebido sua redação final no período posterior ao exílio babilônico entre os séculos 6 e 5 a.C. O Livro do Êxodo relata como Moisés conduziu os israelitas do Egito pelo deserto até o Monte Sinai Bíblico, onde Yahveh se revela e oferece uma aliança: os israelitas devem manter a lei e, em retorno, receberiam a proteção de Yahveh que lhes daria Canaã (a Terra Prometida). 


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"

TC indefere reclamação de deputado do CDS/Madeira condenado por corrupção

O Tribunal Constitucional indeferiu a reclamação do deputado do CDS-PP/Madeira Lino Abreu, condenado a uma pena de dois anos e meio de prisão efetiva pela prática do crime de corrupção passiva para ato ilícito, em junho de 2016.
.
Lino Abreu e outros dois arguidos (o administrador de insolvência Ruben Freitas e o agente leiloeiro Adelino Gonçalves) foram acusados num processo de insolvência de uma sociedade com sede na Zona Franca Industrial da Madeira, no Caniçal, no concelho de Machico, a Faconser - Fábrica de Conservas da Madeira.

O Ministério Público acusou o deputado centrista madeirense, na qualidade de gestor de empresas, o administrador de insolvências e o empresário de estarem combinados para ficarem com os bens da massa falida a custos inferiores ao seu valor real. Em causa estava a divisão de uma comissão de 12.000 euros.

Os arguidos recorreram da sentença, mas o Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou a reclamação apresentada, tendo agora o Constitucional tomado idêntica decisão.

A notícia desta decisão foi hoje avançada pelo Funchal Notícias, um projecto de jornalismo digital da Madeira.

“Os reclamantes não demonstram ter logrado delimitar, no requerimento de interposição de recurso, de forma precisa, uma norma ou interpretação normativa que pudesse constituir um objecto idóneo de fiscalização da constitucionalidade”, diz o acórdão, com data de 15 de novembro, consultado pela Lusa.

No documento pode ainda ler-se que os arguidos “invocam, porém, que impendia sobre o relator o dever de convidar os recorrentes a aperfeiçoarem o objeto do recurso”.

“No entanto, tal convite serve apenas para suprir a falta de algum elemento que devesse constar do requerimento do recurso ou para esclarecer dúvida sobre o objecto do mesmo”, refere o tribunal, argumentando que “não tem o relator qualquer dever de convidar as partes a corrigir o requerimento quando do mesmo decorre, de forma clara, que o objecto do recurso não é idóneo”.

O TC afirma que “era esse o caso dos presentes recursos”, pelo que “nestes termos resta concluir pela manutenção do decidido na decisão reclamada” e, “pelo exposto, decide-se indeferir a presente reclamação”.

Entre outros aspectos, os arguidos usaram, em sede de recurso, questões relacionadas com “valorização das escutas telefónicas não autorizadas previamente” como prova e a aplicação do Código Penal “na parte em que condicionou a suspensão da execução da pena de prisão aplicada ao arguido à não deslocação para o estrangeiro”, considerando que violava um direito constitucional.

Os três arguidos foram condenados no tribunal da Instância Central da Comarca da Madeira, tendo uma decisão da Relação julgado parcialmente procedente o pedido, suspendendo a execução das penas se os condenados depositassem nos autos, enquanto devedores solidários, 12 mil euros, acrescidos dos respectivos juros legais.

Também ficaram obrigados a não se ausentarem do país durante o período correspondente à suspensão da pena, sem autorização do tribunal.

Lino Abreu, que havia suspendido o mandato na sequência deste processo antes do julgamento inicial, decidiu retomar o seu lugar na Assembleia Legislativa da Madeira no retomar dos trabalhos após as eleições autárquicas de 01 de outubro.

* Mas vai para a prisão ou fica na ALM?

.
.

