terça-feira, 20 de junho de 2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
21-BODY PAINTING

CRIS URENA BARES 






.
.

GRANDES LIVROS/37

AUTORES DO MUNDO


3 - Ardil 22

Joseph Heller


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE  NO 
"OBSERVADOR"

Supremo da Venezuela admite pedido
.para submeter procuradora-geral
.a um julgamento

O Supremo Tribunal de Justiça admitiu um pedido para iniciar um julgamento contra a procuradora-geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, "pela alegada comissão de faltas graves no exercício do cargo".

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) admitiu esta terça-feira o pedido para iniciar um julgamento contra a procuradora-geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, “pela alegada comissão de faltas graves no exercício do cargo”.
 .
A decisão foi tomada pelo STJ, numa sessão presidida pelo presidente daquele organismo, Maikel Moreno, com base num pedido feito pelo deputado Pedro Carreño, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo). O deputado solicitou a realização de um “pré-julgamento de mérito”, uma figura jurídica que, na Venezuela, implica determinar se existem motivos para afastar um alto funcionário do cargo e submetê-lo a um julgamento.

No entanto, segundo explicou um advogado à Agência Lusa, a legislação venezuelana estabelece que os integrantes do Conselho Moral Republicano (Procuradoria, Controladoria e Provedoria de Justiça) só podem ser destituídos pela Assembleia Nacional, após um pronunciamento do STJ sobre uma falta grave. Atualmente o parlamento, onde a oposição detém a maioria, encontra-se em situação de incumprimento a várias sentenças do STJ.

O superior tribunal venezuelano deverá agora convocar uma audiência pública e notificar a procuradora, Luísa Ortega Díaz, e o deputado que fez requerimento, para que compareçam perante o STJ e façam as exposição que considerem pertinentes, após o que aquele organismo tem até 30 dias para emitir uma sentença.

A 13 de junho último a procuradora-geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, solicitou ao STJ que levantasse a imunidade e afastasse oito magistrados pelo alegado envolvimento “no delito de conspiração contra a forma republicana da nação”. Segundo a procuradora, os magistrados em questão emitiram, em março último, duas sentenças que a levaram a denunciar uma rutura da ordem constitucional.

As sentenças em questão (156 e 157) concediam poderes especiais ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para assumir funções do Poder Judicial, limitavam a imunidade parlamentar e permitiam ao STJ assumir as funções do parlamento. O pedido foi depois anulado pelo STJ que considerou não ser necessário afastar os magistrados do cargo.

Luísa Ortega Díaz tem-se pronunciado publicamente contra a convocatória a uma Assembleia Constituinte feita pelo Presidente Nicolás Maduro, por considerar que “não é conveniente nem oportuna” para o país”. “É preciso segurança jurídica e não é possível desmantelar o Estado e mudar a Constituição apenas por um capricho” disse a procuradora que tem insistido em denunciar que “o Estado corre perigo”.

* VALENTE SENHORA


.
.
14-O DESPERTAR DA CHINA



* Um acordar vigoroso, exemplar na voracidade!

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Casal inglês salvou quinze pessoas
.de morrerem no IC8

"A nossa casa é perto da estrada, os carros ficaram em chamas e o nosso trabalho foi salvar o que pudemos", diz Ben Thoabuan

Um casal inglês que reside na localidade de Graça, Pedrógão Grande, foi o salvador ocasional de dezena e meia de pessoas que seguiam no Itinerário Complementar 8 (IC8), quando o fogo atingiu a vila, destruindo tudo à sua passagem.
 .
"Ajudámos pessoas a fugir do IC8, a nossa casa é perto da estrada, os carros ficaram em chamas e o nosso trabalho foi salvar o que pudemos", recorda Ben Thoabuan, proprietário de um pequeno espaço de turismo rural.

Quando as chamas alastraram naqueles minutos violentos na noite de sábado, o casal recebeu "entre 15 e 20 pessoas" em casa, onde aguardaram que o fogo passasse.

"A minha preocupação era ver se a casa estava bem", mas como a habitação estava segura, "abrigámo-nos e aguentámos duas ou três horas lá. Estávamos todos aterrorizados", explica Ben, que diz ter feito o que era possível.

"Fomos as pessoas certas no momento certo. Os bombeiros é que foram" os heróis, diz o britânico, que se diz parte da comunidade local de Pedrógão Grande, sem se distinguir dos portugueses ou estrangeiros que lá vivem.

"Nestas pequenas comunidades e aldeias toda a gente fica junta", resume, despreocupado, Ben, que nem sequer ficou com os contactos dos estranhos que salvou da morte certa.

