30/04/2010

ESCORPIÃO

clique para ampliar


LUCÍLIO BATISTA ESTÁ APERDOADO



CAMILO LOURENÇO

O PROBLEMA É A DÍVIDA DO ESTADO


Pedro Guerreiro dizia na 6ª feira que "grande parte do problema (português) não está no Estado, mas nos privados. Ao contrário da Grécia". Será mesmo assim? É verdade que a dívida privada está a níveis proibitivos. Aliás, viu-se quando as taxas Euribor encostaram nos 5,25%: dezenas de milhar de famílias...
Pedro Guerreiro dizia na 6ª feira que "grande parte do problema (português) não está no Estado, mas nos privados. Ao contrário da Grécia". Será mesmo assim? É verdade que a dívida privada está a níveis proibitivos. Aliás, viu-se quando as taxas Euribor encostaram nos 5,25%: dezenas de milhar de famílias, até aí solventes, começaram a falhar compromissos com a banca. Com as empresas passou-se algo parecido. Mas os problemas da dívida privada são "peanuts" ao pé dos da dívida do Estado. Porquê? Porque empresas e famílias têm mostrado, nos últimos 36 anos, que quando é preciso aplicam o garrote e… ajustam a despesa. Foi assim nos dois acordos com o FMI (em 1978 e 1983) e foi assim na recessão de 93-94. Já o Estado é insensível às recessões. Pelo contrário, gasta cada vez mais. Os números dizem tudo: o Estado pesava, no início dos anos 80, menos de 30% do PIB; agora pesa quase 50%. Ora é esta tendência irreversível para a engorda (onde o Estado se mete não mais de lá sai) que faz da dívida do Estado o maior problema da economia. É a sua incapacidade para reduzir a despesa (a dívida pública cresce porque os défices são cada vez mais elevados) que está a agravar outro problema estrutural da nossa economia: a perda de competitividade, expressa em défices sistemáticos da balança de pagamentos. Ou seja, é o excesso de dinheiro que o Estado mete na economia, com recurso a dívida, que acentua o fosso entre o que importamos e o que exportamos. Se o problema português fosse a dívida privada, podíamos dormir descansados. Porque as famílias ajustam-se. Já o Estado…
"JORNAL DE NEGÓCIOS" 26/04/10

MARIA JOÃO

DIREITO DE RESPOSTA


.

TENHA UM BOM DIA


O autor da biografia autorizada e de outras publicações relacionadas com José Mourinho, Luís Lourenço, também seu amigo pessoal, lançou ontem um novo livro, que não poderia chegar em melhor altura, com a qualificação do Inter para a final da Liga dos Campeões.
Chama-se "Mourinho - A Descoberta Guiada" e visa novamente o tema da liderança. O autor explica que é um pouco diferente do anterior, intitulado "As Lições de Mourinho". "É uma consequência do outro, mas enquanto o anterior era mais académico, de consulta, este é completamente diferente. Os princípios são os mesmos mas foi colocado maior pragmatismo", revelou Luís Lourenço.
"RECORD"

O Barómetro da Marktest para Abril para a “TSF” e “Diário Económico” mostra que se as eleições legislativas tivessem lugar este mês, o novo líder do PSD levava a melhor com 39,8 por cento das intenções de voto, a primeira vez que o PSD vai à frente em sondagens desde a eleição de José Sócrates. PS só conseguiria 34 por cento.
Já o CDS-PP fica-se pelos 4,5 por cento, menos 5,4 pontos que em Março. O Bloco de Esquerda desce de 11 para oito por cento, mas mantém-se como a terceira força política. O PCP subiu para 7,2 por cento, mantendo-se também na quarta posição.
"A BOLA"

A reavaliação de projectos para aliviar os encargos financeiros do Estado ontem assinalada por Teixeira dos Santos ficou reduzida à suspensão parcial da Auto-Estrada (AE) do Centro. TGV Lisboa/Madrid, aeroporto e todas as outras rodovias são para continuar.
O Governo vai manter todos os investimentos já assumidos, concretamente os contratos de obras já adjudicados, e também os que são considerados fundamentais "para o desenvolvimento económico do País", precisou ontem o ministro das Obras Públicas, António Mendonça. E o único projecto (ainda em fase de concurso) que vai ser reavaliado é o da AE Centro, mantendo-se apenas a ligação Coimbra/ Viseu, por ser "a prioridade" desta obra.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

A Marcha Global da Marijuana, uma iniciativa internacional que reivindica a sua legalização, vai realizar-se sábado em mais de 200 cidades, incluindo o Porto, com concentração marcada para as 15h00, na Praça do Marquês.
A marcha, que se realiza desde 1999, no primeiro sábado de Maio, tem invocado questões terapêuticas, alegando que a planta tem "dezenas de aplicações no tratamento e prevenção de doenças", questões sociais, legais e de Saúde Pública.
"CORREIO DA MANHÃ"

A nova lei sobre a tributação das mais-valias é, afinal, mais abrangente do que se supunha. Não atinge apenas os investidores particulares residentes em Portugal. Os comerciantes e empresários que vendam quotas da empresa, e que até aqui eram taxados a 10%, passam a ser alvo de um imposto de 20%.
A lei aplica-se a todas as quotas alienadas a partir de 1 de Janeiro de 2010, tal como na venda de valores mobiliários. O diploma é omisso quanto ao horizonte de aplicação, o que esvazia o debate sobre a constitucionalidade.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Nas estradas portuguesas ainda há quem guie ilegalmente, supondo o contrário, por desconhecimento de uma lei já de 2005 que passou a exigir renovação das cartas de condução aos 50 anos. Anteriormente, a primeira renovação era exigida aos 65 anos de idade.
"PÚBLICO"

Em Portugal calcula-se que haja entre 500 e 600 mil pessoas a viver com cinco ou mais doenças crónicas, refere Luís Campos, médico internista e presidente do Fórum Internacional sobre o Doente Crónico, que decorre hoje e amanhã. Em análise vai estar o impacte destas doenças e a melhor forma de articular as estruturas na área da saúde para benefício dos doentes afectados. Metade da população tem pelo menos uma doença.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

7 - LIÇÃO DE ECONOMIA

clique para ampliar








enviado por D.A.M.

16 - CARROS MILIONÁRIOS

FIAT NA VIRGEM

TEORIA DO BÚFALO



Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e
lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, são mortos.

Essa selecção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta
a velocidade média e a saúde de toda a manada pela matança regular dos
seus membros mais fracos.

De forma parecida opera o cérebro humano:
Beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurónios, mas,
naturalmente, ele ataca os neurónios mais fracos e lentos primeiro.

Neste caso, o consumo regular de cerveja, aguardente, whisky, vinho,
rum, vodka, elimina os neurónios mais lentos, tornando o cérebro uma
máquina mais rápida e eficiente.

E mais:

23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool.
Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos
filhos da p*** que bebem água, sumos, refrigerantes ou outra porcaria
qualquer!!!

Colabore! Seja inteligente!
JÁ PRÁ TASCA!!!!

Patrocínio da Associação dos Produtores de Aguardente de Medronho

enviado por D.A.M.

É MELHOR SER DO QUE PARECER...(amigo)



enviado por ADNARIM

JORNAIS DE HOJE


clique para ampliar