15/11/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



* OH TÉTÉ, que foto bem tirada, estavas na fila?

.

.


226-SUBTILEZAS

A SAÚDE MENTAL DE ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ᙅᥱᥒtɾᥱ ᑯᥱ Ꙇᥱ⳽ ᗣɾt⳽ ᑯᥱꙆ ᙅɩɾᥴ ᖇoɠᥱꙆɩo ᖇɩʋᥱꙆ

15º ANIVERSÁRIO

𝗖𝗮𝗯𝗮𝗿𝗲𝘁 𝗲𝘅 𝗮𝗹𝘂𝗺𝗻𝗲𝘀/3


Direcció: Anne Morin

Recolzament a la direcció:
Tomeu Amer i Griselda Juncà

Disseny de llums:
Julián del Campo

Artistes (en ordre d’aparició):
Gastón Villamil
Otto (Pablo Monedero)
Júlia Farrero
Odilo Fernández
Eric Muñoz i Sandra Mota
Pablo Domichovski i Fernando Ateca
Pinky D’Antino
Enric Petit i Tomàs Cardús
Stéphanie Bouchard
Arnau Andreu
Ginés Belchi i Jesús Navarro
Antoine Leveau
Marcos Tajadura
Pablo Domichovski,
África Llorens i Amer Kabbani 

Assistents de pista: Tomeu Amer i Clara Prieto 

FONTE:   Centre de les Arts del Circ Rogelio Rivel

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/357
111.111÷111

NINGUÉM EFECTUA A DIVISÃO



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LVIII- MEGA MÁQUINAS
4-O Poder de Voar

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Jerry D.Mokey


MANUEL MOLINOS

 .



Os negacionistas de

 igualdade de género

Recusar que os filhos tenham aulas de Cidadania é um pouco como impedir que os descendentes recebam uma transfusão de sangue por motivos religiosos. Não discutir a igualdade de género nas escolas é retrógrado. É uma imposição política.

Vamos por partes. O que se ensina na disciplina de Cidadania, que tem estado sob fogo após um encarregado de educação não ter autorizado os filhos a participarem naquelas aulas? Direitos humanos, igualdade de género, interculturalidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e saúde estão entre os assuntos obrigatórios. Acrescem temáticas como sexualidade, media, instituições e participação democrática, literacia financeira e educação para o consumo, risco e segurança rodoviária. Há ainda um terceiro bloco de tópicos que abordam áreas como empreendedorismo, mundo do trabalho, defesa e paz, bem-estar animal e voluntariado.

Onde está a polémica? Na educação sexual e na igualdade do género, claro. Entendem os pais, e os que são contra a disciplina de Cidadania, que estes temas não devem ser abordados na escola, mas sim no seio da família. Talvez tenham razão, mas só os que defendem que as meninas não devem ir à escola, porque é entre a família que desenvolvem as suas competências.

É acertada a decisão do Ministério da Educação em decidir que os dois alunos que não frequentaram as aulas de Cidadania devem passar de ano, mas à condição. Embora não se perceba o que é uma passagem de ciclo condicionada. Óbvio é que os estudantes não podem ser prejudicados por uma decisão dos pais. Há várias formas de ver o Mundo. Albert Einstein via-o assim: "Tenha em mente que tudo o que aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Tudo é colocado na sua mão como uma herança para que a receba, honre, acrescente e, um dia, fielmente, a deposite nas mãos dos seus filhos".

* Director adjunto

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 12/11/21

.

 .



2809.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

BIOREDE
Projeto da Universidade portuguesa de Coimbra 
 sustenta pesca artesanal, protege os oceanos e 
 pretende apanhar peixe na nova rede biodegradável
 


 
 FONTE:  euronews 
 .
.
A Glória da Macedónia/1



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

12. Viagens Maravilhosas
de Comboio
12.3 - EUROPA
EXPRESSO DO ORIENTE



FONTE: Mega Trenes
  
.
Lusitana

"Listen"


The Voice Portugal 2021-Prova Cega

.
.

Portugal bem português

XIV - MULHERES EM PORTUGAL
1-Como é hoje ser mulher?


 * Neste documentário, através das histórias de vida de oito mulheres conheça um retrato no feminino dos últimos 40 anos no país. Um percurso feito de inegáveis avanços e conquistas, mas onde a discriminação se mantém. 

Por isso, este é também um olhar sobre as desigualdades profissionais e a disparidade salarial, sobre o trabalho não pago e o ciclo vicioso que o alimenta, ou sobre a violência doméstica, da qual as mulheres são as principais vítimas. 