III-ATEÍSMO
A breve história da descrença
2- A Hora Final



As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal disponível para acolher mais 
de mil refugiados a partir da Turquia

Portugal está disponível para acolher a partir de agora 1.010 refugiados a partir da Turquia e de outros países terceiros, ao abrigo de um novo programa de reinstalação da União Europeia (UE)), anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

"Portugal apresentou há poucas semanas um pedido de alargamento da sua quota de participação no programa de reinstalação. Hoje foi comunicada a aprovação deste pedido pela Comissão Europeia e passaremos a ter uma quota de 1.010 refugiados a reinstalar em Portugal a partir da Turquia e de outros países terceiros no âmbito do novo programa de adesão voluntária de países da UE", disse Eduardo Cabrita.
 .
O ministro falava aos jornalistas no final de uma reunião com o comissário europeu responsável pelas Migrações, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos.

Eduardo Cabrita adiantou que Portugal terá agora como "prioridade da estratégia de acolhimento de refugiados a reinstalação a partir da Turquia e de outros países terceiros".

Segundo Eduardo Cabrita, este novo programa foi recentemente decidido pela Comissão Europeia, visa reinstalar 50 mil pessoas em toda a União Europeia e é voluntário, além de contar com o apoio financeiro da UE.

Segundo o comissário europeu, há cerca de 15 Estados-membros que manifestaram adesão ao programa.

Em relação ao programa da UE de recolocação de refugiados que se encontravam na Grécia e Itália, Eduardo Cabrita afirmou que Portugal mantém abertura para continuar a receber pessoas ao abrigo deste acordo, mas actualmente é limitado o número de requerentes elegíveis.

"O programa era para dois anos, terminou em Setembro. Mantemos o programa em aberto, isto é, continuamos disponíveis para receber pessoas ao abrigo desse programa, mas admitimos que o número seja limitado", afirmou.

O último relatório da Comissão Europeia, divulgado a 15 de Novembro, indicava que Portugal recebeu 1.507 refugiados recolocados da Grécia e de Itália, aquém dos 4.500 que devia ter acolhido.

Segundo o mesmo relatório, dois anos após o seu lançamento, o regime de recolocação UE está a chegar ao termo com resultados positivos, faltando recolocar apenas cerca de 750 pessoas na Grécia e 3.100 em Itália, tendo sido recolocadas 31.503 pessoas.

Inicialmente estava previsto a recolocação de 160 mil refugiados que se encontravam na Grécia e em Itália nos 28 países da União Europeia.

Questionado se os números ficaram aquém da disponibilidade manifestada, Eduardo Cabrita sublinhou que Portugal "colocou-se de forma exemplar neste programa", tendo ficado em quinto lugar entre os 28 estados-membros.

"Toda a Europa ficou aquém, o número global de pessoas recolocadas ao abrigo desse programa não excede as cerca de 35.000", disse ainda.

O comissário Europeu responsável pelas Migrações, Assuntos Internos e Cidadania disse que a prioridade passa agora pelo novo programa de acolhimento de 50.000 pessoas, uma vez que actualmente não há tanta pressão de refugiados na Itália e na Grécia.

* Há muito tempo que o governo de Portugal não fornecia uma notícia tão boa e tão humana, saúde-se.

.
.
IV-EXPEDIÇÃO AVENTURA

2- PARAÍBA
1- PICUÍ


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Líder de seita viola crianças e pede
 pena máxima para si próprio 

Rui Pedro violou o próprio filho e filmou os abusos. Era o líder da ‘Verdade Celestial’.

Em causa estão dezenas de crimes de abuso sexual e pornografia de menores. Rui Pedro era o líder da seita ‘Verdade Celestial’ que estava instalada em Brejos do Assa, em Palmela. Ao todo, oito crianças, com idades compreendidas entre os seis e os quinze anos, foram sujeitas a várias práticas sexuais.
.

Esta segunda-feira no tribunal de Setúbal, durante as alegações finais, o arguido, de 34 anos, pediu a pena máxima, ou seja, 25 anos de prisão, pelos crimes que ele próprio cometeu. Pediu mais do que o Ministério Público, que apontou os 23 anos de cadeia como sendo uma pena justa.

