10/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
II-A HISTÓRIA 
DO SEXO
  
4- MUNDO ORIENTAL



FONTE: André Luis Karpinski

..
.
6-PASSERELLE


.
.
Mega Nanny,
Nuno Markl e os Youtubers


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.
5-PASSERELLE


.
.


PAPEL DE FORMAÇÃO DO
ANESTESIOLOGISTA NA PREVENÇÃO
DE ELEMENTOS ADVERSOS
8 -Estratégias Preventivas/1



Uma interessante série conduzida por Luís Bomfim Pereira da Cunha, Título Superior de Anestesiologia, Hospital Universitário-Rio de Janeiro

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
4-PASSERELLE


.
.
O começo de tudo


FONTE: NERDOLOGIA


.
.
3-PASSERELLE


.

MARTA GUIMARÃES CANÁRIO

.




O teu umbigo
 não é o mundo

O Jorge era uma das pessoas que eu acompanhava no meu trabalho enquanto voluntária do CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo. Com a nossa ajuda, em junho encontrou um emprego que lhe permitiu endireitar a vida, esperamos nós, definitivamente. E é hoje um dos melhores colaboradores do local onde trabalha. Esforça-se sempre – e muito – para não desiludir quem acreditou nele.

Todas as semanas recebo uma mensagem do Jorge a agradecer-me. Alguém que passou de não ter quase nada, para ter mais qualquer coisa, e que luta diariamente para vir a ter mais, não pede. Só agradece.

Passamos a vida descontentes com o que temos. Passamos a vida a sentir que “a galinha da vizinha é melhor do que a minha”. Passamos a vida a achar que merecemos mais. E a pedir mais.

Esquecemo-nos de pensar na sorte que temos. Mesmo quando passámos o ano com saúde, a dar ao pedal, com as contas pagas, e um pingo de sorte, pedimos mais. Chamamos-lhes desejos de ano novo. Vale tudo. Ao ponto de usarmos cuecas com a cor a condizer com o pedido, ou subirmos para cima de um banco com uma nota na mão, entre tantas outras superstições sem fundamento (para não as chamar idiotas).

Engolimos a custo as 12 passas só para fazer 12 pedidos diferentes. Mais saúde, mais trabalho, mais dinheiro, mais, mais…Seja o que for, tem que ser sempre a somar.

Dito isto, pergunto: se somos tão bons a chegar ao fim do ano e a pedir, que tal invertermos a coisa e fecharmos antes o ano a agradecer? Porque tivemos a energia necessária para ir para o trabalho. Porque fizemos parte de alguma coisa, ou da vida de alguém. Porque fizemos a diferença, quando estivemos por perto. E falta, quando não conseguimos estar. Ou até agradecer coisas mais concretas como sentirmos o sol no corpo, a chuva na cara, o sal na boca, o cheiro que sai da lareira acesa ou do café acabado de fazer.

A verdade é que não estamos habituados a olhar para o lado. A verdade é que não prestamos atenção a quem nos rodeia. Somos egocêntricos. Tão egocêntricos, que vivemos felizes presos ao nosso quintalinho, onde só entra quem pensa, fala e se move como nós pensamos, falamos e movemos. No meio disto tudo, raramente nos lembramos que o mundo não gira à nossa volta e que há muito mais além do nosso umbigo.

E acontece que, quando o ano nos pede um balanço, em vez de agradecermos, pedimos.

O Jorge enviou-me uma mensagem em que dizia que fui o seu melhor presente deste Natal. E tudo o que me deseja é “paz, luz e prosperidade”. Prosperidade “em valores”, salientou, para não ficar nenhuma dúvida de que não precisamos de muito mais para vivermos gratos e felizes nos próximos 12 meses. Obrigada, Jorge.

IN "DELAS"
05/01/18


.
.


1499.UNIÃO



EUROPEIA



.
2-PASSERELLE


.
.
Um deus Humano



FONTE: Razão ConsCiência

.
.
XXV-VIDA SELVAGEM
1- A História das Lontras Marinhas



FONTE:RICARDO VIEIRA ALVES

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
1-PASSERELLE



.
.
RECORDANDO

Francisco José

Foi Deus



.
.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
INE: contratos sem termo representam
.85% do emprego criado em 2017

As Estatísticas do Emprego hoje reveladas pelo Instituto Nacional de Estatística mostram uma dinâmica de redução da precariedade. Em 2017, os contratos sem termo representaram 85% da variação homóloga do emprego criado, um valor bastante superior ao registado nos anos de 2016 e de 2015. 
 .
Os dados hoje revelados pelo INE mostram uma proporção de contratos sem termo que permite reduzir ligeiramente o volume de precariedade no mercado de trabalho – que, ainda assim, permanece muito elevado. O peso dos contratos sem termo no mercado de trabalho subiu de 77,7% para 78% mas está ainda longe dos valores da média europeia.