"Os carros ficaram em chamas, tivemos todos sorte", recorda.

"Fiquei só com um numero de telemóvel e a família quer voltar com mais calma para falarmos. Espero que eles estejam bem", diz.

* Heróis de carne e osso merecem um agradecimento público das autoridades.

.
.

II-EXPEDIÇÃO AVENTURA
 2- PANTANAL
1- NA PONTA DO ANZOL


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"RECORD"


Foi assim que Fernando Santos
 reagiu quando lhe pediram para
.responder em inglês
.

Durante a conferência de imprensa de antevisão ao duelo com a Rússia, Fernando Santos foi questionado pela BBC sobre a situação de Cristiano Ronaldo, tendo a emissora pedido ao selecionador nacional para responder em inglês. Eis a sua resposta...

* Toma e embrulha, mais um motivo para o respeitarmos.


.

ANTÓNIO LOBO ANTUNES

.




Isto não é uma crónica, 
é um vómito de indignação

Quando morrer, não quero a vossa hipocrisia em torno do meu caixão. Basta-me que a sombra de Cristo ou de um dos seus Anjos se apiede, mesmo de longe, ainda que de muito longe, da minha alma pecadora. Não quero nenhum fariseu junto ao nosso diálogo

Não perdoo à Igreja nunca ter pedido perdão aos portugueses pela sua colaboração activa com a Ditadura e as iniquidades decorrentes dela, a sua total indulgência, desde a primeira hora, com a injustiça, a crueldade, a desigualdade, a intolerância, os campos de concentração

(Tarrafal, São Nicolau)

a monstruosa polícia política, a violência da censura, o desprezo pelas mulheres, a guerra colonial, a perseguição aos estudantes, aos operários, aos camponeses, a desavergonhada defesa dos 
ricos, as missas para as criadas, as homilias em que exortavam à obediência aos patrões, a violência para com os sacerdotes e os bispos que ousaram levantar-se contra o Estado Novo, a forma como abençoaram as centenas de milhares de rapazes mandados para África combater as aspirações dos povos colonizados, mandando capelães abençoar aquele horror, apoiar aquele horror, santificar aquele horror

(eu estava lá e vi)

em nome da luta contra o comunismo ateu, em nome da defesa dos valores cristãos, em nome da tolerância, em nome de Cristo. Porque carga de água não tem sequer a simples dignidade de pedir desculpa? Porque carga de água finge esquecer-se? Porque carga de água este silêncio? Eu sou cristão e aprendi a ser fiel até à morte como está escrito no Livro e pergunto: como tem coragem de tocar na Bíblia, como tem coragem de ser hipócrita para com o Senhor? O capelão do meu batalhão em África era um pobre jesuíta que se queixava das instruções que o obrigavam a fazer a apologia do colonialismo em nome do Deus e não tenho a menor dúvida que Jesus o cuspiu da Sua boca. Porque não pede perdão por ter afastado tanta gente da Virtude com as suas atitudes, as suas homilias, até com a utilização ignóbil das pobres crianças de Fátima a quem Nossa Senhora pediu em português

(que outra língua saberiam elas?)

para rezarem pela conversão da Rússia comunista, elas que nem sabiam o que comunismo queria dizer, manobradas sem vergonha pela hierarquia eclesiástica. O que terá sofrido o nosso capelão

(Tenho de fazer isto, tenho de fazer isto, dizia ele)