A leitura do acórdão está marcada para o dia 12 de dezembro. Rui Pedro afirmava que era o ‘mestre’ e sob este pretexto dizia aos pais das crianças que elas tinham de passar a noite consigo na quinta para serem ‘curadas’. Era nessa altura que eram sujeitas às violações.

 Os abusos eram gravados e os vídeos vendidos a outros pedófilos na internet. Durante o julgamento, apenas falaram dois dos oito arguidos que apontaram o dedo ao cabecilha da rede, que chegou mesmo a abusar sexualmente de um dos filhos e a enviar fotos do menino nu a outros violadores.

* Reparem como os líderes religiosos são atreitos a malfeitorias, nenhuma religião escapa.


.

RUTH MANUS

.




Mulheres não são chatas, 
mulheres estão exaustas

É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim.

Há um certo tempo venho reparando, com alguma admiração, na capacidade masculina de ter hábitos e eventos instransponíveis. É mesmo curioso reparar que na agenda masculina há dezenas de compromissos inadiáveis: a reunião de trabalho, seus minutos calmos para ir à casa de banho pela manhã, o horário do jogo, sua corrida diária, os e-mails que precisam ser respondidos sem falta durante o fim de semana, a cerveja com os amigos.

Há, de fato, uma espécie de barreira que faz com que ninguém ache que seus compromissos podem ser negociados ou que sua agenda possa ser alterada. E, quer saber? Eles estão certos. É quase uma questão de sobrevivência. O respeito por essas coisas da rotina, tão banais, mas tão importantes, é o mínimo que todo mundo deveria ter.

Mas é impressionante como a agenda da mulher parece sempre ser relativa. Se der tempo pode haver uma cerveja com as amigas (mas a gente já sabe que não vai dar), se der tempo faço meu exercício físico, se der tempo assisto o que queria na televisão, se der tempo vou à manicure. Tudo fica a mercê do contexto que a cerca, fugindo ao seu próprio controle.

Além do “se der tempo”, também temos o “acho que posso adiar”, que acontece com alguns compromissos de trabalho, com alguns e-mails, com o corte de cabelo, com a consulta médica. Se aparecer um problema com a casa, com os filhos, com os pais ou qualquer outra urgência, damos um jeito de adiar nossos compromissos, que, se estivessem numa agenda masculina seriam absolutamente inadiáveis.

E é assim que as mulheres vão ficando exaustas. Porque seus compromissos vão sempre para o fim da fila: cuidamos das coisas da casa, do relacionamento, das crianças, das urgências do trabalho e, de repente, percebemos que não houve tempo para cuidarmos de nós mesmas. Não estou dizendo que os homens não cuidem de tudo isso, mas que eles (por razões históricas, culturais e psicológicas) não permitem que o que é importante para eles torne-se secundário.

É aquela velha piada: antes de sair de casa a mulher ajeita a bagunça, molha as plantas, arruma as crianças, liga para os pais, tira a roupa do varal, descongela o frango e quando, finalmente, vai se arrumar, ouve o marido dizer “você ainda não está pronta?!”.

Felizmente, há muitos homens hoje que não se encaixam nesse perfil que não faz quase nada, não divide as tarefas. Mas, mesmo com essas mudanças de comportamento, seus compromissos pessoais seguem muito mais protegidos do que os compromissos da mulher.

É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. Ou pior: que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim. Mulheres, em geral, só estão cansadas. Cansadas de dar conta de tudo, cansadas de “dar um jeito” e de, mesmo assim, estarem sempre no final da fila. Principalmente na final da fila da sua própria vida.

IN "OBSERVADOR"
25/11/17


.
.


1426.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Transplantes pulmonares no 
Santa Marta põem Portugal no top

O 30º transplante pulmonar realizado este ano no St. Marta devolveu a Rosa Fernandes o ar e a possibilidade de voltar a dançar e colocou Portugal no grupo dos países que mais cirurgias destas realiza.