Os contratos a prazo representam 18,5% dos total dos contratos de trabalho por conta de outrem. Este é um valor muito elevado e que mostra que a dinâmica é ainda insuficiente para uma rápida convergência com a média de Zona Euro. No conjunto dos países da Zona Euro, os contratos a prazo representam 12,3% da totalidade de contratos de trabalho.

Outro dado positivo na redução da precariedade em Portugal é a redução do peso dos trabalhadores por conta própria, muitas vezes associados aos trabalhadores independentes a recibos verdes. De acordo com os mesmos dados hoje revelados pelo INE, apesar de terem sido criados 161 mil empregos nos últimos 12 meses, foram criados 174 mil empregos por contra de outrem e foram destruídos 18 mil empregos por conta própria. Desta forma, o peso dos trabalhadores independentes no total da população empregada baixou para 11,2%, quando no início da legislatura se situava nos 12,9%.

* Gostamos dos 85%  de empregos com contratos sem termo, mas ainda há 2,5 milhões de pobres.


.
.
2-PROSTITUIÇÃO
OS SUPERMERCADOS 
DO SEXO


Documentário que investiga o negócio da venda de sexo e a realidade da prostituição, com destaque para países como a Bélgica (onde existe um enorme número de bordéis muito pouco discretos), Espanha (onde um clube para uma clientela selecta ultima os pormenores para a inauguração) e França (onde abrem, por todo o lado, "casas de massagens" geridas pela comunidade chinesa).


EXIBIDO PELA "SICNOTÍCIAS" EM 2012 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE"

FONTE: m244986



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Pereira Cristóvão ataca 
Bruno de Carvalho: «Dizem que o criminoso volta sempre ao local do crime»

Paulo Pereira Cristóvão reagiu este sábado ao convite endereçado por Bruno de Carvalho aos 'sportingados', convocando todos aqueles que fazem parte de uma lista que publicou no seu Facebook para uma sessão de esclarecimento, antes da Assembleia Geral de dia 17.
.
Através de um extenso comunicado, o antigo dirigente do Sporting, que segundo BdC não foi convidado "por não ser sócio", considera que o presidente leonino é o "verdadeiro cobarde por trás do teclado", acusando-o ainda de sofrer de Transtorno de Personalidade Histriónica e de ser um 'sportingacho', adjetivo que atribui às "pessoas que necessitam do penacho ou do tacho que o Sporting lhes confere".

Leia o comunicado na íntegra:
1) Venho através do presente manifestar o meu mais veemente desagrado pelo facto de não ter sido convidado para a sessão de esclarecimento que bruno miguel azevedo vai promover domingo num hotel de lisboa, por coincidência o mesmo onde o negócio Tanaka teve início. Dizem que o criminoso volta sempre ao local do crime mas neste caso azevedo volta ao local onde já foi muito feliz como ele e eu bem sabemos. O resto, por muito que ele queira inventar outra realidade, é caso de polícia e tribunal.

2) Com efeito, já que as convocatórias incidiram sobre aqueles a quem bruno miguel apelidou de "gentalha", "sportingados", "híbridos" e demais denominações que o seu fraco equilíbrio mental e mal formação pessoal, permitiram que lhe saíssem dos dedos, seria da mais elementar justiça que esclarecesse TODAS as pessoas que entendeu difamar e injuriar. Pessoalmente e já agora em directo na TV e na presença de jornalistas. Isto sim seria de alguém com coragem mas, como já resultou evidente, bruno miguel azevedo é cobarde e, para além de ser um cobarde que tanto se esconde por detrás de seguranças como se esconde por detrás da família, é ele o verdadeiro cobarde do teclado dos nossos dias.

Isto de ser o "presidente sem medo" e depois de fugir das tribunas nos estádios adversários, escrever muito no facebook e não meter os pés nas reuniões da Liga, rotular pessoalmente sócios no facebook pessoal e depois chamá-los acompanhado de metade dos órgãos sociais bem como demais staff, não é de presidente sem medo mas sim de um garoto assustado que não controla o deslumbramento que o toma de vez em quando e depois não consegue lidar com as consequências dos seus impulsos.