obrigado a louvar a guerra santa, obrigado a prometer o Paraíso aos nossos mortos, criaturas inocentes condenadas a dois anos e tal de um sofrimento injusto. E a Igreja, passados mais de quarenta, permanece em silêncio, completamente alheada da sua culpa. Isto entende-se? Isto aceita-se? Isto apaga-se? Claro que os filhos das classes altas não iam para a guerra. Conheço filhos dessas classes altas poupados a África com desculpas inacreditáveis. Conheço os seus nomes e conheço as desculpas, desde “incompatibilidade psicológica com o Exército” (posso citar nomes) até “incontinência urinária” (posso citar nomes), até “pé chato” (posso citar nomes), até classificações aldrabadas durante a especialidade (posso citar nomes), e é impossível que a Igreja não soubesse disto. Soube, claro, colaborou. E até hoje nenhuma voz oficial dela se ergueu, nenhuma voz oficial dela protestou, nenhuma voz oficial dela pediu perdão a Portugal, nenhuma voz oficial dela pediu perdão aos portugueses, nunca os sucessivos cardeais roçaram sequer este assunto quanto mais falar nele. Pelo contrário: abençoaram o Estado Novo que perseguiu os sacerdotes que ousaram, ainda que só timidamente, levantar a voz contra isto tudo. Perseguiram-nos, expulsaram-nos fizeram-lhes a vida negra. Nem disso a Igreja a que pertenço tem vergonha? Um bocadinho de vergonha ao menos? Limitou-se a arranjar bispos castrenses que aceitaram, apadrinharam, foram cúmplices desta situação. Não temos uma Igreja de Cristo, temos, sob muitos aspectos, uma Igreja hipócrita e complacente. Cristo não foi nunca hipócrita nem complacente: Porque é que a Igreja portuguesa o é? Tenho o maior orgulho no meu País, não tenho o menor orgulho nesta Igreja. Se Cristo aqui estivesse vomitá-la-ia da sua boca por não ser fria nem quente. Meu Deus será que nem arrependimento existe? Será que pensa que a memória dos homens é curta? Será que pensa que os portugueses esquecem? Será que não se importa de ser vendilhão do Templo? Será que acredita que vai ficar impune aos olhos do Senhor? Será que imagina que o Senhor não sabe? Será que toma Deus por parvo? Será que cuida que São Paulo, por exemplo, não a varreria? Onde estão as palavras do Senhor? Os Seus ensinamentos? 
O Seu exemplo? Ainda que em linguagem aparentemente críptica Cristo foi sempre muito claro. E quem quiser ouvir que oiça. A ditadura acabou em 1974, há quarenta e três anos portanto. E nem uma voz até hoje? Nem um simples pedido de perdão, nem uma confissão fácil

– Errei

não existe nenhuma humildade honesta neste silêncio, não existe o simples assumir de uma culpa, de um erro formidável, de um silêncio indecente. Dói-me na alma que a minha Igreja, o meu Deus sejam amesquinhados e esquecidos pelos que se dizem Seus filhos. Tenho vergonha. Tenho nojo. Tenho pena de vós que pagareis por isto. Será que um simples pedido de desculpa não alivia a alma? Parece que não. Por isso, quando morrer, não quero a vossa hipocrisia em torno do meu caixão. Basta-me que a sombra de Cristo ou de um dos seus Anjos se apiede, mesmo de longe, ainda que de muito longe, da minha alma pecadora. Não quero nenhum fariseu junto ao nosso diálogo. Quereria um Homem Justo. Um Homem Justo bastava-me. Onde, na hierarquia da Igreja, da minha pobre Igreja, ele estará?

IN "VISÃO"
15/06/17

.
.


1267.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Pendurou o bebé no 15º andar
 para exigir "1000 gostos" 

Um tribunal argelino condenou um homem a dois anos de prisão por ter pendurado o filho bebé no 15.º andar e ter partilhado uma fotografia no Facebook, dizendo "1000 gostos ou deixo-o cair".
 .

Depois de várias denúncias, o pai do bebé foi detido e acusado de pôr em perigo a vida da criança.
O incidente ocorreu num complexo de apartamentos na capital do país, Argel.

* Quando este filho crescer e tiver força, desejamos que pendure o FdP do pai de cabeça para baixo, 15 andares mais acima e que na altura lhe aconteça um espasmo no braço.


.
.
136-BEBERICANDO


COMO FAZER "SAKERINHA DE SERIGUELA"

.
.
.
ONU
A HISTÓRIA DOS DIREITOS LGBT




FONTE: ONU/2014


.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"

Blue Marlin de 372,5 quilos fisgado
 nas águas da Madeira


Acaba de dar entrada no porto de recreio da Calheta um blue marlin de 372,5 quilos, depois de no dia 16 de Junho ter sido fisgado um outro exemplar com cerca de 251 kg.

Este blue marlin foi apanhado pela embarcação ‘Pesca Grossa’.

*  Em português dá pelo nome de "espadarte azul" em "madeireiro" não sabemos.

.
.

Gaitafolia

Passeado Valsado


.
.
 HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Capital Economics: 
Gestão de Isabel dos Santos na 
Sonangol é uma caixa preta

O analista da consultora Capital Economics para Angola considera que falta profissionalismo e transparência à gestão de Isabel dos Santos na Sonangol, alertando para os perigos de o Estado ser chamado a pagar a dívida da empresa.

"A Sonangol é uma caixa preta; as pessoas querem ver uma gestão profissional e o mais transparente possível, e com Isabel dos Santos à frente da empresa isso não vai acontecer", considerou John Ashbourne.