O 30º transplante pulmonar realizado este ano no hospital Santa Marta, em Lisboa, devolveu a Rosa Fernandes o ar e a possibilidade de voltar a dançar e colocou Portugal no grupo dos países que mais cirurgias destas realiza.
.
O Hospital Santa Marta, que pertence ao Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), iniciou a transplantação pulmonar em 2001. Começou com poucas intervenções anuais, mas hoje é um dos que mais transplantes pulmonares realiza no mundo.

Só este ano, foram 30 os transplantes pulmonares realizados neste centro — o único do país que efetua esta cirurgia –, um número que só não cresce mais porque não existem órgãos suficientes e, principalmente, em condições.

“Usamos um em cada três órgãos que nos são doados, porque alguns pulmões não nos chegam em boas condições”, explicou o cirurgião cardiotorácico José Fragata, que dirige o Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta.

O médico sublinhou a sensibilidade deste órgão: “Fígados e rins aproveitam-se 80 a 100%, coração 50% e o pulmão, nos melhores sítios, 20%. Nós já estamos a usar 33%”.

Muita desta sensibilidade deve-se ao facto de o pulmão ser “um órgão muito suscetível a encharcar-se de líquidos. Às vezes, em esforços de reanimação para manter o dador viável, o pulmão acaba por sofrer e infeta-se”.

A pneumologista Luísa Semedo, da equipa de transplantação de José Fragata, enumera outras dificuldades com que se debatem os médicos e, logo, os doentes que precisam de um órgão, nomeadamente o grupo sanguíneo e a altura do dador.

“A altura é a maior dificuldade. Temos mais dificuldade em dadores mais pequenos e vão ser estes os doentes que vão estar mais tempo em lista de espera”, afirmou.

Nesta lista encontram-se atualmente entre 45 a 50 doentes e José Fragata reconhece que, dificilmente, ela vai deixar de existir.

“Nós não transplantamos doentes que não precisam [de um transplante], mas à medida que a oferta é maior, a procura instala-se porque os próprios pneumologistas começam a inscrever os doentes mais cedo”, referiu.

Esta procura maior que a oferta leva a que cerca de 15% dos doentes em lista de espera não cheguem a receber o órgão que precisam.

Ainda assim, José Fragata reconhece que os 30 transplantes anuais são um número que nunca imaginou alcançar quando arrancou com o programa de transplantação pulmonar.

“É um esforço de equipa brutal e um exemplo muito bom para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), como história de sucesso”, disse.

Segundo José Fragata, se estes doentes não tivessem sido operados no Santa Marta, tê-lo-iam sido em Espanha a um custo de 160 mil euros por transplante, além dos “custos morais e de deslocação da família”.
Atualmente, só seguem para o estrangeiro “casos pontuais e excecionais”.

O médico explicou que a insuficiência respiratória crónica, nomeadamente em contexto de fibrose pulmonar, a doença pulmonar obstrutiva e a fibrose quística são as principais razões clínicas que justificam o transplante pulmonar.

A doença pulmonar obstrutiva tirava há muito o fôlego a Rosa Fernandes, uma portuguesa de 56 anos que viveu na Venezuela até ao ano passado, altura em que percebeu que não iria ter uma resposta clínica para o seu problema de saúde.

Foi o médico que lhe disse que se ficasse na Venezuela poderia morrer a qualquer momento e que devia ir para Portugal, onde teria melhores oportunidades.

Em Portugal desde julho de 2016, começou a receber tratamento no Santa Marta em setembro, enquanto aguardava por um transplante pulmonar, o qual chegou há 14 dias.

Sem esconder o sorriso, afirma que o par de pulmões que recebeu permitiu-lhe voltar a respirar sem ajuda de uma bomba de oxigénio e a sonhar, nomeadamente com o dia em que voltará a dançar.

“Já andava a ensaiar com a botija”, afirmou.

* Hospitais e equipas médicas de excelência em Portugal.

.
.
158-BEBERICANDO


COMO FAZER
"SUPER SEXO QUALQUER COISA"

. .
.