3) Os sportingachos:
São pessoas que necessitam do penacho ou do tacho que o Sporting lhes confere. No topo desta lista está o próprio bruno miguel azevedo, que, como é de conhecimento público, necessita do clube e do actual emprego para viver. Situação agravada pelo facto de o restante agregado familiar beber da mesma gamela. Abaixo deste vem uma lista imensa de gente, alguns que o acompanharão em mais este seu devaneio.

Assim, não deixo de registar que se fará acompanhar do PMAG, pessoa que ainda há pouco tempo enxovalhou e apoucou, assim como substituiu em matéria de convocatórias de AGs, mas que nem por isso se verticaliza e se demite ou toma uma posição. Um distinto sportingacho, portanto. Também o ainda presidente do conselho fiscal, pessoa que se predispôs a servir bruno miguel ao contrário do seu antecessor, se trata de um eminente sportingacho que atropela todas as leis e regulamentos para servir e satisfazer os desvarios de azevedo.
Mais estranho, no meio disto tudo, é assistir ao triste papel desempenhado pela responsável jurídica do clube, Helena Morais. Publicamente a exorto a que, passando a "era bruno miguel", não espere por processos ou inquéritos e saia do clube pelo seu próprio pé.

4) Transtorno de Personalidade Histriónica (TPH) é definido pela Associação Americana de Psiquiatria como um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e reconhecimento. É disto que padece, indubitavelmente, bruno miguel azevedo. A esta condição acresce a má-educação, o excesso de mimo, o egocentrismo e, lá está, as inevitáveis cobardia e necessidade absoluta de manter o emprego.

Se relativamente à TPH já existem algumas terapias, normalmente administradas em grupo e talvez daí se justifiquem as constantes sessões de monólogos para ser ouvido, relativamente aos restantes traços psicológicos pouco há a fazer. É uma questão de deformação pessoal. O remanescente, como muitos já sabem, é caso de polícia e tribunais.

5) Aos restantes elementos da dita lista produzida por bruno miguel azevedo deixo uma palavra de solidariedade porque sei que qualquer um deles é e será mais sportinguista do que bruno miguel alguma vez será, com o acréscimo de nenhum deles precisar do Sporting para sobreviver como é o caso daquele. Uma palavra ainda de esperança porque os inusitados tempos passarão e passarão sem qualquer necessidade de sócios e ex-sócios irem participar em sessões de terapia grupal de alguém, que se os estatutos incluíssem a necessidade de testes psicotécnicos para os O.S., hoje continuaria naquela garagem debaixo de um viaduto em Telheiras a fazer de conta que era Presidente de uma Fundação e a passar as tardes no Café.

Lisboa, 10 de Fevereiro de 2018

Paulo Pereira Cristóvão"

* Escreve o roto ao nú.

.
.
INEM
Como Funciona



* Excelente reportagem da SIC.


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
PGR compra software 
para travar fugas de informação

Aplicação informática custou 574 mil euros
 
A Procuradoria-Geral da República comprou uma aplicação informática que permitirá controlar quem tem acesso aos processos judiciais e, assim, travar as fugas de informação e as violações do segredo de justiça, avança hoje o Expresso. Segundo o semanário, o SIC-MP custou 574 mil euros.
 .
Este software permite saber quem teve acesso aos processos e, em caso de suspeitas de violação do segredo de justiça, limitar o universo de potenciais autores deste crime.

A aplicação só deverá entrar em funcionamento até ao final de 2020, estando neste momento funcionários da PDM&FC - que a vendeu por ajuste direto - e uma equipa de magistrados especializados em informática a trabalhar para operacionalizar o sistema.

Este software, que vai substituir o Citius, permitira pôr um fim ao papel na fase de inquérito e fazer tudo através da Internet.

* Estamos de acordo com a compra de equipamento que permita travar as fugas de informação, mas os promotores das fugas continuam a trabalhar na PGR.

.
.
Espada de Samurai



FONTE: BBC Brasil


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Liga dos Bombeiros
 faz ultimato ao Governo 

Bombeiros ameaçam retirar o apoio ao dispositivo dos incêndios florestais.

