O que implica passar muito tempo sentado?

Significa deterioração e atrofiamento muscular. Aumenta o risco de contrair a diabetes tipo 2 e torna mais difícil a perda de peso, para quem estiver nessa situação. E se passar seis horas diárias sentado os pontos negativos aumentam. Após 10-20 anos sentados perdemos cerca de sete anos de qualidade de vida (sem questões de problemas de saúde associados). Acresce ainda o risco de morrer por doença de foro cardíaco, que aumenta para 64%, enquanto o risco de contrair cancro da próstata e da mama aumenta cerca de 30%.
 .
Infelizmente, o tempo que passamos sentados é demasiado, muito por culpa do sedentarismo criado em torno das novas tecnologias e do melhoramento das condições e do ambiente de trabalho. Contudo, é possível combater o tempo que passamos sentados e contornar com pequenos gestos.
Por exemplo, dentro do local de trabalho poderá optar-se pelo uso das escadas em detrimento do elevador. Ou ainda fazer intervalos de cinco minutos a cada 40 minutos sentado. 

Mas porquê considerar a ação de estar sentado tão ou mais prejudicial do que o tabagismo?
É um facto que passamos muitas horas no trabalho e sentados em frente a um computador. Acrescentamos as horas que passamos no carro, no avião, no comboio, no autocarro... sentados. O estilo de vida sedentário é um problema para a nossa saúde e pode ser também um entrave ao nosso crescimento profissional. 

As doenças que estão associadas ao 'estar sentado' já foram anteriormente mencionadas, mas nunca é demais mencioná-las. Aumento do risco de contrair cancro, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade.
Enumeramos alguns pontos que podem ser seguidos para melhorar o desempenho de quem passa demasiado tempo sentado.
  • Praticar exercício é uma vantagem
Não é necessário ser um atleta de topo. Basta mexer-se. Dado que apenas tem um corpo, deve tratá-lo com dignidade e respeito, e o movimento é uma forma de se manter saudável.
  • Ser criativo
Já ouviu falar de reuniões em andamento? É um modelo cada vez mais adotado. Ao invés de se passar duas horas sentado numa sala com ar artificial, devemos optar por passar a maior parte do tempo de reunião em pé e em movimento. Os benefícios não são apenas para a saúde. O lado criativo é mais evidenciado se as pessoas estiverem em movimento constante, os problemas são resolvidos com mais celeridade. Acresce ainda que reuniões em andamento permitem que a saída do local habitual traga maior confidencialidade e menos interrupções; diferentes ambientes inspiram ao surgimento de mais ideias; ajuda a queimar calorias e estimula o fluxo de oxigénio no corpo; leva também ao aumento da função cerebral; e o facto de estar fora de portas melhora em grande escala o bem-estar geral.
  • As reuniões podem matar
As salas de conferência são geralmente adaptadas com luz fluorescente, o que estagna a criatividade, energia e vontade de estar. Não é necessário gastar muito dinheiro com a mudança de local ou a procura de um espaço mais amigo do bem-estar. Basta ser criativo e procurar um local para onde possam caminhar e estar em contacto com algum tipo de natureza. 

* MEXA-SE, PELA SUA SAUDE!