Em entrevista à Lusa em Londres, o analista da Capital Economics que acompanha a economia de Angola alertou também para as dificuldades acrescidas que o país enfrentará se for chamado a cobrir a dívida da maior empresa nacional.

"A situação da Sonangol é uma grande preocupação, principalmente para o país devido à dívida que a empresa tem; a do país já é alta, mas se forem obrigados a cobrir parte da dívida da empresa, isso seria outro desenvolvimento preocupante", disse John Ashbourne.

A Sonangol tinha, no final do ano passado, uma dívida de cerca de 9 mil milhões de euros, tendo já este ano falhado um pagamento de 835 milhões de euros à sul-coreana Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME), pela construção de dois navios-sonda.

Questionado sobre se a eleição de um novo presidente, a 23 de Agosto, poderá imprimir uma mudança, não só na Sonangol, mas principalmente no país, Ashbourne respondeu que é preciso esperar para ver.
 .
O NEGÓCIO DOS  OVOS
"Temos de ver o que ele vai fazer e o que isso significa para Isabel dos Santos e para José Filomeno dos Santos [gestor do fundo soberano de 5 mil milhões de dólares], se ficam com o novo Governo ou se vemos grandes mudanças, mas isso demora tempo a perceber", disse o analista.

As eleições, de resto, "não deverão trazer grandes alterações à economia", defendeu o analista, já que considera que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai continuar no poder e que a maioria da classe dirigente ficará no seu lugar, admitindo, ainda assim, um aumento da despesa pública nas vésperas das eleições.

* Quem se espanta com estas declarações sobre a incompetência da "zeduzita"?

.
.
HOJE NO
"DESTAK"

Descobertas na Argentina obras nazis,
.incluindo retrato de Hitler

Um quadro com um perfil em relevo de Adolf Hitler e uma águia imperial do Terceiro Reich foram recentemente descobertos na Argentina, entre uma grande quantidade de objetos que pertenceram a nazis, anunciaram hoje as autoridades. 
.
BUENOS AIRES, REFÚGIO DE NAZIS
Os objetos, esculturas e peças de artesanato na maioria procedentes da Alemanha, foram apreendidas na periferia norte de Buenos Aires, durante buscas efetuadas em dois estabelecimentos comerciais e uma habitação, indicou o ministério da Segurança.

Nenhuma pessoa foi, contudo, detida. 

* Os estabelecimentos comerciais não têm dono, a habitação não tem gente e as peças foram lá parar por acaso, ninguém poderia ser preso.


.
.


ABRINDO A CERVEJA




.
.
 
HOJE NO 
"i"
Proteção Civil confunde explosão
 com queda de avião

Secretário de Estado não confirma queda de Canadair

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, não confirma a queda de um avião de combate aos fogos na zona de Pedrógão Grande.
 .
A notícia terá decorrido de um falso alarme desencadeado pela coordenação de meios aéreos, todavia o acidente não se verificou nem foram encontrados destroços do mesmo.
Segundo as declarações de Jorge Gomes, foi feito contacto direto a cada um das aeronaves envolvidas no combate às chamas, o qual permitiu concluir que nenhuma das aeronaves tinha sofrido qualquer tipo de acidente.

De acordo com as suas declarações, houve um relato de uma explosão de uma botija de gás, cujo estrondo, poderá ter sido confundido com a queda de um avião.

* Bué ridículo.

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"

Rui Vitória à frente de Jorge Jesus
 para a Four Four Two

A revista britânica Four Four Two divulgou mais nomes da lista de melhores treinadores da última época. Depois de ser conhecido que Marco Silva ocupava o 42.º lugar, agora surgem Rui Vitória e Jorge Jesus.
 .
O treinador do Benfica é o 26.º classificado, salientando que respondeu com dois títulos de campeão em Portugal depois de ter substituído Jorge Jesus no verão de 2015.

Precisamente o agora treinador do Sporting aparece no 28.º lugar. «Continua a ser considerado um dos melhores treinadores em Portugal, mas a sua reputação sofreu um revés por ainda não ter atingido o sucesso no Sporting», pode ler-se.

* Nada a dizer.


.
.
2- RODAS DE LISBOA
CARRIS



FONTE: PEDRO ALVES

.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Vacina para reduzir colesterol está
 a ser experimentada em humanos

Uma vacina que reduz o colesterol e ajuda a prevenir ataques cardíacos está a ser experimentada em seres humanos voluntários, após estudos com resultados satisfatórios em ratos, segundo um artigo científico.
  .
Os ensaios clínicos estão a cargo de investigadores da Universidade Médica de Viena e pretendem tentar concluir se a vacina vai conseguir reduzir as gorduras que bloqueiam as artérias e evitar que os doentes tenham de tomar diariamente comprimidos para minimizar o risco de ataques cardíacos.