O Conselho Nacional Extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses aprovou hoje "por unanimidade e aclamação" dar um ultimato ao Governo até 28 deste mês para aceitar as reivindicações do setor, disse à Lusa o presidente.
 .
O Conselho Nacional Extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) esteve reunido este sábado, em Palmela, para fazer o balanço dos contactos mantidos com o Governo nos últimos dois meses. "Decidimos priorizar um conjunto de situações que se resumem a dez propostas das 30 que nós temos", embora todas sejam "para manter", começou por dizer o presidente da LBP, Jaime Marta Soares.

"E se o Governo até ao dia 28 deste mês não nos der respostas concludentes, e que as aceita, nós vamos retirar o apoio" ao dispositivo dos incêndios florestais, por exemplo, e "também vamos pugnar para que nenhum comandante dos bombeiros participe nos CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] como oficial de dia, ou seja, nas estruturas da Autoridade Nacional de Proteção Civil", acrescentou.

Mas, "assumimos perante os portugueses que nunca os deixaremos em circunstância alguma entregues a si próprios, não deixaremos de defender até aos limites das nossas forças os portugueses", sublinhou Jaime Marta Soares. "Não vamos ser mais muletas do Governo, sabemos que sem nós não é possível responder aos portugueses nas áreas de socorro, de proteção civil. Ou o Governo aceita isto ou vai ter de responder aos portugueses pela leviandade que são as suas propostas", considerou.

"Os bombeiros estão a reclamar para poder servir melhor as populações, somos um parceiro de mão de obra barata altamente qualificada", apontou, tecendo críticas ao Governo. Este é uma questão "que é transversal a todos os Governos", rematou. A LBP "ficou mandatada pelo Conselho Nacional em envidar todos os esforços que entenda para levar a que o Governo aceite as nossas reivindicações", concluiu Jaime Marta Soares.

Em dezembro, a LBP deu um prazo de 45 dias para obter respostas do Governo às propostas de reformas que defende para o setor, nomeadamente uma direção nacional dos bombeiros autónoma e independente, com orçamento próprio, um comando autónomo dos bombeiros, a criação de zonas operacionais e respetivos comandos operacionais, a instalação de mais 250 equipas especiais de primeira intervenção, a alteração do regulamento das equipas e massa salarial ou a criação de comissões distritais de reequipamentos

* Governo que se preze não pode aceitar ultimatos, o caciquismo bombeiral em defesa dos jobs.

.
.

Está frio, mas em 1956 foi muito pior



FONTE: OBSERVADOR

.
.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Do impulso do Galo ao equilíbrio do Cão: o que traz o Ano Novo Chinês aos mercados?

Sexta-feira começa o Ano Novo Chinês, do Cão, caracterizado pelo equilíbrio e tolerância. O chairman do Lloyd George Management, em Hong Kong, lembra que os últimos anos do Cão foram positivos para as bolsas. Os sinais de robustez da economia global levam a crer que este também poderá ser, mas poderá ser também de volatilidade.

Segundo o calendário lunar chinês, o Ano do Galo termina na próxima sexta-feira, dando lugar ao Ano Novo do Cão. Reza a tradição que o ano que termina é de impulsividade e criatividade, enquanto o novo é de equilíbrio e tolerância.
.
Os últimos dias do Ano do Galo foram tudo menos tranquilos nos mercados – não só chineses, mas globais – e a grande questão é se o Cão vai mesmo dar um empurrão ao equilíbrio.

“O Ano Novo Chinês cai a 16 de fevereiro, quando começa o Ano do Cão Terra. No passado, este foi um bom ano para os investidores, mais recentemente em 1970, com algum crescimento da volatilidade”, explicou Robert Lloyd George, chairman e CIO do Lloyd George Management, em Hong Kong, numa nota aos clientes.

O último ano do Cão foi em 2006, ano que precedeu a crise financeira nos Estados Unidos. Na altura, a bolsa de Xangai disparou 138%, abaixo dos 116% do Dow Jones. O primeiro ano chinês do Cão sobre o qual existem dados disponíveis relativos ao índice chinês é 1994, ano em que recuou 29% e o norte-americano 2%.

Em 1970, o Dow Jones valorizou 90% e, na altura, ultrapassava pela primeira vez os 5.000 pontos (longe do máximo de janeiro de 2018, acima dos 26.000 pontos).

Para o novo ano, o Lloyd George Management está confiante, após “uma correção saudável” esta semana. “Os mercados estão a apontar para robustez económica, subidas dos salários e inflação moderada, depois de um longo período de crescimento lento e deflação desde 2008”, afirmou o chairman, acrescentando que os resultados empresariais são outro ponto a favor.