5-O UNIVERSO
SUBMARINO



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE  NO 
"RECORD"
Júlio César despede-se do Benfica
 em lágrimas no balneário

Júlio César rescindiu esta terça-feira pelo Benfica e, na hora de comunicar o adeus aos colegas no balneário, não evitou as lágrimas pela emoção do momento.


* Júlio César é notícia pelo muito que deu ao clube onde viveu os últimos anos de carreira.

.
.

Xutos e Pontapés

Chuva Dissolvente


.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Mensagem do século XVIII escondida nas nádegas de uma escultura de Cristo

Mensagem inclui referências ao cultivo, doença, entretenimento e política do século XVIII

Uma mensagem datada do século XVIII foi encontrada entre as nádegas de uma escultura em madeira de Jesus Cristo na igreja de Santa Águeda, em Sotillo de la Ribera, em Espanha. O documento, encontrado por uma equipa de restauradores quando retiravam o pedaço da peça correspondente a uma peça de pano a cobrir aquela parte do corpo, contém informação económica, religiosa, política e cultural que remonta ao ano de 1777.
.
A descoberta foi feita em outubro pela equipa da Da Vinci Restauro, a empresa que está responsável pelo restauro da obra.

Segundo um texto da agência EFE publicado no La Vanguardia, as duas folhas estão escritas frente e verso, com uma caligrafia cuidada e estão assinadas pelo padre da Catedral do Burgo de Osma, Joaquín Mínguez, que, além das referências ao contexto que se vivia naquela época do século XVIII, indica a autoria da obra de madeira: "Manuel Bal, um estudante natural de São Bernando de Yagüe e vizinho em Campillo".

Em declarações à agência, o historiador e promotor do restauro da escultura, Efrén Arroyo, refere que esta descoberta é surpreendente, porque embora algumas esculturas possam ter papéis escondidos, esta é diferente, mais detalhada. Arroyo opina que esta mensagem é como uma ocorrência, ou um jogo entre o autor do mesmo, o padre da Catedral, e o escultor, com a intenção de ser encontrada centenas de anos depois, resultando assim numa "cápsula do tempo".

O historiador adianta à agência que o padre, na mensagem, descreve os cultivos da época, com alusão ao vinho, menciona as doenças mais comuns, os entretenimentos preferidos da população e ainda a situação política vigente.

O documento original foi enviado para o arquivo do Arcebispado de Burgos pela coordenadora da Semana Santa de Sotillo, mas ficou decidido que se manteria uma cópia no interior da escultura, para que continue a cumprir a missão do autor de ser encontrado por gerações futuras.

* Talvez o padre Minguez tenha sido o percursor da criação do papel higiénico como ele existe nos nossos dias.

.
.
 III-TABU
AMÉRICA LATINA
1.Beleza Extrema


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
AFINAL O QUE É
O FEMINISMO?


* Conhece o conceito de feminismo mas será que sabe exatamente o que significa? A Joana Ascensão foi conversar com as feministas da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - uma das associações feministas mais antigas de Portugal, para tentar perceber o que é, afinal, o feminismo.

FONTE: Smack.pt

.
.
IÉMEN
Impacto da guerra para 
mulheres e meninas



FONTE: ONU Brasil

.
.
50 anos 50 notícias
1967 



FONTE: RTP

.
.
NO SÍTIO ERRADO
À HORA CERTA













.
.

1442
Senso d'hoje
RICARDO ARAÚJO PEREIRA
HUMORISTA
ANALISTA POLÍTICO
"A aspiração dos professores é muito
simples cumpram o que nos prometeram"


"José Socrates não sabe quando é
demais e isso não me custa a acreditar"



* Afirmações do conhecido humorista no programa "GOVERNO SOMBRA" da TVI24.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

DROMEDÁRIO



.
.

BOM DIA


.
.


58-CINEMA
FORA "D'ORAS"

XII-O PACIENTE INGLÊS




FONTE: Evelyn2
.