Os investigadores avisam que podem ser necessários anos de ensaios para saber se o tratamento é seguro e efetivo, de acordo com um artigo publicado na última edição do European Heart Journal.

Os peritos salientam ainda que, mesmo que a vacina venha a estar disponível no futuro, não pode ser considerada uma desculpa para evitar modos de vida saudáveis, como exercício físico ou alimentação baixa em gordura.

A vacina em testes ajuda o sistema imunológico do organismo a atacar uma proteína – PCSK9 – que é a que permite que mau colesterol (LDL) se acumule no sangue.

De acordo com os peritos, citados pela agência EFE, o tratamento experimentado nos ratos reduziu em 50% o colesterol LDL por um período de 12 meses e demonstrou proteger contra a acumulação de depósitos de gordura nas artérias.

* A solução está na vida com movimento e na alimentação cuidada.


.
.
HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Segurança Social alerta para falsos técnicos em visitas a zonas incendiadas

Realizam falsas visitas em nome do organismo em Pedrógão Grande e Góis.

O Instituto da Segurança Social denunciou esta terça-feira a existência de indivíduos que estão a apresentar-se como técnicos da Segurança Social e que na zona de Pedrógrão Grande e de Góis estão a realizar falsas visitas em nome do organismo. 
 .

Numa curta nota à imprensa, a Segurança Social faz saber que "tem conhecimento de que existem situações de falsas visitas de indivíduos no terreno que se fazem passar por técnicos da Segurança Social", "apesar do momento de infortúnio que se vive, causado pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis". "

Assim sendo, o Instituto da Segurança Social alerta as populações que os técnicos da Segurança Social no terreno estão devidamente identificados", garante o organismo. O fogo, que deflagrou às 13h43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã. O último balanço oficial dá conta de 64 mortos e 135 feridos.

* Uns FdP sem o mínimo de respeito por quem tanto sofre.
.
.


BASTAM POUCOS


ANOS












.



1281
Senso d'hoje
PEDRO
MARQUES LOPES
JURISTA
COMENTADOR NA SIC
Candidatura de Portugal
Agência Europeia de Medicamentos" 





*Afirmações que o consultor, empresário, gestor, jurista, colunista, comentador, pai e tripeiro em regime de exclusividade, PEDRO MARQUES LOPES proferiu no debate "EIXO DO MAL" de 18/06/17, SIC NOTÍCIAS, moderado por AURÉLIO GOMES. Todo o programa está disponível no youtube.
.
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
 COMPRE JORNAIS
 










.
.
Cegonha Bico de Sapato


.
.

BOM DIA


.
.

2-BIZARRO

FORA "D'ORAS"

XIX-MOUNT OLYMPUS


(COM PERÍODO DE REPOUSO E DEBATE)
ÚLTIMO EPISÓDIO DA 2ª PARTE

PRÓXIMO FORA-DE-HORAS A 25/06/17 

*Quem diz que os artistas não são atletas?

 O artista belga Jan Fabre e 27 outros artistas conceberam uma apresentação de 24h sem paragem nem intervalos, intitulada de Mount Olympus, que foi estreada no Berliner Festspiele. 
O incrível feito de resistência foi escrito, dirigido e coreografado por Fabre, que novamente empurra os limites do teatro.

Depois de 12 meses de ensaios, Mount Olympus tentou unir todas as facetas do trabalho anterior do artista. 

Descrito como 'um projecto excepcional' no site do Berliner Festspiele, os artistas  'dançaram, actuaram, amaram, sofreram, dormiram e sonharam ao percorrerem os mitos da Grécia antiga'.  Levaram os espectadores através duma actuação entre o acordar e o sonhar, entre o sonho e a realidade.

Actuações anteriores baseadas na resistência, tal como a sua peça de oito horas 'Isto é Teatro Como Era Esperado e Antecipado'  (1982), revolucionaram o conceito da arte de teatro e actuação.

Desde 1951 que o Berliner Festspiele une uma variedade de entre-cruzamentos de disciplinas artísticas e de eventos culturais para promover a rica e colorida paisagem artistica de Berlim.


** Somos suficientemente incultos e incapazes para considerar como arte este espectáculo, não há como aprender e digerir.

*** A primeira parte da encenação foi editada neste blogue entre 07 e 25 de Abril.
Disfrute.

..
.