“Os lucros vão continuar robustos com o corte nos impostos dos Estados Unidos. A Ásia vai ser um dos principais beneficiários, tanto nas exportações como no consumo doméstico (especialmente a China e a Índia)”, referiu, apontando ainda para o afastamento de dúvidas sobre restrições ao comércio livre.

“A longo prazo, vemos oportunidades de compra”, concluiu.

* Depois da economia intruja só faltava a economia esotérica.

.
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Há vírus a cair do céu

Um número surpreendente de vírus está a circular em torno da atmosfera da Terra... e a cair sobre nós, aponta um novo estudo

São já bem conhecidos os diversos cuidados que podem ser tomados para evitar o contágio com vírus, desde a higiene das mãos ao evitar, quando possível, o contacto direto com as pessoas engripadas ou constipadas. 
 .

A cautela, no entanto, pode não ser o suficiente. De acordo com o novo estudo levado a cabo por cientistas do Canadá, de Espanha e dos EUA, uma grande quantidade de vírus e bactérias está a cair sobre as nossas cabeças. É a primeira vez que investigadores estimam o número de vírus que são arrastados da superfície da Terra para a troposfera, que é a camada mais baixa da nossa atmosfera, por isso, a mais próxima de nós.

Estes vírus e bactérias são varridos pela superfície do planeta através de partículas de poeira e aerossóis (partículas sólidas ou líquidas que se encontram suspensas num meio gasoso, geralmente o ar), e são lançados de volta à Terra através das chuvas e as tempestades de poeira.

"Todos os dias, mais de 800 milhões de vírus são depositados por metro quadrado acima da camada limite planetária. São 25 vírus para cada pessoa no Canadá", exemplifica Curtis Suttle, virologista da Universidade de British Columbia.

A investigação aponta que os vírus tendem a estar ligados a partículas menores e mais leves que estão suspensas no ar, o que faz com que fiquem na alta atmosfera por mais tempo. Segundo os cientistas, estas partículas estão sujeitas ao transporte de longo alcance, ao contrário das que se encontram-na baixa atmosfera.

Suttle sublinha que este deslocamento de grande dimensão explica o porquê de vírus geneticamente semelhantes poderem ser encontrados em diferentes partes do mundo.

* Cientificamente provado que os corruptos não caem do céu,  só os vírus.

.
.


INSPIRAÇÕES














.
.


1516
Senso d'hoje
MANUEL SERRÃO
ANALISTA DESPORTIVO
EMPRESÁRIO
Não percebo Bruno de Carvalho



* Manuel Serrão assumiu que, depois de tentar, não conseguiu perceber o presidente do Sporting nem a necessidade de reunir a unanimidade junto dos sócios na Assembleia Geral marcada para 17 de fevereiro. Diz ainda que acha essa estratégia contraproducente.

FONTE: TVI24

.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS 
E REVISTAS








.
.

PORQUE SOMOS
UMA GRAÇA



.
.


61-CINEMA
FORA "D'ORAS"

V-TENTAÇÃO



Tentação é um filme português, uma longa-metragem de ficção realizada por Joaquim Leitão no ano de 1997. Ganhou o Globo de Ouro de 1998 para Melhor Filme.

Padre António é um sacerdote por vocação, empenhado e generoso, muito querido das gentes de Vila Daires, uma terra pacata do Norte do país. Mas Padre António é também um homem, e Vila Daires não é tão pacata como parece. As boas intenções do Padre não vão ser suficientes para travar a agudização dos conflitos. E quando o seu destino se cruza com o de Lena, a "ovelha negra" da vila,o Padre vai também ser forçado a confrontar-se com os seus próprios demónios. Sobretudo com aqueles que nunca sequer julgou que pudessem existir.


ELENCO
  • Joaquim de Almeida... padre António
  • Cristina Câmara... Lena
  • Diogo Infante... Hélder
  • Ana Bustorff... Alzira
  • João Lagarto... Inácio
  • Francisco Nicholson...
  • Sofia Leite... Ana
  • Ana Hortelão... Rita
  • António Capelo... Albano
  • José Eduardo... Trancoso
  • Manuel Sá... tio Tiago
  • José Meireles... Rafa
  • Carmen Santos... Maria
  • Francisco D'Orey... tio Joaquim
  • Carlos Pimenta... cônsul
  • Fernando Heitor... director clínico


FONTE: WIKIPEDIA


.