Um retrato das mulheres em Portugal em 2021, com entrevistas a especialistas, suporte de dados estatísticos da Pordata e o apoio científico da socióloga Anália Torres. Uma co-produção da Fundação com a RTP, com narração do jornalista Carlos Daniel.

 FONTE:   ffmspt

  

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.

.

 .

CHILE

𝗔 𝗘𝗖𝗢𝗡𝗢𝗠𝗜𝗔

𝗠𝗼𝗱𝗲𝗹𝗼 𝗼𝘂 𝗙𝗿𝗮𝗰𝗮𝘀𝘀𝗼 𝗘𝗰𝗼𝗻𝗼́𝗺𝗶𝗰𝗼


 FONTE:   Razão Econômica

.
.
MACAU

81- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Ouvidor Arriaga


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

Museu de Santa Joana
Ordem Dominicana Feminina
AVEIRO
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/66



FONTE:  Camões TV

..
.
.
288-NO GINÁSIO

DESAFIO DE 7 DIAS: CARDIO 
PARA GORDURA DA BARRIGA



*O tempo do vídeo corresponde a  exercício completo, se for demasiado PARE! A sua saúde é mais importante que um corpo perfeito.


FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

🅼🅴🆁🅴🅲🅴 🆃🅾🅳🅾 🅾 🅲🆄🅸🅳🅰🅳🅾


.

.
2885
Senso d'hoje
TXAI SURUI
ÍNDIA BRASILEIRA
 ESTUDANTE DE DIREITO
O DISCURSO NA COP26 QUE NÃO AGRADOU A JAIR BOLSONARO


Aos 24 anos, a indígena Txai Suruí atraiu os holofotes do mundo ao discursar na abertura da COP26, a Conferência do Clima das Nações Unidas. 
Sua fala atraiu críticas do presidente Jair Bolsonaro – quem, sem citá-la nominalmente, disse que ela foi à COP para "atacar o Brasil". 
O presidente não foi à conferência, realizada em Glasgow. 
"Depois do meu discurso, o presidente Jair Bolsonaro ele me atacou né? Dizendo que eu vim aqui atacar o Brasil", disse Txai Suruí à repórter Nathalia Passarinho, nossa enviada à Escócia. 
"Mas na verdade eu só vim trazer a realidade dos povos indígenas. E depois desse pronunciamento dele, eu venho recebendo muitas mensagens racistas, misóginas, mensagens de ódio nas minhas redes sociais, fake News, querendo descredibilizar o meu discurso, a minha pessoa. Sendo que eu estou para uma luta que não é só minha", completou. 
Txai é da etnia paiter-suruí. Seu pai, Almir Suruí, é uma das lideranças indígenas mais conhecidas do país e duro crítico do governo Jair Bolsonaro. Sua mãe, Ivaneide, também é ativista. 
A jovem é a primeira de seu povo a cursar Direito, e está no último semestre do curso. Ela criou o Movimento da Juventude Indígena de Rondônia no início de 2021. A organização já tem aproximadamente 1,7 mil filiados. 

FONTE:  BBC News Brasil

Mundo precisa ouvir o que
povos indígenas têm a dizer


FONTE:  CNN Brasil
.
.
A Cama é MIIINHA


.
.
BOM DIA

.

115-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝒱- 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚
𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑓𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜
𝐷𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜


SINOPSE
𝐷𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑜𝑠 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒. 𝑃𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑖𝑚𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝐵𝑒𝑚 𝐵𝑜𝑚 – 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝐹𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎, 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑆𝑒𝑞𝑢𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑏𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑟𝑖𝑧𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑒𝑚 𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝑗𝑜𝑣𝑒𝑛𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑢𝑛𝑑𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑔𝑖𝑟𝑙𝑠 𝑏𝑎𝑛𝑑 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑎-𝐴𝑠 𝐷𝑜𝑐𝑒 : 𝐵𝑎́𝑟𝑏𝑎𝑟𝑎 𝐵𝑟𝑎𝑛𝑐𝑜, 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜, 𝐴𝑛𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝐿𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑣𝑎𝑙𝘩𝑜.𝐴𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒́𝑟𝑝𝑟𝑒𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑡𝑒𝑠𝑡𝑒𝑚𝑢𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑣𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑒𝑛𝑠𝑎𝑖𝑜𝑠 𝑒 𝑐𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎𝑠 𝑎𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑛𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑟𝑜𝑑𝑎𝑔𝑒𝑚.

FONTE:RTP